2 ou 3 problemas sem resolução (até ao momento)

Zed_Blade

Power Member
Boas tardes,

Bem têm havido 2 ou 3 coisas a chatearem-me (não muito) ultimamente com o meu Mac.

1º - Mudei a conta de email no Mail.app de POP3 para IMAP. Resultado: Todos os mails perdidos, e sem backup no gmail. Foi constrangedor, mas já não chateia. Mesmo assim se puder reaver os mails, era óptimo.

2º - Desinstalei o GarageBand com o AppDetele (nem me lembrava que o tinha feito) mas agora não encontro o programa nos DVDs que vinham com o Mac, de forma que não sei o que fazer e qualquer ajuda é bem-vinda.

3º e mais irritante - Não sei porquê, sem eu ter alterado nada (pelo menos de que me apercebesse) o meu Mac passou a ser conhecido como "Zed (3)", por causa dos dispositivos bluetooth e não consigo alterar isso. Ideias para voltar a meter apenas "Zed"?

Assim de repente é o que me vem à cabeça, mas ando a pensar formatar o Mac, que já vai com 1.5 anos em cima de muita experimentação com Apps e etc..

BTW: Os backups do TimeMachine servem para repor só os dados numa instalação nova do OSX?

Cumps.
 
BTW: Os backups do TimeMachine servem para repor só os dados numa instalação nova do OSX?

Cumps.

Não entendi muito bem a dúvida... Mas se percebi bem, podes fazer restore do computador todo usando só o time machine, para uma data específica. Basta inserires o dvd de instalação, depois Utilities > Time Machine (se bem me lembro).
 
Boas tardes,

Bem têm havido 2 ou 3 coisas a chatearem-me (não muito) ultimamente com o meu Mac.

1º - Mudei a conta de email no Mail.app de POP3 para IMAP. Resultado: Todos os mails perdidos, e sem backup no gmail. Foi constrangedor, mas já não chateia. Mesmo assim se puder reaver os mails, era óptimo.

UI... a tecnologia é totalmente diferente... O POP 3 implica que o teu PC vai ao servidor buscar os e-mails e guarda-os na tua pasta local (provavelmente terias a ordem de os apagar do servidor ao fim de x dias)

O IMAP tem a tua pasta local sincronizada com a pasta do servidor de correio...

Se tinhas tudo no Inbox... só mesmo usando o time machine (que já vi que conheces a existência :) ) e revertendo para o tempo antes da mudança... não te preocupes com os e-mails entretanto recebidos, pois se não os apagaste, estes estão à mesma no servidor.

Se não tinhas backup, o facto de teres mudado para uma tecnologia completamente diferente originou a criação de uma directoria INBOX nova para sincronismo com o servidor, e como tal apagou a anterior...

Dica: Da proxima vez cria um arquivo local e copia para lá tudo antes de mudar as configurações.
E parabéns... IMAP é bem melhor do que Pop3 que já pesa um pouco na idade e assim poderás sincronizar vários devices com o servidor.


2º - Desinstalei o GarageBand com o AppDetele (nem me lembrava que o tinha feito) mas agora não encontro o programa nos DVDs que vinham com o Mac, de forma que não sei o que fazer e qualquer ajuda é bem-vinda.

2º DVD do LEopard que veio com o teu MAC. Arranca com o primeiro e dizes que queres instalar o sw adicional, e seleccionas a opção "personalizar"... depois é só escolher o que queres.


3º e mais irritante - Não sei porquê, sem eu ter alterado nada (pelo menos de que me apercebesse) o meu Mac passou a ser conhecido como "Zed (3)", por causa dos dispositivos bluetooth e não consigo alterar isso. Ideias para voltar a meter apenas "Zed"?

Se bem me recordo era nas propriedades da rede...Preferences>network> e terás logo a coisa cá em cima para ver o nome e o botão para alterar.


BTW: Os backups do TimeMachine servem para repor só os dados numa instalação nova do OSX?

Cumps.

Sabendo que podes aceder a um time machine e seleccionar uma pasta qualquer e fazer restore, vou ter que dizer sim.
Terás que criar uma conta de user exactamente com o mesmo nome da que vais formatar, depois entras no time machine vais para a pasta que desejas (Home) e fazes restore... rezas! :)
 
Obrigado pelas dicas. Daqui a pouco (se tiver tempo) já testo isso tudo (excepto os mails que também não eram nada de especial)
 
Lembrei-me de outra que me escapou na altura..

Porque raio é que o Photo Booth me diz: "A placa gráfica instalada neste computador não suporta o Photo Booth"?
Já o utilizei mais do que uma vez e pior, é que é a iSight integrada do MB...

