2 Anos de Wii, o que tens a dizer?

Tenho a Wii há quase 2 anos e tou satisfeito com a consola, mas muito decepcionado com os jogos.
Sim ha bons jogos na wii, do qual ja passei um bom tempo e me diverti muito, e sinceramente era dificil para mim jogar certos jogos sem o wiimote, mas quando olho para a 360 e vejo um catalogo enorme de rpg's, plataformas, acçao e fps, e olho para a wii e o que mais vejo é shovelware de mini-games ("GAMES PARTY 2450 - MOAR MINI-GAMES") e jogos dirigido para um publico infantil fico a pensar seriamente se nao devia arranjar outra consola para tar ao lado da wii.
O problema da wii,a meu ver, é a falta de suporte da third party: fartamos de levar com shovelware m*rdoso que serve para as empresas ganharem dinheiro para depois fazerem jogos para a 360 e ps3 :005:; poucas sao as empresas que realmente estejam interessadas em fazer um jogo decente, com qualidade para a wii com medo que nao consigam vender tanto como se fosse na 360(voces sabem, aquela historia que os jogos da third party nao vendem na wii).
Mas tenho boas espectativas para 2009 =) vao sair muitos jogos third-party com qualidade e a nintendo so ira lançar, em termos de acessorio, o wii motion plus :D(com azar la vai inventar mais alguma coisa para o publico casual)
 
O que é que voçes querem? As third-party só abriram os olhos quando a consola já estava lançada, deviam estar á espera de outra GC... Agora, meus amigos, um jogo demora tempo a fazer, por isso se querem jogos tp decentes têm de esperar que as iditoras os façam.

Agora quanto aos jogos first\second-party não temos razoes de queixa, temos uns casuais mausinhos (Wii Sports, Wii play etc), mas a maior parte deles são jogos muito bons.
 
Tenho a minha nintendo wii a pouco mais de 1 ano e adoro a consola. falam todos que é ultrupassada por consolas como a 360 e a ps3, se formos a ver essas consolas ja sao segundas no caso da ps3 a terceira dentro do seu genero enquanto a wii veio mostrar o futuro, a new-generation de consolas. como o titulo do topico mostra sao 2 anos de uma consola diferente que tem vindo a se desenvolver muito mais e acredito que ultrupassara qualquer uma das que mencionei no futuro. Tenho muitas espectativas em termos de jogos em 2009 :001:
 
Comprei uma Wii no Verão de 2007 com o RE4 , depois no final desse ano comprei o SMG...fiquei-me por aí , este ano acabei por vende-la a um amigo meu . Sinceramente como já foi dito, há um misto de sentimentos em relação a esta consola . A ideia dos comandos foi muito bem vinda e o que joguei mostrou que desde que se façam jogos/ports de qualidade a consola é excelente apesar de técnicamente em gráficos não ser uma xbox 360 ou ps3.
O problema é o resto ...onde param os jogos de qualidade como os 2 que descrevi mais acima..há o metroid , o zelda e mais alguns que não me estou a lembrar de momento . A inicio pensei que a consola pelo seu conceito inovador iria trazer muitos jogos fora os da Nintendo , mas fazendo um balanço acabou por voltar ao marasmo de sempre ...o Mario lá vai continuando a jogar tennis , a andar de kart e tal :joker: ( Wiifit nem comento :-D )
Á poucos dias tive a ver uma lista dos jogos de 2009 para a Wii , e muito sinceramente , se hoje ainda a tivesse em casa , vendi-a na mesma , há um ou outro jogo que poderia arriscar mas é pouco . O seu catálogo acabou por não me satisfazer e é pena .
 
Agora quanto aos jogos first\second-party não temos razoes de queixa, temos uns casuais mausinhos (Wii Sports, Wii play etc), mas a maior parte deles são jogos muito bons.
Wii Sports mausinho? eu ate considero dos melhores jogos que sairam para a wii, devido ao uso excelente do wiimote e dos graficos simples que conseguem superar muitos jogos ai na wii.

Essa das editoras terem sido apanhadas de surpresa funcionava na altura de lançamento. Pegava após um ano. Depois de dois anos começa a soar demasiado a desculpa esfarrapada para justificar o injustificável.

A Wii é apenas um meio das editoras ganharem uns trocos, sem fazerem nenhum, para depois poderem investir nas HD. A própria UbiSoft já o admitiu, e as outras, não admitindo, também o fazem. E isto não é uma opinião, é um facto. Eu já o acetei e vou-me contentando com um jogo decente que lá aparece quando o rei faz anos. Mas confesso que se não tivesse uma DS - essa sim, tem jogos de qualidade e em quantidade -, já tinha vendido a Wii e comprado outra consola qualquer.



Mas ninguém se queixa dos jogos da Nintendo. Aliás, só pecam por serem poucos - para as necessidades da consola -, porque a qualidade ninguém mete em causa.
Concordo em tudo o que disseste e acho que é revoltante para qualquer core user da wii esta situaçao das third partys, mas ha um jogo que esqueceste no aspecto de ninguem se queixar dos jogos da nintendo: o wii music :D
 
Esta resposta vai ao Shadow_14, mas serve para todos e para explicar a minha opinião.

Tenho a Wii há quase 2 anos e tou satisfeito com a consola, mas muito decepcionado com os jogos.
Eu aqui estou satisfeito com a Wii e com os jogos. Só para a Wii (sem contar com Wiiware nem VC) comprei 14 desde Fevereiro e pessoalmente vejo outros tantos que já sairam ou saiem nos proximos meses e que são compra obrigatoria. Já para não falar no resto que vai sendo anunciado. Basicamente estou perdido porque quero muitos jogos Wii e quero apanhar alguns classicos que nunca joguei (VC e Gamecube).
Quando digo que comprei 14 jogos e quero outros tantos, estou a falar de jogos com qualidade porque tenho cuidado com o que compro. Não compro mini-jogos nem nada que se pareça. Para teres ideia o pior jogo que comprei foi o Dragon Ball Z Budokai 2, e esse jogo é bastante bom!


olho para a 360 e vejo um catalogo enorme de rpg's,
Bem, existem bastantesRPG e vão sair mais.. entendo é que possas preferir os da 360.

