3 kits filtros, quais comprar?

The Dealer

Power Member
Para uma fuji S6500, quais escolheriam?

UV, polarizador, close up 4d, e diffuser (22€)
http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=370109051291&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=024

UV, polarizador, densidade neutra, "tampa" protecção, e um "estojo" util (28€)
http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=120331057259&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=002

E o + caro (que praticamente pelo preço elimino como hipotese, mas não deixo de colocar aqui para ver a vossa opinião)
UV, polarizador, e FLD (40€)
http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=260324077841&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=016

- Na minha humilde opinião, o 1º tem a vantagem do close up (não tenho nenhuma lente macro), e o diffuser não sei se será muito util.
- O segundo, tem a vantagem do filtro densidade neutra (penso eu), e o estojo (se bem que as "embalagens do 1º" também protegem, e sempre estão dividades pelo que dá para trazer o que quisermos.
- o 3º, tem o FLD como util (acho eu), mas 40 euros é definitivamente demasiado caro.

O que acham vocês?

Deixo aqui uma citação que encontrei noutro site que pode ser util para quem estiver numa posiçao semelhante:

- UV:
Eliminam a gama ultravioleta presente nos raios de luz. Esta luz é maléfica para os sensores e película, tanto que os sensores já trazem o seu proprio filtro UV, fazendo que estes sejam importantes (no sentido de reduzir os UV) apenas para a pelicula.
São usados como protecção da objectiva, visto que "não tiram nem metem" à imagem, e sempre vale mais riscar um filtro que uma lente.

Como disse o avf, há um efeito negativo. Como qualquer pedaço de vidro que metas à frente da camara, haverá possibilidade de causar reflexos parasitas, vulgarmente chamados de flares. Quanto menos elaborado for o tratamento anti-reflexo do vidro do filtro, maior será o risco de aparecerem flares, pelo que geralmente, principalmente em filtros mais baratos, irão ver-se esses flares em algumas situações de luz, que ocorrem principalmente quando os raios de luz mais fortes batem no vidro lateralmente, mesmo que não apareçam no enquadramento. O nosso amigo avf pôs no forum há tempos um exemplo clássico que lhe aconteceu, de manchas numa paisagem citadina nocturna, quais ovnis perdidos no espaço, que no fim eram criadas pelos raios de luz de um candeeiro que estava por cima dele, ao bater no filtro.

Ainda assim, eu, o avf, e muitos mais somos de opinião que o filtro deve lá estar o maximo possivel, para proteger a lente. Outros há que são radicalmente contra o seu uso. Aqui, terás de ser tu a decidir o que é mais importante, e que filosofia preferes seguir. De qualquer maneira, um filtro UV é barateco, pelo que não custa comprar um e experimentar. Mesmo que não gostes para usar sempre, podes usa-lo por exemplo em idas à praia ou outras situações mais agrestes, ou até mesmo para efeitos criativos, que com alguns truques, se podem fazer.
Estes problemas de flare podem acontecer em qualquer filtro, em maior ou menor grau, mas são especialmente falados em UVs e Skylights, pois são filtros que geralmente estão sempre nas camaras, enquanto os outros são usados apenas em casos esporádicos.


- Skylight:
Este praticamente já não é usado. Servia para eliminar a nevoa azul no céu existente em dias de muita luz (sol forte) em fotografias à distância. Na pratica, usa-se também a pensar na protecção, tal como o UV.

- Polarizador:
O polarizador é um filtro que, em condições ideais, deixa passar apenas os raios de luz que passem numa determinada posição. O que acontece na pratica é que ao fazer isto, acaba por passar especialmente a luz incidente (a que vem directamente da fonte de luz, como o sol) e é bloqueada a luz reflectiva (a que vinda da fonte de luz, antes de ir ter à camara, é reflectida em alguma superficie).
Infelizmente, as condições não são sempre as ideais, desde o grau de incidência de luz, à propria qualidade dos filtros), pelo que não podemos esperar sempre uma redução completa dos reflexos. Especialmente há uma situação, onde os polarizadores não conseguem reduzir nenhuma da luz reflectida, que é quando a reflexão é causada por superficies metálicas.
Deste modo, podemos usar o polarizador para reduzir reflexos de superficies não metálicas, como vidros, agua, madeira, etc. Outra aplicação pratica é avivar as cores numa paisagem (especialmente verdes e azuis), pois elimina também os reflexos das particulas de água em suspensão no ar (o que o faz também bom para "perfurar" o nevoeiro, embora não faça milagres).

