1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2 discos externos pra escolher, dão 1 ajuda??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por konexion, 23 de Julho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1154)

1. konexion

konexion Power Member

Boas, preciso de comprar um disco externo para guardar dados importantes.
    Quero uma coisa fiável e com alguma rapidez se possível.
    Tenho até 100€, e não quero passar disso. Quero entre 500 ou 750GB, mas 500Gb chega-me perfeitamente e é mais barato.

Tive a ler uns tópicos de à 1 mês atrás onde falavam de WD's de 500Gb por 69€, mas eu não vi nada disso online... :(

Tenho grande confiança em WD e queria continuar com a marca, por isso tenho 2 hipóteses, todas de 500Gb e todas da *****:

1 - WD Elements - 69€
    Conectividade: apenas USB 2.0

2 - WD My Book II Home Editon USB/Firewire/eSATA - 94€
    Conectividade: USB 2.0, firewire 400 e eSATA 3 GB/s

Acham que os 25€ de diferença compensam ao levar o que tem USB/Firewire/eSATA?
    O firewire 400 e o USB 2.0 transmitem praticamente à mesma velocidade, mas 3 Gb's do eSATA é excelente.
    Como sou novo para o eSATA, a minha duvida é: as velocidades apresentadas são reais (ou perto!), ou é apenas tanga?
    Ligava o eSATA à entrada vermelha da minha P5k -e wifi, correcto?

Cumps!

Última edição: 23 de Julho de 2008
  2. rav3n

rav3n Power Member

tanto o firewire como o e-sata sao bastante superiores ao usb 2.0

o usb 2.0 capa os discos a ~30MB/s

3. konexion

konexion Power Member

Xiii! Procurei no ***** e não vi estes preços. E essas lojas aí estão listadas lá... não entendi. Mas obrigado!
    No entanto esse é a versão Elements, não sei porquê, mas as caixas da versão home/essential edition parecem-me melhores.

Mas agora fiquei indeciso e vou editar as minhas 2 escolhas!

Então os 480mbp/s anunciados como o max do USB 2.0 são grande fake!
    Supostamente seria assim USB 2.0: 480 Mbps
    Firewire 400: 400 Mbps
    eSATA 3 GB/s

O que me interessa eram as velocidades REAIS do eSATA, alguém sabe de comparativos ou testes?

4. rav3n

rav3n Power Member

pelo que leio(de experiencia de quem usa), o E-Sata nao limita qualquer disco, portanto é boa escolha

5. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

a velocidade de transferencia dos dados na e-sata nunca é de 3gb... é sim ao max que o disco dá... mas convem ser e-sata pois o usb capa a velocidade....

6. konexion

konexion Power Member

Os meus discos do Pc são todos SATAII com 16mb cache, não são maus de todo por isso devo tirar algum potencial do eSATA.

Pelas vossas opiniões vale a pena dar mais 25€ então.
    Mais algumas opiniões?

7. Sprintoso

Sprintoso Power Member

Boas,

Tenho um WD 500 Gb igual ao da imagem abaixo e ele não tem qualquer ligação SATA ou FireWire.

Apenas tem USB 2.0.

Para já estou satisfeito com ele. Erros zero.

8. rav3n

rav3n Power Member

eu acho que vale a pena, especialmente se passares muitos GB's
    por acaso tenho um passport 2.5''(USB 2.0 only) pq dou preferencia à portabilidade, mas se comprasse um disco 3.5'' o e-sata seria obrigatorio

9. criocrio

criocrio Power Member

Compra um disco interno rapido e dexa-o de fora, ou compra uma caixa propria com cabos e~xternos sata, Discos mais rápidos são dois ( samsung F1 750GB ou WD 640GB) e liga-o a board com um cabo sata. Já há material para essa ligações directas e a tua board dá para isso. Só assim terás rapidez. Os discos externos são todos lentos e ligações USb também. Achas que por 69 euros podes ter um disco de 500gb mais caixa mais cabos e rapidez estas enganado.

10. konexion

konexion Power Member

Vou comprar o WD My book com eSATA.

Tenho uma duvida noob. Quando o tirar da caixa e for usar pela 1ª vez, tenho de o formatar antes de usar? Ou está pronto para levar com dados em cima?

11. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

para alem de perderes a garantia, se o formatares perdes os programas que vêm lá para o formatar e ver o estado dos discos...

mas sim, tá pronto a levar com dados...

12. konexion

konexion Power Member

Já o tenho e aproveitei e fiz uns testes para ver qual é a conexão mais rápida.

Por estupidez esqueci-me que o disco não trás cabo de eSATA (bem que podia trazer!) e vou ter de comprar um depois.

Comparação de USB 2.0 vs. firewire 400.
    Tempos cronometrados e entre cada copy/paste eu eliminava o ficheiro já existente do disco externo, desligava-o e mudava de conexão.

Pasta com ficheiros de 1.5Gb - firewire - 1min e 22 segs.
    Pasta com ficheiros de 1.5Gb - USB - 1min e 13 segs.

Pasta com ficheiros de 14Gb - firewire - 10min e 7 segs.
    Pasta com ficheiros de 14Gb - USB - 8min e 35 segs.

Não me parece que o firewire seja mais rápido como se dizia.
    Vou comprar um cabo eSATA e comparar e espero mesmo que aí se note a diferença, caso contrário estas conexões adicionais deixam de fazer sentido e o disco vai para trás.

Tirando isso parece solido q.b, é bem silencioso, praticamente não aquece e acho bonito.

EDIT: já agora, alguém sabe onde se vende cabos eSATA sem ser na *****?
    Media Market? Vobis? *****?

Última edição: 28 de Julho de 2008
  13. rav3n

rav3n Power Member

tenho a ideia de os cabos e-sata serem iguais aos cabos sata normais

por acaso experimentaste?

14. jmatos72

jmatos72 Power Member

O E-sata teoricamente é tão rápido com o sataII.

15. konexion

konexion Power Member

Não experimentei, mas é diferente.

Mas realmente podiam ter facilitado... Só para nos fazer gastar mais $$.

Partilhar esta Página