• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

1o Desktop, it's time

CountMeIn

Power Member
Edit no fim!


Boa tarde a todos,

Desde já agradeço a ajuda e paciência de quem ler tudo e der umas ajudas.
Já há uns meses que ando de volta do fórum e a juntar dinheiro para construir o meu 1º desktop e chegou a altura.
O objetivo é construir uma base boa e ir fazendo upgrades ao longo dos anos.
O uso será maioritariamente para gaming, web development e trabalho de escritório (abro PDF's grandes (plantas) que demoram uma eternidade a carregar no meu portátil por exemplo).


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
600~750€, o ideal era ir comprando as peças ao longo deste mês e ter tudo comprado até início de Maio, mas pode aguardar mais um pouco if needed.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC Completo, sem keyboard rato e monitor (irei comprar depois).


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming: 1080p para já, pretendo comprar um LG QHD 144hz nalguns meses. Desde WoW, LoL e CS a jogos mais pesados, Warzone, Apex etc... Maioritariamente online.
c) Office / Navegação web / Filmes
e) Excels e PDFs muito pesados (plantas de muitas páginas)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Gráfica em 6-12 meses, Monitor em 3-8 meses, RAM em 1-2 anos.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Laptop

6) Vais fazer Overclock?
Penso não ser necessário, mas não excluo de futuro.


7) Características Gerais:
PC rápido e fluido, que não tenha problemas de arrefecimento, que me permita jogar todos os jogos online que venham a sair nos próximos 10 anos.


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Não faço ideia, quero algo não muito pesado que permita bom arrefecimento. Não faço questão de muitas luzinhas com várias cores mas gostava de uma lateral transparente.


b. Processador (Intel ou AMD)
>Estou inclinado para o Ryzen 5 5600x, tenho lido muito boas reviews e acho que será um ótimo processador para muitos anos. Se acharem melhor estou aberto a outras opções claro. Máximo 300 e pouco.


c. Motherboard (chipset, formato)
>Não tenho conhecimentos suficientes mas pelo que li o aconselhado é uma B550.
Estou de olho nesta TUF GAMING B550M-PLUS (WI-FI) que está por 110€ atualmente. Valerá a pena pagar mais por uma board melhor?
Comprada (TUF GAMING B550M-PLUS (WI-FI))

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>16GB é o suficiente para já, queria poupar o máximo possível na RAM para já, com a opção de trocar daqui a 1-2 anos.

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Irei usar uma GTX 1060 usada durante uns tempos devido à escassez, o objetivo é trocar para uma RTX 3060 Ti mal elas desçam dos 600€ (espero trocar dentro de 6-12 meses)

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>1TB SSD : Crucial MX500 1TB (85€) ou Crucial P2 CT1000P2SSD8 1TB (83€) - Comprado

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>N

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Não tenho conhecimento suficiente, li que seria melhor ter algo com 750W+ devido a alguns picos que as GPUs podem fazer, mas como só devo ter uma 3060Ti em principio, será que é mesmo necessário ou 650W chegam? Li também que deveria ser Gold e vi boas reviews da seasonic mas agradeço alguma ajuda vossa neste campo.
Corsair RM650 (ATX Totalmente Modular, 80 Plus Gold, 650 W) - Comprada


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Para já não, usarei um monitor velho. Dentro de uns meses irei comprar um LG 1440p 144hz IPS 1 ms.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wi-fi

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Quero uma boa máquina que dê para ir mexendo de 2 em 2 anos para melhorar qualquer coisa, penso que o ideal agora seria comprar um bom processador e motherboard e tentar arranjar bons preços no resto, havendo possibilidade de trocar as restantes coisas à medida que o tempo for passando e seja necessário. Bem sei que a 1060 não precisa de um processador tão bom, mas é só uma GPU temporária, o ideal será comprar a 3060Ti que me parece suficiente para tudo o que tenciono fazer.



Muito obrigado a todos pela ajuda, deixo infra o configurador com aquilo que penso serem boas opções, aguardo a vossa ajuda a decidir pois tenciono comprar o SSD e a Board muito em breve para apanhar estas promoções (comprados). Falta ainda algumas coisas que não faço mesmo ideia por onde escolher.





