1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[2000€] [14"-15.6"] Portátil para trabalho (concorrente MBP)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por mitra-, 5 de Novembro de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 1676)

1. mitra-

mitra- Power Member

Boas.

Início do Questionário
    =============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
    Até 2000€.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
    c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
    d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Acer e Lenovo estão fora de questão.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Será essencialmente para bater código (web development), bases de dados, máquinas virtuais e um pouco de produção gráfica (layouts de sites).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
    Vou transportá-lo essencialmente ao fim de semana quando me desloco a outra habitação.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Não é um fator relevante.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Não.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
    O máximo possível.

9) Quando é que vais comprar o portátil?
    Este mês.
    10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
    Quero algo que faça frente ao Macbook Pro Retina da Apple, mas em ambiente Windows. Por isso, tem de ter um ecrã de grande qualidade, Intel i7 quadcore, 8GB RAM minimo e SSD. Ou o mais aproximado possível. Windows 8 de preferência.

=============================================
    Fim do Questionário

Como deu para ver, estou inclinado para o Macbook Pro Retina 15" da Apple. Mas, quero expandir horizontes e equacionar algo com Windows 8 que possa sair mais barato. Daí, devem ter como base algo parecido com o MBP em termos de especificações. Já que tanta gente costuma dizer "arranjas melhor e mais barato com Windows", vamos lá ver o que sai daqui :)

:hello:

Última edição: 5 de Novembro de 2012
  2. D1as

D1as Power Member

Ando à procura do mesmo: tenho um MBP com 4 anos e agora quer algo do mesmo género mas em versão Windows.
    Está para sair este mês o Asus U500VZ, que é o que me parecer ser o mais aproximado ao actual MBP.

3. brruno

brruno Power Member

Com ecrã retina não tens nenhum concorrente windows ainda.
    Com peso e bateria igual ao retina não arranjas pois a Apple para conseguir tal coisa removeu basicamente qqlr capacidade de upgrade metendo a RAM incorporada na motherboard, o SSD é mSATA, tirou o leitor DVD , baterias coladas ; basicamente se alguma coisa avariar a solução é um novo (se for fora da garantia bye , bye)
    sendo que não tens nenhum de 15.6" a que lhe tenham feito os mesmos cortes para obter os mesmos resultados.

a Asus lançou o U500VZ mas ainda não há informação quanto á bateria e cá em portugal (ainda) so aparece a versão mais cara com 2 SSD's a 2500€ na fnac.

Asus N56VZ (1100€ + 170€ para um SSD de 256GB) , tem espaço para um disco + DVD sendo que podes tirar o DVD para ficar no PC com o SSD + 1 HDD para armazenamento
    Clevo W350ET (1000€ + 170€ para um SSD de 256GB) , espaço para 2 discos + DVD , ou 3 discos sem o DVD.......
    +Metade do preço para a mesma potencia e com muito bons ecrãs e facilidade de upgrades
    -mas mais pesados e bateria inferior (cerca de 3h30-4h30 de uso leve contra ~6h no rMBpro 15)

Sony Vaio SV-S1512Z1E/S (1350€ + 170€ para um SSD de 256GB)
    +Mesmo peso tendo DVD e ainda bem mais barato
    -mas bateria inferior (cerca de 4h30 de uso leve) e o ecrã tem boa qualidade mas a nivel da cobertura do espectro de cores é um pouco deficiente.

Última edição: 5 de Novembro de 2012
  4. mitra-

mitra- Power Member

Estive a ver uma video review desse Asus e 2500€ por ele nunca daria.. Por esse preço e specs o Macbook Pro é para mim melhor escolha.

O Asus N56VZ esta engraçado. O ecrã é mais franquito e vem sem SSD, mas isso também se reflecte no preço.
    Clevo não me diz nada e passo.
    O Vaio também esta engraçado, mas não sei..

São boas alternativas, a grande diferença é sempre o ecrã.

Última edição: 6 de Novembro de 2012
  5. brruno

brruno Power Member

O ecrã é fraquinho??? tem resolução inferior e angulos de visão não tão abrangentes mas de resto é muito bom(1920*1080 contra 2880x1800) * e não tem SSD mas como disse por 170€ compras um de 256GB.
    Mas mais de 1100€ a mais é ma minha opinião muito , pelas diferenças que são.
    +Melhor ecrã , mais leve e mais bateria (mas com o desgaste da bateria ao fim de uns anos dura bem menos e não podes meter uma nova)
    - Ficas limitados aos 8GB de RAM, upgrade ao SSD é caro, não tem DVD (/espaço para 2 discos), mais 1100€

*mas essa resolução tb é um exagero , o limite da visão humana em condições de uso normal está algures perto do meio entre as duas , so se colares á cabeça ao ecrã é que notarias grande diferença entre eles.
    a unica razão pela qual a Apple optou por esta resolução superior e não a que realmente leva ao limite o olho humana foi para simples contas matemáticas, é o dobro em altura e largura da anterior (1440*900), dando menos trabalho ao S.O para meter as coisas no tamanho certo.