Any solutions?
 
Sabendo que podes aceder a um time machine e seleccionar uma pasta qualquer e fazer restore, vou ter que dizer sim.
Terás que criar uma conta de user exactamente com o mesmo nome da que vais formatar, depois entras no time machine vais para a pasta que desejas (Home) e fazes restore... rezas! :)
É mais fácil reiniciar com o DVD do Leopard, Utilities, Restore System from Time Machine.

Penso que deste modo a instalação do SO propriamente dito é nova, o "Restore" é mesmo só dos documentos, contas de email, aplicações, etc
 
É mais fácil reiniciar com o DVD do Leopard, Utilities, Restore System from Time Machine.

Penso que deste modo a instalação do SO propriamente dito é nova, o "Restore" é mesmo só dos documentos, contas de email, aplicações, etc

Era isso mesmo que pretendia.. Já sinto o sistema pesado e tal.. De qualquer forma, a ver se arranjo tempo para deixar o pc a correr o iDefrag
 
É mais fácil reiniciar com o DVD do Leopard, Utilities, Restore System from Time Machine.

Penso que deste modo a instalação do SO propriamente dito é nova, o "Restore" é mesmo só dos documentos, contas de email, aplicações, etc


OK... era isto que eu não sabia já que o time machine no meu caso, creio estar a criar uma imagem de todo o sistema...
 
Bem, continuo com problemas relativamente à gráfica, até porque nem me lembrei que a minha gráfica não é uma GMA 950, mas sim uma X3100.

Alguém que possa fazer um zip com os "drivers" da gráfica por favor?

É que agora a Webcam realmente funciona, mas não consigo usar nenhum monitor externo..
 
Usei o Pacifist e fui buscar os packages da Gráfica ao DVD do OSX. Julgo que já não deve haver problema (ainda não consegui testar), mas pelo menos as teclas de controlo de brilho (F1 e F2) não funcionam..

s e 7 e n: Vou testar e depois logo digo, mas está-me cá a parecer que este fim de semana leva um format em cima, já que nunca levou desde que foi comprado
 
Afinal os problemas mantêm-se.. Crash constantes no Safari, e quando vou a ver a lista de erros aparece sempre lá a "IntelGMAX3100Driver.bundle"

Já fiz Backup para o Time Machine (fez durante a noite), mas esquici-me de retirar da lista os System Files.. Será que quando for fazer restore (vou configurar como sendo uma migração para um novo SO) não me vai mandar também os System Files defeituosos?

Cumps.
 
Alguma coisa não está bem...

- Tudo OK excepto o problema do Photo Booth
- Reparei o problema do Photo Booth
- Perdi controlo do backlight
- Usei o Pacifist e recuperei as drivers da GMA X3100
- Continuava sem controlo do backlight
- Fiz o SMC e o PRAM reset
- Continuava sem controlo de backlight
- Fiz então backup com o TM e toca de fazer instalação nova do OSX
- Recuperar os ficheiros que tinha, como se tivesse comprado um novo Mac, e os ficheiros estavam cá todos..
- A password que tinha na minha conta já não funcionava ('-.-). Resolvido através disto
- Continuo sem controlo de backlight
- Ligar para a Apple
- Nada de soluções por parte deles, já que desconhecem o problema
- Continuo sem controlo do backlight

Alguém faz a p*ta da ideia do que se passa? Tou a ficar fdd...
 
Cria lá uma nova conta de utilizador, e vê se tens os mesmo problemas...

Na minha opinião, quando se faz um format normalmente é para livrar da porcaria que o sistema tem. Ao fazeres o restore do TM, vais estar a encher novamente o sistema com lixo e desta vez com erros...

Basta dares uma volta na pasta ~/Library/ que vais ver que está lá muito lixo de coisas que já não usas...

Mais vale instalares o SO normalmente, e depois passas do TM para o teu sistema as coisas que precisas... assim ficam com um sistema limpo e com tudo o que queres. Dá um bocado de mais trabalho, mas nunca tens esses problemas...
 
Solved!!!

Fiz o restore de apenas algumas pastas mais importantes e já tenho tudo ok!!

O s e 7 e n tinha razão quanto a ser problema de utilizador...

Obrigado a todos pela ajuda ;)
 
é possivel formatar, instalar o sistema todo de novo e através do time machine instalar os apps?......ou seja, pegar só na pasta de aplicações?..........tou a perguntar isto, pois aburrece-me muito estár a instalar tudo de novo.
 
Back
Topo