2 discos não reconhecidos

Fogaceiro

Power Member
Boas pessoal!

Tenho um PC (de secretária) com dois discos internos instalados, 1 para o OS (win xp pro) e o outro para armazenamento.

O que acontece é o seguinte: Hoje fui ligar o pc e ele não passou da primeira fase de arranque, ou seja, ficou no ecrã preto em que fica a detectar o Prime Master, Sec Slave, etc. Resumindo, não vi lá a dizer que detectou o disco.

Usei o ERD Comander para tentar fazer um restauro do sistema e verifiquei que os dois discos não aparecem lá. Só aparece as duas drives de cd rom.

Abri o pc e desliguei todos os cabos que ligam os discos, tirei o flatcable fora, limpei tudo com um pincel macio, voltei a ligar e continua tudo na mesma. O pc não passa da 1ª fase de arranque.

Acho que era coincidência a mais estarem os dois discos avariados...

O que será? Motherboard avariada? Flatcable?

Obrigado
 
Por acaso ainda não fiz isso, mas já liguei 1 de cada vez e não dá nada.

Vou ver se são detectados na BIOS...

É que não acredito que estejam os dois avariados...
 
Já verifiquei e na BIOS não são detectados os discos. Coloquei um flatcable novo e não dá nada. troquei um dos discos e também não é detectado.

Já não sei o que mais poderá ser senão a board avariada (slot dos discos talvez).
 
Também não deu. Experimentei os discos noutro pc e lá funcionam, com os fltacable dos discos do pc avariado.

Desculpem eu demorar a responder mas ontem devido ao mau tempo estive sem luz e sem net.
 
Se fosse uma falha da slot IDE da board, não deveria detectar os CD's... Se detecta Cd's e nao os discos, algum problema de configurações talvez...
 
Já fiz reset à Board (retirei a pilha), experimentei os discos noutro pc com o flatcable do PC avariado e lá funcionou, troquei de fltacable, troquei a ligação do flatcable (coloquei o flatcable no slot que liga os cd's), medi a alimentação e dá 5 volts (4,94v e 12,56v)), liguei um disco de cada vez, troquei a alimentação (liguei a alimentação dos cd's nos discos) Poderia ser falta de corrente)) e nada resulta.

Só uma duvida;
Na BIOS, onde está Pri Master, Pri Slave Sec Master e Sec Slave está seleccionado Auto; isto está correto?

Na BIOS, cliquei em F3 para detectar todos os HDD e detectou os cd's mas não os discos.

Fiz download do update da BIOS para tentar resolver o problema, mas como faço para instalar se o sistema não arranca? Coloquei o ficheiro numa PEN e coloquei na BIOS como primeiro a arrancar o USB FDD, que penso que esteja correcto, mas não consigo arrancar através da PEN. Como faço isso, há outra maneira de actualizar a BIOS?
 
Última edição:
Isso é muito estranho...
Estar tudo em Auto, é normal, pois faz a detecção automatica dos discos.
Algum problema de fonte, talvez?
 
foi o que pensei mas chega os 5v e os 12v ao conector dos discos.
acho que vou pela board avariada, mas ainda vou trocar a fonte de um outro pc que tenho
 
Resolvido!!

Motherboard com a slot dos discos queimada.

Troquei a board e ficou resolvido.

Coloquei a board noutro pc e também não funcionou, com a nova ficou tudo a funcionar.

Obrigado pela ajuda.
 
Estranho nao funcionar na slot dos CD's...
Mas eu nao deitava essa board fora. Com uma placa PCI com controladores IDE ou SATA e fica outra vez a funcionar.
 
Back
Topo