• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

1o Desktop, it's time

Fica-te pelo 5600x se já tens a board se não te importas de pagar um bcd mais pelo cpu, a intel está a ganhar a batalha dos preços, é basicamente isso, porque em performance em gaming eles são equivalentes. De qq maneira ficas com cpu para uns aninhos.

É esse mesmo o objetivo! Obrigado a todos, falta-me só encontrar uma RAM barata e o CPU a bom preço.
 
Mas compraste a board que dita o processador basicamente.
Se podes trocar, um i7 10700F + b560 como te indicaram dá performance semelhante mas com mais cores e preço inferior.

Esse i7 é 260€, mas a board equivalente à que eu comprei, a Asus TUF GAMING B560-PLUS WIFI, é 165€. Ora este conjunto fica a 425€, o 5600x + a board fica a 440€. São 15€ de diferença, e honestamente acho que prefiro ficar pelo Ryzen 5600x que tem melhores reviews e classificação. De qualquer maneira agradeço o feedback!
Vou optar pela caixa que o @Websync sugeriu para não inventar, não tenho problemas com ter uma caixa um pouco maior se for bem recomendada.
 
@CountMeIn

Faz como achares melhor, de qq maneira são os dois boas opções.

Essa caixa é a que sugiro sempre porque é relativamente barata abaixo dos 50€ e cumpre no que se propõe a fazer, tem temps boas para o preço, muitas vezes batendo caixas mais caras. Front mesh é sempre bom e tem boas features e espaco para qq build, esta é das reviews mais completas dela:

 
@CountMeIn

Faz como achares melhor, de qq maneira são os dois boas opções.

Essa caixa é a que sugiro sempre porque é relativamente barata abaixo dos 50€ e cumpre no que se propõe a fazer, tem temps boas para o preço, muitas vezes batendo caixas mais caras. Front mesh é sempre bom e tem boas features e espaco para qq build, esta é das reviews mais completas dela:


Vi muito boas reviews sim, comprei logo por 45€.

Tenho ainda a dizer que consegui hoje, após muitos telefonemas e de ir presencialmente a uma loja numa grande superficie, encomendar o ultimo Ryzen 5600x em todas as lojas dessa marca em PT, por 314,99€, portanto o CPU + Board ficaram por 425€, o que é o mesmo preço que o combo da intel e Board.

Tenho tudo a caminho neste momento e deverá ser tudo entregue na próx semana, exceto a RAM que ainda não consegui encontrar.
Todas as CL16 com 3600Mhz são sempre acima de 100€, pelo que não sei se vale mais a pena baixar a frequência ou aumentar a latência.
Vou ficar atento às promos que possam haver agora na páscoa mas na próxima semana queria comprar a RAM e montar tudo no final da próx semana, se tiverem sugestões agradeço claro.
 
E se por ventura se encontrares algo tipo 3600 cl 18 também não é mau se for mais barato, a minha recomendação 3600 cl 16 ou 3200 cl14 é por causa da latência, essas são as duas configurações que dão uma latência com 8.89 ns e 8.75 ns respetivamente.
 
Já tenho tudo a chegar pelo que queria comprar a RAM nesta próxima semana. Vou aguardar pelas promoções da próx semana de uma *****, mas caso nada apareça, gostava de pedir a vossa opinião relativamente a estas 2 opções:

Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 Preta - 94,90€​

Crucial Ballistix DDR4 3600MHz PC4-28800 16GB 2x8GB CL16 - 95,90€ na Amazon espanhola tem o titulo Crucial Ballistix Gamer Memória DDR4, DRAM para computadores de mesa, calculo que seja o modelo que pus


Existe alguma diferença entre as mesmas ou é indiferente? São ambas compatíveis com a minha board certo?
 
