2ª hdd SATA, impossível!

joaoh

Banido
specs: ver assinatura
win xp sp1
hdd1: maxtor 160gb sata na porta sata1
hdd2: igual a hdd1 e na porta sata 2

os discos não estão em RAID, a BIOS reconhece-os, mas chega ao windows e népia >(
nem nas ferramenats administrativas aparece o 2º disco. não sei que diabo se passa!

no site da maxtor diz que não é necessário configurar os discos sata para master/slave (a 2ª drive que comprei nem trazia as carapetas de plástico) portanto não existem carapetas nos discos. ambos leem na bios MASTER e estou a ficar algo baralhado
 
discos

boas
discos com carrapetas???:x2:
talvez queiras dizer jumpers, pois sata não tem jumper
vais ao gestor de discos e lá formatas o disco
painel de controlo,ferramentas admninistrativas, gestão de discos e papinha toda feita.
cumprimentos
 
sp2 faz demasiadas perguntas... só tenho 2 portas sata (não raid) as outras são para raid, a questão ´+e cmo chegar ao momento de instalção dos dreivers em DOS (usualmente quando faz a primiera instalação do SO, mas eu quando instalei o primeiro HDD SATA saltei esse momento de instlar drivers para SCIS/RAID e agora?
 
Agora meu karo (fdisk) no bicho ké pra proxima não saltares esses procedimentos.
Se estás a funcionar em SATA tens de orientar a instalação do SO nesse sentido caso contrario dá barraka.
Já agora um conselho, quando instalares o OS fax como eu, um brutal Ghost dele e nunca mais terás problemossssss.
 
enquanto no windows instala os drivers SATA que vao servir para o 2ºç disco. insere o disco de instalação do windows XP na drive e arranca a apartir do cd. faz como se fosses instalar outro windows. xegaras akela parte de formatar. formatas, metes cancelar instalação e voila.......ja te aparece no windows (pelo menos devia) LOOOL
 
nada disso....os drivers k se instalam no inicio da instalação do WinXP (F6) ...é para controladores, e não para discos. Instala-se no inicio e depois detecta qualquer disco.
 
Dropix disse:
enquanto no windows instala os drivers SATA que vao servir para o 2ºç disco. insere o disco de instalação do windows XP na drive e arranca a apartir do cd. faz como se fosses instalar outro windows. xegaras akela parte de formatar. formatas, metes cancelar instalação e voila.......ja te aparece no windows (pelo menos devia) LOOOL

ei, o que eu não quero é ter que meter tudo de novo.... nem ter que formatar nada. tenho um sistema multiboot com vários XP carregados... nem tenho nada em C:, pois o problema é esse é que não quero ter que formatar nada, pois que todos os sistemas já estão todos montadinhos com imagens de cada um e tudo, não qeuro ter que arrancar com tudo do zero. agora que acabou o priemiro hdd queria meter um segundo, mas já vi que em SATA não tenho sorte uma vez que fiz tudo mal de início... vai para disco externo, paciência, é mais caro mas tem que ser, é que já tentei meter um ATA em IDE e deu a mesma barraca ou parecida... :005:
 
D-zaster disse:
Agora meu karo (fdisk) no bicho ké pra proxima não saltares esses procedimentos.
Se estás a funcionar em SATA tens de orientar a instalação do SO nesse sentido caso contrario dá barraka.
Já agora um conselho, quando instalares o OS fax como eu, um brutal Ghost dele e nunca mais terás problemossssss.

fdisk nem pensar... :cool:
 
Brave disse:
nada disso....os drivers k se instalam no inicio da instalação do WinXP (F6) ...é para controladores, e não para discos. Instala-se no inicio e depois detecta qualquer disco.

mas acho que é aqui que está a questão. dá para saltar a parte da instalação do XP e carregar só os controladores para RAID/SCSI sem ter que formatar ou mexer em nada? è que depois no Windows já sei como fazer isso e na BIOS tb sei qual é a opção correcta. f***-se tanto trabalho para intslar um 2º disco. tens que mexer na bIOS, tens que instalas drivers em DOS, tens que instalar drivers em Windows, ainda dizem que isto avança...
 
mesmo com o sp1 para reconhecer discos acima de 127gb era preciso um patch da ms...
mas no teu já reconhece o outro disco....
hmm será de drivers sata desactualizadas
e o Brave tem razão, não confundir as coisas (Dropix)

Não conheço mt bem essa board... mas se tem outras portas sata acho que tem obrigaçao de funcionar em não-raid
 
bem, para terminar este post e dado que há sempre pessoal qeu faz consultas futuras:
- após ter mudado os dois HDD para as portas PRI-SATA lá consegui fazer com que os 2 discos fossem identificados no XP. Tive que na BIOS fazer a activação dos Promise Controllers (deu em modo IDE e RAID), ou seja a mudança de portas de SATA para PRI-SATA em conjunto com a activação na bIOS dos controloadores para RAID deu origem ao reconhecimento. Se eu só tivesse um sistema estaria tudo bem, mas o que é certo é que tentando fazer o reboot para mudar de sistemas (uso o HYPEROS 2004) crashou-me consecutivamente e não consegui fazer népia.

Solução: comprar um disquinho ATA e metê-lo lá no sitiozinho e nada de RAID's ou coisas parecidas :x2:

obriogado a todos
 
Back
Topo