1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2 discos não reconhecidos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Fogaceiro, 17 de Janeiro de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 911)

1. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Boas pessoal!

Tenho um PC (de secretária) com dois discos internos instalados, 1 para o OS (win xp pro) e o outro para armazenamento.

O que acontece é o seguinte: Hoje fui ligar o pc e ele não passou da primeira fase de arranque, ou seja, ficou no ecrã preto em que fica a detectar o Prime Master, Sec Slave, etc. Resumindo, não vi lá a dizer que detectou o disco.

Usei o ERD Comander para tentar fazer um restauro do sistema e verifiquei que os dois discos não aparecem lá. Só aparece as duas drives de cd rom.

Abri o pc e desliguei todos os cabos que ligam os discos, tirei o flatcable fora, limpei tudo com um pincel macio, voltei a ligar e continua tudo na mesma. O pc não passa da 1ª fase de arranque.

Acho que era coincidência a mais estarem os dois discos avariados...

O que será? Motherboard avariada? Flatcable?

Obrigado

2. São detectados na BIOS? Já tenstaste ligar 1 de cada vez?

3. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Por acaso ainda não fiz isso, mas já liguei 1 de cada vez e não dá nada.

Vou ver se são detectados na BIOS...

É que não acredito que estejam os dois avariados...

4. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Já verifiquei e na BIOS não são detectados os discos. Coloquei um flatcable novo e não dá nada. troquei um dos discos e também não é detectado.

Já não sei o que mais poderá ser senão a board avariada (slot dos discos talvez).

5. Tenta ligar no flat cable dos CD's, para ver se detecta na BIOS.

6. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Também não deu. Experimentei os discos noutro pc e lá funcionam, com os fltacable dos discos do pc avariado.

Desculpem eu demorar a responder mas ontem devido ao mau tempo estive sem luz e sem net.

7. Se fosse uma falha da slot IDE da board, não deveria detectar os CD's... Se detecta Cd's e nao os discos, algum problema de configurações talvez...

8. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Já fiz reset à Board (retirei a pilha), experimentei os discos noutro pc com o flatcable do PC avariado e lá funcionou, troquei de fltacable, troquei a ligação do flatcable (coloquei o flatcable no slot que liga os cd's), medi a alimentação e dá 5 volts (4,94v e 12,56v)), liguei um disco de cada vez, troquei a alimentação (liguei a alimentação dos cd's nos discos) Poderia ser falta de corrente)) e nada resulta.

Só uma duvida;
    Na BIOS, onde está Pri Master, Pri Slave Sec Master e Sec Slave está seleccionado Auto; isto está correto?

Na BIOS, cliquei em F3 para detectar todos os HDD e detectou os cd's mas não os discos.

Fiz download do update da BIOS para tentar resolver o problema, mas como faço para instalar se o sistema não arranca? Coloquei o ficheiro numa PEN e coloquei na BIOS como primeiro a arrancar o USB FDD, que penso que esteja correcto, mas não consigo arrancar através da PEN. Como faço isso, há outra maneira de actualizar a BIOS?

Última edição: 20 de Janeiro de 2013
  9. Isso é muito estranho...
    Estar tudo em Auto, é normal, pois faz a detecção automatica dos discos.
    Algum problema de fonte, talvez?

10. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

foi o que pensei mas chega os 5v e os 12v ao conector dos discos.
    acho que vou pela board avariada, mas ainda vou trocar a fonte de um outro pc que tenho

11. Fogaceiro

Fogaceiro Power Member

Resolvido!!

Motherboard com a slot dos discos queimada.

Troquei a board e ficou resolvido.

Coloquei a board noutro pc e também não funcionou, com a nova ficou tudo a funcionar.

Obrigado pela ajuda.

12. Estranho nao funcionar na slot dos CD's...
    Mas eu nao deitava essa board fora. Com uma placa PCI com controladores IDE ou SATA e fica outra vez a funcionar.

Partilhar esta Página