Entre os dois tipos, linear e circular, a diferença está em como a luz, após passar pelo filtro, é enviada para o sensor. No linear, a luz é enviada directamente para o sensor, e no caso dos ciculares, a luz é enviada em orbita circular até ao sensor.
No caso dos lineares, pode haver problemas com sistemas de focagem por detecção de fase, usados nas reflex modernas. Frisei "pode haver", porque nem sempre se verificam. Em sistemas de detecção de contraste, usados nas não reflex, e nos sistemas de LiveView das reflex mais recentes, também não há problema.
Os circulares não causam problemas a nenhum tipo de focagem, pelo que geralmente, são preferiveis.

Estes filtros têm ainda outro efeito. Ao cortar a luz reflectida, diminui a luz que chega ao sensor, pelo que agem como se fossem um filtro de densidade neutra graduado de 1 stop (ND2x), cortando cerca de metade da luz que entra na camara.


- Densidade Neutra:
Estes filtros servem para reduzir a quantidade de luz que entra no sensor, sem no entanto afectar os tons das cores. É usado, como disse o avf, quando precisamos de aumentar ou o tempo de exposição (para longas exposições durante o dia) ou a profundidade de campo sem afectar a velocidade.
Existem em vários factores de "potencia", sendo os mais comuns o 2x (corta 1 stop de luz), o 4x (corta 2 stops de luz) e o 8x (corta 3 stops de luz), também conhecidos por 0.3, 0.6 e 0.9 respectivamente (sendo que cada stop de luz cortado equivale a metade da luz).

- Densidade Neutra Graduados:
Como os anteriores, estes filtros servem para cortar a luz que entra na camara. No entanto, fazem-no apenas em metade do filtro, sendo transparentes na segunda metade. Existem dois tipos: Softgrad (os mais comuns), em que a transição da zona escura para a zona clara é feita de forma gradual e suave; e os Hardgrad, em que a transição é feita bruscamente (passa da zona escura para a zona transparente instantaneamente.
São usados para equilibrar a exposição, quando uma das zonas está muito mais clara que a outra, por exemplo, numa paisagem, onde o céu seja muito mais claro que a terra/céu, evitando assim ficar com a terra/céu bem exposta e o céu fique queimado (branco), ou vice-versa (céu bem exposto e o resto a negro).
Devem ser usados apenas quando a linha do horizonte esteja mais ou menos definida, pois quando não está (com predios, por exemplo), a zona de terra que está na metade céu acabará por ficar escura também.

- Infravermelhos:
Estes filtros reduzem ou eliminam o espectro de luz visivel, deixando passar apenas a luz infravermelha. São usados para este tipo de fotografia, muito famoso entre os seus amantes, e desconhecido para a maior parte dos outros. Conseguem-se efeitos impressionantes, especialmente em fotografia monocromática.
Todas as camaras digitais, excepto as desenhadas especialmente para fotografia de infravermelho, tem um filtro anti-infravermelhos no seu interior, pelo que o uso destes filtros está condicionado nas camaras onde o filtro interior seja melhor, ou seja, quanto melhor o filtro interior, piores serão as condições para fazer este tipo de fotografia. Nomeadamente, aumenta o tempo de exposição para uma determinada cena, chegando a serem necessários vários segundos para um dia de sol forte.
EDIT: A fotografia de infravermelhos tem efeito sobre a focagem, pelo que neste tipo de fotografia com camaras não preparadas para isso, a focagem deve ser feita com alguma precaução, porque nem tudo o que parece é. :)

- Estrela:
Este é um filtro artístico. Ele cria, através de microfissuras controladas na superficie do vidro do filtro, um efeito estrela à volta de todas as fontes de luz que estejam no enquadramento.

- Cores:
Os filtros coloridos servem para modificar os tons e contrastes na fotografia monocromática.
Por exemplo, usar um filtro vermelho irá, em foto monocromática, clarear os objectos de cor vermelha e escurecer os da sua cor complementar, o azul.
Conseguirás facilmente ver quais os efeitos de cada cor de filtro na roda das cores, como em baixo:


- Cores graduado:
Estes têm utilizações diferentes, caso estejamos a fazer fotografia monocromática ou policromática (cores).
Em fotografia monocromática, agem como uma mistura dos anteriores (cores) e os densidade neutra graduados, fazendo a gestão de tons e contrastes apenas em metade da composição.
Em fotografia a cores, servem para alterar a cor de metade do enquadramento. Por exemplo, os mais usados, são os laranja, que se usam para criar o efeito quente num céu ao por do sol, mantendo no entanto abaixo da linha de horizonte uma cor normal.


- SoftFocus / Difusor:
Estes filtros servem para fazer aquilo de que toda a gente foge. Alteram a percepção de focagem, suavizando os contornos. Cria um ambiente como que de sonho, disfarçando as imperfeições da pele, mas mantendo ainda assim nitidex suficiente para que não se considere desfocado.
Exemplo:
NOTA: Na segunda imagem as cores estão mais quentes, mas isso não é do filtro SoftFocus.


