• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo 2500/3000€ PC Completo para Gaming

Boas pessoal, estou mesmo agora a concluir a encomenda e gostaria de pedir uma opinião referente ao cooler, não gosto muito esteticamente do que foi sugerido.
Eu sei que a nivel de temperaturas esse é bom mas não gosto nada dos looks daquilo. Preferia um tipo o que tenho neste momento (H100i).

Obrigado desde já pela ajuda prestada!
 
Preferes air cooler ou water cooler?

Estética é sempre algo pessoal. No meu caso gosto do Dark Rock Pro 4 no caso dos air coolers sem RGB. AIOs tens imensa escolha, mas vão sair um pouco mais caros, mas acima de 280mm de radiador, em teoria também vão ter melhor performance termica.
 
Preferes air cooler ou water cooler?
Watercooler esteticamente apesar de saber que existem vários air coolers mais baratos e melhor performance..

Não consigo encontrar a z690 a-pro ddr4 wifi, precisava mesmo de bluetooth...
Asus TUF Gaming Z690-Plus WiFi está 90€ mais cara, era uma boa alternativa?

A nivel de gráfica estou indeciso entre estas 4:
969€ Zotac Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X Trinity LHR
999€ Zotac Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X Trinity OC LHR
1409€ GeForce RTX 3080 Ti 12GB GDDR6X XLR8 Gaming Revel EPIC-X RGB Triple Fan
1559€ Zotac Gaming Geforce RTX 3080 Ti 12GB GDDR6X AMP Holo

A 3080 Trinity OC compensa os 30€ a mais do que a 3080 Trinity?
A XLR8 3080 Ti a 1409€ é um bom negócio? A Zotac 3080 ti é bastante melhor?

Agradecido pela ajuda uma x mais.
 
Última edição:
Watercooler esteticamente apesar de saber que existem vários air coolers mais baratos e melhor performance..

Não consigo encontrar a z690 a-pro ddr4 wifi, precisava mesmo de bluetooth...
Asus TUF Gaming Z690-Plus WiFi está 90€ mais cara, era uma boa alternativa?
Tens na amazon.es a 245€
Em alternativa em PT tens a Motherboard Asus PRIME Z690-P WIFI D4 a 222€, em termos de VRMs é semelhante à MSI, mas perde nas portas USB, m.2 e portas SATA.

A nivel de gráfica estou indeciso entre estas 4:
969€ Zotac Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X Trinity LHR
999€ Zotac Gaming GeForce RTX 3080 10GB GDDR6X Trinity OC LHR
1409€ GeForce RTX 3080 Ti 12GB GDDR6X XLR8 Gaming Revel EPIC-X RGB Triple Fan
1559€ Zotac Gaming Geforce RTX 3080 Ti 12GB GDDR6X AMP Holo

A 3080 Trinity OC compensa os 30€ a mais do que a 3080 Trinity?
A XLR8 3080 Ti a 1409€ é um bom negócio? A Zotac 3080 ti é bastante melhor?

Agradecido pela ajuda uma x mais.
Nenhuma dessas.
Gigabyte GeForce RTX 3080 GAMING OC V2 LHR 10GB GDDR6X 914,78€
Bom modelo a bom preço
 
Tens na amazon.es a 245€
Em alternativa em PT tens a Motherboard Asus PRIME Z690-P WIFI D4 a 222€, em termos de VRMs é semelhante à MSI, mas perde nas portas USB, m.2 e portas SATA.


Nenhuma dessas.
Gigabyte GeForce RTX 3080 GAMING OC V2 LHR 10GB GDDR6X 914,78€
Bom modelo a bom preço
Ty pelas dicas!
Eu não quero montar o pc eu porque nunca o fiz... Meti aquelas 4 gráficas porque são as que estão na loja em que vou encomendar e eles já fazem a montagem de tudo... O que podia fazer era comprar os componentes todos aos melhores preços e depois um colega meu montar o PC...

