1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

150m de distância por wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por metabolic, 10 de Setembro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 3920)

1. metabolic

metabolic Power Member

Boas,

Abro este tópico com o objectivo de aprender certos detalhes mas também expor a minha experiência. pessoalmente já tinha tido várias ideias de criar uma rede wireless entre o pessoal da zona para se ter umas partilhas de ficheiros e para se poupar na conta de internet e mesmo para se jogar uns cos outros and so on. hoje deram-me luz verde para avançar num projecto semelhante em q o objectivo é ligar um pc de casa a um escritório a cerca de 150m de distancia para se poupar uma conta de internet visto que se pode utilizar a do escritório.
    A minha ideia é comprar material da netgear pois consigo encontrar antenas, cabos de antena e routers na *****, com outras marcas não consigo encontrar tanta variedade de material.

Abaixo fica uma imagem com a localização de ambos os locais:
    A bola da direita é o escritório, a da esquerda é a casa que eu queria que recebesse internet do escritório, a direito são 139m medidos pelo Google Earth e a refectir sinal na parede como tenho ideia que pode acontecer são 168m.

As minhas dúvidas são:
    - Preciso duma antena receptora na casa e emissora no escritório ou basta-me apenas uma emissora junto ao router no escritório ?
    - Que potência de antena acham necessária para garantir esta cobertura ?
    - Tendo em conta que o principal é ter sinal sem quebras e não velocidade terá algum interesse aquelas tecnologias tipo 802.11n/MIMO ?

Posteriormente vou implementar a rede e vou deixar as minhas conclusões e talvez criar uma rede maior e com mais pc's, isto será a minha 1a experiência neste tipo de redes, até hoje só usava wireless para ter net em qlq sitio de casa co portátil :-D

Cumps

2. souto

souto To fold or to FOLD?

penso que terás que recorrer a MIMO, e mesmo assim.. tenho as minhas dúvidas.
    pelo que vejo aí, o sinal tem que atravessar bastantes obstáculos e aínda tem que atravessar uma rua... não estou com muita fé nisso. mesmo através da reflexão do sinal é uma distância absurda.
    alguém mais dentro do assunto que esclareça.

edit: não esquecer os problemas de segurança subjacentes.

cumprimentos.

Última edição: 10 de Setembro de 2006
  3. amg_tech

amg_tech Power Member

Podes colocar antenas no telhado do edificio? Tu só queres partilhar a ligação entre essas 2 casas certo? é que nao percebi essa de reflectir...

Se podes colocar antenas no telhado, 2 antenas omnidireccionais de 5 ou 7 dbi (ligadas a acess points que por sua vez no telhado vao ligar ao pc por cabo de rede dentro do edificio) chegam e sobram. Se nao souberes do que estou a falar é algo parecido com isto:

Lojas em Portugal com artigos do género aconselho a www.redespt.com

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

De facto com tanto obsctaculo a melhor opçao é instalar 1 antena direccional no telhado, como ja referido.

A do reflectir axo k é enviar o sinal contra a outra parede e ele fazer ricochete na casa... mas isso é filmes a mais :p wireless tb atravessa paredes...

Última edição: 10 de Setembro de 2006
  5. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Se o objectivo for apena enviar a net para casa, acho melhor colocar antenas direccionais em vez de omnidirecionais.
    As omni iradiam em 360º e as direcionais como o nome indica é mais numa so direcção.
    nesse site k referiram existe la varios modelos de direcionais. Qual a melhor e a potencia adequada n te posso garantir, mas se poderes colocar no telhado ou tiveres maneira das antenas se "verem" algo na ordem dos 8-10 dbi's servirá muito bem!

Agora, se no escritório pretendes ter acesso wireless tb em qualquer parte do escritório entao a combinacao de uma omini no escritório e um direcional em casa é preferivel.

6. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Para ligação de dois pontos como referido neste caso, se calhar uma antena direcional... que envie apenas para um conjunto restrito de planos e direcções é o mais adequado. Principalmente na questão de segurança...

