• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo 2500/3000€ PC Completo para Gaming

Leonardo_Sousa

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
2500€/3000€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC apenas, periféricos e isso já tenho tudo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080p 240hz em CSGO & Valorant e 4k 144hz Forza Horizon 5)
c) Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4 Anos? ish.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
O meu pc actual ainda roda estes jogos na boa mas a minha namorada precisa de um pc novo e vou dar este a ela.
A configuração em questão:
Processador: AMD Ryzen 7 3700X
Placa Gráfica: Nvidia GeForce RTX 2070 Super (Zotac)
Motherboard: Prime X570-P
RAM: 16GB 3600Mhz
HDD: SSD 970 EVO Plus 250GB & Maxtor Z1 SSD 960GB
Cooler: Corsair h100i rgb


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não devo fazer devido a não ter conhecimento para tal.

7) Características Gerais:
Não faço ideia.


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
No clue

b. Processador (Intel ou AMD)
No clue

c. Motherboard (chipset, formato)
No clue

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
No clue

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
No clue

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
No clue

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
No clue

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
No clue

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Bluetooth

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Basicamente como disse acima o pc que tenho atualmente ainda roda tudo mas como a minha namorada precisa de um PC, prefiro dar este e comprar um melhor & mais atualizado para mim.
Obrigado pelas dicas & atenção!

EDIT: Se existir novidades em breve também posso esperar uns 2/3 meses.
 
Última edição:
4K 144hz vai ser dificil no Forza com tudo no máximo, mas deves chegar perto dos 100.

CPU: Intel Core i7-12700F 2.1 GHz 12-Core Processor €364.90
CPU Cooler: Deepcool AK620 68.99 CFM CPU Cooler €87.37
Motherboard: MSI PRO B660M-A DDR4 Micro ATX LGA1700 Motherboard €149.90
Memory: G.Skill Ripjaws V 32 GB (2 x 16 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €187.70
Storage: Western Digital WD_BLACK SN750 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive €108.11
Video Card: PNY GeForce RTX 3080 Ti 12 GB XLR8 Gaming REVEL EPIC-X RGB Video Card €1409.90
Case: Lian Li Lancool II Mesh ATX Mid Tower Case €92.90
Power Supply: BitFenix Whisper M 850 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €125.00
Total: €2525.78

As Rams não precisam ser aquelas, coloquei aquelas porque não vi por ai nenhum kit de 3600 CL16 a bom preço e fica com margem para colocares outras, o disco também deves arranjar algo mais barato, e a motherboard é aquela mas com a versão Wifi para teres bluetooth mas no site onde fiz não encontrou stock, mas tens por ai de certeza.
 
4K 144hz vai ser dificil no Forza com tudo no máximo, mas deves chegar perto dos 100.

CPU: Intel Core i7-12700F 2.1 GHz 12-Core Processor €364.90
CPU Cooler: Deepcool AK620 68.99 CFM CPU Cooler €87.37
Motherboard: MSI PRO B660M-A DDR4 Micro ATX LGA1700 Motherboard €149.90
Memory: G.Skill Ripjaws V 32 GB (2 x 16 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €187.70
Storage: Western Digital WD_BLACK SN750 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive €108.11
Video Card: PNY GeForce RTX 3080 Ti 12 GB XLR8 Gaming REVEL EPIC-X RGB Video Card €1409.90
Case: Lian Li Lancool II Mesh ATX Mid Tower Case €92.90
Power Supply: BitFenix Whisper M 850 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €125.00
Total: €2525.78

As Rams não precisam ser aquelas, coloquei aquelas porque não vi por ai nenhum kit de 3600 CL16 a bom preço e fica com margem para colocares outras, o disco também deves arranjar algo mais barato, e a motherboard é aquela mas com a versão Wifi para teres bluetooth mas no site onde fiz não encontrou stock, mas tens por ai de certeza.
Tysm pela configuração!
Vale a pena dar o extra para a 3090 ou para o 12900k?
No que toca a novidades, quanto tempo deve demorar a vir novos processadores & gráficas?
 
Vale a pena dar o extra para a 3090 ou para o 12900k?

Para gaming nem por isso. Até a própria 3080Ti é questionavel quando ainda há uns dias arranjavas a 3080 a menos de 1000€. Estamos a falar de diferenças de performance entre elas de 10% ou menos dependendo do jogo e da resolução.