Edit: Graças à ajuda de todos, esta foi a build final:

- CPU: Ryzen 5 5600x - 315€
- GPU: (Usada) Zotac GTX 1060 6gb ~ (valor de mercado 150€)
- Caixa: MSI Mag Forge 100M - 45€
- MBoard: ASUS TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) - 110€
- PSU: Corsair 650W RM650 80 PLUS Gold Fully Modular ATX - 80€
- SSD: Crucial P2 CT1000P2SSD8 1TB - 85€
- RAM: G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 - 95€

Total: 730€ + GPU

Muito obrigado a todos.
 
Última edição:
Caso fosse possível poupar alguma coisa, acham que é aconsehável trocar para esta fonte:

Corsair RM650 - Fuente de Alimentación (ATX Totalmente Modular, 80 Plus Gold, 650 W) 80€​


Tendo em vista colocar uma 3060Ti penso que 650W talvez possam chegar e ainda poupo 50€
 
Boas noites,

Para aproveitar as promoções que acabavam hoje decidi avançar já com a compra do SSD de 1 Tb (Crucial P2 CT1000P2SSD8), tinha tempos de velocidade quase 5x superiores ao outro;
Comprei já também a Motherboard TUF GAMING B550M-PLUS (WI-FI) que dá para o Ryzen 5600x ou 3600x p ex. e é uma Micro-ATX.

Posto isto, devo ir esta semana a uma loja comprar a caixa, vou optar por uma coisa barata mas gostava de perceber se há algum aspeto ou medida que devo ter em atenção.

Preciso de sugestões de Fontes de Energia, que queria tentar poupar aqui e na RAM o máximo possível.
Para utilização de uma 3060Ti justifica-se comprar uma fonte acima de 650W? Quero algo barato mas que não comprometa em nada o PC, não sei se a Corsair que pus acima é boa ou não.

A RAM queria também algo barato com 16gb e o que encontrei assim de repente foi a que tenho na configuração.

Obrigado pela vossa atenção!
 
Pelo que entendi já tens a motherboard e armazenamento certo? E já vi que estás de olho na 3060 ti.

Para o resto:


PSU das melhores que há. E quanto ao consumo do PC, até uma boa fonte de 550w dava conta do recado facilmente, 650 é mais que suficiente.
Ram superior ao que tinhas, tenta arranjar 3600 CL 16 / CL17
Caixa com reviews excelentes em termos de airflow e relativamente barata.
E claro, o 5600x.
 
Pelo que entendi já tens a motherboard e armazenamento certo? E já vi que estás de olho na 3060 ti.

Para o resto:


PSU das melhores que há. E quanto ao consumo do PC, até uma boa fonte de 550w dava conta do recado facilmente, 650 é mais que suficiente.
Ram superior ao que tinhas, tenta arranjar 3600 CL 16 / CL17
Caixa com reviews excelentes em termos de airflow e relativamente barata.
E claro, o 5600x.

Exatamente, comprei hoje a board e o disco.
Como referi irei usar uma 1060 temporariamente mas o objetivo é comprar a 3060Ti quando possível.


Essa fonte fica-me a 95€ o mais barato que encontrei, há forma de poupar mais uns trocos aqui ou vale mesmo a pena dar 100€ por essa?Já consegui encontrar obrigado, vou optar por essa SeaSonic de 650W Gold!

Essa RAM que colocaste é 3600 CL 20, que é superior a 3200 CL16 que eu tinha colocado é isso? Vou estar atento para ver se aparece 3600 CL16, obrigado.

A caixa parece me top também, obrigado pelos conselhos. Estou bastante satisfeito com o plano.
 
Última edição:
N vejo nenhum problema em por motherboards mais pequenas em caixas atx a não ser o espaço?

Also, reviews disso com pés e cabeça? Tudo que encontro não é nada fiável, já a mag é uma caixa mais que provada.
 