Não posso concordar aqui. A Wii tem muitos e excelentes jogos de plataformas e tem provavelmente o melhor jogo de plataformas de sempre (e olha que plataformas sempre foi um dos generos que mais joguei) que é o Galaxy.

Acho que existem bons jogos de acção. Não são dezenas deles, mas são os suficientes para já!

SIm, não existem muitos.. no entanto espero que com o lançamento do The Conduit as coisas melhorem. Pessoalmente só comprei um FPS que foi o MOHH2 e se quiseres podes meter o Metroid ao barulho, que embora não tenha a componente shooter tão vincada já deu para saciar.

e olho para a wii e o que mais vejo é shovelware de mini-games ("GAMES PARTY 2450 - MOAR MINI-GAMES") e jogos dirigido para um publico infantil fico a pensar seriamente se nao devia arranjar outra consola para tar ao lado da wii.

Tens que meter um filtro, como disse tenho 14 jogos e posso citar de cor outros 14 que quero. Como já disse o pior que comprei (e que provavelmente irei comprar) foi o Budokai 2, e isso diz muito da qualidade de jogos que tenho.

O problema da wii,a meu ver, é a falta de suporte da third party:
Não concordo.

Vou ter que apelar a minha listinha do costume ("OH NÃO, DE NOVO" [dizem vocês]), esta desactualizada! Faltam "imensos" jogos! Alguns ainda não sairam mas estão quase.

- Deadly Creatures
- Samba de Amigo
- Madworld
- Opoona
- De Blob
- Fragile
- Sky Crawlers
- Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
- Spyborgs
- No More Heroes
- Star Wars The Force Unleashed
- Captain Rainbow (incógnita na sua qualidade)
- Mushroom men
- Tenchu IV
- Cursed Mountain
- Rune Factory
- Face Breaker
- Tiger Woods
- Skate it
- Fifa
- NHL 2009
- NFL Madden 2009
- Castlevania Judgment
- TNA Impact e Smackdown VS Raw podem interessar a alguns (é esperar que não voltem a capar a versão Wii)
- Red Steel 2 (assim se espera)
- Sonic Unleashed
- Sonic and the Black Knight
- Sadness
- Rockband 2
- Guitar Hero III e 4
- Blast Works
- King Story
- Tales of Symphonia
- Oboro Muramasa Youtouden
- Arc Rise Fantasia
- House of the Dead 2 e 3
- House of the Dead: Overkill
- Boom Blox
- Zack & Wiki
- The Conduit
- Kore
- Call Of Duty 5
- Klonoa
- Fatal Frame IV
- Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon
- Resident Evil 4
- Okami
- The Godfather: Blackhand Edition
- Guitar Hero III: Legends of Rock
- Manhunt 2
- Medal Of Honor Heroes 2
- Obscure: The Aftermath
- Bully: Scholarship Edition
- Dewy's Adventure
- Pro Evolution Soccer 2008/09
- Resident Evil: Umbrela Chronicles
- Ougon no Kizuna/Bonds Of Gold


Pelo menos 60 jogos tens aí, são todos 3rd party e a maior parte é exclusivo! Alguns ainda não se sabem muitos pormenores, mas parecem bastante promissores. Podemos não estar a falar de system sellers ou jogos que puxam pela consola, mas que todos juntos fazem um catálogo interessante para os 2 anos de consola!
Se juntares esses aos 1st party então estamos perante um catálogo gigante em tão pouco tempo, ou nem por isso?

Mesmo não sendo os chamados jogos AAA alguns deles são seguramente autenticas perolas escondidas atrás do hype dos AAA e portanto vale a pena falar neles. Repara que nem sequer falei em jogos de qualidade duvidosa com os seus mini-jogos e essas tretas que por aí se fazem aos pontapés.

A mim pessoalmente agrada-me e estou confiante que o futuro será ainda melhor já que a consola ainda é jovem e existem aí 3 ou 4 jogos que podem sem duvida impulsionar a Wii para novos patamares de originalidade (Madworld, Deadly Creatures, No More Heroes, De Blob), dedicação e inconformismo (The Conduit), inovação em user-content (Blast Works, já sei já sei, não é o Little Big Planet), peculiaridade (Captain Rainbow) bla bla bla.

Falta é ainda um ou dois jogos de corridas bons. Existem jogos medianos como o Pro Street e Ferrari Challenge, falta um excelente! Temos o Mario Kart que faz as delicias aos amantes de corridas (como eu), mas que num contexto de simulação vale zero.


Perante isto quero dizer que quero mais e melhor do que a lista de jogos que aqui coloquei e espero que isso aconteça, no entanto duvido muito que fique sem jogos interessantes para jogar e nem sequer falei dos jogos Wiiware, em que já existem algumas perolas (LostWinds, World Of Goo, etc).

fartamos de levar com shovelware m*rdoso que serve para as empresas ganharem dinheiro para depois fazerem jogos para a 360 e ps3 :005:; poucas sao as empresas que realmente estejam interessadas em fazer um jogo decente, com qualidade para a wii com medo que nao consigam vender tanto como se fosse na 360(voces sabem, aquela historia que os jogos da third party nao vendem na wii).
Bem, é verdade que existem algumas companhias que fazem isso.. mas tens uma solução, fazes como eu e não compras jogos dessas companhias. Por exemplo, não tenho nenhum jogo Ubisoft! Respeito a Capcom, mas se aquele Dead Rising não melhorar nem sequer lhe toco! É pena porque é um jogo que me interessa.