Novas gráficas só a partir de Setembro. Novos processadores vais ter AM5 da AMD por volta dessa altura ou talvez mais cedo, Agosto ou Julho é possibilidade mas remota. Este mês vamos ter a computex e devem existir novidades no que toca a datas de lançamento.
 
Para gaming nem por isso. Até a própria 3080Ti é questionavel quando ainda há uns dias arranjavas a 3080 a menos de 1000€. Estamos a falar de diferenças de performance entre elas de 10% ou menos dependendo do jogo e da resolução.

Novas gráficas só a partir de Setembro. Novos processadores vais ter AM5 da AMD por volta dessa altura ou talvez mais cedo, Agosto ou Julho é possibilidade mas remota. Este mês vamos ter a computex e devem existir novidades no que toca a datas de lançamento.
Ainda consigo arranjar uma 3080 a menos de 1000€, é um melhor negócio para o uso que vou ter?
 
Ainda consigo arranjar uma 3080 a menos de 1000€, é um melhor negócio para o uso que vou ter?

Sim é um melhor negócio no meu entender. A diferença são uns 10% de performance, não é nada de muito relevante e tendo em conta que estão para sair novas gráficas eu tentaria dar menos de 1000€ por um gpu se possivel
 
Mete a 3080 que já encontras a 980€ o orçamento desce para os 2100+- ficas com 900€ já na conta para um upgrade para a série RTX4000 ou até mesmo para a RTX5000 que quando precisares de actualizar a gráfica já devem de ter saído...:002::002:
 
Continuo sem perceber as recomendações de boards b660 e cpus bloqueados... E DDR4 sem ser b-die, com esse orçamento, para ir com ram trash bin mais vale ir ddr5, sempre tem mais performance stock.
 
Continuo sem perceber as recomendações de boards b660 e cpus bloqueados...
Boas, ainda não fiz a encomenda, podes me dizer qual é o problema das boards ?
Por acaso a nível do CPU prefiro sempre dar o extra para um CPU que seja possível dar overclock num futuro próximo mas devido a ter dito no post que não tinha experiencia em overclock acho que foi por aí as recomendações!

Obrigado pelas dicas de todos 👍
 
Boas, ainda não fiz a encomenda, podes me dizer qual é o problema das boards ?
Por acaso a nível do CPU prefiro sempre dar o extra para um CPU que seja possível dar overclock num futuro próximo mas devido a ter dito no post que não tinha experiencia em overclock acho que foi por aí as recomendações!

Obrigado pelas dicas de todos 👍

Troca cpu por 12700k/12700kf.
Board: msi z690-a pro DDR4
RAM: G.Skill 32GB Trident Z (2x 16GB) DDR4 3200MHz PC4-25600 CL14 Silver/Black - F4-3200C14D-32GTZSK (podes tentar encontrar outro kit b-die mais barato)
 
Última edição:
Boas, ainda não fiz a encomenda, podes me dizer qual é o problema das boards ?
Por acaso a nível do CPU prefiro sempre dar o extra para um CPU que seja possível dar overclock num futuro próximo mas devido a ter dito no post que não tinha experiencia em overclock acho que foi por aí as recomendações!

Obrigado pelas dicas de todos 👍

Se vais dar overclock e afinar a RAMs a sugestão do @askan7 é a melhor
 
São o mesmo processador mas um tem gráfica integrada, no caso o 12700K, e o outro não tem. Se não existir grande diferença de preço podes comprar o 12700K porque o gpu integrado dá jeito para troubleshooting e tem melhor valor de revenda, mas podes poupar se assim entenderes ao comprar o 12700KF se for mais barato uns 5% ou mais.
 
Ou compras uma board com DDR4 ou com DDR5. Mas se comprares uma board para DDR5 tens obviamente de comprar DDR5 e está cara e não compensa versus DDR4. Especialmente se comprares b-die e afinares os timmings
 
Ou compras uma board com DDR4 ou com DDR5. Mas se comprares uma board para DDR5 tens obviamente de comprar DDR5 e está cara e não compensa versus DDR4. Especialmente se comprares b-die e afinares os timmings
Existe algum vídeo onde posso saber melhor como afinar os timmings?
Ty pela ajuda, sorry pela tag a esta hora!
 
Back
Topo