2 Anos de Wii, o que tens a dizer?

Eu não estava a meter no mesmo saco. A ideia de ter falado na VC e GC foi por ser uma mais valia e por eu não saber para onde me virar com os jogos e com os da Wii.
Eu percebo-te nesse aspecto, comprei uma carrada de jogos vc e nem tenho paciencia para os jogar :-D é uma boa valia da wii, mas nao consigo incluir isso na lista de jogos que saem para a wii porque no fundo sao jogos antigos originais :p.
Lá esta, eu falei-te em 15 (tambem com o Wii Sports), mas que já sairam conto pelo menos uns 10.
Não percebi bem ao que te referias aqui.
Dessa lista, ve quantos jogos ja sairam :p á 1º vista vi o opona (um rpg fraco como ja referi) e o baroque, que é um port de um rpg da ps2 que tambem é fraco

De Blob, Wario Land, Super Paper Mario, Sonic The Secret Rings, Dewy's Adventure, Sonic The Black Knight (ainda não saiu), Sonic Unleashed, Kore (ainda não saiu), Klonoa (ainda não saiu), jogos do Lego (Star wars Wars, Batman, Indiana Jones), Nights, Donkey Kong Jungle Beat (GC remake, sai no inicio do proximo ano), Mushroom Men (quase a sair), Lostwinds (Wiiware).
Assim de repente são estes que me lembro e parece-me que são tambem aqueles que valem a pena. Existem outros mais fracos, como é obvio.
Nesse aspecto tenho de admitir que esqueci do De Blob,Wario Land,Sonic and The Secret Rings,Dewy's Adventure e do Sonic Unleashed que por acaso sao bons jogos de plataformas; agora o resto ainda nao saiu.




Quase a sair ou que já sairam:
Deadly Creatures, Madworld, Tenchu IV, Madworld, Fragile, Spyborgs, Sadness, Manhunt 2, Bully, etc.
O manhunt 2 teve um grande polemica mas no fundo foi so isso, teve reviews fracas, o bully esse e um bom jogo mas nao passa de um port da ps2; mais uma vez, aqueles que nao sairam nao convem tar a falar :p.

Tens outros que embora tambem tenham elementos Survival Horror: Fatal Frame IV, Cursed Mountain, Obscure.
Felizmente a wii nesse aspecto parece que se ira safar bem, tamos a ter bons jogos de terror a caminho da consola (so falta um silent hill :D)

Isso tambem existia na PS2, alias, a PS2 tem shovelware até dar com um pau.
Nisso concordo, mas mesmo assim tenho a impressao (corrijam-me se tiver enganado) que a ps2 nao levava com tanto shovelware tal como a wii esta a levar.


A maior parte deles sai nos proximos meses, acho que é relevante falar neles.
É e nao é, porque tamos a falar da situaçao actual da wii, tamos a falar dos dois anos desde que a wii saiu ate agora :p.


Sem duvida, mas 28 jogos parece-me mais que suficiente em 2 anos. Para quem compra os jogos e trabalho (onde o tempo fica reduzido), parece-me mais que suficiente. Quem faça pirataria e não faça mais nada da vida já não sei. Se realçar que quando falei nos tais 28 jogos não falei dos Wiiware... que vai dando para jogar bons jogos.
Eu tambem trabalho, tento conciliar com os estudos(tou a acabar o 12º) e por vezes o tempo é escasso para os jogos; no entanto esperava mais da wii com a sua populariadade.

Quanto a quantidade vs qualidade, bem.. podes olhar para a PS2.. podes olhar para a DS! Estas duas consolas estão inundados de porcaria! No entanto têm uma grande quantidade de jogos excelentes..
Concordo, mas continuo a ter a impressao que a wii consegue ter mais porcaria que a ps2 e a ds tem :p.


Acho que só falei de Wiiware como perola, o Lostwinds (que adoro) e o World Of Goo que da para jogar no PC (embora confesse que não joguei), mas perante aquilo que vi e do que li do pessoal, não há muito a enganar.
Sao ambos excelentes jogos, principalmente o World of Goo, o lostwinds peca pela longevidade


Para já tens o Blast Works, não é a mesma coisa.. mas ok.
Sao jogos diferentes, o LBP da-te uma liberdade maior alem que e muito mais facil partilhar conteudos do que sera em qualquer jogo na wii devido ao friend code.
 
Mal vi esta thread aberta há uns dias vi logo quem é que viria para aqui. De facto a industria dos video jogos mudou bastante... isto tem sempre vantagens e desvantagens.

Hoje em dia parece que dizer que não se gosta da Wii é uma prova de virilidade. E até é compreensível... agoa que os video jogos são algo mainstream, afirmar-se nesse meio é como afirmar-se perante todos, enquanto há algum tempo atrás não era assim. Como no anúncio... eu ainda sou do tempo em que os "hardcore" eram "nerds", e não "gajos fixes". E também sou do tempo em que jogar não tinha de ser um trabalho, e que nos podíamos perfeitamente englobar neste mundo apenas e só divertindo-nos.

Anyway... indo mais directo ao tema, o que tenho a dizer é acima de tudo obrigado. À Nintendo, pelos belíssimo software que nos dá regularmente e a algumas third parties que contribuem para que esta roda não pare (embora ainda falte um pouco para estar no ponto). Da Wii em si pouco tenho a dizer... é apenas um pedaço de plástico (por acaso bonito e não barulhento) que corre alicações que me interessam.

