2.4Ghz akece a agua...? Mito ou realidade?

Status
Fechado a novas mensagens.
Quando começei ler este topico fiquei baralhado, mas como pode um processador aqueçer mais a 2400mhz do que a 2500mhz com a mesma voltagem e temperatura ambiente :( .... ( mas pode aconteçer. )

Mas com o seguimento da leitura ainda fiquei mais baralhado , nao estou a perceber a relaçao de um microondas com um processador .

Alguem que me explique sff que eu com essa fiquei sem argumentos :x2:
Pelo que percebi o microondas tem uma frequencia de 2.4ghz e logo se o processador estiver a tambem a 2.4ghz logo tambem akeçe mais ?
:grumpy:

hug''zz
 
Segundo percebi:

Os micro-ondas funcionam a 2.45Ghz porque é a esta frequência que, de "forma mais eficiente", se aquece a água contida nos alimentos.

Se o cpu estiver a funcionar próximo dos 2.45Ghz, o primeiro vai aquecer a água do sistema de WC não apenas pela dissipação de energia calorífica mas também através de quaisquer micro-ondas geradas.

Ou seja, vendo o quadro em baixo:
___________________________________________________________
| Frequência do cpu _______| O q aquece a H2O do sistema WC? |
|__________2.45Ghz_______ | calor dissipado p/cpu + micro-ondas__|
|____diferente de 2.45Ghz___| calor dissipado p/ cpu______________|

Penso que a ideia é esta.

Burns?
 
Última edição:
Bom, não posso falar relativamente a essa experiencia com os 2400MHz porque nunca a fiz, mas em regra geral mais clock = mais calor.

Mas as diferenças de temperatura só se notam se os clocks forem mesmo muito variados. No meu caso, noto que por cada 500MHz a mais, a temp em média sobe 1º, que é practicamente irrelevante.
 
Axo que tão a misturar alhos com bogalhos...

Uma coisa é termos ondas emitidas a 2.4Ghz, outra coisa é termos um processador a funcar a 2.4Ghz...

Sim, o processador dissipa calor... e? Não tem nada a ver com micro-ondas... lol. Até pk o pessoal k utiliza dissipadores a ar fica com eles quentes... e estes não possuem agua...

Se fosse assim, távamos lixados... numa lanparty gigante não se podia usar wireless (2.4Ghz) devido à tamanha interfericencia causada pelos processadores...

Outro pormenor: o facto de 2.4ghz ser a frequencia de eleição dos fabricantes de frigorificos, não impede k se escolha 2.5ghz, 3ghz, 20ghz, ..., whatever ghz... 2.4ghz apenas estabelece uma relação de custo/performance/segurança.

EDIT: Ah! Se isto fosse o caçador de mitos a conclusão seria: MITO! lololol
 
@xBoShY

tudo bem, ate k tens alguma razao, mas nota k nós n estamos a dizer k o aquecimento em geral do cpu se deve exclusivamente a este fenomeno, n te esqueças k as perdas de uma maquina n sao so calor, e portanto neste caso podem existir perdas por radiaçao mais acentuadas nesta freq. e alem disso os transmisores wireless tem filtros k suprimem essas interferencias.
 
xBoShY disse:
Axo que tão a misturar alhos com bogalhos...

Uma coisa é termos ondas emitidas a 2.4Ghz, outra coisa é termos um processador a funcar a 2.4Ghz...

Sim, o processador dissipa calor... e? Não tem nada a ver com micro-ondas... lol. Até pk o pessoal k utiliza dissipadores a ar fica com eles quentes... e estes não possuem agua...

Se fosse assim, távamos lixados... numa lanparty gigante não se podia usar wireless (2.4Ghz) devido à tamanha interfericencia causada pelos processadores...

Outro pormenor: o facto de 2.4ghz ser a frequencia de eleição dos fabricantes de frigorificos, não impede k se escolha 2.5ghz, 3ghz, 20ghz, ..., whatever ghz... 2.4ghz apenas estabelece uma relação de custo/performance/segurança.

EDIT: Ah! Se isto fosse o caçador de mitos a conclusão seria: MITO! lololol


1º - onde ker k haja corrente eletrica ha radiação electromagnetica são 2 coisas k no se podem seperar onde ta uma ta a outra. Logo ela ta nos cpus tb.

2º - ninguem aki falou em frigorificos falou-se sim em fornos microndas.

3º - a razão de ser 2.45Ghz e k é a ferquencia mais eficiente no k toca a akecer agua.

4º - descubram as diferencas





Se eu fosse caçador de mitos a conclusão plausivel.

Cumps :)
 
isso é perfeitamente possivel, toda a corrente gera um campo electromagnetico associado e se for exactamente a frequencia de ressonacia da agua e a agua tiver dentro do campo electromagnetico gerado pelo cpu, as suas moleculas vao ser excitadas e e vao começar a vibrar, logo aquecendo a agua, é o mm principo do microndas...
 