Quanto as 3rd parties não venderem é mentira. As 3rd parties têm muito lucro com a Wii... algumas têm mais do que aquilo que deveriam ter já que só lançam jogos de maravilha. Isso das 3rd parties não venderem é um mito.

Mas tenho boas espectativas para 2009 =) vao sair muitos jogos third-party com qualidade e a nintendo so ira lançar, em termos de acessorio, o wii motion plus :D(com azar la vai inventar mais alguma coisa para o publico casual)

Lanças um ponto pertinente.. a quantidade de shovelware que vai aparecer só por causa do Wii Motion+... bem, há que melhorar o filtro :)
 
Vou ter que apelar a minha listinha do costume ("OH NÃO, DE NOVO" [dizem vocês]), esta desactualizada! Faltam "imensos" jogos! Alguns ainda não sairam mas estão quase.

- Deadly Creatures
- Samba de Amigo
- Madworld
- Opoona
- De Blob
- Fragile
- Sky Crawlers
- Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
- Spyborgs
- No More Heroes
- Star Wars The Force Unleashed
- Captain Rainbow (incógnita na sua qualidade)
- Mushroom men
- Tenchu IV
- Cursed Mountain
- Rune Factory
- Face Breaker
- Tiger Woods
- Skate it
- Fifa
- NHL 2009
- NFL Madden 2009
- Castlevania Judgment
- TNA Impact e Smackdown VS Raw podem interessar a alguns (é esperar que não voltem a capar a versão Wii)
- Red Steel 2 (assim se espera)
- Sonic Unleashed
- Sonic and the Black Knight
- Sadness
- Rockband 2
- Guitar Hero III e 4
- Blast Works
- King Story
- Tales of Symphonia
- Oboro Muramasa Youtouden
- Arc Rise Fantasia
- House of the Dead 2 e 3
- House of the Dead: Overkill
- Boom Blox
- Zack & Wiki
- The Conduit
- Kore
- Call Of Duty 5
- Klonoa
- Fatal Frame IV
- Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon
- Resident Evil 4
- Okami
- The Godfather: Blackhand Edition
- Guitar Hero III: Legends of Rock
- Manhunt 2
- Medal Of Honor Heroes 2
- Obscure: The Aftermath
- Bully: Scholarship Edition
- Dewy's Adventure
- Pro Evolution Soccer 2008/09
- Resident Evil: Umbrela Chronicles
- Ougon no Kizuna/Bonds Of Gold

Boas , o problema dessa list para por exemplo quem tenha tambem ou uma ps3 ou uma xbox 360 para além da Wii , olha para a versão Wii e olha para a versão de uma das outras duas , ve a da Wii a 50€ , ve as outras a 60 e tal....hum...:-D ...é que por vezes só os comandos não chegam para fazer um "bom" jogo ...o que a Wii ganhava era com "exclusivos" de grande qualidade feitos completamente de raiz na Wii e não ports algumas delas muito "manhosas" , por exemplo o PES está excelente , não quer é dizer que isso seja a regra :S
 
Última edição:
Há um grande problema, a Wii é a nova PS2, no sentido em que sendo tão vendida tudo o que é produtora quer aproveitar e lançam jogos que não interessam a ninguém só para tentar um cash-in rápido.
A principal diferença é que a Nintendo está a alienar os seus hardcore fans em detrimento do casual-gamer, além de que a Sony soube ter third parties de jeito.

E volto a frizar, o online mete medo...
 
Boas , o problema dessa list para por exemplo quem tenha tambem ou uma ps3 ou uma xbox 360 para além da Wii , olha para a versão Wii e olha para a versão de uma das outras duas , ve a da Wii a 50€ , ve as outras a 60 e tal....hum...:-D ...é que por vezes só os comandos não chegam para fazer um "bom" jogo ...o que a Wii ganhava era com "exclusivos" de grande qualidade feitos completamente de raiz na Wii e não ports algumas delas muito "manhosas" , por exemplo o PES está excelente , não quer é dizer que isso seja a regra :S

Daquela lista grande parte são exclusivos da Wii!

Os que não são:
- Star Wars The Force Unleashed <-- subjectivo. Há quem possa preferir o Wiimote.. outros não.
- Face Breaker <-- aqui parece-me que a Wii esta em vantagem, mas não sei muito das outras versoes.
- Tiger Woods <-- O mesmo que disse em relação ao Face breaker
- Fifa <-- aqui podes ter razão, mas este Fifa 09 já implementa a jogabilidade do PES Wii
- NFL Madden 2009 <-- este não sei.
- TNA Impact e Smackdown VS Raw <-- aqui as versões das outras são melhores
- Sonic Unleashed <-- aqui há quem preferia o da Wii ou das outras
- Rockband 2 <-- não existem diferenças significativas. As maiores devem ser talvez com o DLC.
- Guitar Hero III e 4 <-- o mesmo que o Rock band
- House of the Dead 2 e 3 <-- isto é um port e o objectivo é só meter o Wiimote com o resto todo igual. Cumpre para o que é.
- Call Of Duty 5 <-- aqui é subjectivo. Enquanto os gráficos das outras são obviamente melhores (não que os da versão Wii sejam maus), a jogabilidade com o Wiimote é muito melhor para FPS do que analogicos.
- Resident Evil 4 <-- port da versão GC, é um jogo brutal
- Okami <-- port da versão PS2, é um jogo brutal e com umas melhorias gráficas (480p e 16:9)
- The Godfather: Blackhand Edition <-- port da versão PS2, aqui é subjectivo qual das versões é melhor, eu aposto na da Wii.
- Manhunt 2 <-- port ps2, a versão Wii parece-me melhor,
- Medal Of Honor Heroes 2 <-- existe tambem na PSP, a versão Wii é claramente melhor.
- Obscure: The Aftermath <-- não sei qual das versões melhor. O jogo era para PC e PS2.
- Bully: Scholarship Edition <-- Port da versão PS2 com 16:9 e 480p. Controlos melhores e mais uns extras.
- Pro Evolution Soccer 2008/09 <-- forma completamente diferente de jogar e planear jogos de futebol. Para aqueles que querem jogar como nas outras têm o suporte ao classic controller na 09. Na minha opinião o mais importante no PES não são os gráficos, os da Wii estão competentes.


