2pc's e uma net cabo? dúvida...

mavatar

Power Member
A questão é tão idiota que nem sei como não me lembrei disto antes...

Tenho lá em casa dois cable modems (não sei os modelos de cor...) e 2 pcs...
Os pcs tão na mesma assoalhada, onde tenho uma única ficha de netcabo. Será que pondo uma ficha em "T" na tomada posso ligar os 2 pcs em simultâneo à net? Isso vai influenciar as velocidades? Só um dos modems é do fornecedor (netcabo. o outro [era] da concorrência :007: isso dá bronca com a netcabo?)
a ideia é PC1-cablemodem-T-cablemodem-PC2

Isto é estupidamente simples. Será idiotamente tão estúpido como parece?

E se depois disso fizer uma ligação PC-PC com crosscable? What happens?

ajudem aí....
 
Creio que não podes ligar os 2 modems por causa do MAC adress. Segundo sei o Cabo reconhece o MAC, e se este for diferente não deve fornecer net. Isto digo eu mas não sou perito.

O que deves fazer é uma partilha simples com crosscable ou se quiseres com um switch e 2 cabos normais.

Fica bem
 
hellaxe disse:
Creio que não podes ligar os 2 modems por causa do MAC adress. Segundo sei o Cabo reconhece o MAC, e se este for diferente não deve fornecer net. Isto digo eu mas não sou perito.

O que deves fazer é uma partilha simples com crosscable ou se quiseres com um switch e 2 cabos normais.

Fica bem

thanx...
Alguém confirma isto do MAC (o que é o mac???)
A partilha com o CCable é obvia, mas a ideia (idiota) era ver se porventura... poderia ficar com a largura de banda total em cada um dos pc's errr (sou mesmo espertalhão, podia era deixar de me armar em parvo!!! :lol: ) e isso permitia aceder independentemente em cada pc, sem obrigar a estarem os dois ligados, etc etc...
 
Esqueçe a ideia, a netrabo..errr netcabo, faz as validações por MAC Address, que é uma espécie de serial number, dá-te a marca/modelo/fabricante do produto, no teu caso penso que não consegues mesmo fazer isso que pretendes.
Mesmo que desse, sim afectava a ligação em termos de velocidade.
 
mavatar disse:
Confirmas então que não posso fazer isto, certo?

Certo.

no teu caso penso que não consegues mesmo fazer isso que pretendes.Mesmo que desse, sim afectava a ligação em termos de velocidade.

Errado. Se ele de facto activar o 2o modem, podem perfeitamente ficar os 2 no mesmo cabo. Isto, claro, sem afectar as velocidades de nenhum dos 2.
 
Tafinho disse:
Certo.



Errado. Se ele de facto activar o 2o modem, podem perfeitamente ficar os 2 no mesmo cabo. Isto, claro, sem afectar as velocidades de nenhum dos 2.


UP

Como ficamos? Na prática não dá, mas se desse, funcionava bem?!

E digam-me uma coisa.... SE eu tentar fazer esta brincadeira, a tvcabo vem bater-me à porta por abusar das condições contratadas???

Outra questão. Se o 2º modem fosse da TVcabo (tipo comprado aí na rua) isso permitia fazer a dupla ligação?
 
mavatar disse:
UP

Como ficamos? Na prática não dá, mas se desse, funcionava bem?!

E digam-me uma coisa.... SE eu tentar fazer esta brincadeira, a tvcabo vem bater-me à porta por abusar das condições contratadas???

Outra questão. Se o 2º modem fosse da TVcabo (tipo comprado aí na rua) isso permitia fazer a dupla ligação?


Não me percebeste.
Tecnicamente é possível. Tens é de ter 2 contas da netcabo. E sim, qualquer modem na netcabo dá.

Ligas para lá, pagas a activação e a assinatura e estás a andar de mota. :p
 
Mas pera ai ..ele quer fazer isso licita ou "ilicitamente?!"

Se for a primeira dava, a segunda é que já não , plo - não sem trabalho.


Ele nem precisa de ligar os 2 modems, basta-lhe partilhar a ligação plos 2 pc's e AI SIM AFECTA A LIGAÇÂO.