Tenho as 3 consolas desta geração, sem dúvida que a Wii foi aquela que melhores momentos me proporcionou, offline ou online, quer pelas características da mesma/dos jogos da mesma, quer por várias circunstâncias que foram ocorrendo. Por vezes quando digo isto dizem-me que o digo por preferir a Nintendo... bem, até pode ser verdade, mas se assim é por alguma razão o é. E dado que a Wii é a primeira consola Nintendo que tive, e sempre tive/convivi com o universo Sega e Sony, essa preferência só pode vir desta geração.

Enfim... as coisas só podem melhorar daqui para a frente, e dado que estou bastante satisfeito até agora... keep them coming ;)
 
São jogos de convívio propositadamente feitos para serem mais relaxados e apreciados em curtos espaços de tempo. Eu, por exemplo, adoro jogar Buzz! ou WiiSports com amigos.
Não vejo problema nenhum com isso, nem sinto que o meu "estatuto" de gamer esteja em perigo por isso. Eu gosto de um bom e elaborado prato de comida, mas isso não me impede de saber apreciar uma coisa mais leve.

Não vejo o Wiifit como sendo de convivio, e o WiiMusic é fraquissimo (a meu ver) para esse efeito. Já o WiiPlay e WiiSports são brilhantes, tal como o buzz e o singstar.

-Metroid Prime 3 Corruption
-Zelda Twilight Princess
-Super Mario Galaxy
-Super Paper Mario

-Excite Truck
-Mario Strikers
-Battallion Wars 2
-Super Smash Bros Brawl
-Mario Kart Wii

-Fire Emblem
-Pokemon Revolution
-Wario Land Shake Dimension
-Disaster Day of Crisis
-Animal Crossing

Só me despertaram interesse os que pus a bold (metade da lista), mas considerando esses jogos e todo o potencial da consola não vejo "quantidade de qualidade" suficiente.

E mencionaram vezes sem conta que as equipas do Galaxy e Zelda estão a trabalhar em novos jogos.
Também já foi mais que dado a entender que existe um Kirby, Kid Icarus (?), Pikmin 3, novos RPGs da MonolithSoft, novo jogo Retro a serem produzidos. A equipa que produz os Wii Games é, por incrível que te possa parecer, das mais pequenas de todas. Achas mesmo que todas as outras andam a dormir?

Resumindo:

2ª parte de 2008 fraco = Fanrage, fim do mundo, abandonaram-nos, etc...

O que é facto é que para mim só saiu um jogo realmente bom, nos últimos tempos, o Wario, mais nada.
Esses jogos estão prometidos mas... continuo a não me sentir entusiasmado, é a minha opinião pessoal.

Se não é pelo comando então ainda menos é pelos gráficos ;).
Se vamos ser selectivos no que chamamos de revolucionário então está tudo no conceito. É claro que um comando diferente ajuda, e muito, o impacto que esses novos conceitos podem ter.

Vou tentar explicar-me melhor porque claramente não me entendeste. Não é pelo simples facto da Wii ter o comando que tem que um determinado jogo vai ser revolucionário, isto é, não podemos assumir que porque a Wii tem o comando que tem o jogo vai automaticamente ser algo revolucionário. O que quero dizer é que o comando muitas das vezes é mal usado, e por vezes torna-se até um fardo a falta de um comando mais normal, de base com a consola.

Eu odeio shooters controlados com analógicos, logo, nem consigo começar por compreender como consegues gostar da jogabilidade de um jogo como o Halo 3 e não do Metroid Prime 3.

Opiniões. Também pensava não vir a gostar de jogar por estar muito habituado ao meu rato e teclado, mas o que é facto é que acabei por me habituar e gosto. no entanto não me sinto contortável a jogar TPS com o analógico, daí o GOW e o Lost Planet já não fazerem parte da minha colecção.

BTW, não estou a dizer que a Wii é um fracasso, uma consola com o sucesso dela não pode ser rotulada de fracasso! Agora, acho que lhe faltam algumas coisas que me pareceram irrelevantes na altura começam a faltar agora:
- Um comando mais normal para jogos onde o Wiimote simplesmente não funciona (ou pelo menos relançarem o WaveBird e vir 1 com cada consola)
- Um disco rigido, interno ou externo mas sem ser por USB que com quantidades de informação maiores se torna lento
- Mais jogos de qualidade em vez de quantidade. A Nintendo tem uma liderança de mercado extrema e basicamente tem dinheiro que nunca mais acaba (pelo menos pelo que tenho lido/visto), chega de vender licenças ao desbarato e de baixar a fasquia da qualidade...
- Melhores DLC. Eu dificilmente compro um jogo versão Wii se o mesmo houver para a 360, porque sei que o da 360 tem a possibilidade de Updates e de adicionar muito mais coisas, na Wii isso é raro (ou inexistente para os jogos que tenho por exemplo).
- Um update de hardware (este é pedir de mais, e é a última medida de todas as que eu pediria mas...) O único motivo que vejo para haver empresas a apostar mais na PS3 e Xbox 360 neste momento é mesmo só por este ponto, porque sendo a wii a galinha dos ovos de ouro que tem sido não vejo outro motivo para não querer entrar na festança. Agora, para os fans do Wiimote neste tipo de jogos (ignorem o facto de eu gostar ou não porque vou falar de ambos os casos), o que achariam de um Bioshock, GTA IV, Forza/GT look-a-like... Além de que deste modo deixariam de haver tantos ports ranhosos da PS2 (outra coisa que me tem chateado)...
 