6. Sargeras

Sargeras Power Member

Com esse orçamento seria o portátil mais potente que poderias comprar.
    Para teres uma ideia do que compras na CLEVO com 2500€:

P170EM com LCD High Color Gamut (LCD Pro para edição de imagem/video) - 17"
    ATI 7970M 2GB
    Intel i7 3840QM 2.8Ghz - 3.8Ghz 8MB (3rd Gen)
    32GB de memória DDR3 1600Mhz
    2x SSD 256GB Samsung 830 (Podes colocar em RAID 0)
    1x mSATA 256GB Samsung 830
    Gravador Blu-RAY
    Intel 6235 Wireless LAN + Bluetooth4.0

Queres comparar isso ao MBP?

Essa configuração é em 17" mas podes perfeitamente configurar em 15", e já tens disponivel com as novas GTX 675MX em Portugal.

Isso é só um exemplo... se conseguires mais performance noutra marca pelos mesmos preços avisa que troco já as máquinas todas cá da empresa!

PS. Será que o que procuras é um PC Windows com Retina Display? É que isso ainda não existe. Nem me parece que seja a melhor altura para isso. Pessoalmente até preferia os Super AMOLED Plus, a reprodução de cores parece bem mais realista e até com mais detalhe. Mas neste momento não estou propriamente muito interessado em nenhum.
    Tens o exemplo dos utilizadores que se queixam que FULLHD em 15" é "demais" e num sistema operativo como o Windows em que pouco é vector, estares a subir a resolução em LCD de dimensões tão pequenas como é 15 e 17 não me parece que seja grande ideia.

Última edição: 6 de Novembro de 2012
  7. mitra-

mitra- Power Member

Quanto ao ASUS N56VZ:

- Display
    @brruno, não me estava a referir à resolução, que como é óbvio os Retina não têm concorrência, mas ao display em si. Os MBPr têm ecrãs IPS, este N56VZ tem um display TN da Samsung.
    E um TN é efetivamente mais fraco que um IPS, aí não há dúvidas.

-Teclado & Touchpad
    O teclado só testando, mas à partida só não gosto do facto de ter a porcaria do teclado númerico, senão ficava muito melhor.
    Pelo que li, o touchpad é fraquinho e mal construido.

-CPU
    O CPU do MBP é melhor, mas de uma forma insignificante, uma vez que se trata de um 3615QM vs o 3610QM do ASUS, por isso não é por aí.

- Upgrades
    A grande vantagem do ASUS é sem dúvida a possibilidade de fazer upgrades com grande facilidade. Meter um SSD mais barato, ou mais RAM.
    Dúvida: colocando um segundo disco no lugar da drive DVD, existe alguma tampa para "disfarçar" o portátil?

- Qualidade\Portabilidade
    A qualidade de construção não é obviamente a mesma, são segmentos diferentes, mas parece ser aceitável.
    O ASUS é mais pesado e mais grosso, mas também nada muito critico.

È uma boa opção, se optar por uma via mais económica.
    Este N56VZ é recente? Se não, vai ser brevemente algo mais atual?
    Existem mais opções semelhantes ou ligeiramente melhores, por exemplo, HP ou Samsung? E semelhantes ao U500VZ das outras marcas, vai sair alguma coisa?

@Sargeras
    Não estou interessado em OEM's. Quero um portátil que possa comprar numa grande superficie.

8. brruno

brruno Power Member

Não é por ser IPS que é melhor , tens ecrã IPS que são bons (se bem me lembro um que vinha num HP envy era uma bela treta , o ecrã mostrava vermelho como cor-de-laranja por exemplo).
    O do MB pro tem melhor angulos de visão e maior contraste (se bem que o nivel de contraste do N56VZ já é considerado muito bom) , mas no entanto é glossy enquanto que o do N56VZ é matte (para uso exterior ou ambeinte de muita luz é melhor). A nivel de brilho e cobertura do espectro são semelhantes.

-CPU , não é por ter um numero maior que é melhor , o 3615QM não é mais potente que o 3610QM e por exemplo o 3612QM é até inferior ...
    A unica diferença é que o 3615QM tem VT-x, VT-d enquanto que o 3610QM so tem VT-x ; e sinceramente não sei para que isto serve , tive googlar e penso que tem a ver umas cenas para virtualização ou algo do genero.
    Sendo que os novos modelos Asus não trazem o 3610Qm mas sim o novo 3630QM (daqui a pouco tempo já deve começar a aparecer o 3635QM para os Mbpro) , mas que tb são iguais.

