2 radiadores - TESTE

É uma ideia... Á bord ñ deve fazer mal nenhum... mas tb onde vais buscar os 5v á board ??

Continuarei a ligar directamente á fonte até k se prove k a estraga...

[BIOHAZARD] : Tenho os 3,3v nos 3,31 e os 5v estão nos 4.97, praticamente perfeitos ! Istu com uma Chieftec de 340W

Tenho isto á um meses... ñ sei bem ;)
 
Última edição:
entao nao tens problemas a nivel disso, os meus tao prai no mesma coisa ou ate mais baixos e nao tenho ligaçoes de 7v

se pifar alguma coisa avisa :D

:P
 
7v!!!

já pensaram em colocar um divisor de tensão, em vez de utilizar os (+12v)-(+5v)! é uma coisa que se pode fazer com um simples potenciometro, ou mais elaborado com um integrado lm7412 e alguns condensadores e resistencias, este integrado com apenas 3 pinos é o ideal porque protege de curto-circuitos e mantem a tensão constante independente da carga (+/-), protegendo assim a fonte...
 
mosh eu tmb acho que é muito melhor o uso do potenciometro, mas nao percebi a outra ideia que deste acerca de montar um circuitozito kom condensadores etc.

esplica la isso melhor sff :)
 
re: 7v

peço algumas desculpas, mas tinha falado de memória, e as coisas não são exactamente assim que funcionam, quanto ao uso de um potenciometro, o que se está a implementar é um divisor de tensão (basicamente), mas ai tem de se ter em atenção a potencia consumida pelas fans, (P(w)=U(v) X I(a)), logo os potenciometros mais baratos são de 1w a 12 v i=83mA a 7v i=142mA, isto representa o consumo das fans, para resolver isto pode-se usar potenciometros com uma capacidade de dissipação maior (+€).
Com o uso do Lm78xx, pode-se fazer um divisor de tensão estabilizado (ver figura), se ele for usado directamente (fig.) não oferece grandes problemas já que ele pode fornecer uma corrente max de 1,5A com dissipador. logo alimentar 12w (V=8v)(fig.)(não existem de 7v, só 5,8,9,12V), colocando um 7809, tem de se fazer um divisor de tensão á saida, mas para fornecer 1,5A á saida tem de se usar resistencias de +/- 10w (+€).
Logo o meu conselho para a utilização deste circuito é de o usar com 8V e liga-lo directamente...
 

Anexos

  • esquema.jpg
    esquema.jpg
    6,9 KB · Visualizações: 76
Mosh

Se ligarmos um potênciometro adequado a uma ventoinha por ex sunon 12cm, 6.8Watts, nao teremos a variaçao de tensao normal ?

qual o uso de ter um sistema mais complexo com o Lm78xx ? (tou a perguntar, nao sei mesmo! lol)

è verdade, tenho notado umas descidas de temps agora com os dois radiadores e apenas ventoinhas num deles, vejo que tenho mais silencio e mais cooling do que apenas kuando tinha um deles..
 
A vantagem do 7808 é que com apenas um circuito podes controlar várias ventoinhas, ex:psu, radiador, case, etc... até um maximo de 1,5A logo p=U X I, logo 12w de consumo, com um potenciometro, não "deves", fazer isso senão ele derretia, e atensão é estabilizada.
não percebi muito bem a tua 1ª pergunta, mas deves querer saber que tenções podes obter. A fórmula é a seguinte V=V1(r1/r1+r2), um esquema ajuda, mas de momento não tenho aqui, mas é do genero... com o pot a meio tens metade da tensão de entrada, se tiver tipo 60/40 tens 40% da tensão +/-, penso que é assim, mas deves saber que um pot tem 3 terminais, ligas 1 da ponta aos 12v o do meio é a saida e o 3º ligas á massa...logo tens um divisor de tenão...
 
mosh o que eu te keria perguntar era se ligando um simples potenciometro a uma ventoinha nao poderiamos controlar os rpms dela?

ha necessidade de comprar os lm's nao sei kuantos etc?

Nao funciona bem se tiver apenas o potenciomentro ligado a ventoinha?
 
varias, porque varias a tensão dela, mas como dizes ela consome +/- 7w logo tens de ter um pot de 7w, se colocares por exemplo um de 1w tas sujeito a rebentar com ele...
Olha descobri um esquema novo com o qual podes fazer a mesma cena que fazes com o potenciometro, mas adicionas o lm7805 e em vez das resistencias colocas um pot, tens a vantagem de toda a potencia consumida ser toda dissipada pelo integrado, podes colocar o pot na tampa de uma bay livre... e apartir dai regulas a sua rotação. desde os 5v até os 12v, se quiseres valores mais baixos tens de colocar um 7803 por exemplo, ai tens dos 3V até aos 12V...
O circuito é simples de fazer nem precisas de circuito impresso (mas recomendo) e os lm's não são assim tão caros...no max(1€), aqui em coimbra eles custam 0,60€, pelo circuito todo gastas +/-2€ sem interruptor. e ao menos tens uma cena impecavel...mas tu é que sabes, eu vou montar este circuito depois digo como correu...
 

Anexos

  • esquema2.jpg
    esquema2.jpg
    6,6 KB · Visualizações: 31
Back
Topo