Última edição:
Mal vi esta thread aberta há uns dias vi logo quem é que viria para aqui.

Tavas a contar comigo, não?! lol :D

Em relação ao tema, vou tentar ser directo mas longo como é hábito. O sucesso que a Wii leva nestes dois anos de vida não está representado no seu catálogo. A isto deve-se acima de tudo um não-apoio á Wii por parte de vários developers e a preguiça aguda de outros.

Jogos dignos do hardware de uma PS2 (existem alguns que eu até diria que eram anteriores), títulos que têm direito a versões PC, XBox360, PS3, DS, PSP e não existem na Wii, enfim, é muito o "lixo" que existe no catálogo da Wii. O principal problema disto é quando incluimos no "lixo" jogos que prometiam imenso e/ou tiveram sucesso em outras plataformas feitos por developers de respeito.

A PlayStation 2 tem também a sua dose de lixo, é um preço a pagar pelo sucesso, mas sejamos honestos, a taxa/percentagem/relação de lixo/qualidade era mais equilibrada, e os seus jogos revelavam um minimo esforço por parte dos developers. Estamos a falar de uma consola que foi durante toda a sua vida alvo de criticas em relação á sua dificil programação (isto para não falar da pirataria), e tudo isto não impediu a mesma de obter exclusivos que ainda hoje são alvo de cobiça de muita gente, e versões de tudo o que é jogo (nem que fosse preciso capar o jogo a 50%).

Já agora aproveito para relembrar ao pessoal que mesmo com todos os seus defeitos os jogos multiplataforma pareciam sempre melhores na PS2 quando comparados com a GameCube. Jogos como as sagas Need For Speed e Splinter Cell são um nojo na GC enquanto que na PS2 tinham um aspecto óptimo (tendo em conta a tão aclamada péssima programação - não são palavras minhas, são dos próprios developers).

Ou a minha inteligencia é limitada, mas serei só eu a ver uma anti-lógica em redor da PS2?! A resposta para justificar tudo isto que disse é resumida a uma simples palavra: "Esforço". Com a consola da Sony esforçavam-se e com a outra brincavam (falo da que tenho - GameCube). Com a Wii vejo a mesma falta de esforço que algumas sagas tiveram na GameCube. Se o espaço disponivel em disco para jogos GC (1.36GB) ainda podia ser usado como desculpa (uma vez que o hardware era óptimo), que argumentos vão usar para justificar certos cancros da Wii?!

Quando temos várias developers a usar a Wii como angariadora de fundos para investir em Jogos Enormes que só estão disponiveis nas rivais ... algo vai mal meus amigos. A Wii é claramente a líder de mercado, mas só tem o nome, falta-lhe o proveito por muito que custe admitir.

Claro que existe sempre aquela mania de pensar que o cozinhado da vizinha é sempre melhor, mas quando dou um salto á secção da Microsoft, Sony e PC vejo em 10 tópicos mais jogos que me despertam interesse do que em 30 na secção Nintendo, bem, confesso que fico assustado. Arrependido de ter a Wii?! Não, mas confesso estar apreensivo com certas situações, principalmente a inveja criada ao ver certos títulos da PS3 e da XBox360 (em relação ao PC estou descansado, pois tenho uma torradeira minimamente capaz de jogar os títulos que vão saindo).

Todos nós sabemos que a Wii leva uma grande vantagem em relação ás rivais, mas comparando directamente só e apenas o catálogo das 3 todos nós devemos questionar-nos "Porque uma diferença tão grande?!". Eu tenho dois factores nos quais eu aposto para justificar isto, mas vou guardá-los para mim, pois já estaria a fugir do tema.

Tocando no assunto do "hardcorismo", eu nunca usei as famosas expressões Hardcore e Casual Gamers (usei uma vez a casual, mas foi para discutir outro assunto), pois não concordo com as mesmas, ou pelo menos, com a defenição das mesmas. Por vezes dá a sensação que para 80% do pessoal um hardcore gamer é um tipo que só joga jogos com sangue ou blockbusters e os outros que preferem jogos mais animados são chamados de casual gamer. Para mim só existe isto: pessoas que gostam de jogar e andam minimamente informadas sobre este mundo, e aqueles que pouco ligam a jogos e só conhecem "playstations".

Não querendo classificar jogadores, há um grande nicho de mercado que a Nintendo ainda não conseguiu sequer atrair e a este ritmo nunca o irá conseguir. Se tentarem corrigir esta falha (só e apenas esta) talvez o cenário mude imenso.

Não peço um mónopolio da Nintendo/Wii, apenas peço um apoio/catálogo proporcional ao sucesso da consola, coisa que decididamente não aconteceu nestes 2 anos de vida.
 