Burns disse:
2º - ninguem aki falou em frigorificos falou-se sim em fornos microndas.
Ups... enganei-me... lol... é o k dá pensar no phase-change sempre k se pensa em arrefecimento... Queria dizer micro-ondas.

Burns disse:
3º - a razão de ser 2.45Ghz e k é a ferquencia mais eficiente no k toca a akecer agua.
Quando te referes eficiente, não é a k aquece mais rapido, mas sim a com melhor relaçao aquecimento/energia gasta, certo?
Caso seja isso, atão kuando ele funca a 2.5 ou a 2.6ghz, irá aquecer tanto ou mais a agua...
Caso contrario, alem de dar o meu braço a torcer, quando fizer oc, vou passar primeiro verificar a ressonancia dos materias usados :D

Abraço :)
 
@xBoShY

Mais eficiente no sentido k k akece "mais", pk a essa ferquencia a primeira "camada" de agua reflete menos a radiação fazendo com k esta penetre mais até ao seu interior.

"The frequency for maximum dielectric loss lies higher than the 2.45 GHz (0.0817 cm-1) produced by most microwave ovens. This is so that the radiation is not totally adsorbed by the first layer of water it encounters and may penetrate further into the foodstuff, heating it more evenly; unabsorbed radiation passing through is mostly reflected back, due to the design of the microwave oven, and absorbed on later passes."

 
Bem, segundo a vossa teoria se eu apontar umas 200 antenas wireless para um copo de água irei aquecê-lo certo? (200 * 0.2W = 40W approx. igual à potência de um mobile)

Primeiro ponto: todo e qualquer aparelho que emita radiofrequências tem de estar em conformidade com determinadas normas (FCC), se virem os carros telecomandados por exemplo, todos têm um sticker a dizer que estão nos conformes com essas regras, aparelhagens idem, penso que até nos TFTs têm isso. Sinceramente num CPU nunca vi nenhum autocolante a fazer tal afirmação por isso deduzo que o mesmo deve vir devidamente isolado de tais emissões.

Segundo ponto: se na possibilidade muito remota de não vir isolado, o teu bloco de watercooling é com 99% de certeza feito de cobre e muito provavelmente tem uma grande "fatia" de cobre e agora eu só quoto isto:
Electric and magnetic fields can pass through insulators without
trouble. A conducting wall, such as one made from copper, on the
other hand, stops these fields quite efficiently. That is because the
electric field moves charges which continue moving until there is zero
electric field (and therefore zero force) acting on them.
Ou seja, por muito campo magnético que façam (40w nem é assim nada por ai alem), o cobre actua como barreira desse mesmo campo magnético e a radiação que chega à água é minima ou inexistente.

Terceiro ponto: (Este é o mais giro :lol:) 2400Mhz é a velocidade do CPU, é o número de ciclos que ele faz por segundo que nesse caso será 2400 Milhões de ciclos, a corrente electrica em Portugal que obtém nas tomadas é toda por defeito (salvo corrente trifásica) 220v e com 50Hz, o que poderá eventualmente criar campo eléctrico é a corrente que passa no CPU e não a velocidade com que ele trabalha :D
 
xBoShY disse:
Axo que tão a misturar alhos com bogalhos...

Uma coisa é termos ondas emitidas a 2.4Ghz, outra coisa é termos um processador a funcar a 2.4Ghz...

Sim, o processador dissipa calor... e? Não tem nada a ver com micro-ondas... lol. Até pk o pessoal k utiliza dissipadores a ar fica com eles quentes... e estes não possuem agua...

Se fosse assim, távamos lixados... numa lanparty gigante não se podia usar wireless (2.4Ghz) devido à tamanha interfericencia causada pelos processadores...

Outro pormenor: o facto de 2.4ghz ser a frequencia de eleição dos fabricantes de frigorificos, não impede k se escolha 2.5ghz, 3ghz, 20ghz, ..., whatever ghz... 2.4ghz apenas estabelece uma relação de custo/performance/segurança.

EDIT: Ah! Se isto fosse o caçador de mitos a conclusão seria: MITO! lololol


tb acho q tens razao...uma coisa é velocidade do CPU outra é o funcinamento do micro ondas com ondas dessa frequencia.....
 
_freelancer_ disse:
Bem, segundo a vossa teoria se eu apontar umas 200 antenas wireless para um copo de água irei aquecê-lo certo? (200 * 0.2W = 40W approx. igual à potência de um mobile)

Primeiro ponto: todo e qualquer aparelho que emita radiofrequências tem de estar em conformidade com determinadas normas (FCC), se virem os carros telecomandados por exemplo, todos têm um sticker a dizer que estão nos conformes com essas regras, aparelhagens idem, penso que até nos TFTs têm isso. Sinceramente num CPU nunca vi nenhum autocolante a fazer tal afirmação por isso deduzo que o mesmo deve vir devidamente isolado de tais emissões.