Estão a sair novos modelos, agora com a saido do windows 8 e upgrade ao processador.
    O mais parecido ao U500VZ e mesmo o Sony , tens tb o Samsung 700Z5C mas o ecrã é inferior ao do Asus e não permite upgrade ao disco.

9. mitra-

mitra- Power Member

Nas reviews qe tenho visto dizem que o display do N56VZ é bom, mas mesmo assim não anda nem perto da gama UX31 da própria Asus que vem com displays IPS.
    O ecrã é bom, para um TN...

Tenho que pesquisar então mais sobre o que vai sair neste momento. Mas se forem ao preço do U500VZ é para esquecer. A vantagem do portátil Windows seria poupar uns trocos e conseguir melhor hardware.
    Se ficar a mesma coisa que o MBP então a decisão torna-se fácil.

10. Sargeras

Sargeras Power Member

Então porque não um Elitebook ou um Precision? Sempre são máquinas a serio!

11. ABastos20

ABastos20 Power Member

Não percebo estas taras com "electrodomésticos" da Apple. Sim porque para mim tudo o que é da Apple são electrodomésticos, ou são torradeiras a custar o mesmo que topos de gama de outras marcas ou têm um preço absurdo e são realmente bons, ou seja ao nivel dos topos das outras marcas. Bem... Se quiseres dar 2000 euros + por uma m... que arranjas igual a 1100 é contigo mas parece-me uma péssima decisão, aliás é uma péssima decisão.

Para o que tu queres iria para um Clevo mas tu decidiste arrumar logo a decisão logo o N56VZ parece ser o mais lógico tendo em conta toda a capacidade de upgrade e tu com esse orçamento se quiseres transformas-o num bixo capaz de dar 2 MacCagadas.

12. mitra-

mitra- Power Member

ABastos20, se não percebes ou não gostas então faz o favor de te absteres de comentar. Se não consegues ver qualidade num MBP então não tens capacidade para dar uma contribuição útil à thread.

13. ABastos20

ABastos20 Power Member

Eu não consigo ver qualidades porque eles não as tem. Só tem 3 coisas que aprecio, a estrutura resistente, bateria e peso o resto... Lixo.

14. mitra-

mitra- Power Member

Tem as mesmas specs que os outros, o que é para ti o lixo?
    A grande diferença de preço deve-se à qualidade de construção e materiais, que não arranjas igual e ao ecrã.
    Foi por causa da Apple que por exemplo a ASUS teve de meter também ecrãs IPS nos Zenbook. E no que é que isso resultou, em portáteis de 2500€.

Diz-me lá, já que és um entendido, um portátil com ecrã IPS, SSD de 256GB, I7 quadcore Ivy bridge, 8GB RAM e que não esteja impregnado de plásticos?
    O preço dos MBP é elevado, mas são portáteis premium, não são portáteis para venda em massa.

É óbvio que ao procurar um portátil Windows não vou conseguir algo como um MBP. Posso conseguir melhor hardware, mas perco outros factores como o SO, o ecrã, a portabilidade e a qualidade de construção.
    Mas como as coisas nem sempre são assim tão lineares, e não sou fanboy, estou aberto a tudo.

15. andreramalho

andreramalho Power Member

Existe claramente aqui uma pessoa que não sabe do que fala... enfim.

mitra- está clara a tua opinião sobre os MBP, por isso acho que devias ir por esse caminho... não vale a pena andares a procurar mais sinceramente... vais pagar + mas ficas com um portátil premium como tu próprio disses-te.

16. mitra-

mitra- Power Member

Há pessoal que gosta de falar por falar, e acabam só por encher a base de dados de lixo.
    Ainda estou à espera das recomendações dele, mas ficou sem argumentos :D

@andreramalho
    A minha primeira ideia era mesmo comprar o MBP Retina de 15", mas com o sucesso que o Windows 8 está a ter, e o facto de ser possível comprar um "portátil windows" com melhor hardware, possibilidade de upgrades, e ser mais fácil a reparação, estou a equacionar qual a melhor opção. Não há solução perfeita, em qualquer escolha ganho numas coisas mas perco noutras, mas estou a equacionar os dois cenários.

