1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

2003 Server + 2 ligações há internet

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Tuaregue, 25 de Janeiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1169)

  1. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    como posso fazer o load balancing no windows 2003 server, uma vez que tenho duas ligações há internet e como tal queria fazer o load balancing entre elas. uma das soluções era usar o isa server, mas isso para já não está previsto usar. Mais alguma ideia? Já procurei na até agora nada.
     
  2. gangster

    gangster Power Member

    Conheço um programa que é um traffic shapping, mas acho que tambem da para isso que pretendes, chama-se cFos (www.cfos.de)

    Se puderes testa e diz-nos o resultado.

    Abraço
     
  3. SFSS

    SFSS Power Member

  4. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Ufff, o que foste perguntar...

    Há uns tempos atrás, quando estava a tentar ligar duas casas por wireless (coisa que nunca consegui, por causa dos obstáculos entre as casas...) também tive essa ideia, de fazer load balancing entre as ligações. Ainda me lembro de algumas coisas que aprendi nessa investigação, que vou tentar passar para os interessados.

    Antes de mais, convém dizer que há várias formas de fazer load-balancing em ligações, a saber:

    1) Fail-over - forma mais simples de load-balancing, consiste em usar uma ligação como "spare", em caso de queda da ligação principal; é utilizada em alguns routers que precisam de 100% de uptime; para utilizadores domésticos é basicamente inútil, porque as quedas de ligação em Cabo basicamente não existem (talvez na altura de renovação do DHCP, mas isso é raro, muitos ISPs de cabo usam IPs "semi-fixos"...), e em ADSL geralmente são inferiores a 30 segundos (tempo para ressincronizar ao fim de 36h de ligação); como de costume, pode ser "hot spare" (ter as duas ligações sempre ligadas, com backup imediato) ou não (a segunda ligação é "on-demand"); esta configuração utiliza dois IPs públicos.

    2) Agregação PPP - utilizado com modems ou placas RDIS, basicamente faz duas (ou mais) chamadas mas completa apenas uma ligação TCP/IP, efectivamente duplicando a largura de banda disponível e utilizando apenas um IP público; infelizmente, este modo de agregação, embora extremamente simples (qualquer SO o suporta), só está disponível para ligações "arcaicas", por modem ou RDIS, ou seja, com o máximo de 128Kbps (BRI RDIS) para clientes residenciais (mais do que isso fica impressionantemente caro em chamadas, embora seja teoricamente possível fazer-se).

    3) Full load-balancing - extremamente raro e impressionantemente complexo, consiste em utilizar duas (ou mais) ligações para aumentar a disponibilidade e velocidade da ligação; pode ser implementada de várias formas, ou por IP ou por uma espécie de "round-robin" (google, por favor, se não isto fica uma tese gigante).


    Como presumo que pretendas a opção 3, vai ser preciso uma pequena lição de TCP/IP, antes de passar a falar nas opções.

    O full load-balancing pode trazer vários problemas:

    1) Ou se tem dois routers (mesmo que sejam a mesma máquina), cada um responsável por "metade" da Internet (ou seja, pedidos para metade dos IPs, configurados na tabela de roteamento, vão para uma ligação, os pedidos para a outra metade dos IPs vão para outra), o que pode levar a quebras em metade da ligação (se uma das ligações à Net for abaixo) ou congestionamento na ligação, por distribuição anormal dos IPs/excesso de ligações à gama de IPs definida para uma ligação - e não se duplica a velocidade, nem nada que se pareça

    2) Ou se diz ao router algo do género "Olha, o primeiro pedido para a Net vai para esta ligação, o segundo para a outra, e assim sucessivamente", e isto cria uma IMENSA dor de cabeça para o software, que a páginas tantas já não sabe nem qual é o IP externo nem quais são as ligações a que tem de responder, e por onde... eMule, por exemplo, seria um perfeito desastre nesta configuração (e na outra também, sinceramente), pelo menos com a ligação ao servidor.

    Os grandes beneficiados em full load-balancing serão programas algo específicos, que não requerem ligações constantes nem IP constante, do género de download managers. Tudo o resto, nomeadamente programas P2P, seria um perfeito desastre, porque o mesmo utilizador iria aparecer com dois IPs, e os programas não estão preparados para lidar com isso... Na prática, e na grande maioria das situações, a velocidade máxima de uma conexão ficaria na mesma limitada à velocidade máxima da ligação.


    Posto isto, hipóteses para full load-balancing:
    a) Hardware específico, geralmente routers industriais raríssimos de encontrar, em especial para a segunda forma de full load-balancing;
    b) Para a primeira forma, possivelmente uma configuração manual da tabela de roteamento do router, embora isso pressuponha ligações à Internet com IP fixo, e é EXTREMAMENTE penoso;
    c) Para a segunda forma, e não confirmei, embora pela descrição pareça que funciona exactamente como pretendes, podes tentar W2K3+ISA Server+RainConnect, sendo que o ISA Server é, em si mesmo, uma verdadeira dor de cabeça para perceber e configurar, e que o RainConnect foi descontinuado no final de 2007 (pena), e não há, ao que parece, alternativas ao nível do software...

    este. Recomendo também uma pesquisa por "link aggregation" e afins no google e Wikipedia.

    Espero que tenha ajudado.

    Cumps.

    Miguel


    [EDIT]Hmmm, grande novidade esse router da Draytek... Até agora só tinha visto soluções desse tipo em routers rackmount... Quanto custará, alguém sabe?[/EDIT]
     
    Última edição: 26 de Janeiro de 2008
  5. miraportuga

    miraportuga Power Member

    Adquiri hoje um router desses. Paguei cerca de 200 euros, não é caro para o material que é :D

    Cumps
     
  6. SFSS

    SFSS Power Member

    Bom dia,

    comprei um para um cliente ficou por 170€ + IVA.
    Ainda não explorei tudo a 100%, mas para mim em preço/qualidade/funções é do melhor que se pode arranjar.

    Cumps
     

Partilhar esta Página