7. metabolic

metabolic Power Member

Boas,

Obrigado pelas respostas.
    Segurança n é o meu problema, safo.me bem a configurar o router. Wireless no escritório tb n é necessário.
    Infelizmente não é possivel por as antenas no telhado, além disso era complicado passar 9 andares de cabo de rede até ao telhado.
    A direito realmente tem mtos prédios pela frente.. mas segundo vi no site da netgear numa intro flash do router com MIMO eles falam de reflexão de sinal pelas paredes por isso é q pus a hipotese do sinal reflectir no prédio. Neste caso n vejo razão pa uma antena omni direcional e também não queria daquelas antenas carissimas.
    Não acham q com 2 antenas direcionais de 5dbi's fizesse a festa ?
    Li num forum q conseguem sinal até quase 1 milha com uma antena de 7dbi's em campo aberto por isso é q até pensei ser relativamente fácil embora isto não seja campo aberto.

Cumps

8. amg_tech

amg_tech Power Member

Há outra opção a ter em conta e bem viávél. Onde queries "reflectir" o sinal colocas um AP em modo repetidor. Aí até com as antenas originais, se os AP's e routers estivessem visíveis em janelas devias conseguir 11mbps. O único contra do AP em modo repetidor, é que a lista de compatibilidades dos mesmos com routers é muito restricta. Terias que consultar muito bem essa lista. Eu por exemplo tive esse azar. Tenho um router d-link e comprei um AP da mesma marca mas tive que colocá-lo em modo cliente porque era incompativél como repetidor! ahrrr

9. metabolic

metabolic Power Member

Epa essa tua opção por melhor q fosse n dá muito jeito.. É q n somos os donos dos prédios todos da zona, podia sempre tentar: "Ó vizinho, importa-se que coloque aí uma coisa na parede e ligue à sua tomada ?" Mas desconfio que o vizinho me mandava pa um sitio feio :-D

10. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Eu nunca briquei com esses novos MIMO, por isso n sei como é o alcance deles.
    Mas pode ser k tenhas sorte. o ideal era poderes devolver o material caso não sirva para o k pretendes!

Posso falar da minha rede. Tenhum um router Dlink Di-624+ no qual liguei uma antena de 8Dbi barata vinda do ebay. esta está ligada ao router por 6 metros de cabo (3 de um cabo d-link e 3 de um todo xpto de baixas perdas e com umas fichas tb xpto k no conjunto é uma pipa de massa:002: ). Logo com tanta aldrabice devo ter um bom nivel de perdas do router ate a antena, mas foi o k se arranjou:P
    Em casa consigo ter rede em praticamente toda a casa, estando a antena numa das esquinas da casa, nao tendo sinal apenas na esquina oposta(dentro de casa). Mas estando na casa da minha namorada, fica a uns 300m de distancia, com visibilidade para a antena, consigo apanhar sinal de 5,5mbps dentro da sala dela (fica no lado da casa mais perto da minha) e isto apenas com o portatil, sem mais nada.

Portanto, assumindo k esses mimo tem melhor alcance, quem sabe se n consegues criar um link com duas antenas direcionais ai de un 9Dbis?? pode ser k tenhas sorte.

Podes consultar este forum, k tem muita info de montagens e aparelhos, caso n o conhecas ainda.

11. amg_tech

amg_tech Power Member

Como disseste que querias reflectir o sinal ainda pensei que tivesses la outra casa. Sendo assim esquece pq o sinal wireless nao é como uma bola que bate numa parede e volta pra trás (pelo menos de uma forma aceitavel). Por mais que tentes, nao tou a ver outra opção sem ser antenas exteriores. Porque depois com MIMO habilitas-te a ter pouca velocidade, ainda menos que a tua propria velocidade do ISP... ou seja, internet super limitada...

12. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Em espaços abertos, no caso de links de predios é possivel não teres assim tanta performace ou nenhuma VS outras soluções.

MIMO dá vantagem em espaços como interiores de residências, escritorios e no interior de outro tipo de infra-estruturas.

Agora... os novos routers com mimo vem com mais memoria e melhores processadores. Existem sempre um aumento de performace. Agora para sinal o que depende mais é antena.... e no caso de um link existe outo tipo de antenas mais indicadas para o efeito. Já temos o exemplo de uma aqui no tópico.

13. sem repetidor só vais conseguir essa ligação com um equipamento NLOS a 900Mhz por exemplo. wifi ou mimo não creio, muito embora não conheça o local

Partilhar esta Página