Os ports de jogos antigos são superiores na Wii, é certo que é uma forma de capitalizar dinheiro, mas acho que ninguem se importa de ter o Okami ou RE4 na Wii. É preciso ver que esses ports normalmente são melhores na Wii.

Quanto aos jogos multi-plataforma (que não são muitos dessa lista) são todos razoaveis, bons ou muito bons.
A minha lista foca-se sobretudo nos exclusivos, no entanto estes que não são exclusivos merecem menção, não por ficarem atrás das outras consolas, mas porque são muito bons.
 
ya , mas não sao todos lool , epá isso vai sempre depender dos gostos , para mim entre dar 50€ por um nhl para a wii ou dar 60 para a versao 360 ou ps3 acho que sem duvidas iria cair numa dessas 2 em deterimento da wii .
 
A questão aqui era do suporte 3rd party a consola. Não se a versão NFL ou whatever é melhor nas outras. Se tivesse que escolher entre o COD Wii ou 360/PS3 escolheria o da Wii. Agora se tivesse que escolher entre o Smackdown vs Raw se calhar escolheria o das outras. Depende dos jogos.. seja como for o objectivo daquela lista foi dar alguns exemplos de jogos 3rd party com qualidade.
 
Sim , percebi que queriam dar foco aos exclusivos , a nivel pessoal continuo a achar pouca coisa mesmo a nivel de exclusivos para a Wii , mas é claro que lá por eu não achar grande piada a alguns desses jogos , não haverá gente que os adore ou algo do género .
 
Última edição:
Eu aqui estou satisfeito com a Wii e com os jogos. Só para a Wii (sem contar com Wiiware nem VC) comprei 14 desde Fevereiro e pessoalmente vejo outros tantos que já sairam ou saiem nos proximos meses e que são compra obrigatoria. Já para não falar no resto que vai sendo anunciado. Basicamente estou perdido porque quero muitos jogos Wii e quero apanhar alguns classicos que nunca joguei (VC e Gamecube).
Quando digo que comprei 14 jogos e quero outros tantos, estou a falar de jogos com qualidade porque tenho cuidado com o que compro. Não compro mini-jogos nem nada que se pareça. Para teres ideia o pior jogo que comprei foi o Dragon Ball Z Budokai 2, e esse jogo é bastante bom!
Eu nunca afirmei que nao ha jogos bons na Wii, se assim o fosse ja a teria vendido e trocado por outra consola :p; pessoalmente tenho 15 jogos (se contarmos com o wiisports) do qual gostei de todos, e passei um bom tempo com eles como referi no meu post.Quanto a jogos de Vc e Gamecube, nao podemos meter tudo no mesmo saco; sempre referi jogos da wii, e nao jogos antigos.
E na minha opiniao, quando uma consola com 2 anos e com a maior userbase de todas tem 15 jogos que valha a pena comprar(na minha opiniao) no meio


Bem, existem bastantesRPG e vão sair mais.. entendo é que possas preferir os da 360.

Gostava de fazer uma comparaçao dos Rpgs da Wii com os da 360, mas a verdade é que nao vejo rpg's na wii (por enquanto) para poder fazer comparaçao. Eu sei que iram sair, o caso do tales of symphonia, mas o topico é para discutir o estado actual da wii, e nao aquilo que o futuro lhe reserva :p.


Não posso concordar aqui. A Wii tem muitos e excelentes jogos de plataformas e tem provavelmente o melhor jogo de plataformas de sempre (e olha que plataformas sempre foi um dos generos que mais joguei) que é o Galaxy.
Não disse que a 360 tem melhores plataformas que a Wii, sinceramente acho que nenhum jogo de plataformas consegue superar o Galaxy.E admito que nesse ponto possa tar errado, nao me consigo lembrar de bons jogos de plataforma na 360 xD mas alem do galaxy, que mais jogos de plataforma bons temos na wii?


Acho que existem bons jogos de acção. Não são dezenas deles, mas são os suficientes para já!

- No More Heroes? é um excelente jogo por acaso
- Resident Evil 4? Remake, nao posso contar (apesar de ter saido muito bem na wii com a jogabilidade e graficos)
- The Legend of Zelda? o que temos é remake da gamecube
- Okami? Remake

Agora de repente nao me lembro mais,mas para dois anos acho triste haver poucos jogos que sejam feitos mesmo para a wii e nao considero sufeciente.


SIm, não existem muitos.. no entanto espero que com o lançamento do The Conduit as coisas melhorem. Pessoalmente só comprei um FPS que foi o MOHH2 e se quiseres podes meter o Metroid ao barulho, que embora não tenha a componente shooter tão vincada já deu para saciar.
Eu tambem tenho esperanças que o the conduit abra os olhos das outras empresas, mas actualmente a situaçao é esta: temos o metroid prime 3, que é um fpa mas no entanto e um bom jogo, o mohh2 que nao é nada de especial, so se safa o multiplayer e o cod5 que ainda nao pode experimentar. Em 2 anos, a wii tem 3 fps que se possa considerar decentes.



Tens que meter um filtro, como disse tenho 14 jogos e posso citar de cor outros 14 que quero. Como já disse o pior que comprei (e que provavelmente irei comprar) foi o Budokai 2, e isso diz muito da qualidade de jogos que tenho.
Quem me dera a mim poder filtrar esta porcaria toda, a nintendo preocupa-se mais com o dinheiro.Nao tou a dizer que devessem banir todos os jogos shovelware e infantis, mas era bom que existisse um filtro para jogos shovelware(que infelizmente se vendem).
Não concordo.

