1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2ª Compacta

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por basofe, 24 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 45; Visualizações: 4417)

1. basofe

basofe Power Member

Boas pessoal!
    Estou a pensar reformar a minha DSC P200...Apesar do uso extremo a que ela foi submetida durante 4 anos, a Sony não me deixou grandes saudades. Muitos problemas com pó no sensor que me destruiram milhares de fotos (por mais que se limpe, ele volta a aparecer).

Como já tenho uma SLR que não pode ser levada para todo o lado nem convém ser usada em determinadas situações, o meu objectivo é ter uma compacta para andar sempre no bolso, que deverá ser pequena e resistente o suficiente para ser um bocado maltratada. Dou prioridade ao zoom e á sensibilidade (vou a muitos concertos pelo que dá sempre jeito). Não me importo que seja a pilhas, até porque em casos de viagem em que o carregador não está conosco dá mais jeito.

Andei a pesquisar, e assim de repente a Canon A590IS (a 120 € na ***** http://www.*****.com/pt/pt/735096/art/canon/powershot-a590-is.html) pareceu-me adequada.

Aqui vai a resposta ao questionário:

1) Qual o orçamento?

120 €, no máx 150.

2) Que tipo de máquina queres?

1. Ultra Compacta
    2. Compacta
    3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?

Alguns, acima da média.

4) Utilização: (está na minha introdução em cima)

5) Preferes alguma marca?

Canon ou Nikon....Sony é que não...

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Preferencia por loja fixa, mas se compensar em loja online prefiro ***** ou *****. Se for loja fixa na região de Braga ou Viana do Clo.

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

Estabilizador de imagem, boa sensibilidade e zoom optico, qualidade de video no min 640x480, se possivel com possibilidade de fazer zoom durante a gravação optimo :)

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

Não.

9) Pilhas ou bateria?

Preferencia por pilhas, mas se for bateria não há crise.

Obrigado desde já

Última edição: 24 de Fevereiro de 2009
  2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Uma opção interessante parece-me ser a Panasonic LZ8 que vai estar à venda na ***** por 99€, foi considerada a melhor compacta de 2008 (e com modos manuais) ou a que indicaste, a Canon A590.
    Outra boa opção, sem modos manuais, é a Panasonic FS3 que está por cerca de 130€.

3. X-Process

X-Process Power Member

A Panasonic LZ8 vi na ***** por 89€
    Cumpts

4. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Tem razão...não sabia que tinha na ***** esta máquina a este preço!

5. basofe

basofe Power Member

Obrigado pelas respostas :)
    Parece-me realmente excelente a lz8. Esqueci-me dizer em cima, mas realmente o modo manual também é umas das caracteristicas que quero. E o zoom é melhor que a A590. Está a um excelente preço. :wow:
    Encontrei num fórum que a 3mpx o zoom é de 8x, mas não dizia se o digital ou optico...Alguem sabe alguma coisa?

6. cardosoaac

cardosoaac Power Member

É o digital que no fundo para pouco interessa! Uma das mais valia da Canon é que o firmware, "extra", CHDK libera o zoom óptico no modo de vídeo, ao contrário do que acontece na generalidade em que o zoom e as "features" são bloqueadas quando se começa a fimar.

7. basofe

basofe Power Member

Então sendo digital realmente pouco interessa.
    O Pormenor do zoom durante filmagem acaba por ser interessante, no entanto a Panasonic ganha em termos de resolução/fps.
    Estive a comparar as duas:
    A590 - http://www.dpreview.com/news/0801/08012401canona470a580a590is.asp
    LZ8 - http://www.dpreview.com/news/0801/08012916panasoniclz8lz10.asp
    e mesmo em termos de opções manuais a lz8 parece mais completa

8. cardosoaac

cardosoaac Power Member

A LZ8 é mais completa, não sei qual foi a ideia da canon retirar os 30fps da A590 mas pronto...li é que as imagens da LZ8 saem um pouco soft´s e o AF falha um pouco em pouca luz mas a nível de sensibilidade melhorou bastante! É uma opção interessante...

9. Meje

Meje Power Member

Alguém tem esta LZ8? Queria comprar uma máquina compacta até 100 € (eventualmente um pouco mais), para usar no trabalho (ambientes com pó, humidade, pouca luz, muita luz), pelo que tem de ter alguma robustez...

É a segunda que compro para este propósito, a primeira foi a Fuji F40fd e tem desempenhado bem a função (o único defeito que lhe aponto são os ambientes com muita luz, mas algo que já sabia quando a comprei).

Tem que tirar fotografias razoavelmente bem, não tem de ser uma máquina excelente, mas as fotografias são muitas vezes para incluir em relatórios e para documentar trabalhos, pelo que devem sair bem à primeira.

A LZ8 será a melhor compra pelo preço?

Chamou-me a atenção na ***** a Casio Exilim Pro EX-Z80 por 99€...

10. Mitch

Mitch Banido

eu encomendei a lz8, mas no site diz "pré-lançamento", por isso não sei bem quanto tempo vai demorar para entrega :/

11. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Neste momento, pelo preço que tem e pelas features que apresenta não existe melhor! È uma máquina muito equilibrada...
    Só fico com um pé atrás devido à abertura máxima da lente; só faz F/3.3 enquanto as Canon´s fazem F/2.6, ainda é significativo...e o modo de vídeo sem zoom também chateia um bocado!

12. Meje

Meje Power Member

De facto, quase todas chegam aos 2.8... Os modos manuais são interessantes, mas são apenas um extra interessante, não é um requisito para a máquina. Essa impressão tão positiva da máquina está relacionada com os modos manuais que ela possui?

13. X-Process

X-Process Power Member

14. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Com a máquina em geral...parece-me muito bem equilibrada para o que oferece e muito boa para a fotografia mais despreocupada, dá-te muitos recursos, na análise do DPREVIEW, em termos gerais, bateu a concorrência, inclusive a Canon A590, do que tenho lido, só noto algumas falhas:
    - Em situações de pouca luz o AF falha um pouco;
    - As imagens são um pouco soft´s (NR a funcionar!);
    - A abertura máxima deveria ser maior, até para compensar na sensibilidade;
    - E, já agora, liberar o zoom para o modo de vídeo!
    Tirando isso, para as fotos de família e ocasionais, a 90€ nas lojas físicas (***** e Vobis) e 100€ (*****) é um mimo...

Não terias visto a LZ10? No AndorraFreeMarket está a cerca de 150€...é a primeira vez que vejo uma diferença, positiva, tão grande entre uma loja virtual e uma física.

15. basofe

basofe Power Member

A ausencia de zoom em video realmente chateia um bocado, mas se o som for aceitãvel nem há grande mal.
    Quando dizes que as imagens são soft, é em termos de cor??

16. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Em termos de contraste!...e bem visível nas sensibilidades mais baixas que são as que mais se usam.

17. basofe

basofe Power Member

bem, fui á ***** encomendar a LZ8. Dizem que no minimo demora uma semana.
    Obrigado pela ajuda cardosoaac.
    Depois de fazer alguns testes digo alguma coisa :)

18. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Também já a fui encomendar à *****. Pelo que me disseram, ainda esta semana chega às lojas...

19. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Por acaso estive hoje na ***** e a máquina vai chegar esta semana!

20. Sapof

Sapof Power Member

Preciso desta câmara (Panasonic LZ8) URGENTEMENTE para Sábado e Sexta vou passar na ***** mais próxima (que fica a uns 50 km de minha casa, a de Vila Real). Será que já vai haver à venda? :\

P.s: Esta câmara grava vídeo com som certo?

Última edição: 3 de Março de 2009

Partilhar esta Página