1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2pc's e uma net cabo? dúvida...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mavatar, 27 de Outubro de 2004. (Respostas: 27; Visualizações: 1272)

1. mavatar

mavatar Power Member

A questão é tão idiota que nem sei como não me lembrei disto antes...

Tenho lá em casa dois cable modems (não sei os modelos de cor...) e 2 pcs...
    Os pcs tão na mesma assoalhada, onde tenho uma única ficha de netcabo. Será que pondo uma ficha em "T" na tomada posso ligar os 2 pcs em simultâneo à net? Isso vai influenciar as velocidades? Só um dos modems é do fornecedor (netcabo. o outro [era] da concorrência :007: isso dá bronca com a netcabo?)
    a ideia é PC1-cablemodem-T-cablemodem-PC2

Isto é estupidamente simples. Será idiotamente tão estúpido como parece?

E se depois disso fizer uma ligação PC-PC com crosscable? What happens?

ajudem aí....

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Creio que não podes ligar os 2 modems por causa do MAC adress. Segundo sei o Cabo reconhece o MAC, e se este for diferente não deve fornecer net. Isto digo eu mas não sou perito.

O que deves fazer é uma partilha simples com crosscable ou se quiseres com um switch e 2 cabos normais.

Fica bem

3. mavatar

mavatar Power Member

thanx...
    Alguém confirma isto do MAC (o que é o mac???)
    A partilha com o CCable é obvia, mas a ideia (idiota) era ver se porventura... poderia ficar com a largura de banda total em cada um dos pc's errr (sou mesmo espertalhão, podia era deixar de me armar em parvo!!! :lol: ) e isso permitia aceder independentemente em cada pc, sem obrigar a estarem os dois ligados, etc etc...

4. Tafinho

Tafinho Power Member

É o MAC e o serial Nr.

5. mavatar

mavatar Power Member

Confirmas então que não posso fazer isto, certo?

6. Ghost021

Ghost021 Power Member

Esqueçe a ideia, a netrabo..errr netcabo, faz as validações por MAC Address, que é uma espécie de serial number, dá-te a marca/modelo/fabricante do produto, no teu caso penso que não consegues mesmo fazer isso que pretendes.
    Mesmo que desse, sim afectava a ligação em termos de velocidade.

7. Tafinho

Tafinho Power Member

Certo.

Errado. Se ele de facto activar o 2o modem, podem perfeitamente ficar os 2 no mesmo cabo. Isto, claro, sem afectar as velocidades de nenhum dos 2.

8. mavatar

mavatar Power Member

UP

Como ficamos? Na prática não dá, mas se desse, funcionava bem?!

E digam-me uma coisa.... SE eu tentar fazer esta brincadeira, a tvcabo vem bater-me à porta por abusar das condições contratadas???

Outra questão. Se o 2º modem fosse da TVcabo (tipo comprado aí na rua) isso permitia fazer a dupla ligação?

9. Tafinho

Tafinho Power Member

Não me percebeste.
    Tecnicamente é possível. Tens é de ter 2 contas da netcabo. E sim, qualquer modem na netcabo dá.

Ligas para lá, pagas a activação e a assinatura e estás a andar de mota. :p

10. Ghost021

Ghost021 Power Member

Mas pera ai ..ele quer fazer isso licita ou "ilicitamente?!"

Se for a primeira dava, a segunda é que já não , plo - não sem trabalho.

Ele nem precisa de ligar os 2 modems, basta-lhe partilhar a ligação plos 2 pc's e AI SIM AFECTA A LIGAÇÂO.

Outra coisa, se ele ligar os 2 ao mesmo cabo, não interessa como, vai afectar a ligação sim, basta veres a maneira como a netrabo fornece o serviço.

Liga-se a 512kbp mas dúvido que faça os downloads na vel.que a netrabo publicita.....se até normalmente já assim o é. :rolleyes:

Ps.Hás de me explicar como é que ele liga o segundo modem, se este é da concorrência, não me digas que a netrabo vai usar o mac desse modem.

11. mavatar

mavatar Power Member

Bem, aqui a unica pessoa que pode ter dúvidas e ficar confuso sou eu :rolleyes:

Então eu explico a ideia.
    No "escritório" lá de casa tenho uma tomada da tvcabo.
    Também nessa assoalhada tenho 2 pcs.
    E tenho dois modems. Um é da tvcabo e está legal, sou assinante da speedon. O outro modem ficou lá , resultante de uma desavença com a cabovisão, que nunca o foi buscar.