Cumprimentos
 
Ty pelas dicas!
Eu não quero montar o pc eu porque nunca o fiz... Meti aquelas 4 gráficas porque são as que estão na loja em que vou encomendar e eles já fazem a montagem de tudo... O que podia fazer era comprar os componentes todos aos melhores preços e depois um colega meu montar o PC...

Cumprimentos
Podes mandar montar nesse local sem a grafica. Compras a grafica separada e metes depois, é facil, ha muitos videos no youtube se tiveres duvidas de algo.
 
Certo e também tens lojas que te montam o pc com peças compradas noutros sitios com um custo acrescido. Por exemplo tens uma loja conhecida nacional que monta o pc por 50€ com peças de outros sitios, geralmente o serviço custa 35€ se for montado com componentes comprados na loja.

Já quanto ao watercooler, se queres preço performance podes olhar para o Arctic Liquid Freezer II com A-RGB se quiseres luzinhas.

A linha da corsair se te agradar também é boa principalmente os Capellix e o h170i, mas já são coisas mais caras... Lian Li Galahad não foge muito em termos de preço e também são decentes.

Só tens que ter atenção de verificar se radiador cabe dentro da caixa, tens vários tamanhos dentro da mesma linha de AIOs.
 
Tens na amazon.es a 245€
Em alternativa em PT tens a Motherboard Asus PRIME Z690-P WIFI D4 a 222€, em termos de VRMs é semelhante à MSI, mas perde nas portas USB, m.2 e portas SATA.


Nenhuma dessas.
Gigabyte GeForce RTX 3080 GAMING OC V2 LHR 10GB GDDR6X 914,78€
Bom modelo a bom preço
Essa gráfica já não está a esse preço gg
 
com esse orçamento e perspectiva de trocar de componentes daqui a uns 4 anos, investir numa plataforma ddr4 não faz grande sentido. se quiseres trocar de cpu, vai ficar estrangulado pela ddr4. se quiseres trocar de plataforma gastas novamente uma pipa de €€. é que com o tempo vão sair kits ddr5 mais rápidos e mais baratos, e os novos cpus vão tirar melhor proveito delas.
compra uma boa board ddr5, poupa um pouco na ddr5 e cpu para daqui a uns meses comprares um raptor lake e um bom kit ddr5 e ainda fazeres uns trocos com a venda do cpu e mems usadas. e no fim ainda ficas dentro do orçamento sem problemas.
 
com esse orçamento e perspectiva de trocar de componentes daqui a uns 4 anos, investir numa plataforma ddr4 não faz grande sentido. se quiseres trocar de cpu, vai ficar estrangulado pela ddr4. se quiseres trocar de plataforma gastas novamente uma pipa de €€. é que com o tempo vão sair kits ddr5 mais rápidos e mais baratos, e os novos cpus vão tirar melhor proveito delas.
compra uma boa board ddr5, poupa um pouco na ddr5 e cpu para daqui a uns meses comprares um raptor lake e um bom kit ddr5 e ainda fazeres uns trocos com a venda do cpu e mems usadas. e no fim ainda ficas dentro do orçamento sem problemas.
Faz sentido numa certa parte mas vi algures que as boards DDR5 que andam por aí não devem correr os "bons" kits ddr5 daqui a uns tempos. Não sei até que ponto isso é vdd ou não.
Que sugestões darias? Para ser honesto, não costumo vender os pc's que adquiro quando troco por algo mais actualizado. Normalmente dou a algum familar que necessite.
Cumprimentos
 
Última edição:
pois, não estou dentro desses pormenores, e se essas limitações são físicas ou apenas de bios.
eu não recomendei vender o pc, apenas alguns componentes, neste caso o cpu e memórias.
mas com esse orçamento e se precisas de comprar já, apenas dei um argumento para apostar numa plataforma ddr5.
e até podias adicionar o GPU à lista de vendas. não sei que tipo de exigências a tua namorada tem no uso pessoal do pc mas eu comprava um gpu acessível para meter no 3700x que lhe vais oferecer e continuava a usar a 2070 super, que continua a ser um GPU muito competente, até sairem as rtx4000 e rx7000. uma 2070super chega perfeitamente para os 1080p@240hz nesses jogos e com dlss deves conseguir os 4K@120 no FH5 com um ou outro compromisso nos detalhes, se tiver suporte dlss ou fsr.
 
