1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2 routers

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por picasso, 1 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 752)

1. picasso

picasso Power Member

Boas,

Gostaria de saber como melhorar a cobertura wireless num predio de 2 pisos. É possivel aplicar um router por piso? Se sim, como fazer (basta ligar um ao outro atraves de cabo do tipo Modem<---RJ45--->1º Router<---RJ45--->2º Router)? São necessarias algumas configurações especiais?

Muito obrigado.

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Se tiverem função de WDS fazes isso sem problemas por wireless.

Em alternativa podes fazer o seguinte:

Configuras o acesso a internet no 1º e activas o servidor DHCP.
    Ligas um cabo entre os dois routers.
    Configuras o segundo para obter ip automaticamente.

Assim ele recebe o IP vindo do outro router e distribui o sinal.

Cumprimentos

3. picasso

picasso Power Member

Agrada-me mais a segunda opção (já tenho a cablagem passada). Mas tambem tenho distribuição de sinal wireless atraves do 1º router, certo?

Muito obrigado.

4. amjpereira

amjpereira Folding Member

Se o configurares desta forma como indiquei, de forma simples o que o 1ª router faz é "reconhecer" o 2º como um elemento da rede, se este estiver a obter ip automaticamente, ou dentro da range de IP's do primeiro e atribuir-lhe sinal como se de um pc se tratasse.

Este por sua vez ao receber o sinal, seja da rede ou da internet, vai depois desempenhar as funções para o qual o configuraste, seja wireless, switch ou outro.

Cumprimentos

5. picasso

picasso Power Member

Excelente! Muito obrigado.

6. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Já agora, aproveito para por aqui a minha dúvida.
    Eu tenho um modem+router da netcabo e estou a pensar comprar um router wirless, poix tenho um duplex e ja existem 2 portateis em casa com wirless e começa a dar jeito. Até porque as 4 portas do router, sao insuficientes para os aparelhos que tenho em casa.
    Ao ler este post, fiquei com uma ideia semelhante.

Ora, o router que devo comprar é o asus wl-500 gp v2 (norma G).
    O router que tenho em casa é um Lynksys (O modelo insiro mais tarde quando tiver com ele ao lado), mas já tem uns aninhos e é daquelas da netcabo.

A minha duvida é, como faço as ligações para poder aproveitar os 2 routers? Se é que é possivel, conjugar estes 2 routers. Isto, porque as 4 portas sao insuficientes e ja tenho a cablagem toda montada e espalhada pela casa.

7. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Não será mais simples usar um access point?

8. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

O que é um acess point?

9. VuDu

VuDu Power Member

Experimentaste perguntar ao tio google? http://pt.wikipedia.org/wiki/Access_point

Se a placa não tiver 1Km e espessura e se colocares o router no centro do piso inferior, deves de ter bom sinal em ambos os pisos. Se não tiveres, colocas o router na mesma no centro do piso inferior e colocas o AP, ligado por cabo ao router, no centro do piso superior.

10. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Brigado. Tive a ver alguns acess point, e pela diferença de preço, não me compensa o router wirless? E se conseguir conjugar o router wirless com o router que tenho, fico com mais portas LAN disponiveis.

11. picasso

picasso Power Member

Concordo. Pela diferença de preço optei pelo 2º Router. A instalação está concluida e funciona na perfeição.

Muito obrigado.

Partilhar esta Página