2 dúvidas: Proteger pasta/aumento do tamanho de ficheiros quando transferidos pa 1pen

almedina

Power Member
Boas!
É o seguinte, pus-me a transferir umas coisinhas pa uma pen e gostava que a pasta em questão só pudesse ser acessada por mim. Há alguma maneira de proteger essa pasta, meter-lhe uma password ou qualquer coisa, e que faça com que essa pasta fique protegida não só em mac mas também em computadores windows?

Quanto à segunda dúvida, por entre as "coisinhas" mencionadas encontram-se alguns programas, de que a ideia era ter ali um backup. Acontece que os programas que pesavam cerca de 2,3GB, na pen passaram a pesar 5,22GB! O que é que terá acontecido? Alguém sabe explicar o que correu mal ou se é mesmo assim?

Obrigado e cumprimentos

EDIT: aparentemente qualquer ficheiro que passe para a pen aumenta grotescamente o seu tamanho... :( Um simples ficheiro .rtf de 4kb, na pen passa a pesar 64kb! :s Como é possível?

EDIT 2: a pen é uma SanDisk com tecnologia U3. Esta tecnologia U3 só é compatível com windows, e não com mac. Poderá estar relacionado com isto?
 
Última edição:
A única solução que me ocorre de momento é através de um ficheiro zip/rar com password, mas para isso tens de comprimir tudo o que puseste lá...
 
A única solução que me ocorre de momento é através de um ficheiro zip/rar com password, mas para isso tens de comprimir tudo o que puseste lá...

Sim. Embora ter de comprimir tudo não seja o mais prático, essa é uma solução! ;) Mais alguém tem uma sugestão melhor?

No entanto, o que realmente me chateia é o problema do espaço na pen... Ainda não consegui perceber o que se passa! vá lá... alguém que me ajude please! :snatal:
 
Não sei se tem a ver com o U3. Podes sempre desinstalar isso da pen e experimentar (não sei é se depois dá para reinstalar).
Em relação à questão do acesso, penso que a única maneira de fazeres isso tanto em Windows como em Mac seria através de um programa qualquer que te encriptasse a pasta, não é possível proteger uma pasta sem codificar o seu conteúdo. Por isso ou zipas, ou arranjas outro programa que encripte (o que vai dar quase ao mesmo).
 
Não sei se tem a ver com o U3. Podes sempre desinstalar isso da pen e experimentar (não sei é se depois dá para reinstalar).
Em relação à questão do acesso, penso que a única maneira de fazeres isso tanto em Windows como em Mac seria através de um programa qualquer que te encriptasse a pasta, não é possível proteger uma pasta sem codificar o seu conteúdo. Por isso ou zipas, ou arranjas outro programa que encripte (o que vai dar quase ao mesmo).

Pois so ainda não apaguei o U3 mesmo por causa disso. Cheira-me que depois não deve dar para reinstalar, e tinha pensado deixar lá estar isso para o caso de um dia o U3 funcionar em mac. Mas se calhar é isso que vou ter de fazer, se mais ninguém aqui do fórum me conseguir ajudar.
 
O tamanho o mais certo é ser do tamanho dos clusters... mas para isso tinhas que ter muitos ficheiros pequenos...
Mas não faço ideia de como vês isso no OSX.
 
Basicamente é o tamanho minimo que os ficheiros têm em disco.
Se tires o cluster size em 32KiB, todos os ficheiros mais pequenos do que esse tamanho vão ocupar no disco s 32KiB.
Dai quando vais ver por exemplo o espaço ocupado numa pen (por exemplo), aparecer 2 valores. O espaço ocupado (tamanho real), e o espaço ocupado no disco (tamanho ocupado devido ao cluster size).
Dai quando mais pequeno for o cluster size menos espaço as coisas podem ocupar.
 
Obrigado pela explicação. No entanto, a discrepância é tão grande que não parece que esteja relacionado com isso. Até porque isso acontece também, e é onde se nota mais claro, nos ficheiros mais pesados. Enfim...
 
EDIT: aparentemente qualquer ficheiro que passe para a pen aumenta grotescamente o seu tamanho... :( Um simples ficheiro .rtf de 4kb, na pen passa a pesar 64kb! :s Como é possível?

Vi agora isto.
Então o cluster size deve estar em 64Kib.

Como isso é uma Pen, deve de estar formatada em FAT32, logo o cluster size deve de seguir esta tabela.

Partition Type and Size Cluster Size Wasted Space
512 MB - 8191 MB 4K 4%
8192 MB - 16383 MB 8K 10%
16384 MB - 32767 MB 16K 25%
Larger than 32768 MB 32K 40%


Podes alterar o tamanho dos clusters na linha de comandos (Windows... No OSX deve de ser parecido)

FORMAT [drive] /Z:k

Onde o número [k] será multiplicado por 512 bytes para dar o tamanho do cluster. Assim, o comando FORMAT C: /Z:32 cria um disco com um cluster de 16 KB (32 x 512 bytes).

Não esquecer de fazer backUp antes :D
 
Eishh.. Que ganda confusão! lol A pen é de 16GB. Mas só mais uma questão, se bem percebi esse problema dos clusters acontece quando os ficheiros têm, neste caso, menos de 64kb. Correcto? Onde eu reparei neste problema foi a passar umas aplicações, que deveriam pesar cerca de 2GB e pouco mas passaram a pesar 5GB... Ou seja, como as aplicações pesam mais de 64kb não deviam manter o seu tamanho inalterado?
 
O problema é que as app's são compostas por uma carrada de ficheiros.
Escolhe uma app e faz Show Package Contents (botão drt. rato), vais ter acesso ao conteudo da app.
Agora cada ficheiro desses se tiver menos de 64KiB, vai ter sempre 64KiB. Dai aparecerem valores tão grandes...
 
Pois é, não me tinha lembrado disso. Vou tentar fazer aquelas maningâncias que referiste! ;)
Se tiveres para isso, agradecia-te que me explicasses um pouco melhor como se faz, que eu não percebi la muito bem... lol Se não é na boa, que já muito trabalho tiveste tu! ;) Obrigadão. O ideal é que o cluster size fique 16kb?
 
Se tiveres ai um PC com Windows, faz isto.
Abres a linha de comandos e escreves:
format [drive] /Z:32

onde [drive] é a letra da pen.

exemplo:
format e: /Z:32


O cluster size é 16K (32 x 512 bytes

No OSX, o comando deve ser o mesmo, mas muda o [drive], que deve de passar a ser uma coisa do genero /Volumes/<NOME_DA_PEN>

Mas se puderes fazer em Windows é melhor, porque em OSX não tenho a certeza...
 
s e 7 e n, muito obrigado pelas tuas explicações. ;) No entanto, devo ter feito alguma coisa mal, porque quando escrevi o comando que tu indicaste o que aparecia era qualquer coisa como "parameter invalid". :/ De qualquer maneira antes formatei a pen (no windows), e não sei se é disso ou se o comando afinal até funcionou qualquer coisinha, mas o que é facto é que o cluster size da pen agora parece que é de 8KB. Isto porque agora um ficheiro que pesa 4kb, na pen passa a pesar 8KB.
Deixo estar assim ou o aconselhável é mesmo os 16kb? Há algum problema em deixar estar?

Cumprimentos
 
Se o Windows meteu isso com 8KB deixa estar.
Mesmo sendo uma pen de 16GB, tem menos de 16384MB logo deve de estar em 8K. Por acaso ontem não me lembrei desse pormenor.
 
Back
Topo