• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[2000€] Máquina, Top (Atualizado)

Em termos de windows julgo que não há grande coisa a pensar: DELL. Quanto ao HP acho que exageraram no design. Não me parece nada robusto e aqueles dourados não sei até que ponto não distrai a vista. O Asus pelo que li a assistência técnica não é a melhor. O Surface Laptop ainda não sei o que pensar do teclado em alcantara e da nota "zero" que lhe deram no i-fixit, em termos de possibilidades de reparação. Quanto à assistência julgo que a Microsoft adotou as políticas da apple, em que o cliente tem quase sempre razão. No entanto é um modelo novo sujeito a bugs. Depois vem com o windows 10S, que podes no entanto fazer o upgrade para o windows normal.
 
para o orçamento que tens, podes ir até ao macbook pro 13" sem touch bar. Seria a minha escolha. Fiabilidade, longevidade, autonomia, ecrã e acima de tudo assistência técnica sem igual. Em Windows o mais aproximado que tens é o Dell 13". Em termos de autonomia e ecrã não ficará muito atrás do macbook pro, mas em termos e fiabilidade e assistência técnica tenho dúvidas que o acompanhe. Pelo menos em Portugal. Tens em loja física em Lisboa, Porto, Leiria e Braga, mas não tens assistência técnica com a da apple. Dou-te um exemplo: tenho um macbook pro 13" mid 12, ou seja um modelo com 5 anos. Em termos de bateria dá-me à vontade para 5/6 horas de trabalho (word/net) Há umas semanas fiquei sem acesso ao disco de arranque (ssd) de repente. Levei à assistência técnica e deram logo duas hipóteses: ou era o disco que tinha avariado e tinha perdido toda a informação do mesmo, ou era problema com o cabo de ligação do disco. No dia seguinte, recebo informação que já estava pronto e que o problema era do cabo. Fui levantar o equipamento, puxei da carteira para pagar o serviço e fui informado que o serviço não seria cobrado, porque o macbook pro 13" mid 2012 estava abrangido por um programa de substituição de cabos de ligação do disco. Devo referir que o disco não é o original (mudei o HDD por um SSD) e tenho o equipamento vai fazer 4 anos em setembro. Posso garantir que em 2013 foram os 1200€ mais bem gastos num computador.

Tenho um Toshiba Satélite i5 de 2011, que me custou 600€, que nunca me deu mais do que 2 horas de bateria, mesmo no início. Nunca me deu problemas, mas tenho dúvidas que tivesse a mesma assistência técnica.

Em resumo: a dar 2000€, ou é para gaming ou trabalhos de edição de vídeo muito pesados, ou então só mesmo um macbook pro. É a minha opinião.

Tecnicamente o ecrã do Dell XPS é melhor que o do Macbook, sendo ambos bastante bons. A fiabilidade também não sei se concordo, o que não faltam são macbooks avariados, especialmente porque nos dias que correm até o SSD é soldado na board no caso do Apple(é tudo soldado), mas de resto são ambos excelentes opções, e depende mais do SO que prefere do que de outra coisa.

O Dell acaba por ser mais polivalente, já que até dá para jogar qualque qualquer jogo decentemente caso seja algo que o user goste, e o apple já é muito limitado nesse aspecto.
 
Agradeço que me corrijam se eu estiver enganado mas como já foi aqui referido, muitos dos Macbooks trazem processadores "U" que em nada se comparam com os HQ. Para ter um Macbook com processador HQ é "preciso" gastar perto de 3500 €.

Para além do mais se escolheres macOS estarás "trancado" ao ecosistema da Apple que em tempos já foi melhor. Isto é apenas a minha opinião. Logo, se não tiveres outros equipamentos Apple não recomendo o Mac.
 
Sim, o unico macbook comparavel ao XPS 15 a nível de potencia de processamento será o Macbook Pro 15, o de 13 utiliza versões de processador muito mais fraco e de todo incomparavel. Não faço ideia do preço de um macbook pro de 15 polegadas.
 
Agradeço que me corrijam se eu estiver enganado mas como já foi aqui referido, muitos dos Macbooks trazem processadores "U" que em nada se comparam com os HQ. Para ter um Macbook com processador HQ é "preciso" gastar perto de 3500 €.

Para além do mais se escolheres macOS estarás "trancado" ao ecosistema da Apple que em tempos já foi melhor. Isto é apenas a minha opinião. Logo, se não tiveres outros equipamentos Apple não recomendo o Mac.

No macbook pode instalar windows, de raiz ou como máquina virtual. quanto à potência, não vou discutir porque não tenho conhecimentos suficientes.
 
