2 monitores em Ubuntu + ATI,pode-se?

xokos

Banido
Boas,já vasculhei este forúm a procura de algo sobre isto,mas só encontrei para nVidia,também já procurei em foruns oficiais e nada...googlei e...nada...

A minha pergunta é se se pode ligar um monitos externo ao portátil com uma ATI x700 e ubuntu 7.04?

Se sim,algum tutorial ou algo?

Comprimentos.
 
Boas!

Não leves como uma opinião sólida, mas a ATI não tem dado muito suporte a sistemas Linux, logo também é dificil arranjares a informação que queres... A Nvidia deixa-te controlar todos os aspectos da placa gráfica tal e qual como no Windows mas a Ati ainda não.

Experimenta que é o melhor conselho que te vão dar...

P.S. Só uma opinião
Cumps
 
Boas!

Não leves como uma opinião sólida, mas a ATI não tem dado muito suporte a sistemas Linux, logo também é dificil arranjares a informação que queres... A Nvidia deixa-te controlar todos os aspectos da placa gráfica tal e qual como no Windows mas a Ati ainda não.

Experimenta que é o melhor conselho que te vão dar...

P.S. Só uma opinião
Cumps

Eu sei que não tem suporte,aliás, só agora a ATI vai lançar drivers(ou pelo menos tá a desenvolver) para linux.Sobre o "experimenta" não sei que quises-te dizer...?
Isto é num portátil por se falavas em trocar de gráfica :p
Sobre a nVidia sei,porque tenho outro portátil com nVidia que "bomba tudo" :)


Vamos lá testar..."hard or easy" que importe é que funcione :)

EDIT: Consegui que funcione, mas isto é para fazer um clone do primeiro monitor,não é? Ainda só testei a segunda maneira...

Da primeira forma não funciona,tanto com "ati" ou com "fglrx"...:'( Não posso dos primeiros passos pois nem encontra o que deve.
 
Última edição:
Com as drivers open source:

Código:
xokos@xokos-laptop:~$ cd /usr/src/linux
bash: cd: /usr/src/linux: Ficheiro ou directoria inexistente
Logo a partir daqui não posso fazer mais anda que eu saiba.
Com as drivers proprietárias ainda não testei bem.
EDIT:
Com as proprietátias:
Código:
xokos@xokos-laptop:~$ aticonfig --initial=dual-head --dtop=horizontal --screen-layout=right --iagp=off -v
aticonfig: unrecognized option `--iagp=off'
aticonfig: parsing the command-line failed.
xokos@xokos-laptop:~$ /etc/init.d/xdm restart
bash: /etc/init.d/xdm: Ficheiro ou directoria inexistente
 
Última edição:
Boas

Queria dizer experimenta, no experimentar ligar os dois monitores, mas parece-me que não vá ser muito prático teres o monitor do portatil e outro ligado... A não ser que queiras ligar sim dois monitores e deixares o do portatil desactivo.

Cumps
 
Se ligo o segundo monitor não dá imagem apesar que recebe sinal.E e ontem o melhor que consegui foi ter um clone do primeiro monitor no segundo ecrã,mas a resolução não era a correcta.Só que o que queria era expandir a área de trabalho para o segundo monitor.
Depois,não é prático ter dois monitores?Em que te baseias para dizer isso?Se for um clone do primeiro,sim,só mesmo para o que disses-te.
Eu em windows tenho sempre o monitor externo ligado,num navego na net ou trabalho,noutro vejo uma série e tenho as msgs do msn por exemplo...ui...dá mesmo muito geito :)
 
Já agora fica a pergunta, há alguém aqui com Nvidia ou Intel a ter dois monitores (como ele quer: expandidos)?

sleepwithdeath, é bom ter dois monitores, acredita. Quando a palavra trabalho vem ao cimo, os dois monitores (ou três) dão muito jeito. Experimenta que já não vais conseguir largar essa feature, eu pelo menos não consigo, em casa com um monitor grandinho para ver o "output" é espectáculo mesmo.

Encontrei aqui este tutorial (é para Fedora, mas talvez consigas adaptar ao Ubuntu) http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxAndDualMonitors.html
 
Já agora fica a pergunta, há alguém aqui com Nvidia ou Intel a ter dois monitores (como ele quer: expandidos)?

sleepwithdeath, é bom ter dois monitores, acredita. Quando a palavra trabalho vem ao cimo, os dois monitores (ou três) dão muito jeito. Experimenta que já não vais conseguir largar essa feature, eu pelo menos não consigo, em casa com um monitor grandinho para ver o "output" é espectáculo mesmo.

Encontrei aqui este tutorial (é para Fedora, mas talvez consigas adaptar ao Ubuntu) http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxAndDualMonitors.html

Ok,vou ver isso :)
Se tens intel e nvidia podes.
Para nvidia basta instalar as drivers,se queres instalas o automatix e já veem la.
Para intel: AQUI
 
Back
Topo