Outra coisa, se ele ligar os 2 ao mesmo cabo, não interessa como, vai afectar a ligação sim, basta veres a maneira como a netrabo fornece o serviço.

Liga-se a 512kbp mas dúvido que faça os downloads na vel.que a netrabo publicita.....se até normalmente já assim o é. :rolleyes:

Ps.Hás de me explicar como é que ele liga o segundo modem, se este é da concorrência, não me digas que a netrabo vai usar o mac desse modem.
 
Bem, aqui a unica pessoa que pode ter dúvidas e ficar confuso sou eu :rolleyes:

Então eu explico a ideia.
No "escritório" lá de casa tenho uma tomada da tvcabo.
Também nessa assoalhada tenho 2 pcs.
E tenho dois modems. Um é da tvcabo e está legal, sou assinante da speedon. O outro modem ficou lá , resultante de uma desavença com a cabovisão, que nunca o foi buscar.

Por razões várias não quero por os dois pcs ligados um ao outro (sei que é simples facil etc, mas não é isso que está em causa)
Nem tenho router, nem switch para fazer a partilha (posso fazer com cross cable, mas também não me interessa, pelo menos para já, apenas pontualmente)

A QUESTÃO


Posso fazer o seguinte (fazendo, simplesmente. Não tenciono perguntar nada à tvcabo, até porque isso teria que passar por um apoio técnico deles :joker: )

1 - Na tomada de cabo por uma ficha T (um splitter, acho que se chama assim), daquelas que custam 1 euro nos chineses com rosca para o chicote que liga ao modem (a tvcabo não gosta, mas a casa é minha e eles ficaram de fazer e não fizeram quando o pedi para nãi ter só tv na sala etc etc - a casa tem a pré-instalação, faltava o spliter na caixa de distribuição. Já não falta)
2 - A uma saída do spliter que fica na tomada do escritório ligo o modem da tvcabo, que ligo ao 1º pc. Até aqui é limpinho.

3 - Posso (tecnicamente - se é legal ou não, enfim...) ligar à 2ª saída do spliter o segundo modem que liga ao segundo PC?

a) Isto funciona?

b) a tvcabo monitoriza estas duplas ligações (com 1 assinatura - que já é
cara demais!!!)?

c) isto deixa as ligações a 256k em cada pc? (a ideia é essa, e não simular uma ligação de 512)

'Tão a ver?
 
LOL ok ,agora percebi-te. :P

Legalmente falando a netrabo não te pode tocar, se vais fazer tudo isso dentro da tua própria casa, logo por ai podes por o splitter á vontade e "puxar" o sinal na boa.

Agora eu sei que a netcabo faz a id dos users/via mac address, corrijam-me se estiver errado, por isso é que não garanto que o 2º modem funcione.

Anyway, mesmo que funcione, vais ter á mesma uma ligação de 512/128 em ambos, agora como a netrabo faz a partilha da largura de banda por vários users , corrijam-me se estiver errado, tens que contar que vais ter mais "um" a consumir tráfego, logo se num pc estiveres a puxar coisas e no outro também, um dos dois vai ficar a puxar as coisas/ver págs/whatever mais lentamente.

Espero não ter metido os pés plas mãos.
E espero ter ajudado em todo o caso.
 
Ghost021 disse:
LOL ok ,agora percebi-te. :P

Anyway, mesmo que funcione, vais ter á mesma uma ligação de 512/128 em ambos, agora como a netrabo faz a partilha da largura de banda por vários users , corrijam-me se estiver errado, tens que contar que vais ter mais "um" a consumir tráfego, logo se num pc estiveres a puxar coisas e no outro também, um dos dois vai ficar a puxar as coisas/ver págs/whatever mais lentamente.

Espero não ter metido os pés plas mãos.
E espero ter ajudado em todo o caso.

