2ms vs. 5 ms

xe0n

Power Member
Olá,

Gostaria de pedir uns esclarecimentos quanto a algumas características publicitadas nos monitores TFT, sobretudo o tempo de resposta.
É que vou comprar um hoje e já tenho umas ideais e algumas noções do que é bom, mas há algumas coisas que não percebo perfeitamente e sabe-se lá se quando eu as perceber não me arrependo do que quer que compre.

Tempo de resposta: que raio de diferença faz isto na práctica? Contem-me tudo!

Refresh rate: Sei +/- o que faz, mas tecnicamente, o que é, e em que sentido o seu valor alto ou baixo influencia a qualidade de imagem/conforto?

E se houver outra variável igualmente importante para a qual me queiram elucidar para ter em atenção, venha essa informação pura e dura.
Desde já obrigado por qualquer esclarecimento.
 
A resposta parece-me cada vez mais relativo, dependendo do utilizador.

Estou a usar um LG L245WP-BN, um monitor de 24" com painel PVA e uma resposta indicada de 8ms.

Passaram-me recentemente pelas mãos um Samsung 225MW e dois LG 226WA.
O primeiro indicava 5ms, e os outros dois 2ms.
Em relação ao meu novo de 8ms, não noto grandes diferenças, com a vantagem que a qualidade de imagem aumentou dezenas de vezes em relação a todos os outros >>> juntos <<<.

Se queres uma opinião directa á tua questão, creio que a menos que jogues jogos de reacção muito rápida (eg. CS 1.6 , UT , Quake)(eu não gosto do género) não vais notar grande diferença entre os 2, os 5 e os 8ms.

O que interessa realmente não é a resposta minima que o monitor atinge, o mais importante é a resposta máxima pois as queixas vão ser encontradas aqui.
Por exemplo, o meu tem uma média real de 8ms em todo o espectro de cores em transição, com uma máxima entre os 5 e os 8 nas cores claras e meios tons, e um máximo de 14ms nos pretos, ou seja, é extremamente estável e com uma oscilação suave sem transições bruscas na maior parte do espectro.

Deu para perceber?

Quanto a taxa de refrescamento, não te preocupes, não há diferenças práticas entre os 50 e os 60Hz num monitor LCD.
Num monitor CRT, qualquer coisa abaixo de 85Hz é muito doloroso de observar, com uma intensa cintilação das lampadas, já nos LCD, mesmo a 50Hz não há cintilação (existe uma pequena variação durante a mudança de taxa, mas segundos depois estabiliza).
A vasta maioria dos monitores LCD correm a 60Hz na resolução nativa, por isso, se já não havia nada de assinalável a 50, ainda menos motivos há para ver o que quer que seja a 60.
 
Quanto a taxa de refrescamento, não te preocupes, não há diferenças práticas entre os 50 e os 60Hz num monitor LCD.
Num monitor CRT, qualquer coisa abaixo de 85Hz é muito doloroso de observar, com uma intensa cintilação das lampadas, já nos LCD, mesmo a 50Hz não há cintilação (existe uma pequena variação durante a mudança de taxa, mas segundos depois estabiliza).
A vasta maioria dos monitores LCD correm a 60Hz na resolução nativa, por isso, se já não havia nada de assinalável a 50, ainda menos motivos há para ver o que quer que seja a 60.[/quote]

boas,
ai é??isso de abaixo dos 85Hz??ainda hoje me perguntaram se estragava um monitor CrT se alterasse a taxa, mas a única coisa que pude responder foi que não sabia,mas pelo menos no meu LCD não havia problema nenhum..SEMPRE A APRENDER..
cumps.

desculpem mas apaguei sem querer a parte do post original de RESEV...desculpem
 
Engraçado mesmo é quando as pessoas afirmam que o LCD x é melhor que o y porque o tempo de resposta é menor, e depois não sabem que muitas medições são feitas em condições diferentes (grey to grey, Black to white), factor psicológico.

Eu tenho um lcd 8ms e não noto arrastamento, pior são esses lcds de 5ms com uma qualidade sofrível, mas ok, o pessoal só liga aos ms :S
 
é preciso ter cuidado porque os tempos de resposta na maior parte são inventados pelos fabricantes, por exemplo dizem que o monitor é de 5ms mas na realidade é 15ms ou 20ms, não percebo como n há regulamentação ou fiscalização....
 
Back
Topo