Pronto,
Já está tudo escolhido, comprado e só falta chegar 2 componentes. Depois é só montar
Partilho aqui a versão Final:

- CPU: Ryzen 5 5600x - 315€
- GPU: (Usada) Zotac GTX 1060 6gb ~ (valor de mercado 150€)
- Caixa: MSI Mag Forge 100M - 45€
- MBoard: ASUS TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) - 110€
- PSU: Corsair 650W RM650 80 PLUS Gold Fully Modular ATX - 80€
- SSD: Crucial P2 CT1000P2SSD8 1TB - 85€
- RAM: G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 - 95€

Total: 730€ + GPU



Ficou a bater no máximo que queria gastar mas estou satisfeito com os componentes.
Pergunto agora se acham necessário comprar algum cooler ou isso?

Obrigado a quem deu uma ajuda, mesmo os que acabei por não seguir os conselhos! :P
 
Parece-me muito bom.

Eu sou apologista de cooler after market em ryzen devido á maneira que as temps são um fator importante no turbo dos clocks e PBO e nunca é mau manter o sistema um bocado mais fresco mas o stock é perfeitamente adequado também.

Se te decidires em optar por opção aftermarket este é o melhor price performance:

https://comparador.zwame.pt/produto/77402707/arctic-freezer-34-esports-duo

Em full load as tuas temps baixam uns bons 15/20c em relação ao cooler stock, as temps idle também são melhoradas consideravelmente.
 
Parece-me muito bom.

Eu sou apologista de cooler after market em ryzen devido á maneira que as temps são um fator importante no turbo dos clocks e PBO e nunca é mau manter o sistema um bocado mais fresco mas o stock é perfeitamente adequado também.

Se te decidires em optar por opção aftermarket este é o melhor price performance:

https://comparador.zwame.pt/produto/77402707/arctic-freezer-34-esports-duo

Em full load as tuas temps baixam uns bons 15/20c em relação ao cooler stock, as temps idle também são melhoradas consideravelmente.

Obrigado.
Decidi usar o cooler original e quando colocar uma nova gráfica logo troco de cooler. Até lá também vou ter atenção para não puxar muito pelo PC.

Já está todo montado e a correr!
Obrigado pela ajuda de todos neste tópico ;)
 
Obrigado.
Decidi usar o cooler original e quando colocar uma nova gráfica logo troco de cooler. Até lá também vou ter atenção para não puxar muito pelo PC.

Já está todo montado e a correr!
Obrigado pela ajuda de todos neste tópico ;)
Boas,
usa um software para monitorizares as temperaturas como o HWiNFO64, ou o HwMonitor,deixas ligado e vais utilizando o pc normalmente,volta e meia dás uma olhada nas temperaturas.
Isto porque?
Desde que o cpu nao exceda os 85ºC(porque apartir dos 90's já é esticado,devido a eles anunciarem um TDP max de 95.)
Se vires que estás a chegar a essas temperaturas sim precisas mesmo de um cooler.
Caso contrário,podes esperar sim,sem problema.
 
Boas,
usa um software para monitorizares as temperaturas como o HWiNFO64, ou o HwMonitor,deixas ligado e vais utilizando o pc normalmente,volta e meia dás uma olhada nas temperaturas.
Isto porque?
Desde que o cpu nao exceda os 85ºC(porque apartir dos 90's já é esticado,devido a eles anunciarem um TDP max de 95.)
Se vires que estás a chegar a essas temperaturas sim precisas mesmo de um cooler.
Caso contrário,podes esperar sim,sem problema.

Ora obrigado pelo conselho.
Fiz isso mesmo e depois de 2 dias de utilização (alguns jogos, chamadas e trabalho, às vezes tudo ao mesmo tempo), este é o panorama:
CPU: Min 41º Max 73º
GPU: Min 45º Max 72º

Calculo que sejam temperaturas decentes, mas se acharem mais seguro comprar um novo cooler ou qualquer outra mudança agradeço.
 
Ora obrigado pelo conselho.
Fiz isso mesmo e depois de 2 dias de utilização (alguns jogos, chamadas e trabalho, às vezes tudo ao mesmo tempo), este é o panorama:
CPU: Min 41º Max 73º
GPU: Min 45º Max 72º

Calculo que sejam temperaturas decentes, mas se acharem mais seguro comprar um novo cooler ou qualquer outra mudança agradeço.
Tal como o Websync referiu ,temperaturas safe cooler não é urgente.
 
Back
Topo