Faz sentido numa certa parte mas vi algures que as boards DDR5 que andam por aí não devem correr os "boms" kits ddr5 daqui a uns tempos. Não sei até que ponto isso é vdd ou não.
Que sugestões darias? Para ser honesto, não costumo vender os pc's que adquiro quando troco por algo mais actualizado. Normalmente dou a algum familar que necessite.
Cumprimentos

Pelo menos os IMCs são fraquinhos desta geração e o signalling das boards também deixa a desejar. Para mim o argumento do futureproofing não funciona muito bem, o mais lógico pela minha experiência é sempre comprar a melhor opção no momento. Quando a DDR5 compensar em preço/performance versus a DDR4 provavelmente vais trocar de plataforma de qualquer das formas, por isso acaba por ser um exercicio inglório apostar já numa board DDR5.
 
Pelo menos os IMCs são fraquinhos desta geração e o signalling das boards também deixa a desejar. Para mim o argumento do futureproofing não funciona muito bem, o mais lógico pela minha experiência é sempre comprar a melhor opção no momento. Quando a DDR5 compensar em preço/performance versus a DDR4 provavelmente vais trocar de plataforma de qualquer das formas, por isso acaba por ser um exercicio inglório apostar já numa board DDR5.
Também sou dessa opinião, até porque a maioria das pessoas não fazem updates logo na geração seguinte. O mais comum é fazerem perto dos 4/5anos, e daqui a 4/5 anos já haverá muito melhores cpus que os raptor lake, ram ddr5 muito mais madura e motherboards com diferente plataforma. E nem é preciso esperar tanto tempo, daqui a 2 anos já haverá Meteor Lake numa plataforma diferente da atual.
 
Última edição:
Pelo menos os IMCs são fraquinhos desta geração e o signalling das boards também deixa a desejar. Para mim o argumento do futureproofing não funciona muito bem, o mais lógico pela minha experiência é sempre comprar a melhor opção no momento. Quando a DDR5 compensar em preço/performance versus a DDR4 provavelmente vais trocar de plataforma de qualquer das formas, por isso acaba por ser um exercicio inglório apostar já numa board DDR5.
Só me falta a board neste momento, queria Wifi,
Tenho estas 2 opções por +40€ que a msi z690 a-pro com wifi:
Motherboard ATX MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4
TUF Z690 WIFI DDR4

O que acham?
 
Só me falta a board neste momento, queria Wifi,
Tenho estas 2 opções por +40€ que a msi z690 a-pro com wifi:
Motherboard ATX MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4
TUF Z690 WIFI DDR4

O que acham?


Entre essas duas prefiro a Asus. A Tomahawk também é uma boa board, mas geralmente até apanhas a MSI MPG Z690 Edge Wifi DDR4 por mais uns 20€ que essa Tomahawk e vale a diferença de dinheiro.

A Asus é uma board do cacete se a apanhares apenas por mais 40€ do que a z690-a pro. Podia ter mais usbs, mas é a unica critica que tenho a essa board nesse patamar de preço. Isso tem MOSFETs de 80A e 14+1 power stages, já dá para brincar com overclock.
 
Entre essas duas prefiro a Asus. A Tomahawk também é uma boa board, mas geralmente até apanhas a MSI MPG Z690 Edge Wifi DDR4 por mais uns 20€ que essa Tomahawk e vale a diferença de dinheiro.

A Asus é uma board do cacete se a apanhares apenas por mais 40€ do que a z690-a pro. Podia ter mais usbs, mas é a unica critica que tenho a essa board nesse patamar de preço. Isso tem MOSFETs de 80A e 14+1 power stages, já dá para brincar com overclock.

Destas 3 então a Asus seria a melhor escolha para overclock futuramente? (Já a contar com a MSI MPG Z690 Edge Wifi DDR4 que mencionaste)
 
Back
Topo