Essa fonte fica-me a 95€ o mais barato que encontrei, há forma de poupar mais uns trocos aqui ou vale mesmo a pena dar 100€ por essa?Já consegui encontrar obrigado, vou optar por essa SeaSonic de 650W Gold!
Podes muito bem optar pela Corsair RM650, que também é muito boa fonte e está com uma boa promoção.
 
Comprei a Corsair por 81.37€ só mesmo pelo apoio da Amazon.

Vou comprar a caixa esta semana e depois é só ver se apanho o 5600x a bom preço, perto dos 300 idealmente.

Obrigado pela ajuda.
 
N vejo nenhum problema em por motherboards mais pequenas em caixas atx a não ser o espaço?

Also, reviews disso com pés e cabeça? Tudo que encontro não é nada fiável, já a mag é uma caixa mais que provada.

E qual o objetivo de ter uma caixa enorme em que metade está vazia?!
 
Convinha vires antes cá antes de comprar as coisas, há melhores escolhas que o 5600X pelo preço..

Boas, ainda não comprei o processador.
Só a board e a fonte de alimentação e o SSD, qualquer um dos 3 pode ser trocado se necessário.
O feedback que li é que era um dos melhores processadores, mas como referi estou aberto a outras hipóteses claro. Inclusive aqui todos deram a entender que o 5600x era uma boa opção, mas o que aconselhas?
 
@CountMeIn

5600X é dos melhores cpu's para gaming no mercado. Dito isto, os preços praticados neles estão um bocado inflacionados, o que faz por exemplo chips como o 10700f mais atrativos porque tem basicamente a mesma performance em gaming por um preço mais apetecível. Ainda para mais com as boards B560, que são mais em conta que as z490/590 e permitem memorias acima dos 2666.

Então por exemplo podes fazer uma build com um 10700f, comprar uma b560 barata que permite que ponhas umas memorias porreiras, sendo a minha recomendação para essa área ser 3600mhz cl16/17 ou 3200mhz CL14 tanto em intel como AMD. (eu sei que secalhar é info a mais para um primeiro builder mas agora já está. :P)

Agora, já estás cometido á AMD porque já tens a board AM4 (que deduzo que seja uma b550/450), nessa situação o 5600x é a melhor opção em termos de preco/performance para o teu budget, nisso não estás errado.

Abc
 
@CountMeIn

5600X é dos melhores cpu's para gaming no mercado. Dito isto, os preços praticados neles estão um bocado inflacionados, o que faz por exemplo chips como o 10700f mais atrativos porque tem basicamente a mesma performance em gaming por um preço mais apetecível. Ainda para mais com as boards B560, que são mais em conta que as z490/590 e permitem memorias acima dos 2666.

Então por exemplo podes fazer uma build com um 10700f, comprar uma b560 barata que permite que ponhas umas memorias porreiras, sendo a minha recomendação para essa área ser 3600mhz cl16/17 ou 3200mhz CL14 tanto em intel como AMD. (eu sei que secalhar é info a mais para um primeiro builder mas agora já está. :P)

Agora, já estás cometido á AMD porque já tens a board AM4 (que deduzo que seja uma b550/450), nessa situação o 5600x é a melhor opção em termos de preco/performance para o teu budget, nisso não estás errado.

Abc

Certo, daquilo que li antes de colocar este post foi mesmo que os Ryzen 5 eram superiores à 10ª e 11ª geração da intel, principalmente o 5600x que era o melhor mid range.
A board que comprei foi a B550M plus por 110€.
Se vocês aconselham mesmo a trocar pelos intel (pelo preço), posso devolver a MBoard que a Amazon não deve levantar problemas nenhuns. Mas então agradecia que me sugerissem uma board+ cpu que fosse melhor que o conjunto que pretendia adquirir (o ryzen 5 seria por 330€), a fonte não deve ser preciso trocar.

Desde já agradeço a vossa ajuda!
 
Fica-te pelo 5600x se já tens a board se não te importas de pagar um bcd mais pelo cpu, a intel está a ganhar a batalha dos preços, é basicamente isso, porque em performance em gaming eles são equivalentes. De qq maneira ficas com cpu para uns aninhos.
 
Back
Topo