Última edição:
No meu caso, não poderia estar mais contente com a consola. :)
Comprei-a a 30 de Abril, tenho 14 jogos para ela (fora os de gamecube), 3 ou 4 que já sairam em vista, e outros tantos em vista de sairem. Comprei a consola devido a 2 motivos principais: os controlos revolucionários e o catálogo 1st party.
Dos controlos não vale a pena falar, eles falam por si, e ao permitir o uso alternativo de classic controllers/gamecube controllers em grande parte dos jogos, sem contar com a compatibilidade com os jogos de gamecube, dos quais tenho bastantes, foi uma grande mais-valia.
Quanto aos jogos, mesmo hoje depois de anos passados sobre a saída das 3 consolas, não me estou a lembrar de UM único exclusivo PS3 que me faça pensar "gostava de ter a consola só pra jogar isto", e com a X360 o mesmo, talvez à excepção dos jogos da Rare.
Atenção, não estou a negar a qualidade desses exclusivos, há alguns muito bons mesmo, apenas PARA MIM não são muito interessantes.
É triste algumas editoras ainda tratarem a wii como uma "consola pra putos", e não colocarem o esforço que a consola merece na produção dos jogos para esta, sejam exclusivos ou ports de outras consolas.
Quanto ao lixo que há hoje em dia para a consola, parece que a Nintendo passou do 8 ao 80 na filtragem dos jogos. Se nos tempos da gamecube havia grande filtragem, talvez exagerada, com a wii parece que basta umas linhas de código para o jogo passar :p
Espero pacientemente alguns 1st party (Zelda, Pikmin 3, ou até um donkey konga! :D), enquanto não chegam vou jogando o que tenho por aqui, e que ainda têm muito pra dar, já que o tempo para jogar não é muito. :)
 
Cada vez tenho menos paciencia pa ler este topic ... lol

Estão com textos enormes e opiniões extremamente fundamentadas quando no final de contas não passa tudo de uma questão d e gostos.

Cumps
 
Há dois pontos que me metem confusão:

- queixarem-se que a consola está às moscas mas não comprarem jogos... pudera...

- queixarem-se da falta de jogos de qualidade, especialmente third party, mas depois não teem jogos como o Boom Blox, Zack & Wiki ou de Blob (especialmente este último, que é simplesmente fantástico e entraria na minha lista para GOTY).
 
Acho que é um bocado como o cronic disse, a consola é mais fraca a nivel de hardware, tem um sistema de controlo inovador e um catalogo mais casual e com mais lixo que as outras é um facto!

Mas eu comprei a wii pela inovação e até agora estou satisfeito, continuo a comprar e tenho ainda muitos outros que quero comprar!
Quem não gosta não come, o on-line é fraco e o armazenamento é limitado, coisas que estão a ser resolvidas.

O wiimote acaba por ser bastante limitado e espera-se que o wiimotion plus remedeie, coisa que me desiludiu mas ainda espero boas coisas da consola.

Eu optei por ela pela inovação, facilidade de quick play bursts e party com amigos em casa.
 
- queixarem-se da falta de jogos de qualidade, especialmente third party, mas depois não teem jogos como o Boom Blox, Zack & Wiki ou de Blob (especialmente este último, que é simplesmente fantástico e entraria na minha lista para GOTY).

Desses 3 joguei ao Zack & Wiki só.
Gostei bastante até porque gosto desse tipo de jogos de puzzle (da mesma forma que adorei o piccross DS), mas achei o jogo curto e não me deu vontade de repetir os puzzles só para ter uns extras. Não o compraria novo, nem para a colecção simplesmente por isso.
Tenho de dar uma vista de olhos nesses 2 jogos então, mas a minha opinião quanto ao GOTY dificilmente muda, o GOTY é o Megaman 9 :D
 
Desses 3 joguei ao Zack & Wiki só.
Gostei bastante até porque gosto desse tipo de jogos de puzzle (da mesma forma que adorei o piccross DS), mas achei o jogo curto e não me deu vontade de repetir os puzzles só para ter uns extras. Não o compraria novo, nem para a colecção simplesmente por isso.
Tenho de dar uma vista de olhos nesses 2 jogos então, mas a minha opinião quanto ao GOTY dificilmente muda, o GOTY é o Megaman 9 :D

Curto? Mínimo 15/16h... e duvido muito que o consigam sem ajuda. Fora todos os extras e tesouros para descobrir.

Há muito mas mesmo muito poucos jogos nas outras consolas com esta longevidade.

Tavas a contar comigo, não?! lol :D
Sinceramente, estava admirado por ainda não teres aparecido... :D
 
Não vejo o Wiifit como sendo de convivio, e o WiiMusic é fraquissimo (a meu ver) para esse efeito. Já o WiiPlay e WiiSports são brilhantes, tal como o buzz e o singstar.

Estava a ser objectivo, o Wii Music é um jogo de convívio. Agora se é bom ou não, não sei porque nunca o joguei. Se já o jogaste então tens direito á tua opinião, mas isso não faz com que deixe de ser um jogo de convívio.

Só me despertaram interesse os que pus a bold (metade da lista), mas considerando esses jogos e todo o potencial da consola não vejo "quantidade de qualidade" suficiente.

Tu tens noção de que a lista que ali pus é exclusivamente de jogos da Nintendo, os third parties como NMH, Z&W, etc foram propositadamente ignorados porque estava a tentar provar o meu ponto de vista. Uma empresa fez aquilo tudo que ali vês e mesmo que muito do que está ali não te interesse, a qualidade está lá.
Puseste em bold 7 jogos, todos eles 1st party, se encontrares outra que produza tantos jogos com o mesmo nível de qualidade no mesmo espaço de tempo diz-me, porque eu não conheço nenhuma que chegue perto sequer.

O que é facto é que para mim só saiu um jogo realmente bom, nos últimos tempos, o Wario, mais nada.
Esses jogos estão prometidos mas... continuo a não me sentir entusiasmado, é a minha opinião pessoal.
Exacto, e tens o direito á tua opinião. Mas a Nintendo continua a mesma de sempre, se estás desapontado com o que fazem agora então andas desapontado á muito tempo.

Se estás desapontado com a falta de jogos neste final de ano também tens toda razão, agora esticar isso pelos dois anos de vida da consola é que não, 2007 foi um ano fantástico.