Vou ter que apelar a minha listinha do costume ("OH NÃO, DE NOVO" [dizem vocês]), esta desactualizada! Faltam "imensos" jogos! Alguns ainda não sairam mas estão quase.

- Deadly Creatures
- Samba de Amigo
- Madworld
- Opoona
- De Blob
- Fragile
- Sky Crawlers
- Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
- Spyborgs
- No More Heroes
- Star Wars The Force Unleashed
- Captain Rainbow (incógnita na sua qualidade)
- Mushroom men
- Tenchu IV
- Cursed Mountain
- Rune Factory
- Face Breaker
- Tiger Woods
- Skate it
- Fifa
- NHL 2009
- NFL Madden 2009
- Castlevania Judgment
- TNA Impact e Smackdown VS Raw podem interessar a alguns (é esperar que não voltem a capar a versão Wii)
- Red Steel 2 (assim se espera)
- Sonic Unleashed
- Sonic and the Black Knight
- Sadness
- Rockband 2
- Guitar Hero III e 4
- Blast Works
- King Story
- Tales of Symphonia
- Oboro Muramasa Youtouden
- Arc Rise Fantasia
- House of the Dead 2 e 3
- House of the Dead: Overkill
- Boom Blox
- Zack & Wiki
- The Conduit
- Kore
- Call Of Duty 5
- Klonoa
- Fatal Frame IV
- Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon
- Resident Evil 4
- Okami
- The Godfather: Blackhand Edition
- Guitar Hero III: Legends of Rock
- Manhunt 2
- Medal Of Honor Heroes 2
- Obscure: The Aftermath
- Bully: Scholarship Edition
- Dewy's Adventure
- Pro Evolution Soccer 2008/09
- Resident Evil: Umbrela Chronicles
- Ougon no Kizuna/Bonds Of Gold


Pelo menos 60 jogos tens aí, são todos 3rd party e a maior parte é exclusivo! Alguns ainda não se sabem muitos pormenores, mas parecem bastante promissores. Podemos não estar a falar de system sellers ou jogos que puxam pela consola, mas que todos juntos fazem um catálogo interessante para os 2 anos de consola!
Se juntares esses aos 1st party então estamos perante um catálogo gigante em tão pouco tempo, ou nem por isso?
Mais uma vez, tamos a falar da situaçao actual da Wii e nao dos jogos que tao para vir, nao podes tar a dizer que isso é um catalogo gigante em tao pouco tempo, porque a maior parte desses jogos tao por sair.
Mas sim a Wii tem um grande catalogo de jogos em 2 anos, e nesses 2 anos quantos jogos e que se aproveitavaram? 20 para mim, 28 para ti com base naquilo que disseste (a quantidade de jogos que tens+ a quantidade de jogos que gostavas de ter).De que adianta ter 300 e tal jogos(tou a supor) e so 10% deles serem algo interessante? Quantidade nao significada qualidade mas isso ja e um bocado off-topic.
Quando digo falta de suporte das third party nao é o facto de elas fazerem jogos ou nao para a wii, mas sim fazerem jogos com qualidade para wii; felizmente, com o tempo ja começamos a ver isso e como ja referi, espero muito coisa boa em 2009 para a wii :D no entanto, por cada jogo bom que saia, iram sair 10 ou 15 jogos maus.
Mesmo não sendo os chamados jogos AAA alguns deles são seguramente autenticas perolas escondidas atrás do hype dos AAA e portanto vale a pena falar neles. Repara que nem sequer falei em jogos de qualidade duvidosa com os seus mini-jogos e essas tretas que por aí se fazem aos pontapés.
Se fosses falar de jogos com qualidade duvidosa, a tua lista nunca mais acabava :lol:, no entanto nao podes tar a considerar um jogo de perola ou nao sem experimentar; muitos ai prometem claro, mas eu pelo menos prefiro experimentar antes de poder classificar o jogo de perola.
A mim pessoalmente agrada-me e estou confiante que o futuro será ainda melhor já que a consola ainda é jovem e existem aí 3 ou 4 jogos que podem sem duvida impulsionar a Wii para novos patamares de originalidade (Madworld, Deadly Creatures, No More Heroes, De Blob), dedicação e inconformismo (The Conduit), inovação em user-content (Blast Works, já sei já sei, não é o Little Big Planet), peculiaridade (Captain Rainbow) bla bla bla.

Falta é ainda um ou dois jogos de corridas bons. Existem jogos medianos como o Pro Street e Ferrari Challenge, falta um excelente! Temos o Mario Kart que faz as delicias aos amantes de corridas (como eu), mas que num contexto de simulação vale zero.


Perante isto quero dizer que quero mais e melhor do que a lista de jogos que aqui coloquei e espero que isso aconteça, no entanto duvido muito que fique sem jogos interessantes para jogar e nem sequer falei dos jogos Wiiware, em que já existem algumas perolas (LostWinds, World Of Goo, etc).
Tocaste num aspecto interessante, acho que o conceito user-contente seria muito bem aplicado na wii juntamente com os miis, o little big planet teria mais logica ter vindo para a wii do que para a ps3. Jogos de corrida é algo faz muita falta na wii, ainda sonho com um jogo de corridos bom sem ser o maior kart :(.
Quanto a wiiware, tem saido bons jogos mas como sempre temos la shovelware.

Bem, é verdade que existem algumas companhias que fazem isso.. mas tens uma solução, fazes como eu e não compras jogos dessas companhias. Por exemplo, não tenho nenhum jogo Ubisoft! Respeito a Capcom, mas se aquele Dead Rising não melhorar nem sequer lhe toco! É pena porque é um jogo que me interessa.

