1st homemade promy [Já Faz FRIO!!]

sl4ck

Power Member
:D

Boas ppl !!

bem...depois de nadar aki c/ a SEDE de ter um direct die para puder 'apertar' decentemente c/ o meu CAA2C resolvi tentar fazer :? a minha própria homemade promy :lol: , cheguei a falar c/ o |Ricky| por alto p/ obter uma, mas a minha curiosidade por este tipo de coisas falou mais alto, vamos la a ver o que isto vai dar......

o oc_nightmare tem sido uma pessoa impecavel, e tem ajudado imenso tirando-me algumas duvidas e até dando dicas muito uteis, THX :D

O compressor era de uma arca que tinha na oficina do velho a fazer de prateleira p/ os electrodes :shock: , bem como os electrodes nao precisavam frio nem akilo tava ligado resovi 'gatunar-lhe' o compressor :D, pelo menos descarnei as pontas do fio cortado liguei e o gajo trabalhou.
Estava a trabalhar c/ r12 tou a pensar meter-lhe r404a, nao sei é que raio de HP aquilo tem, tem la escrito na chapa de identificação Aspera 143EA02, ja procurei mas nao encontrei nada acerca dele, deve ser mm antigo lol


ja comprei, o tubo , o filtro, condensador , motoventilador, e oleo sintetico p/ o compressor. Já da p/ estudar o layout da coisa, em principio vai ficar assim:

O motoventilador, Condensador e mais alguns componentes :D
proj2.jpg


o óleo usado que estava no compressor, o capilar, tubo flexivel, etc
proj3.jpg


As fichas de alimentação da homemade promy e por sua vez, depois, p/ o pc, o interruptor de ligação, a frente do compressor: mais em cima o tubo de discarga, mais em baixo o tubo que irá ter a valvula de serviço e na parte de trás do compressor o tubo de sucção
proj4.jpg


o Filtro, as valvulas, fichas de alimentação, o T de 1/4" p/ a valvula da linha de discarga e o bicone p/ o flexivel
proj5.jpg


Aki, o capilar e tubo flexivel de 3/8" p/ a sucção
proj6.jpg



Digam qualquer coisa :D ta mau!?!
 
Última edição:
Quanto lhe ficou esta tralha toda (tudo novo, menos o compressor, certo) :D

Agora, quem vai soldar e carregar? tu? ou vais a "|Ricky| and Bonjour Promy's LDA"? :D (ainda mais sendo de Setúbal :D
 
Última edição:
bem....soldar nao é problema, se nao for eu o velho faz disso todos os dias, trabalha c/ Gaz e a soldadura é identica :D, maçarico e varetas de soldadura de prata não é problema


Quanto a carregar e calibrar, muito possivelmente terei que ir falar c o mestre |Ricky| :D, visto que tb nao tenho manometros e a garrafa p/ carregar freon custa perto de 40€, para uma primeira vez axo k nao vale ainda a pena, o problema será testar fugas :\



Ja agora......qual a cor da linha que axam melhor p/ fazer em tubo na linha da discarga entre o compressor e o condensador?

proj7.jpg
 
Última edição:
Rapidamente no Paint:
directdie.JPG


hummm, só agora é k reparei num pormenor desse compressor...
Não precisas de cruzar a linha k vai do compressor ao condensador... melhor ainda ;)

De resto axo k podes seguir.te pelo desenho ;)

Boa sorte ;)
 
thx xbosky :D

mas a minha pergunta era qual das linhas(cor) seria a melhor em termos de ganho de performance



e o evaporador? deverá ser exactamente do tamanha do cpu? ou maior? ou mais pekeno? LOL
 
Qualquer uma das linhas k apresentas vai ter performance igual... Penso k por muitas voltas k dês a essa linha, não vais conseguir um sistema mais performante ;)

Quanto ao evaporador... penso k o ideal é um pouco maior que o tamanho do shim do processador ;)

O k tens k alterar para atingir melhores performances é o tamanho do capilar... metes 3,5metros de 0.7mm e vais experimentando e cortando nele ;).

[[]]
 
xBoShY disse:
Qualquer uma das linhas k apresentas vai ter performance igual... Penso k por muitas voltas k dês a essa linha, não vais conseguir um sistema mais performante ;)

pensei que a curvatura ou o tubo ser o mais directo possivel ou nao teria influencia


xBoShY disse:
O k tens k alterar para atingir melhores performances é o tamanho do capilar... metes 3,5metros de 0.7mm e vais experimentando e cortando nele ;).
[[]]

poix...so arranjei de 0,8mm e na loja onde comprei disseram-me que ja nao existia de 0,7mm, tal como o oc_nightmare me aconselhou a começar c/ 3m visto que o meu capilar é de 0,8mm

é possivel obter a mesma performance com capilar de 0,7mm e 0,8mm?? claro que o comprimento teria que ser ajustado adquadamente p/ cada medida, mas poderia ser igual a performance?
 