Vou tentar explicar-me melhor porque claramente não me entendeste. Não é pelo simples facto da Wii ter o comando que tem que um determinado jogo vai ser revolucionário, isto é, não podemos assumir que porque a Wii tem o comando que tem o jogo vai automaticamente ser algo revolucionário. O que quero dizer é que o comando muitas das vezes é mal usado, e por vezes torna-se até um fardo a falta de um comando mais normal, de base com a consola.

Entendi perfeitamente o que disseste. E digo outra vez, substitui "comando" por "gráficos" ou um outro qualquer elemento isolado e vais ver que também se aplica. Um jogo não é bom, ou revolucionário, só por causa do comando, gráficos, som, etc, é um conjunto de coisas.
Também não estou a ver o que é que o facto do comando ser mal utilizado por alguns tem a ver com a Nintendo pois os seus jogos são dos que melhor tiram proveito dele.
Mas isto é tudo irrelevante se achas que o Wiimote não beneficiou um jogo como o Metroid Prime 3 ou FPS's em geral. A maioria das pessoas acha que beneficiou substancialmente, mas para ti o que interessa é naturalmente a tua opinião, e se realmente achas aquilo que dizes então a Wii, e aquilo que ela oferece, não para ti.

Opiniões. Também pensava não vir a gostar de jogar por estar muito habituado ao meu rato e teclado, mas o que é facto é que acabei por me habituar e gosto. no entanto não me sinto contortável a jogar TPS com o analógico, daí o GOW e o Lost Planet já não fazerem parte da minha colecção.

A diferença é que eu tive três gerações para me habituar a FPSs em analógicos e continua a não me convencer minimamente. Não sei quanto tempo dedicaste ao MP3 mas como qualquer interface nova, existe um periodo de habituação que varia de pessoa para pessoa.

-------------
edit: Se calhar estou me a expressar de uma forma um bocado áspera. Tenho que começar a pôr smileys para não parecer tão sério :D
 
Última edição:
Só respondendo ao pessoal:

Cronic, quando estamos a ter uma conversa sobre algum tema que nos interesse, não será certamente uma opinião mais longa que vai diminuir o interesse na discussão. O meu texto não se resume a uma questão de gostos (embora este factor esteja claramente presente como seria de esperar), levanta algumas questões que penso ser interessantes. É preferivel um texto longo e fundamentado do que umas postas de pescada sem qualquer fundamento.

Eu gosto de ler opiniões longas e bem fundamentadas, por vezes até nos fazem concordar com algo que não concordavamos - esperando anciosamente pela opinião do I_Eat_All :D

Dazkarieh, meu amigo (penso que posso tratar-te assim, lol), eu informo-me sobre os jogos e expremento 90% dos mesmos (falo do catálogo todo da Wii) pois tenho acesso ao mesmo, e até pode ser uma questão de gostos muito únicos, mas são poucos os jogos que realmente mereceram o meu dinheiro - o último foi o Disaster.

Dos 3 jogos que referis-te no teu segundo ponto, estão todos como é óbvio na minha lista de jogos, sendo o De Blob a maior supresa que tive pela sua elevada qualidade quando não esperava nada do mesmo.

Eu quando refiro que não acho o cenário agradável para estes 2 anos de Wii, e sempre que o fiz, foi sempre tendo em conta o sucesso da mesma, e o que vai saindo para as segundas classificadas. A Wii já tem alguns jogos bons (eu já tenho uns 16, ou mais, que acho que realmente merecem ser comprados), mas penso que o seu sucesso devia reflectir um cenário mais cor de rosa :D e um maior apoio e esforço por parte de certos developers.
 
Última edição:
Grande post Daz ^^

Eu estou muito muito contente com a Wii, nunca tive tantos jogos em tão pouco tempo para uma consola e gosto deles todos, sem contar com os que já sairam, quero e ainda não tenho. Não posso dizer k esteja desiludido com certos problemas de adaptação e de 3rd parties porque era mais que óbvio que iam acontecer depois de saber o que havia para saber sobre a Wii. Muitas situações são tristes e de reprimir, mas não me surpreendem.
Não me interessa o que os fãs desiludidos por a Nintendo não passar a ser uma MS ou Sony dizem ou acham, para mim o tipo de jogos que tem saído na Wii diverte-me muito mais do que o comum nas outras e quando preciso do que a Wii não tem, tenho sempre a 360,PC,DS, PS2, etc...

Sinceramente, mesmos quando não são necessários, os controlos com movimentos, a não ser que sejam muito mal feitos divertem-me bastante e mete-me confusão pegar em comandos sem IR e que dêm para ter as mãos afastadas. Jogar qualquer jogo em que seja preciso apontar com um analog é um martírio.

Todos os 1st party para mim têm sido os melhores das respectivas séries para mim, talvez com a excepção do Metroid que não consigo decidir se prefiro ao 1º Prime (também não preciso), saíram mais rapidamente do que nunca e apesar das 3rd party precisam de levar uns bons murros, já fizeram óptimos jogos e estão a suportar mais do que suportavam antes. Estou-me pouco lixando se tem muito shovelware, também a PS2, PS1 e SNES tinham, não me afecta.

Graficamente é uma pena poucos se esforçarem, porque se até na GC há jogos lindíssimos, na Wii deveria haver muito mais, tendo em conta que a arquitectura já deveria ser bem conhecida. Enfim, era de esperar tendo em conta que a PS2 continua a vender.