Quanto as 3rd parties não venderem é mentira. As 3rd parties têm muito lucro com a Wii... algumas têm mais do que aquilo que deveriam ter já que só lançam jogos de maravilha. Isso das 3rd parties não venderem é um mito.
Infelizmente jogos shovelware, nao sei porque motivo, vendem e dao lucro as produtoras, e por muito que eu e tu, nao compremos nada a ubisoft, vai haver sempre alguem que vai comprar os seus jogos shovelware e os jogos hyped na 360(assassins creed, prince of persia). Eu tambem respeito muito a capcom e tou interessado no dead rising, alias ate me custa crer que o jogo vai sair com aqueles graficos, vindo da capcom. Quando dizia que as 3rd party nao vendem referia a jogos como zack and wiki, que foi e ainda é dos melhores na wii e que infelizmente nao vendeu assim tanto como se esperava


Lanças um ponto pertinente.. a quantidade de shovelware que vai aparecer só por causa do Wii Motion+... bem, há que melhorar o filtro :)
Neste ponto trocamos de posiçao, tu o pessimista e eu o optimista :D eu ainda nem tinha pensado nas possibilidades que isso nao dara aos MINI-GAMEZZZ , mas mesmo assim so posso esperar maravilhas de jogos de desporto e de acçao com movimentos 1:1 :drooling:.
 
Outro ponto que me esqueci de referir na wii: o suporte online
Toda a gente esta descontente com esse aspecto e com os friend codes, alem disso eu ainda nao me esqueci dos problemas que tive e que tenho a querer jogar brawl online (lag nao e algo aceitavel para mim num jogo destes).
 
Última edição:
*sigh*
A cada dia que passa menos me identifico com aquilo que é considerado um "hardcore gamer" esta geração. Aliás, eu até vou ao ponto de ter vergonha de ser chamado "hardcore" pela quantidade de disparares que ouço.

Para além de ser uma expressão pouco feliz, é muito mal aplicada. Basta jogar o FPS genérico do mês para poder pertencer á elite de jogadores que pensam que sabem o que é bom >__>
 
e passei um bom tempo com eles como referi no meu post.Quanto a jogos de Vc e Gamecube, nao podemos meter tudo no mesmo saco; sempre referi jogos da wii, e nao jogos antigos.
Eu não estava a meter no mesmo saco. A ideia de ter falado na VC e GC foi por ser uma mais valia e por eu não saber para onde me virar com os jogos e com os da Wii.
E na minha opiniao, quando uma consola com 2 anos e com a maior userbase de todas tem 15 jogos que valha a pena comprar(na minha opiniao) no meio
Lá esta, eu falei-te em 15 (tambem com o Wii Sports), mas que já sairam conto pelo menos uns 10.


Gostava de fazer uma comparaçao dos Rpgs da Wii com os da 360, mas a verdade é que nao vejo rpg's na wii (por enquanto) para poder fazer comparaçao.
http://forum.zwame.pt/tags.php?tag=wii-rpg
Alguns ainda não sairam, claro..

E admito que nesse ponto possa tar errado, nao me consigo lembrar de bons jogos de plataforma na 360 xD mas alem do galaxy, que mais jogos de plataforma bons temos na wii?
De Blob, Wario Land, Super Paper Mario, Sonic The Secret Rings, Dewy's Adventure, Sonic The Black Knight (ainda não saiu), Sonic Unleashed, Kore (ainda não saiu), Klonoa (ainda não saiu), jogos do Lego (Star wars Wars, Batman, Indiana Jones), Nights, Donkey Kong Jungle Beat (GC remake, sai no inicio do proximo ano), Mushroom Men (quase a sair), Lostwinds (Wiiware).
Assim de repente são estes que me lembro e parece-me que são tambem aqueles que valem a pena. Existem outros mais fracos, como é obvio.



- No More Heroes? é um excelente jogo por acaso
- Resident Evil 4? Remake, nao posso contar (apesar de ter saido muito bem na wii com a jogabilidade e graficos)
- The Legend of Zelda? o que temos é remake da gamecube
- Okami? Remake


Agora de repente nao me lembro mais,mas para dois anos acho triste haver poucos jogos que sejam feitos mesmo para a wii e nao considero sufeciente.
Quase a sair ou que já sairam:
Deadly Creatures, Madworld, Tenchu IV, Madworld, Fragile, Spyborgs, Sadness, Manhunt 2, Bully, etc.

Tens outros que embora tambem tenham elementos Survival Horror: Fatal Frame IV, Cursed Mountain, Obscure.

Eu tambem tenho esperanças que o the conduit abra os olhos das outras empresas, mas actualmente a situaçao é esta: temos o metroid prime 3, que é um fpa mas no entanto e um bom jogo, o mohh2 que nao é nada de especial, so se safa o multiplayer e o cod5 que ainda nao pode experimentar. Em 2 anos, a wii tem 3 fps que se possa considerar decentes.
Não posso discordar. Tens toda a razão. Vamos tendo uns shooters on-rails para disfarçar um bocadinho a situação, embora não tenha nada a ver.
Existem mais shooters, mas só esses são dignos de relevo.

Quem me dera a mim poder filtrar esta porcaria toda, a nintendo preocupa-se mais com o dinheiro.Nao tou a dizer que devessem banir todos os jogos shovelware e infantis, mas era bom que existisse um filtro para jogos shovelware(que infelizmente se vendem).
Isso tambem existia na PS2, alias, a PS2 tem shovelware até dar com um pau.

Mais uma vez, tamos a falar da situaçao actual da Wii e nao dos jogos que tao para vir, nao podes tar a dizer que isso é um catalogo gigante em tao pouco tempo, porque a maior parte desses jogos tao por sair.
A maior parte deles sai nos proximos meses, acho que é relevante falar neles.

Mas sim a Wii tem um grande catalogo de jogos em 2 anos, e nesses 2 anos quantos jogos e que se aproveitavaram? 20 para mim, 28 para ti com base naquilo que disseste (a quantidade de jogos que tens+ a quantidade de jogos que gostavas de ter).De que adianta ter 300 e tal jogos(tou a supor) e so 10% deles serem algo interessante? Quantidade nao significada qualidade mas isso ja e um bocado off-topic.
Sem duvida, mas 28 jogos parece-me mais que suficiente em 2 anos. Para quem compra os jogos e trabalho (onde o tempo fica reduzido), parece-me mais que suficiente. Quem faça pirataria e não faça mais nada da vida já não sei. Se realçar que quando falei nos tais 28 jogos não falei dos Wiiware... que vai dando para jogar bons jogos.

