1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[2500€] [15-17"] Portátil para trabalho

Discussão em 'Portáteis' iniciada por Sciphi, 20 de Outubro de 2020. (Respostas: 9; Visualizações: 668)

1. Olá Pessoal!
    Ja me sirvo deste forum para comprar variadas tecnologias, e pela primeira vez faço um post.
    Estou a acabar o meu doutoramento e está quase a chegar o momento de escrever a minha tese. Como vai envolver bastante analise de imagem e software que não convem crashar, não confio no meu velhinho Toshiba L50 para fazer o trabalho. Consegui juntar algum dinheiro e decidi comprar portatil que me dure para os proximos 7-8 anos à vontade. Aqui vão as indicações daquilo de que estou a procura:

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

2000-2500€ e pretendo comprar ate Janeiro 2021

2) A que tarefas se destina o portátil?
    (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) Edição imagem / Trabalhos pesados (Software de analise de microscopia e FlowJo que usa Java e consome bastante RAM)
    c) Office / Navegação web / Filmes

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. 15" - 15.6"
    e. 17" - 17.3"

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

indiferente

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Estou curioso para finalmente experimentar Mac, mas nao percebo nada daquilo e sozinho nunca seria uma compra informada. Por outro lado, a minha namorada tem um DELL XPS13 de 2018 e parece bastante bom.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
    Transporte é importante

7) Quantas horas de bateria necessitas?
    Pelo menos 5-6 horas

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Nao

Desde ja obrigado pelo tempo dispensado a ajudar-me! Um bem-haja :)

Última edição: 20 de Outubro de 2020
  2. irlm

irlm Power Member

Interessa-te a gama empresarial? como por ex: Lenovo Thinkpad, Dell Latitude, HP Zbook.

3. Obrigado pela resposta!
    Qual a especificidade da gama empresarial? Por exemplo, na Dell a gama Latitude é melhor que os XPS?
    O principal para mim é comprar um portatil que tenha durabilidade de mais de 5 anos. Estou nesto momento a estudar no UK e tenho facilidade em comprar Dell e Apple com desconto de estudante.

4. irlm

irlm Power Member

São mais robustos, tenho um Latitude E5570 i5-6300u 16gb, SSD M2.2280 256gb comprado em 2ª mão, melhor portátil que comprei até hoje.

5. Ah ok, entendi. Entao aconselharias o Latitude 9510 (i7-10810U, 16GB RAM, 512GB SSD, 2-in-1 FHD a 1992£) em vez do novo XPS15 (i9-10885H, 16GB RAM, 1TB SSD, FHD a 2127£) apesar do XPS parecer ter melhores specs?

6. birabrita

birabrita Power Member

Comento só pra seguir a publicação, uma vez que estou á procura praticamente da mesma coisa e pelo mesmo budjet

7. LuisMarques89

LuisMarques89 Power Member

Eu não. São mercados completamente diferentes.
    O Dell empresarial com specs semelhantes ao XPS15 creio ser o precision 5550. Portanto, a comparar, teria que ser entre estes 2. Review do notebookcheck: https://www.notebookcheck.net/Dell-...ew-The-XPS-15-For-Professionals.483877.0.html

Não sei se o software que vais usar puxa muito pela gráfica. Se não puxar, se calhar qualquer coisa com 32GB de RAM, um octa-core e uma gráfica média seria o ideal.

8. Obrigado pela tua resposta! Grafica nao é de todo uma prioridade.
    No review que enviaste o pessoal nos comentarios queixa-se que a linha Precision é barulhenta e tem problemas com aquecimento. Mas isto deve ser transversal a todos os ultrabooks não?
    Andei pelo Notebookcheck e deixo aqui uma shortlist do que parecem boas opcoes para alem da Dell. O que achas?
    - SCHENKER VIA 15 Pro (AMD Ryzen 7 4800H, 32GB RAM)
    - Lenovo Yoga Slim 7 (AMD Ryzen 7 4800U, 16GB RAM)
    - Lenovo ThinkPad X13 Gen 1 (AMD Ryzen 7 PRO 4750U, 16GB RA M)
    - HP EliteBook 830 G7 (Intel Core i7-10810U, 16GB RAM)

9. mata-pombos

mata-pombos Moderador
    Staff Member

Se conseguires eu ia para um portátil com processador H em vez de U , os H têm mais potência (45W vs 15-20W) e consequentemente mais desempenho. Porém só encontras os H em portáteis mais pesados, pois como têm mais potência precisam de um melhor sistema de arrefecimento.

Para um portátil com o 4800H eu recomendaria o HP Omen 15 com 4800H e RTX 2060, fica a 1350€ e podes trocar a ram e adicionar um SSD:
    Portátil OMEN Laptop 15-en0014np 15.6 - 1350€

AMD Ryzen 7-4800H | 16GB | 512GB SSD | FHD 144Hz | RTX 2060

Evita os i7 pois os ryzen são melhores
    Entre o 4800u e o 4750u, o 4800h é melhor para tarefas single thread e o 4750u melhor para multithread.

10. Excelente, ja consigo ter uma decisão mais informada. Impressionante a diferença de preço de Ultrabooks para portateis de gaming que perdem um pouco na portabilidade mas que têm quase sempre melhores specs sendo muito mais baratos

Obrigado Mata-pombos, Luis e irlm pela ajuda!