Não ligo muito ao online, já lá vão os dias em que lhe dava mais importância e a Nintendo está a arriscar muito pouco, para mim o maior problema é mesmo ser preciso friend codes para cada jogo, se fosse só o da Wii não tinha tantos problemas. De qualquer maneira pouco me afecta e o Wii Music proporciona-me uma experiência online que nunca tinha tido e que estou a adorar.

O que falhou mesmo muito até agora e o que me queixo mesmo, se bem que até agora não me deu muito transtorno foi a inflexibilidade da Nintendo no que toca a armazenamento. Sinceramente, com tantos jogos VC e WiiWare bons não consigo perceber o que é que eles tinham na cabeça.

Basicamente, nunca, mas mesmo nunca houve um momento em que não tivesse jogos bons para jogar e irrita-me a tremenda falta de informação das pessoas e acima de tudo falta de perspectiva. Uma coisa é não haver jogos que interessam por questões de gosto, outra é dizer que há falta de quantidade de qualidade. Era como eu dizer que a 360 não tem um line up de qualidade, simplesmente porque grande parte dos jogos não me interessam muito, ou só compro a preços mais baixos, porque de outra forma não me valiam o dinheiro. Tem jogos bons e de qualidade, mas muitos não me interessam. Uma coisa não invalida a outra. Disfarçar os posts com um "IMO" ou "na minha opinião" (por disfarçar não estou a dizer que toda a gente faça isso de propósito ou que sequer pense nisso, é só uma expressão) para depois escrever coisas que têm pouco de subjectivo não me agrade muito :P Quem só pode ter uma consola, há que ver melhor a coisa, mas de facto ter uma Wii e uma PS3/360 é uma categoria :P

Mas o problema não é meu, visto que eu posso continuar a jogar o que gosto e a Nintendo tem imenso dinheiro, logo não vão deixar de fazer jogos que eu gosto :P Óptimos 2 anos e que continue a bombar.


Necrom isso da filtragem (Nintendo Seal of Quality, etc) é um mito, não há nem houve recentemente (e até quando surgiu, havia algumas exigências, mas shovelware saía à mesma) qalquer tipo de filtragem em termos de qualidade, os jogos simplesmente têm que obdecer a standards para serem licensed, tipo não crasharem à 1ª em todos os DVDs sem excepção. Na GC simplesmente não faziam os jogos porque não tinham interesse económico em fazê-lo.

Rexobias, desculpa lá, mas nem smpre as versões PS2 eram ou pareciam melhores do que as GC. Grande parte das vezes nem havia versões GC xD Mas há jogos que são superiores na GC sem dúvida.
 
Cada vez tenho menos paciencia pa ler este topic ... lol

Estão com textos enormes e opiniões extremamente fundamentadas quando no final de contas não passa tudo de uma questão d e gostos.

Cumps

Isto, sem tirar nem pôr! São gosto, felizmente temos 4 consolas disponíveis que satisfazem o maior número de utilizadores de sempre e quem tem sofrido é o mundo PC...





Quanto à Wii...para não me alongar como alguns por cá...
  1. Adoro a consola, foi a 1ª consola que me convenceu a comprar (podia ter tido qualquer uma das 3 de última geração) sobretudo pelos comandos e até hoje estou super satisfeito com a bichinha!
  2. Só depois descobri os fantásticos exclusivos: Super Mario Galaxy, Mario Strikers Charged Football, Metrod Prime3 (muito recentemente :P), The Legend of Zelda.. :D
  3. Em quase 15 meses que tenho a consola já comprei 23 jogos e ainda tenho uma lista de jogos que conto adquirir: De Blob, Wario Land, Okami, e mais alguns que vão ainda sair. :P
  4. Não sairam grandes jogos este fim de ano mas até fiquei satisfeito porque pude adquirir alguns dos clássicos a bons preços (Metroid Prime3, Resident Evil4, Zack & Wiki, Bully, No More Heroes, Lego Star Wars) e alguns mais recentes: Disaster e Call of Duty! :P (exagerei, eu sei :'()
  5. Estou mesmo viciado e dá-me um prazer enorme possuir estes jogos (mesmo que não tenha tempo para jogar alguns até ao fim :().
Depois destes 2 anos o que me deixa bastante satisfeito:
  1. Mais tarde ou mais cedo surgirão novos exclusicos da Nintendo... (Mario, Zelda, Pikmin, F-zero)
  2. Mais tarde ou mais cedo surgirão novos exclusivos de third parties... (The Conduit)
  3. O Wii Motion Plus está a chegar e todo o potencial que isso permite...(Zelda sword ;))
  4. Depois do efeito surpresa que foi o sucesso da Wii as third parties lançarão bons títulos também na Wii (Call of Duty World at War)
  5. A inovação com títulos como Super Mario Galaxy, WiiFit, Wii Music (goste-se ou não),etc.
Depois destes 2 anos o que deixa insatisfeito:
  1. A Wii ficou já para sempre com a colagem de "consola para miúdos".
  2. Que os jogadores continuem a medir a qualidade das consolas pelas capacidades gráficas.
  3. Que, como já aqui referiram, a Wii seja vista como a nova PS2 e todas as editoras olhem para ela como a "vaca leiteira" onde sacar guito com software da treta.
Como sou vaidoso, aqui está a minha listinha de jogos :D:
1- Wii Sports
2- Wii Play
3- Legend of Zelda: Twilight Princess
4- Mario Strikers Charged Football
5- Wario Ware Smooth Moves
6- Link's Crossbow Training
7- Resident Evil: Umbrella chronicles
8- Rayman Raving Rabbidds
9-Medal of Honor: Heroes 2
10-Wii Mario Kart
11-Professional Evolution Soccer 2008
12-Super Mario Galaxy
13-Super Smash Bros. Brawl
14-Wii Fit
15-Boom Blox
16-No More Heroes
17-Bully:Scolarship Edition
18-Resident Evil 4: Wii Edition
19-Zack & Wiki
20-Metroid Prime 3: Corruption
21-Disaster: Day of Crisis
22-Lego Star Wars : The Complete Saga
23-Call of Duty: World at War
 
