• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[2000 euros] [17”] [Gaming] – Update ou compro novo?

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

Tenho cerca de 2000 euros (pode ser um pouco mais caso seja um bom negócio). Para comprar em breve (agora, a não ser que me digam que vale a pena esperar porque esperam época de promoções ou algo do género).



Tenho dúvidas se devo comprar um PC ou laptop novo ou fazer upgrade do meu.



Tenho um portátil com as seguintes características:

I7-4700HQ 2.40GHz

16GB RAM

NVIDIA Geforce GTX 850M

Disco 500GB (não é SSD)

17” ecrã

(não sei qual é a motherboard)



O portátil tem o ecrã com o tamanho que quero e tem 16GB de RAM que também não está mal.

Posso trocar:
- o CPU, a gráfica (quero algo muito bom, tipo a GeForce RTX 3070 ou equivalente) , o disco para um SSD e meter ventoinhas novas (as minhas n tão boas).



Em alternativa, comprar novo (preferia portátil mas a ideia que tenho é que com o mesmo dinheiro se compra um desktop muito melhor. Se for mesmo assim, então pode ser desktop).



O que fariam no meu lugar? Só por causa do tamanho do ecrã e para aproveitar a memória, vale a pena o upgrade? Ou é melhor novinho em folha? (nota: se for desktop, gostava de ter arrefecimento líquido porque tenho lido que é muito melhor e mais silencioso)





2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)



a) Gaming (Cyberpunk 2077; Stellaris; Crusader Kings; NBA)



3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

e. 17" - 17.3"



4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Não tenho conhecimentos para responder. Quero correr o Cyberpunk a full! :-)



5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não.



6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Fica frequentemente na secretária. Daí que esteja em dúvida se faço o update ou compro um desktop (para ter arrefecimento líquido por exemplo).



7) Quantas horas de bateria necessitas?

0. Tenho sempre acesso a eletricidade.



8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Não.



P.S.: Já agora peço também sugestão para um monitor grande (para jogar mas principalmente para trabalhar) à volta de 300 euros.
 
Compra um novo. Eu comprei um Clevo 17.3 com esse CPU em 2013 mas meti SSD na altura.

Comprei o Lenovo Legion 5 17.3 este verão 5800H RTX3060 16Gb 1100 euros infelizmente já não está disponível e o que está na Lenovo PT é muito caro agora.

Tem atenção a isto:

Disco SSD por NVMe
Ecran no minímo com 100% sRGB e 300 nits non glare.
TDP da gráfica no caso da 3070 deve ir aos 130-140W
TDP do CPU.
Se comprares fora de Portugal não te esqueças de verificar/pedir teclado PT.


visita o noteboocheck.net e ultrabookreview.com para veres criticas de modelos, a partir do momento que tenhas alguns modelos visita o forum do notebookreview para verificares as opiniões sobre tais modelos.

Edit: pelo que vejo nos preços consegues RTX3070 vindo da Alemanha a 1500 euros mas por cá está tudo muito caro.
 
Última edição:
Boas. Não consegues trocar nem o cpu nem a gráfica. Estão soldados à motherboard.
Essa máquina há-de estar com perto de 7 anos, mas ainda compensa trocar para um ssd se continuares a usá-lo para uns afazeres mais leves (leia-se, não jogar títulos AAA ou jogos recentes). Esse processador é top, dá perfeitamente para o dia a dia atual até para programas mais pesados.
 
Obrigado pelo feedback. Eu tb tenho boa impressão do laptop e por isso é que tinha pensado no upgrade. Vou trocar-lhe o disco para um SSD e mudo as ventoínhas e fica para o meu miúdo usar na escola.

Aproveitando a vossa boa vontade, o que acham deste setup (escolhi desktop porque laptop fica muito acima do meu orçamento):

Caixa: Nox Hummer
CPU: AMD Ryzen 5 5600X 3.7Ghz 6-Core SktAM4
RAM: DDR4 Kingston 32GB 3200Mhz
Motherboard: MSI SktAM4 - X570-A PRO
Gráfica: MSI GeForce® RTX 3070 GAMING X TRIO 8GB
Disco: SSD 2,5 ADATA Ultimate SU800 1TB
Alimentação: MSI MPG A750GF 750W 80Plus Gold Modular
Cooler: CPU MSI Mag CoreLiquid 360R ARGB
Placa de rede: PCI-E Asus Wireless AX3000

Fica por 2200 euros. Mudavam alguma coisa? (a única preocupação é desempenho. Sem preocupação com cores e neons e assim).
 
Back
Topo