Yaapp. Tás a ajudar, já começo a ter uma ideia mais clara da coisa.
Esta questão da velocidade vs largura de banda é importante.
Na cabovisão sei que se alterasse as definições do modem (houve quem fizesse... mas nunca tentei) mesmo que tivesse ligação a 128 podia passar a 256, porque isso era definido no modem. Entrava a largura de banda toda em casa, mas o modem limitava à contratada.
O cabo tem que ter mais largura e suportar velocidades superiores... neste caso a ideia era que cada modem ficava para 256 (vel contratada...) mas em simultâneo... como se fossem dois clientes diferentes...
Mas yap. vou experimenta, apesar de acreditar que a espiga dos endereços dê bronca (mas que era um granda furo, era!!! :lol: )
 
É tudo uma questão de tentares, sei que há maneira de "contornar" a questão do mac address, mas isso são outras quinhentas.

Anyway, se conseguires avisa ai!!!!
 
mavatar disse:
Posso fazer o seguinte (fazendo, simplesmente. Não tenciono perguntar nada à tvcabo, até porque isso teria que passar por um apoio técnico deles :joker: )
Não
mavatar disse:
1 - Na tomada de cabo por uma ficha T (um splitter, acho que se chama assim), daquelas que custam 1 euro nos chineses com rosca para o chicote que liga ao modem (a tvcabo não gosta, mas a casa é minha e eles ficaram de fazer e não fizeram quando o pedi para nãi ter só tv na sala etc etc - a casa tem a pré-instalação, faltava o spliter na caixa de distribuição. Já não falta)
Sim
mavatar disse:
3 - Posso (tecnicamente - se é legal ou não, enfim...) ligar à 2ª saída do spliter o segundo modem que liga ao segundo PC?
Sim
mavatar disse:
a) Isto funciona?
Não
mavatar disse:
b) a tvcabo monitoriza estas duplas ligações (com 1 assinatura - que já é
cara demais!!!)?
Nem se dá ao trabalho.
mavatar disse:
c) isto deixa as ligações a 256k em cada pc? (a ideia é essa, e não simular uma ligação de 512)
Se funcionasse, não, ficava cada um a 512kbps.
 
Ghost021 disse:
Legalmente falando a netrabo não te pode tocar, se vais fazer tudo isso dentro da tua própria casa, logo por ai podes por o splitter á vontade e "puxar" o sinal na boa.
Mais ou menos, isso não é assim tão linear. Com a TvCabo podes, com a netcabo não.
Ghost021 disse:
Agora eu sei que a netcabo faz a id dos users/via mac address, corrijam-me se estiver errado, por isso é que não garanto que o 2º modem funcione.
Não é só o MAC, mas também.
Ghost021 disse:
Anyway, mesmo que funcione, vais ter á mesma uma ligação de 512/128 em ambos, agora como a netrabo faz a partilha da largura de banda por vários users , corrijam-me se estiver errado, tens que contar que vais ter mais "um" a consumir tráfego, logo se num pc estiveres a puxar coisas e no outro também, um dos dois vai ficar a puxar as coisas/ver págs/whatever mais lentamente.

Só se a zona à partida já estiver saturada. Se a zona não estiver saturada cada um "sacaria" a 512kbps.
 
Ghost021 disse:
É tudo uma questão de tentares, sei que há maneira de "contornar" a questão do mac address, mas isso são outras quinhentas.

Sabes...? Tens a certeza disso? Eu penso que não... Tem de ser um modem realmente antigo, e mesmo assim não sei se consegues...
 
se a netcabo for como a netvisao, os mac's dos modems estao numa base de dados, na qual se "diz" quais os endereços mac têm ou não acesso à net.

Pelo menos na netvisao, pondo o endereço do mac, nessa base de dados, tb era possivel até se saber os dados todos do cliente (nome, morada, nºde telef., etc) ke o estava a usar.

Portanto esse modem ke tens para trabalhar na netcabo teria de ter introduzido o mac address na base de dadoes deles (netcabo). A unica coisa ke n sei é se os modems ke a netvisao usa funcionam em netcabo e vice-versa.
 
[BoB]Marley disse:
A unica coisa ke n sei é se os modems ke a netvisao usa funcionam em netcabo e vice-versa.

Se for de um modelo que já tenha sido comercializado pela netcabo funciona.
 
Última edição:
Back
Topo