Última edição:
Ao fim de 2 anos sinto que tudo na consola encontra-se num estado injustificavelmente primitivo. Não acho que existam jogos verdadeiramente bons, com muito poucas excepções, o sistema da consola é pessimo (sinto que é tudo incrivelmente lento), o suporte online, a compra de jogos... Em geral não estou nada satisfeito e quase preferia ter comprado uma xbox360, ou até, deus me perdoe, uma PS3.
 
Dazkarieh, meu amigo (penso que posso tratar-te assim, lol), eu informo-me sobre os jogos e expremento 90% dos mesmos (falo do catálogo todo da Wii) pois tenho acesso ao mesmo, e até pode ser uma questão de gostos muito únicos, mas são poucos os jogos que realmente mereceram o meu dinheiro - o último foi o Disaster.

Dos 3 jogos que referis-te no teu segundo ponto, estão todos como é óbvio na minha lista de jogos, sendo o De Blob a maior supresa que tive pela sua elevada qualidade quando não esperava nada do mesmo.

Eu quando refiro que não acho o cenário agradável para estes 2 anos de Wii, e sempre que o fiz, foi sempre tendo em conta o sucesso da mesma, e o que vai saindo para as segundas classificadas. A Wii já tem alguns jogos bons (eu já tenho uns 16, ou mais, que acho que realmente merecem ser comprados), mas penso que o seu sucesso devia reflectir um cenário mais cor de rosa :D e um maior apoio e esforço por parte de certos developers.

Claro que me podes tratar assim. Seja em intervenções mais ou menos rabugentas, já mantivemos alguns diálogos que permitem esse tipo de confiança ;)

Eu no meu primeiro post aqui tentei não enumerar jogos que isso é sempre relativo. Acabei por fazê-lo no segundo por descuido. Embora não deixe de ser verdade, não queria ir por aí.

Repara, eu não deixo de concordar contigo: o panorama podia ser muito melhor. Mas sinceramente, isso não me interessa. Como diz o Pink Cigarrete e muito bem, o que interessa é estar satisfeito. E estou. Ainda não tenho nenhum jogo que considere "dispensável" e que tenha comprado por não ter mais nada. Ou seja... mesmo que houvessem mais, a única diferença é que a lista dos "must-buy" estaria mais preenchida.

E sinceramente, à semelhança da DS, começo-me a ver aflito para gerir os lançamentos que já sei que aí vêm (e não falo dos Pikmin e Zeldas que não faço ideia quando saem).

O cenário (actual e futuro) pode não ser o ideal... mas está longe de ser negro como alguns o querem pintar.
 
Concordo contigo e penso que esta deve ser a ideia geral - perguntarmos a nós próprios se estamos satisfeitos. Com a Wii confesso que tem sido fácil gerir os lançamentos, com a DS já desisti, :D

Penso que para avaliarmos cenários devemos sempre ter em conta 2 coisas, o cenário esperado e os factos actuais. Tendo em conta as enormes vendas da Wii desde o inicio, e a sua jogabilidade fantástica fez-me acreditar que não seria preciso esperar muito para termos certos jogos na Wii e um apoio massivo das Software Houses na mesma considerando a mesma a prioridade.

A verdade é que as vendas continuam altas, mas a qualidade do catálogo não acompanha, assim como o respeito por parte dos developers. É isto que me faz classificar pelo menos mediano estes dois anos de Wii, aliada ás elevadas expectativas que tinha.

Hellfire, eu tenho ambas as consolas (até tenho duas GameCube's) e pude exprementar os jogos que referi assim como muitos mais - da GameCube devo ter exprementado 90% do seu catálogo (como a Wii). Ou seja, não falo sem argumentos ou só por falar.

Need For Speed Underground, Underground 2, Most Wanted e Carbon estão claramente maus na GameCube, não se nota qualquer esforço por parte da EA, enquanto que as versões PS2 estão a milhas no que toca a qualidade. Só não testei o Hot Pursuit 2. A serie Splinter Cell na PS2 estava muito boa tendo em conta as capacidades da máquina, na GameCube eu diria que era praticamente injogável de tão mau que era. FIFA é outra serie que posso dizer estar muito má no cubo quando comparada com a versão PS2.

Podia continuar, a falar de séries piores no cubo do que na PS2, mas como são mais do que as situações inversas é preferivel falar das únicas series/jogos que estão melhores na GameCube:
-Prince of Persia - a Ubisoft trabalhou bem na versão do cubo dos 3 jogos;
-Resident Evil 4 - está melhor na GameCube em todos os aspectos, mas não posso deixar de referir o espanto que está a versão PS2 (tendo em conta a diferença de capacidades de ambas as máquinas).

Falo com conhecimento de causa ... os jogos multiplataforma geralmente estavam piores na GameCube do que na PS2, e o mesmo está a acontecer nesta geração.
 