Em termos de windows julgo que não há grande coisa a pensar: DELL. Quanto ao HP acho que exageraram no design. Não me parece nada robusto e aqueles dourados não sei até que ponto não distrai a vista. O Asus pelo que li a assistência técnica não é a melhor. O Surface Laptop ainda não sei o que pensar do teclado em alcantara e da nota "zero" que lhe deram no i-fixit, em termos de possibilidades de reparação. Quanto à assistência julgo que a Microsoft adotou as políticas da apple, em que o cliente tem quase sempre razão. No entanto é um modelo novo sujeito a bugs. Depois vem com o windows 10S, que podes no entanto fazer o upgrade para o windows normal.
O Dell, tem sido de facto o computador Windows que mais me têm falado, no entanto, pouco ou nada conheço sobre onde comprar, que valor, etc..

O HP está de facto um pouco exagerado no que ao design diz respeito, mas não é feio... No entanto o mais importante é o que ele tem lá dentro e não o que tem cá fora. Mas também não se ponham a falar de tijolos, nem de portáteis estilo gaming pois não gosto...

Eu tenho um Asus e nunca tive qualquer tipo de problema, portanto em relação à assistência não faço ideia...

O Surface Laptop parece-me interessante e é bastante bonito, mas a verdade é que já li vários comentários por causa desse handicap da reparação ter praticamente que arrebentar com o computador. O facto de ser touch, não me faz grande diferença e é irrelevante...

A Apple penso que é mesmo fantástica a nível de assistência, tal como já expliquei num comentário anterior...
 
Tecnicamente o ecrã do Dell XPS é melhor que o do Macbook, sendo ambos bastante bons. A fiabilidade também não sei se concordo, o que não faltam são macbooks avariados, especialmente porque nos dias que correm até o SSD é soldado na board no caso do Apple(é tudo soldado), mas de resto são ambos excelentes opções, e depende mais do SO que prefere do que de outra coisa.
Neste momento não tenho nenhuma preferência. Confesso que gosto bastante do interface e da performance do macOS, e que tenho alguma curiosidade em experimentar... No entanto, não estou insatisfeito com o Windows. Sempre foi o SO que utilizei portanto estou naquela de "sempre arroz, sempre arroz"... Já não é novidade, e já não acho muito chamativo porque não existe aquela curiosidade...
Em relação à qualidade do ecrã, não tenho dúvidas que deve ser uma excelente máquina. No entanto, vamos entrar naquela lógica que "ter melhores specs não quer dizer que seja melhor"... Mas nunca estive com nenhum à frente, portanto não posso tirar conclusões.

O Dell acaba por ser mais polivalente, já que até dá para jogar qualque qualquer jogo decentemente caso seja algo que o user goste, e o apple já é muito limitado nesse aspecto.
O computador vai ser apenas para trabalho e lazer, não vou usar para jogos, porque se fosse o caso optaria obviamente por Windows!
 
Agradeço que me corrijam se eu estiver enganado mas como já foi aqui referido, muitos dos Macbooks trazem processadores "U" que em nada se comparam com os HQ. Para ter um Macbook com processador HQ é "preciso" gastar perto de 3500 €.
Sinceramente, não percebo grande coisa disso...

Para além do mais se escolheres macOS estarás "trancado" ao ecosistema da Apple que em tempos já foi melhor. Isto é apenas a minha opinião. Logo, se não tiveres outros equipamentos Apple não recomendo o Mac.
Tenho um iPhone.
 
Sim, o unico macbook comparavel ao XPS 15 a nível de potencia de processamento será o Macbook Pro 15, o de 13 utiliza versões de processador muito mais fraco e de todo incomparavel. Não faço ideia do preço de um macbook pro de 15 polegadas.
E qual será o preço do Dell XPS 15? Não faço ideia...

Aliás, gostava que alguém me desse alguma ideia de onde posso ver os Dell XPS e do valor +/- deles... É que toda a gente me fala desses portáteis e eu nunca os vi, nem faço ideia de onde os ver...
 
No comparador do zwame facilmente encontras. Um xps15 começa nos 1600-1700 e vai até aos 2000 e muitos conforme as opções de armazenamento e de gráfica.

O MacBook equivalente é mais de 1000€ a mais.
 
No comparador do zwame facilmente encontras. Um xps15 começa nos 1600-1700 e vai até aos 2000 e muitos conforme as opções de armazenamento e de gráfica.

O MacBook equivalente é mais de 1000€ a mais.

Embora que passados uns 5 ou 6 continua funcional como no princípio, e com valor superior no mercado de usados.
 
Embora que passados uns 5 ou 6 continua funcional como no princípio, e com valor superior no mercado de usados.
Na parte do valor usado é um facto que passados uns anos o Apple mantém algum valor, embora o custo extra na aquisição faça com que isso não seja grande vantagem.

Já acerca de ser funcional... Porque é que o Dell deixaria de ser caso nenhum deles tenha alguma avaria grave?

Quanto mt o Dell iria merecer ums instalação fresca de Windows passados uns anos, mas além disso... O hardware continua lá, e os Ssd vieram acabar com o principal factor de lentidão nos pcs.
Ou seja, é igual.

Na prática só faz sentido pagar os preços enormes da Apple se a pessoa quiser mesmo macOS, porque de resto não faz sentido a nível de preço/qualidade com as opções que existem hoje.
 
