1ºOC (Athlon 64 3500+ AM2 & 6800 XT)

Scarecrow

Power Member
Boas a todos.

Aqui vai o meu primeiro overclock , isto vai servir mais como experiência do que outra coisa visto que com esta board e memórias não posso fazer um overclock muito puxado e entretanto aprendo qualquer coisa :)

Aqui está o sistema:

Fonte : LCPower v2 Supersilent 550w
Board : AsRock AM2 XLI-e SATAII
CPU: AMD Athlon 64 3500+(orleans)
RAM: 2*512 DDR2 533 Mhz dual channel
GPU: XFX GeForce 6800 XTreme Edition 256 MB DDR3

As temperaturas com o stock cooler e antes de qualquer overclock andavam por volta dos 37º/44º (CPU), seja como for vou encomendar um Artic Cooler 64 PRO que pelo preço e performance parece-me bom.

Sendo assim vamos puxar o HTT até aos 220 Mhz para ficar igual ao Athlon 64 3800+(orleans).
A gráfica vem com clocks 350/1000 por defeito, vamos puxar até 422/1123.

O sistema parece-me estável embora agora as temperaturas do CPU vão até 42º/51º, o que me parece demasiado , com o cooler novo e uma fan de 120mm para ajudar certamente que vai arrefecer.

A gráfica fica em 62º em full não me parece demasiado, embora queira puxar mais um bocado porque esta gráfica tem boas possibilidades de OC.

Score no 3D Mark03 nada de especial:


Só queria referir que com tudo em stock faço cerca de 8200 3d marks.

Como já disse estou a aprender e agradeço qualquer sugestão/crítica/comentário.

Fiquem bem
 
Boas a todos.

Bzaina de facto o thermaltake typhoon é melhor, também custa mais um bocado e como não vou fazer muito overclock,este freezer 64 pro parece-me bom pelo preço.

Boiller consegues fazer muito mais pontos? Pelo que sei a minha 6800 XT é ligeiramente pior que uma 6800 normal (sem oc).. por isso não sei se calhar uma 6600 GT consegue bater a minha XT.

Dito isto já tenho o novo cooler mencionado acima, agora em full load chega no máximo aos 44º parece-me um valor aceitável, só com este cooler e a fan de 80mm chegou para descer bastante a temperatura da board e da gráfica.

Agora não sei se deva ir além dos 2400 Mhz.. já subi o Vcore para 1.375v (o máximo que a board deixa é 1.40v) por isso acho que fico por aqui , a board é realmente uma porcaria para OC mas isso já eu sabia.. quando tiver um orçamento melhor vou tentar um OC mais intensivo..

Sendo assim desta vez subi os clocks da 6800 XT para 439/1150, e ela em full load fica em 57º.

Aqui está o resultado:



Deu para chegar aos 10k, com tudo em stock fazia praticamente menos 2k.. acho que para primeira experiência não está mau.

De novo agradeço qualquer comentário e sugestão.

Fiquem bem.
 
Boas de novo.

De facto o score no 3D mark 2001 parece-me baixo, tenho estado a comparar o meu OC com um forum brasileiro e o pessoal lá consegue marcar 23k, não sei o que estou a fazer mal tenho os últimos drivers da nvidia, todos os drivers do chipset estão instalados.. não sei porque é que não dá mais.

Acho que dá para puxar mais um bocado a gráfica.. agora o CPU não sei, como está agora as memórias ficam a 270 Mhz (são DDRII 533 Mhz logo deviam dar 266 Mhz) e como elas são OEM ou seja uma porcaria.. não deve dar para ir muito além disto.

As opções na bios também são rídiculas só me permitem pôr a memory speed a 200,266,333 ou 400 e não posso mudar as voltagens delas..

Era bom chegar aos 2600 Mhz mas acho que é complicado.. seja como for vou tentar fazer isso e se entrar no windows meto um torture test do prime95 para ver se tá tudo bem.

Cumps.
 
Não vais muito longe porque essa board não ajuda nada :\

Junta uns trocos e compra uma Asus ;)

Eu sei :)
Isto é só para experimentar.. e este sistema vai ter que durar uns tempos, daqui a uns tempos compra-se uma DFI lanparty e pronto :)

Aqui vai a última tentativa.. aumentei o clock para 2600 Mhz, corri o prime95 durante uma hora e meia, não tive problemas.. vou deixar o torture test a noite toda para testar a estabilidade.

Na XT vamos tentar agora 450/1175.. acho que estou bastante limitado pela memória e a board pois deveria ter resultados melhores mas aqui vai:

3D Mark 2001 SE : 22955


3D Mark 2003 : 10492


Super-PI 1M: 34.735 segundos


E pronto acho que fico por aqui.. já deu para aumentar um bocadito a performance do pc.. acho que ficou estável.
Agora vamos ao teste final que é jogar um bocadito de CoD 2 :)

Obrigado a todos pela ajuda.
Fiquem bem.
 
PEnso que estás literalmente a ser lixado pelas latencias das memorias , visto que o controlador interno ao cpu é mt sensivel.

As minhas bufalo até aos 350 dão cas3, experimentar dar o tweaks nas memorias para veres os ganhos, aproveita pa dar uns 2.0v nas mems.

Um teste interessante que podias fazer era meter tudo em defaul , dpx correres pi e 3dmark2k1 , com as varias latencias suportadas pelas mems, só mexendo no cas.

SE tiveres um tempinho eu agradecia.
 
Última edição:
Back
Topo