Última edição:
Tenho estado a pensar na minha opinião sobre a Wii e, muito sinceramente, se por um lado joguei nela alguns dos meus jogos favoritos dos ultimos tempos, por outro é a primeira consola da Nintendo a me deixar ficar mal em alguns campos em que nenhuma outra consola desta empresa me tinha desiludido. E eu tenho a NES, SNES, N64, GC, GB, GBC, GBA e DS e, exceptuando a NES acompanhei de perto o tempo de vida de todas estas consolas, por isso acho que estou capacitado para comparar a Wii às restantes.:)

Primeiramente, e porque é isso o que interessa numa consola, vamos falar dos jogos. Não tenho nada a apontar aos titulos da Nintendo, que não desiludiram em nada (Zelda TP, Metroid Prime 3, Fire Emblem RD, Mario Kart, Super Smash Brawl), com especial destaque para Super Mario Galaxy, que na minha opinião, supera o Super Mario 64 (e eu, depois da paixão que tive pelo jogo da N64, nunca esperei vir a dizer isto de outro Mario). Para mim, Galaxy por si só faz a Wii valer a pena.
No entanto, a propria Nintendo podia fazer mais (não estou a dizer melhor atenção, acho que os que fez tem a qualidade excelente a que a Nintendo já nos habituou), a Wii já foi lançada há dois ano e ainda não se viu nada de Pikmin 3, de um novo Star Fox ou F Zero. E onde está o Kid Icarus que tanta gente fala? Eu pessoalmente gostava de ver também regressar Mario Tennis (que com o Wiimote deve ficar muito bom), PilotWings, Eternal Darkness, Donkey Konga, Luigi Mansion (adorei o primeiro:) uma sequela com o Wiimote a fazer de lanterna e aspirador era qualquer coisa...), Wave Race e, principalmente, um jogo de plataformas com o Donkey Kong e com o Kirby, pois já não há nenhum desde DK 64 e Kirby 64 para a N64. Já está mais que tempo de a NIntendo apostar num grande jogo de plataformas para estes personagens! Ao menos já foi anunciado o Punch Out:D

Quanto aos jogos third party penso que já tudo foi dito, sendo vergonhosa a forma como algumas empresas encaram a Wii. Em 2009 estão no entanto previstos alguns third party que parecem de excelente qualidade, por isso vamos lá ver se é desta que a Wii começa a ser tratada com mais respeito.

Outra coisa que me desiludiu na Wii foi o grafismo.
Nem ligo nada a graficos. Ainda hoje a Mega Drive e a Super Nintendo são das consolas que mais jogo (adoro ver um bonito grafismo em 2D, o Wario Land da Wii tem optimo aspecto:)). Obviamente que não espero graficamente da minha Wii o que espero da minha Xbox 360, no entanto, é simplesmente vergonhoso o facto de muito jogos da Wii terem grafismo de fazer corar uma PS2. Alias, Resident Evil 4 e Twilight Princess são dois dos jogos com melhor grafismo na Wii, e são ports da GC. E isto diz tudo. Um grafismo da qualidade de RE 4 ou TP devia ser o minimo dos minimos exigivel na Wii. Caramba, o Star Wars Roque Leader II da GC é de 2001 e tem graficos melhores que a maioria dos jogos Wii...
Pelo que tem saido, até poderiamos pensar que o que Nintendo disse da consola ser graficamente superior à GC é mentira, no entanto jogos como Super Mario Galaxy e Metroid Prime 3 já vieram confirmar que, efectivamente, a Wii dá para muito mais do que aquilo que tem mostrado.

Como fã da Nintendo, fico contente pelo facto de a Wii estar a ter sucesso. A Nintendo foi arrojada e corajosa. Inovou. E agora está a ganhar com isso.
No entanto tenho um certo medo que este sucesso "suba à cabeça" da Nintendo e que agora se esqueçam dos seus fãs mais antigos. Este Natal pelo menos é um pessimo prenuncio, nunca em tantos anos de jogador vi um Natal tão mau por parte da Nintendo para a sua consola caseira, até nos anos mais dificeis da N64 ou da GC a Nintendo lançou excelentes titulos nesta quadra. Este ano temos Disaster e Animal Crossing e já vamos com sorte. Dois titulos que, apesar de bons, não tem aquela qualidade muito acima da media que faz com que os jogos Nintendo entrem para a Historia. Muito muito pobre para a Nintendo.

Penso que no geral tou satisfeito com os jogos que já joguei na Wii. Mas penso que pode ser feito muito mais e melhor, começando pela propria Nintendo.
Com dois anos de mercado, lembro-me perfeitamente de estar muito mais satisfeito quer com a N64 quer com a GC
 
Última edição:
Hoje em dia parece que dizer que não se gosta da Wii é uma prova de virilidade. E até é compreensível... agoa que os video jogos são algo mainstream, afirmar-se nesse meio é como afirmar-se perante todos, enquanto há algum tempo atrás não era assim. Como no anúncio... eu ainda sou do tempo em que os "hardcore" eram "nerds", e não "gajos fixes". E também sou do tempo em que jogar não tinha de ser um trabalho, e que nos podíamos perfeitamente englobar neste mundo apenas e só divertindo-nos.

A questão aqui não é se é moda dizer mal da wii, é porque razão tanta gente vem a este tópico dizer mal da wii...

O meu post até foi o primeiro a mostrar desilusão, e sinceramente, estava a espera de ser celindrado por todo este forum.

Não vou discutir aqui os problemas, tudo aquilo que me leva a estar um pouco desiludido já está aqui escrito. :kfold:

Cumps
 
Back
Topo