Quanto a quantidade vs qualidade, bem.. podes olhar para a PS2.. podes olhar para a DS! Estas duas consolas estão inundados de porcaria! No entanto têm uma grande quantidade de jogos excelentes..


no entanto, por cada jogo bom que saia, iram sair 10 ou 15 jogos maus.
Foi o mesmo que para a PS2 e é o mesmo para a DS.

Se fosses falar de jogos com qualidade duvidosa, a tua lista nunca mais acabava :lol:, no entanto nao podes tar a considerar um jogo de perola ou nao sem experimentar; muitos ai prometem claro, mas eu pelo menos prefiro experimentar antes de poder classificar o jogo de perola.
Acho que só falei de Wiiware como perola, o Lostwinds (que adoro) e o World Of Goo que da para jogar no PC (embora confesse que não joguei), mas perante aquilo que vi e do que li do pessoal, não há muito a enganar.


Tocaste num aspecto interessante, acho que o conceito user-contente seria muito bem aplicado na wii juntamente com os miis, o little big planet teria mais logica ter vindo para a wii do que para a ps3.
Para já tens o Blast Works, não é a mesma coisa.. mas ok.

Jogos de corrida é algo faz muita falta na wii, ainda sonho com um jogo de corridos bom sem ser o maior kart :(.
É uma falha sem duvida, mas já agora o pessoal gosta muito do Excite Truck. É arcade, mas já é algo mais do que o Kart.

Quanto a wiiware, tem saido bons jogos mas como sempre temos la shovelware.
Isso é normal, mas mesmo assim só chamaria shovelware a 3 ou 4 jogos.
 
*sigh*
A cada dia que passa menos me identifico com aquilo que é considerado um "hardcore gamer" esta geração. Aliás, eu até vou ao ponto de ter vergonha de ser chamado "hardcore" pela quantidade de disparares que ouço.

Para além de ser uma expressão pouco feliz, é muito mal aplicada. Basta jogar o FPS genérico do mês para poder pertencer á elite de jogadores que pensam que sabem o que é bom >__>

O que consideras um hardcore gamer? Na minha opinião um harcore gamer é alguém que joga um número grande de jogos, independentemente da idade ou que jogos são, não um tio que joga o jogo A ou B, que joga só ao PES, que joga sáo FPS's, considero um harcore gamer um jogador abrangente que dedica o seu tempo a muitos jogos de diferentes géneros.

Agora, vamos ser sinceros, o que é que o Wii music e o WiiFit dizem para grande parte da minha geração que gosta de jogos? É simplesmente ridiculo pensar que a Nintendo tem uma politica de mercado abrangente neste momento, eles tentaram ter um mercado abrangente tentado chamar as pessoas que tipicamente não jogam, mas com isto esqueceram-se do mercado de jogadores que estão nisto há anos. Eu vi a apresentação da nintendo quando anunciaram o WiiMusic e até ao anuncio do mesmo eu pensava: "ok, vão anunciar um novo kid icarus, kirbi ou algo completamente novo e revolucionário! mal posso esperar"
Assim que vi o WiiMusic eu pensei "WTF??? Isto não é um jogo, isto é um simulador de musica, com muito mau aspecto por sinal. quem me dera não ter ficado à espera".

A Nintendo esgotou os seus franchises de top nestes 2 anos, resta muito pouca coisa que possam fazer para puxar a consola cá para cima, isto para alguém que goste de jogar o tipo de jogos que eu costumo jogar (o Wario Land ainda me chama, mas tenho medo que seja inferior ao que tenho aqui para o comparar, o Wario Land original e o 4...).

Já agora, como foi referido, não é pelo comando que o jogo vai ser mais revolucionário, apesar de que ter à disponibilidade um comando com as caracteristicas do da Wii é sempre um bom começo, para certos jogos.
Dou-vos um exemplo, não gostei do Metroid e adoro o Halo 3, odiei o Gears of War e adoro o RE4, e sinceramente a jogabilidade tem muito haver com o gostar ou não destes jogos que disse anteriormente.
 
O que consideras um hardcore gamer? Na minha opinião um harcore gamer é alguém que joga um número grande de jogos, independentemente da idade ou que jogos são, não um tio que joga o jogo A ou B, que joga só ao PES, que joga sáo FPS's, considero um harcore gamer um jogador abrangente que dedica o seu tempo a muitos jogos de diferentes géneros.

Para começar o termo "hardcore" só se devia aplicar ao número reduzido de pessoas que fazem o que for preciso para jogar o que querem; importar jogos de nicho de fora, gastar dinheiro em periféricos caros (Arcade units, sticks, etc...), construir grandes colecções, obcecar por determinado género de jogos, dedicar MUITO do seu tempo a jogar (se calhar até demais) etc...

Mas, de uns anos para cá, basta jogar os jogos mais bem pontuados no metacritic, e torcer o nariz quando "jogo casual Y" é mencionado (como Wii Music) que é logo "hardcore".

Mas pronto, vamos considerar que o jogador "tradicional" (eu e grande parte dos que por aqui aparecem) é agora considerado hardcore.

O jogador hardcore (nós, pelos vistos) devia ser aquele que está aberto a novas ideias, é aquele que não se deixa levar por modinhas e mentalidade de fóruns e sabe apreciar ideias novas mesmo que sejam aplicadas num jogo de nicho ou até num jogo imperfeito. È aquele que se está pouco marimbando para a quantidade de shaders que o space marine têm aplicado no fato e não têm problemas nenhuns em pegar num jogo clássico da PS1 e Saturn e divertir-se sem pensar "ughh que gráficos horriveis" . É também aquele que devia ser mais receptivo á mudança, especialmente quando a industria parece querer apenas oferecer mais do mesmo.