Penso k terás performances identicas... mas isso não te sei responder de forma precisa... ocnightmare e/ou ricky é k te poderão responder ;)
 
:D

ja tenho as curvas feitas e a cablagem tambem feita c fichas de ligação na alimentação de todos os componentes da promy :D

depois posto pics


ppl qual axam a pressão suficiente para teste de fugas do sistema que irá usar r404a??

e qual o gás melhor para efectuar esses testes? o proprio r404a?
 
sl4ck:

Excelente.
Fas sff um resize às pics. Assim não se consegue ver e estás contra as regras...
Faz lá isso sff. Senão tira as tags img.
 
bem a coisa tem ido andando na calmaria, ficam aqui mais algumas pics do que ja está efectuado :D


Uma vista geral:

proj10p.jpg



As Fichas que irão servir de alimentação da promy e do pc:

proj15p.jpg



O botão ON/OFF e a ficha de alimentação do termometro

proj16p.jpg



A cablagem e o termometro:

proj18p.jpg



O termometro:

proj19p.jpg



A valvula da linha de discarga, ja soldada:

proj20p.jpg



A valvula de serviço, ja soldada no compressor:

proj21p.jpg



O tubo de discarga de saida do condensador e o filtro ja soldado:

proj17p.jpg



O futuro Evaporador :D :

proj12p.jpg

proj14p.jpg
 
Última edição:
força com isso, tá a ficar mto bacano.
jogar cs com isso vai ser giro, se já és bom, passas a ser mais rápido k o próprio jogo :lol:

offtopic: k se passa com o vosso server??? jogar em fraglider ou warzone é um tédio...
 
:D Bem ppl isto levou o seu tempo mas ja está a dar os seus frutos!

Bem, o sitema ja trabalhou a sua 1ª vez :), depois de fazer o triple vac, visto que nao tenho uma boa bomba de vacuo, apenas possuo um outro compressor velo de um frigorifico para fazer de bomba de vacuo, enchi o sistema em estático até aos 50PSI com r404a e liguei o sistema, ao inicio esteve a trabalhar durante 5min e ficou-se nos 10ºC quando a temperatura ambiente era de 18.8ºC, depois c uma ajudinha :D do oc_nightmare pelo MSN, meti-lhe gas ate a sucção gelar toda, coisa que nao era ideia fazer, visto que o objectivo era gelar a sucção no maximo ate 3CM do compressor, por esse facto retirei-lhe um pouco de gás ate gelar a sucção aos 3C do compressor, pouco depois tinha ja uma espessa camada de gelo em torno da sucção consegui um máximo de -37ºC em cerca de 35...45min, isto para 1st run, nao @ LOAD.

Tou com cerca de 90PSI estáticos para gelar a 3CM do compressor.

Tou na fase do isolamento primário para depois começar a correr em LOAD e tentar a calibração :)
Aguem tem dicas para calibração!? se tiverem postem sff :D

ficam aqui algumas pics da fase do isolamento primário, nao tenho da sucção em gelo porque não tirei quando testei e ja estava nesta fase e nao keria ter os tubos humidos quando fosse fazer o isolamento

proj2_001_P.jpg


proj2_002_P.jpg


A primeira fase de isolamento do evaporador
proj2_003_P.jpg

proj2_005_P.jpg

proj2_006_P.jpg


O Evaporador c silicone e fita de neoprene a volta
proj2_004_P.jpg
 
Última edição:
boa! :)

agora toka a afinar isso em carga! pics! kero pics desse termometro em carga

se quiseres mete umas fotos do evap por dentro, tou curioso :)

um abraço
 
|RickY| disse:
boa! :)

agora toka a afinar isso em carga! pics! kero pics desse termometro em carga

se quiseres mete umas fotos do evap por dentro, tou curioso :)

um abraço

Ricky fotos do evaporador nao tenho :\ , mas basicamente são akeles dois blocos em cobre: um com 10mm de espessura(parte de baixo) e um com 5mm de espessura(parte de cima), os dois com 4Cm x 5Cm, o canal do gas foi aberto com uma fresa(parti 2 LOL) de 4mm num engenho de furar, mas a bucha estava um pouco empenada e ficou ligeiramente mais largo e de fundo fresei 6mm(sobram 4mm para baixo ate ao CPU), a parte de cima apenas fiz um furo de 9,5mm para meter o tubo de 3/8" da sucção e o capilar por dentro, tudo soldado a prata 70% :D

É assim qualquer coisa como isto:

evap.jpg
 
Última edição:
bem...como ainda nao fiz o isolamento por completo e ainda esta em fase der estudo melhorado resolvi testar com uma vela por baixo durante 10min como vi numa thread qualquer por ai, mas para meu espanto e fikei sem perceber mas a temp nao mexeu 1ºC no sensor k tenho na parte de cima do evaporador, nem derreteu a camada de gelo que estava antes, porque a parte que ficou negra do fumo da vela era so o gelo, o evaporador nao ficou negro. :D

Nao é estranho!?! nao mexer sequer 1ºC :confused: :rolleyes:

E tambem tive que retirar gas novamente porque quando levantei a manga flexivel do evaporador começou a gelar a sucção toda ate ao compressor e comecei a ouvir pingar la dentro :wow:

neste momento está a fazer -32ºC e nao passa dali
 
Back
Topo