Por razões várias não quero por os dois pcs ligados um ao outro (sei que é simples facil etc, mas não é isso que está em causa)
    Nem tenho router, nem switch para fazer a partilha (posso fazer com cross cable, mas também não me interessa, pelo menos para já, apenas pontualmente)

A QUESTÃO

Posso fazer o seguinte (fazendo, simplesmente. Não tenciono perguntar nada à tvcabo, até porque isso teria que passar por um apoio técnico deles :joker: )

1 - Na tomada de cabo por uma ficha T (um splitter, acho que se chama assim), daquelas que custam 1 euro nos chineses com rosca para o chicote que liga ao modem (a tvcabo não gosta, mas a casa é minha e eles ficaram de fazer e não fizeram quando o pedi para nãi ter só tv na sala etc etc - a casa tem a pré-instalação, faltava o spliter na caixa de distribuição. Já não falta)
    2 - A uma saída do spliter que fica na tomada do escritório ligo o modem da tvcabo, que ligo ao 1º pc. Até aqui é limpinho.

3 - Posso (tecnicamente - se é legal ou não, enfim...) ligar à 2ª saída do spliter o segundo modem que liga ao segundo PC?

a) Isto funciona?

b) a tvcabo monitoriza estas duplas ligações (com 1 assinatura - que já é
    cara demais!!!)?

c) isto deixa as ligações a 256k em cada pc? (a ideia é essa, e não simular uma ligação de 512)

'Tão a ver?

12. Ghost021

Ghost021 Power Member

LOL ok ,agora percebi-te. :P

Legalmente falando a netrabo não te pode tocar, se vais fazer tudo isso dentro da tua própria casa, logo por ai podes por o splitter á vontade e "puxar" o sinal na boa.

Agora eu sei que a netcabo faz a id dos users/via mac address, corrijam-me se estiver errado, por isso é que não garanto que o 2º modem funcione.

Anyway, mesmo que funcione, vais ter á mesma uma ligação de 512/128 em ambos, agora como a netrabo faz a partilha da largura de banda por vários users , corrijam-me se estiver errado, tens que contar que vais ter mais "um" a consumir tráfego, logo se num pc estiveres a puxar coisas e no outro também, um dos dois vai ficar a puxar as coisas/ver págs/whatever mais lentamente.

Espero não ter metido os pés plas mãos.
    E espero ter ajudado em todo o caso.

13. mavatar

mavatar Power Member

Yaapp. Tás a ajudar, já começo a ter uma ideia mais clara da coisa.
    Esta questão da velocidade vs largura de banda é importante.
    Na cabovisão sei que se alterasse as definições do modem (houve quem fizesse... mas nunca tentei) mesmo que tivesse ligação a 128 podia passar a 256, porque isso era definido no modem. Entrava a largura de banda toda em casa, mas o modem limitava à contratada.
    O cabo tem que ter mais largura e suportar velocidades superiores... neste caso a ideia era que cada modem ficava para 256 (vel contratada...) mas em simultâneo... como se fossem dois clientes diferentes...
    Mas yap. vou experimenta, apesar de acreditar que a espiga dos endereços dê bronca (mas que era um granda furo, era!!! :lol: )

14. Ghost021

Ghost021 Power Member

É tudo uma questão de tentares, sei que há maneira de "contornar" a questão do mac address, mas isso são outras quinhentas.

Anyway, se conseguires avisa ai!!!!

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Não
    Sim
    Sim
    Não
    Nem se dá ao trabalho.
    Se funcionasse, não, ficava cada um a 512kbps.

16. Tafinho

Tafinho Power Member

Mais ou menos, isso não é assim tão linear. Com a TvCabo podes, com a netcabo não.
    Não é só o MAC, mas também.
    Só se a zona à partida já estiver saturada. Se a zona não estiver saturada cada um "sacaria" a 512kbps.

17. Tafinho

Tafinho Power Member

Sabes...? Tens a certeza disso? Eu penso que não... Tem de ser um modem realmente antigo, e mesmo assim não sei se consegues...

18. ptzs

ptzs Power Member

Basicamente não te vai servir de nada. Isto porque o segundo modem nunca estará identificado como cliente.

19. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

se a netcabo for como a netvisao, os mac's dos modems estao numa base de dados, na qual se "diz" quais os endereços mac têm ou não acesso à net.

Pelo menos na netvisao, pondo o endereço do mac, nessa base de dados, tb era possivel até se saber os dados todos do cliente (nome, morada, nºde telef., etc) ke o estava a usar.

Portanto esse modem ke tens para trabalhar na netcabo teria de ter introduzido o mac address na base de dadoes deles (netcabo). A unica coisa ke n sei é se os modems ke a netvisao usa funcionam em netcabo e vice-versa.

20. Tafinho

Tafinho Power Member

Se for de um modelo que já tenha sido comercializado pela netcabo funciona.

Última edição: 29 de Outubro de 2004

Partilhar esta Página