Na parte do valor usado é um facto que passados uns anos o Apple mantém algum valor, embora o custo extra na aquisição faça com que isso não seja grande vantagem.

Já acerca de ser funcional... Porque é que o Dell deixaria de ser caso nenhum deles tenha alguma avaria grave?

Quanto mt o Dell iria merecer ums instalação fresca de Windows passados uns anos, mas além disso... O hardware continua lá, e os Ssd vieram acabar com o principal factor de lentidão nos pcs.
Ou seja, é igual.

Na prática só faz sentido pagar os preços enormes da Apple se a pessoa quiser mesmo macOS, porque de resto não faz sentido a nível de preço/qualidade com as opções que existem hoje.
Atenção que eu não sou um defensor da Apple, ou o que quer que seja, simplesmente, tal como já disse, gosto do interface e da performance do computador... Apenas isso!

Mas não me venham com histórias... A Apple tem que ter alguma coisa em especial... Se não tem, porque razão os MacBooks continuam a ser dos computadores mais comprados, a Apple continua com um grande número de vendas, etc.? Tem que haver algum motivo... São caros? São, bastante até, mas a verdade é que continuam a merecer a confiança do comprador e o número de vendas continua a ser grande!
 
Atenção que eu não sou um defensor da Apple, ou o que quer que seja, simplesmente, tal como já disse, gosto do interface e da performance do computador... Apenas isso!

Mas não me venham com histórias... A Apple tem que ter alguma coisa em especial... Se não tem, porque razão os MacBooks continuam a ser dos computadores mais comprados, a Apple continua com um grande número de vendas, etc.? Tem que haver algum motivo... São caros? São, bastante até, mas a verdade é que continuam a merecer a confiança do comprador e o número de vendas continua a ser grande!
São bons pcs, mas o principal motivo de venderem tem a ver com o ecossistema, e também a ver com o facto de muito no os compradores já virem de macs anteriormente. Todo o software que têm já é para Mac, o custo de estar a mudar pode sr elevado.

Existe também aquilo que estás a referir, que é o status e a imagem. Se é caro e vende deve se bom.

Estamos num fórum de tecnologia, e aqui Falasse de coisas objectivas e não de feelings. ;)
E objectivamente um MacBook com performance é caríssimo. Os mais baratos usam dual cores de baixa voltagem que para o dia a dia e para ir a net são mais que suficientes, mas para trabalho mais elaborado são bem fracos.

Acerca de ir ver o Dell. Honestamente não faço ideia. Sensação algumas lojas que o vendem, mas não sei se está exposto.
 
São bons pcs, mas o principal motivo de venderem tem a ver com o ecossistema, e também a ver com o facto de muito no os compradores já virem de macs anteriormente. Todo o software que têm já é para Mac, o custo de estar a mudar pode sr elevado.

Existe também aquilo que estás a referir, que é o status e a imagem. Se é caro e vende deve se bom.

Estamos num fórum de tecnologia, e aqui Falasse de coisas objectivas e não de feelings. ;)
E objectivamente um MacBook com performance é caríssimo. Os mais baratos usam dual cores de baixa voltagem que para o dia a dia e para ir a net são mais que suficientes, mas para trabalho mais elaborado são bem fracos.

Acerca de ir ver o Dell. Honestamente não faço ideia. Sensação algumas lojas que o vendem, mas não sei se está exposto.
Sim, eu tenho iPhone, é a única coisa que tenho do ecossistema Apple.

Certamente que os MacBook têm que ser muito bons, porque se não, não existia tanta procura...

Achas que o MacBook Pro de 13" não obteria performance? A minha questão tem mais a haver com a durabilidade...

Pois, é que ainda não descobri um único local onde posso ver o Dell! E antes de comprar o que quer que seja, quero ver...
 
O macbook Pro de 13" utiliza um processador deste genero:

https://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i5-6360U-Notebook-Processor.149856.0.html

O macbook Pro de 15" e o Dell XPS utilizam um processador deste género:

https://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-7700HQ-Notebook-Processor.187975.0.html


O primeiro é um processador dual core de 15W (baixo consumo), o segundo é um processador quad core de 45W (alta performance).
A diferença de potência é muito grande, mas para a utilização que descreves, usar a net e Word e Excel, desde que não seja com scripts muito grandes, um processador ULV pode ser satisfatorio, se estiver aliado de um bom SSD e RAM suficiente. Só mesmo testando é que poderás saber, mas não é de todo comparavel, como podes compreender inclusivé pela diferença de preço nos proprios Macbooks, do de 13 para o de 15. Os processadores HQ são muito mais potentes que os ULV em TODOS os cenários.

Dito isto, e depois de voltar a ler a frase "Certamente que os MacBook têm que ser muito bons, porque se não, não existia tanta procura..." é obvio que já fizeste a tua escolha, e vou abster-me de tentar ajudar mais, já que objectividade não reina por aqui. Boa sorte!
 
Back
Topo