Segundo ponto: se na possibilidade muito remota de não vir isolado, o teu bloco de watercooling é com 99% de certeza feito de cobre e muito provavelmente tem uma grande "fatia" de cobre e agora eu só quoto isto:

Ou seja, por muito campo magnético que façam (40w nem é assim nada por ai alem), o cobre actua como barreira desse mesmo campo magnético e a radiação que chega à água é minima ou inexistente.

Terceiro ponto: (Este é o mais giro :lol:) 2400Mhz é a velocidade do CPU, é o número de ciclos que ele faz por segundo que nesse caso será 2400 Milhões de ciclos, a corrente electrica em Portugal que obtém nas tomadas é toda por defeito (salvo corrente trifásica) 220v e com 50Hz, o que poderá eventualmente criar campo eléctrico é a corrente que passa no CPU e não a velocidade com que ele trabalha :D
epa para ja a corrente trifasica tb é a 50Hz, segundo a corrente alternada (220v 50Hz) k referes nada tem a ver com o cpu, uma vez k esta e rectificada na fonte de alimentaçao, e olha la as antenas para alem do aluminio poderao ser feitas com k outro metal?...

sim e 2400mhz é a velocidade do cpu mas n te esqueças k os dados sao tranportados por uma corrente electrica, logo essa velocidade traduz-se na frequencia dessa corrente, n sei se me fiz entender.
 
Flyer disse:
tb acho q tens razao...uma coisa é velocidade do CPU outra é o funcinamento do micro ondas com ondas dessa frequencia.....
n te eskeças é k onde ha uma corrente ha um campo electromagnetico, ora vai ver o princio das bobinas, e ate da geraçao de ondas de radio.
 
FerCam™ disse:
epa para ja a corrente trifasica tb é a 50Hz, segundo a corrente alternada (220v 50Hz) k referes nada tem a ver com o cpu, uma vez k esta e rectificada na fonte de alimentaçao, e olha la as antenas para alem do aluminio poderao ser feitas com k outro metal?...

sim e 2400mhz é a velocidade do cpu mas n te esqueças k os dados sao tranportados por uma corrente electrica, logo essa velocidade traduz-se na frequencia dessa corrente, n sei se me fiz entender.
Epa, para já eu salvei a corrente trifásica por não ter a certeza, segundo, o facto de ser rectificada na fonte não significa que perca a frequência, é convertida em 12V mas mantem a frequência.

Terceiro, o material com que elas são feitas não tem nada a ver para o caso, pois ao construires uma antena de cobre estás a fazer uso da propriedade condutora de corrente eléctrica dele e não da capacidade que ele (não) tem de fazer passar ondas magnéticas por si. O cobre é um excelente condutor eléctrico mas espeta com um telémovel dentro de uma caixa completamente em cobre e vê se tens rede.
 
_freelancer_ disse:
Bem, segundo a vossa teoria se eu apontar umas 200 antenas wireless para um copo de água irei aquecê-lo certo? (200 * 0.2W = 40W approx. igual à potência de um mobile)

Primeiro ponto: todo e qualquer aparelho que emita radiofrequências tem de estar em conformidade com determinadas normas (FCC), se virem os carros telecomandados por exemplo, todos têm um sticker a dizer que estão nos conformes com essas regras, aparelhagens idem, penso que até nos TFTs têm isso. Sinceramente num CPU nunca vi nenhum autocolante a fazer tal afirmação por isso deduzo que o mesmo deve vir devidamente isolado de tais emissões.

Segundo ponto: se na possibilidade muito remota de não vir isolado, o teu bloco de watercooling é com 99% de certeza feito de cobre e muito provavelmente tem uma grande "fatia" de cobre e agora eu só quoto isto:

Ou seja, por muito campo magnético que façam (40w nem é assim nada por ai alem), o cobre actua como barreira desse mesmo campo magnético e a radiação que chega à água é minima ou inexistente.

Terceiro ponto: (Este é o mais giro :lol:) 2400Mhz é a velocidade do CPU, é o número de ciclos que ele faz por segundo que nesse caso será 2400 Milhões de ciclos, a corrente electrica em Portugal que obtém nas tomadas é toda por defeito (salvo corrente trifásica) 220v e com 50Hz, o que poderá eventualmente criar campo eléctrico é a corrente que passa no CPU e não a velocidade com que ele trabalha :D

Nem te peço tanto.


Pega numa Direcional tipo andrew de 24 db's, liga a uma senao de 200mw, e mete a cabeça a frente da antena por uma meia horita. (Acontece muito frequentemente quando andamos a apontar antenas para fazer testes wireless).

Vais ver o que te acontece. ;)
 
spastikman disse:
Nem te peço tanto.


Pega numa Direcional tipo andrew de 24 db's, liga a uma senao de 200mw, e mete a cabeça a frente da antena por uma meia horita. (Acontece muito frequentemente quando andamos a apontar antenas para fazer testes wireless).

Vais ver o que te acontece. ;)
Vou pensar no teu caso :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo