24/07/2017 - MEO e NOS forçadas a deixar milhões de clientes rescindir sem custos

Pelos vistos eles é que escolhem ou não?
Sim! São eles que escolhem. Isto é de loucos!

Em Portugal há coisas que dão vontade de rir: regulador anuncia em março, faz negociações obscuras com os operadores entretanto e depois anuncia no pico do verão já com 90% dos portugueses a banhos (ou quase lá). Ou seja, a maior parte das pessoas não vai ler a fatura de agosto com atenção, vai descartá-la para o lixo e com ela descarta também o direito de rescindir o contrato no prazo fixado, tal como disse o membro @pedrolte noutro tópico.

E entretanto há novos aumentos.
 
Última edição:
Que tarde que esta decisão chegou e com efeitos retroactivos muito limitados. A eficácia da ANACOM é bastante baixa.

Eu tive de passar por uns 10 contactos com a nos para conseguir contestar o aumento, eles não me deixavam rescindir nem refutar o aumento. Só com a ajuda de testemunhos aqui do fórum é que lá consegui seguir um rumo que levou a uma solução que acabou por ser um crédito do aumento durante os meses restantes de contrato.
 
Conclusão... isto não vai dar em nada...

No meu caso e de muitos que frequentam este fórum, na altura do aumento ao contestar na provedoria da NOS houve logo a hipótese de rescindir sem encargos ou receber a diferença do aumento até ao final da fidelização, no meu caso foi-me descontado (12x2€) do aumento do 3P e (12x0,70€) do wtf exclusivo. Partindo do princípio que as operadoras não vão mudar os preços para os que praticavam anteriormente, e como vou ficar sem fidelização brevemente, a rescisão não representará nada de novo também pois poderei sair livremente já em setembro.
 
Tao no meu caso como faço?
Renegociar em Maio de 2016 M5O. Fiquei a pagar 71,99€ com 2 tlm + 8,25€ cada cartão adicional. O aumento foi para 74,99€ (+3€) + 10€(1,75€*2) cada cartão. Ou seja tive um aumento de 6,50€. Como reclamo isso?
(PS a conta é do meu pai mas eu é que faço a gestão do mesmo. Logo não dei conta do aumento.)
 
Tao no meu caso como faço?
Renegociar em Maio de 2016 M5O. Fiquei a pagar 71,99€ com 2 tlm + 8,25€ cada cartão adicional. O aumento foi para 74,99€ (+3€) + 10€(1,75€*2) cada cartão. Ou seja tive um aumento de 6,50€. Como reclamo isso?
(PS a conta é do meu pai mas eu é que faço a gestão do mesmo. Logo não dei conta do aumento.)
Segundo esta decisão da ANACOM, vais poder rescindir sem encargos ou voltar à mensalidade antiga (o operador é que escolhe).

Já para reaveres o que te cobraram a mais nos meses anteriores só chegando a acordo com o MEO ou seguindo para centro de arbitragem (é a própria ANACOM que o diz).
 
Este tipo de decisões só mesmo em Portugal... A ANACOM acabou de dizer a milhões de Portugueses que isto que as operadoras fizeram é o mesmo que um juiz num julgamento dar a escolher a um ladrão que este tem 2 possibilidades, ou vai ao local do roubo e pede desculpas ao lesado ou pode enviar uma carta ao lesado a dizer que não volta a roubar...E no final o juiz ainda dá uma palmadinha nas costas e diz-lhe para ter cuidado e não voltar a fazer as coisas daquela maneira.
Penalizações é que nada. A decisão deveria obrigar à devolução dos valores cobrados indevidamente e a repor os valores dos contratos antes dos aumentos. No meu caso e de muitos outros que estamos a finalizar contrato ou até já sem fidelização, para as operadoras é uma opção fácil, dão a opção de rescindir pois não lhes interessa fazer os preços anteriores e porque sabem que a maioria vai acabar por permanecer na mesma operadora.
 
Última edição:
É isso mesmo @Ricardoweb ! Mas nota que esta decisão da ANACOM ainda pode gerar multas para os operadores no valor de um milhão de euros a cada infrator. A ver vamos.
 
liguei hoje para o Meo e o assistente disse-me que so os ''legiveis'' ou seja nao vao ser todos, os que estao abrangidos vao ser contactados telefonicamente ou por carta ate dia 1 de setembro. com duas soluções ou para cancelar o contrato com justa causa ou entao aceitando a reposicao do valor serviço contrato antes do aumento, perguntei-lhe se o cliente quiser se manter alem da reposição do valor contratado se terá direito também a devolução dos valores cobrados ate este momento e ela disse que isso nao tinha qualquer informacao nesse aspecto para me dar e disse para aguardar pela comunicacao do Meo. disse a ela se ja tinha la minha ficha cliente como cliente marcado e ela disse q ainda nao
portanto pessoal nao vai ser para todos, ou se mantem como clientes sem reposiçao dos valores cobrados a mais ou entao simplesmete cancelam os contratos com justa causa e vao para outro operador (se existir concorrencia) começar tudo do zeroo
 
a devolução dos valores cobrados ate este momento e ela disse que isso nao tinha qualquer informacao nesse aspecto para me dar e disse para aguardar pela comunicacao do Meo


" O que a Anacom esclareceu ao PÚBLICO foi que os consumidores que se sintam lesados deverão fazer valer os seus direitos junto dos centros de arbitragem de consumo ou dos tribunais."
 
" O que a Anacom esclareceu ao PÚBLICO foi que os consumidores que se sintam lesados deverão fazer valer os seus direitos junto dos centros de arbitragem de consumo ou dos tribunais."
sim. ja me antecipei ao Meo no envio da comunicacao aos clientes ate dia 01-09. ja enviei ao CNNIAC da minha area de residencia Lisboa e eles ja sabem da resolucao deste processo Anacom vs operadores, pediram me os meus elementos pessoais n cliente e facturas do meo antes do aumento e a 1ª apos aumento. isto tudo tratado por email e pediram uma taxa de apenas 10€ para eles resolverem
 
sim. ja me antecipei ao Meo no envio da comunicacao aos clientes ate dia 01-09. ja enviei ao CNNIAC da minha area de residencia Lisboa e eles ja sabem da resolucao deste processo Anacom vs operadores, pediram me os meus elementos pessoais n cliente e facturas do meo antes do aumento e a 1ª apos aumento. isto tudo tratado por email e pediram uma taxa de apenas 10€ para eles resolverem
Em Lisboa? Taxa de 10€? Pediste alguma indemnização extra? A mim disseram-me por telefone uma vez ainda em 2016 que não se pagava devido a estar em causa um valor diminuto.

Mas isto varia de centro de arbitragem para centro de arbitragem. Há uns totalmente gratuitos (pare certas zonas).
 
859a78925a2691782585bd8645960955.jpg
 
Não percebo se as pessoas não se informam ou preferem perder tempo e gastar dinheiro a ligar para aqui e para ali...
Na altura que me fizeram o aumento só reparei no mês seguinte, independentemente do MEO dizer que já tinha passado o prazo e etc pedi ajuda ao centro de arbitragem de consumo de Lisboa. Perdi 10 minutos a preencher o formulário. Em cerca de 15-20 dias estava tudo resolvido e não tive que fazer mais nada.
Para quê tanta complicação a ligar ao provedor e para não sei quem ?
Porque é que a maior parte das pessoas dizem "os aumentos normais" normais em quê? É tipo paga e cala.
Recorram aos centros de arbitragem...
Cumps.
 
Back
Topo