@Sargeras
    Estive a ver no site da HP PT mas não vi nada de especial, mas posso não ter visto bem.
    Por exemplo, um dos melhores que vi era o EliteBook 8570p (B6Q02EA), custa 2000€ e as specs são fracas:
    - i7 dual core
    - 4GB RAM
    - SSD 256GB
    - Display 15.6" LED 1366x768
    - Radeon HD 7570M 1GB

17. Sargeras

Sargeras Power Member

mitra esse HP é para quem dá valor a qualidade de construção só isso.
    Se queres mais performance e qualidade de construção vai para uma Workstation Portátil DELL - o Precision (mas ok, 2000€ não deve dar para grande coisa).
    Se queres performance, facilidade de upgrade e boa relação preço qualidade vai para CLEVO.
    Se queres MacOS vai para um MBP, sinceramente num portátil de 15" o único motivo que vejo para escolher MBP é o OS, acredito que quem compra um MBP por outro motivo tem graves problemas analíticos. Não existe uma única vantagem destes portátil sobre outras opções Windows. O próprio LCD Retina é discutível, mas nem vale a pena ir por ai.

Se queres um portátil daqueles que se compras na Fnac vê os novos Samsung, sinceramente não há absolutamente mais nada que me desperte o mínimo de interesse.

18. ABastos20

ABastos20 Power Member

Ahhhh queres que continue a falar? não tinha percebido. Ecrã é exagero de euros porque nunca conseguirás encontrar uma diferença significativa para os outros e estás a pagar uma fortuna. Qualidade de construção é como o outro até aí concordo contigo. Mas mesmo assim não valem os 1000 euros a mais só pela qualidade de construção.

A Asus nunca foi concorrente da Apple porque vendem PC's muito diferentes sendo os Apple para raparigas que não têm mais nada que fazer ao dinheiro e os Asus um verdadeiro Portátil comercial.
    Actualmente para o transporte e o esforço que um pc precisa de aguentar os plásticos fabricados são mais que suficientes e oferecem uma qualidade por menos dinheiro.
    Premium? Really? Nem vou comentar...
    SO da Apple é muito bonito mas estás sempre limitado á utilização que lhe vais dar porque é um software que na minha opinião ainda tem bastante a crescer em ter-mos de compatibilidade tal como o Linux.
    A portabilidade não vais morrer por 200g... E com isso não podes fazer upgrade e se acontece algo a bateria, como se diz na minha terra, Fod...-se
    E sim és um Fanboy :)

Cumps

PS: peço desculpa a quem fiz o quote... Era o de cima do mitra. Erro meu.

Recomendação: Clevo ou o Asus N56VZ ou qualquer modelo dentro deste nível das outras marcas. :)

Última edição: 7 de Novembro de 2012
  19. mitra-

mitra- Power Member

ABastos20 dizes tanta barbaridade que nem tem ponta por onde se lhe pegue.
    Não notas diferenças entre um ecrã TN baratuxo que equipa a maioria dos portáteis por um IPS Retina dos MBP?
    Vê as reviews da Anandtech, Engadget, Notebookreview, Slashgear, etc, e vê o que os experts dizem do display. E eles não dizem da boca para fora como tu. Dizem-no porque testam e percebem realmente do assunto. E isto são sites neutros, nem são sites associados ao mundo Apple.
    Pelos teus comentários vê-se mesmo que muito provavelmente nunca trabalhaste com OSX nem nunca tocaste sequer num MBP.

São caros? Ainda aguardo que me envies um laptop windows 15" ISP, com as mesmas specs.. e depois vemos os preços... Agora tás a comparar o MBPr com portáteis com ecrã TN, muitos nem FULL HD dão, com discos mecânicos e chassis em plástico. Assim é fácil arranjar portáteis baratos.

Eu já trabalho com computadores há imensos anos, com OSX, Windows e Linux. Não sou nada fanboy.
    Trabalho numa empresa exclusivamente com ambientes Windows\Linux, mas em casa também tenho tido Macs. E são mundos diferentes. Não existem sistemas perfeitos, todos têm prós e contras.
    Aliás, se criei esta thread é porque estou a considerar um portátil Windows em vez do MBP. Agora não tirem o mérito aonde ele existe.

20. SepulRise

SepulRise Power Member

Os MBP são bons em: construção, materiais usados na mesma e a bateria; mas a meu ver o melhor que têem é o software e o SO, e aqui dou o braço a torcer à Apple, porque o SO tira todo o proveito do hardware. Quanto ao hardware é a mesma coisa que se vê noutros portáteis e noutras marcas... Até já vi Mac's com hardware pior que outros portáteis e a preços que vai lá vai...

Como o Sargeras disse, o único motivo que vejo para escolher MBP é o OS, porque pelo hardware esquece lá isso, e não arranjes "desculpas" tipo o ecrã IPS.

Só queria referir uma coisa para finalizar o meu post: a maior estupidez que já vi foi pessoas a usarem MBP com SO da microsoft... Não queiram passar por parvos...

Partilhar esta Página