Agora, vamos ser sinceros, o que é que o Wii music e o WiiFit dizem para grande parte da minha geração que gosta de jogos?

São jogos de convívio propositadamente feitos para serem mais relaxados e apreciados em curtos espaços de tempo. Eu, por exemplo, adoro jogar Buzz! ou WiiSports com amigos.
Não vejo problema nenhum com isso, nem sinto que o meu "estatuto" de gamer esteja em perigo por isso. Eu gosto de um bom e elaborado prato de comida, mas isso não me impede de saber apreciar uma coisa mais leve.

É simplesmente ridiculo pensar que a Nintendo tem uma politica de mercado abrangente neste momento, eles tentaram ter um mercado abrangente tentado chamar as pessoas que tipicamente não jogam, mas com isto esqueceram-se do mercado de jogadores que estão nisto há anos
*déjà vu*

Olha, vamos ser sinceros. Se olhasses para o que a Nintendo fez em 2007 e primeira metade de 2008 não dizias isso, certo?
Vejamos o que eles lançaram até agora:

-Metroid Prime 3 Corruption
-Zelda Twilight Princess
-Super Mario Galaxy
-Super Paper Mario
-Excite Truck
-Mario Strikers
-Battallion Wars 2
-Super Smash Bros Brawl
-Mario Kart Wii
-Fire Emblem
-Pokemon Revolution
-Wario Land Shake Dimension
-Disaster Day of Crisis
-Animal Crossing

VS.

-Wii Music
-Wii Sports (vem com consola)
-Wii Play (vem com comando)
-Wii Fit

Ou eu ando com problemas de visão ou estou a ver muitos mais jogos típicos da Nintendo do que Wii ____.
A verdade é esta, a Nintendo teve um final de 2008 sinceramente fraco (e teve pouca sorte com muitos jogos third party a serem adiados para 2009), e como de costume a malta dita "hardcore" começa a agir como seria de esperar e começam a mostrar memória selectiva no que toca ás prestações da Nintendo (parece que 2007 nunca aconteceu).

Também é verdade que há muita gente que ainda não engoliu o facto de a Nintendo não ter feito um clone da 360/PS3 e, não admitindo terem problemas com isto, descarregam esse grudge em desculpas estúpidas e afirmações inventadas. Enfim...
^ Atenção: Falo de um modo geral. Não digo que isto se aplique a ti.

Eu vi a apresentação da nintendo quando anunciaram o WiiMusic e até ao anuncio do mesmo eu pensava: "ok, vão anunciar um novo kid icarus, kirbi ou algo completamente novo e revolucionário! mal posso esperar"
Assim que vi o WiiMusic eu pensei "WTF??? Isto não é um jogo, isto é um simulador de musica, com muito mau aspecto por sinal. quem me dera não ter ficado à espera".

Hmm, o mesmo E3 que eles disseram que iriam usar para atrair os média e focar nos jogos para a o mercado expandido?
Pois, se calhar devias ter visto a conferência que houve á uns meses atrás onde se focaram nos jogos "hardcore" e anunciaram para 2009:

-Sin and Punishment 2
-Punch Out!
-Cosimc Walker
-Dinamic Slash
-Fatal Frame 4
-Forever Blue
-Another Code
etc...

E mencionaram vezes sem conta que as equipas do Galaxy e Zelda estão a trabalhar em novos jogos.
Também já foi mais que dado a entender que existe um Kirby, Kid Icarus (?), Pikmin 3, novos RPGs da MonolithSoft, novo jogo Retro a serem produzidos. A equipa que produz os Wii Games é, por incrível que te possa parecer, das mais pequenas de todas. Achas mesmo que todas as outras andam a dormir?

Resumindo:

2ª parte de 2008 fraco = Fanrage, fim do mundo, abandonaram-nos, etc...

A Nintendo esgotou os seus franchises de top nestes 2 anos, resta muito pouca coisa que possam fazer para puxar a consola cá para cima, isto para alguém que goste de jogar o tipo de jogos que eu costumo jogar (o Wario Land ainda me chama, mas tenho medo que seja inferior ao que tenho aqui para o comparar, o Wario Land original e o 4...).

Star Fox, Pikmin, WaveRace, 1080, F-Zero e Zelda Wii ainda não sairam. E nada lhes impede de fazer sequelas ou novos IPs. O que não faltam por aí são rumores credíveis e semi-confirmações. Como já disse, o pessoal que faz Zeldas, Marios, Metroides, Baten Kaitos não andam a dormir. E de certeza que não estão todos a trabalhar no Wii Sports 2.

Já agora, como foi referido, não é pelo comando que o jogo vai ser mais revolucionário, apesar de que ter à disponibilidade um comando com as caracteristicas do da Wii é sempre um bom começo, para certos jogos.

Se não é pelo comando então ainda menos é pelos gráficos ;).
Se vamos ser selectivos no que chamamos de revolucionário então está tudo no conceito. É claro que um comando diferente ajuda, e muito, o impacto que esses novos conceitos podem ter.

Dou-vos um exemplo, não gostei do Metroid e adoro o Halo 3, odiei o Gears of War e adoro o RE4, e sinceramente a jogabilidade tem muito haver com o gostar ou não destes jogos que disse anteriormente.

Eu odeio shooters controlados com analógicos, logo, nem consigo começar por compreender como consegues gostar da jogabilidade de um jogo como o Halo 3 e não do Metroid Prime 3.
 
Para mim, a Wii não é suficientemente boa. 2 anos que se resumem a uma palavra: meh.



(sim, tenho o mario galaxy, zelda, smash bros, paper mario, metroid, e são de facto experiências únicas. Mas são os únicos atractivos da consola, e para quem joga longas horas é pouco. IMO claro!)
 
Back
Topo