Há muitos outros filtros, e era impossível descrever aqui tudo, mas estes são os mais comuns... Se tiveres duvida em outro qualquer, é só dizeres, que por cá alguém te responde.

 
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=261408&highlight=filtros

um ND circular não te dá grande liberdade.
depois, depende do que queres. queres o que? macro? fotografas muitas zonas com água (reflexos)? costumas a tirar fotos a paisagens, em crespusculo/por-do-sol/nascer-do-sol?

depende..

Pois porque um filtro ND é mais usado para colocar num adaptadores em objectivas de SLR, e ficar só "parte" em uso certo? O que faz que em 100% "aplicação" (desculpem lá n saber os termos certos) seja completamente inutil, não?

Macros não costumo muito, mas por acaso um close up de 4d dava muito jeito sim. Em relação as fotos, sim, muitas paisagens, por-do-sol, isso tudo:)
 
Esses filtros são demasiado baratos, vais perder qualidade de imagem. Para teres uma ideia, só 1 polarizador decente - o Hoya Digital Pro1 - custa cerca de 50€. E só a partir desta gama é que não perdes muita qualidade.
 
como uma S6500 nao e propriamente uma DSLR nao me parece k ele esteja my preocupado com IQ, se e para exprimentar, um kit de filtros baratos ja da para ter uma ideia... nao me parece k vale a pena gastar 50€ num filtro hoya para usar nakela makina, ate pq um dia mais terde k compre uma DSLR nao se sabe o diametro da lente k vai usar...
 
Mesmo com uma Fuji s6500 eu compraría um polarizador mínimanente "a sério". No futuro vende a máquina com o polarizador decente, que a vai valorizar.

Por falar em polarizador, tenho um Hoya Pro, mas ando de olho num warm polarizer da Sing Ray que custa $210, mas que é uma coisa extraordinária. Vale a pena passar os olhos no site da Sing Ray só para babar :)

A combinação do Sing Ray [SIZE=+2]Daryl Benson Reverse Neutral Density Graduated [/SIZE]com o Warm Polarizer:

Sem filtros ..................................Com filtros
singh12.jpg
singh13.jpg
 
Última edição:
como uma S6500 nao e propriamente uma DSLR nao me parece k ele esteja my preocupado com IQ, se e para exprimentar, um kit de filtros baratos ja da para ter uma ideia... nao me parece k vale a pena gastar 50€ num filtro hoya para usar nakela makina, ate pq um dia mais terde k compre uma DSLR nao se sabe o diametro da lente k vai usar...

Bem, interesso-me bastante pela qualidade de imagem, e não ando (só) a experimentar, quero mesmo aperfeiçoar :) No entanto tens bastante razão, não penso nem duas vezes em gastar 50 euros num filtro pois penso num futuro adquirir um SLR, e independentemente se depois o filtro vai valorizar a minha máquina ou não (caso a queira vender), é sempre dificil vender "na altura" uma máquina de 200 euros e depois digo "são mais 40" porque traz o filtro.

Por isso, o ideal era ter uma solução intermédia, que ou passe pela compra de outros filtros (os filtros que apresentei irão realmente retirar IQ às minhas fotos?), ou que passe pela compra de um só filtro, e nesse caso escolherei o "mais importante", que me parece ser o polarizador.

O que acham vocês?
 
Última edição:
Se não estás muito preocupado com a IQ então avança, se efectivamente te preocupa a IQ, compra um polarizador de preço intermédio. Algo que seja superior a esse, porque isso é material muito fraquinho.

Gastar dinheiro à toa tb não é boa filosofia. Gastas mais um pouco mas compras 1 filtro melhor que dê resultados. :)
 
td depende do k keres fazer, o polarizador tem um fim especifico, assim cm o ND.

eu comprei 1 PL pra minha A540, nao e grande coisa, custou 10€, perco alguma qualidade de imagem, noto mais "grao", mas de ***** maneira da para aprender a trabalhar. kando comprei a DSLR ja comprei 1 filtro mais decente um Hoya Pro
 
td depende do k keres fazer, o polarizador tem um fim especifico, assim cm o ND.

eu comprei 1 PL pra minha A540, nao e grande coisa, custou 10€, perco alguma qualidade de imagem, noto mais "grao", mas de ***** maneira da para aprender a trabalhar. kando comprei a DSLR ja comprei 1 filtro mais decente um Hoya Pro

Falando agora em fins de utilização. Um ND colocado "totalmente" sobre a lente é praticamente inutil, certo?
 
de forma alguma, imagina k keres tirar uma foto a uma cascata de agua e dar enfase ao feito da agua em movimento, podes ter de usar um filtro ND para conseguir ter uma exposicao de 2s sem k a foto fike totalmente keimada (branca).
 
Olá. Se é para uma analógica, 1 polarizador para teres aqueles ceus e aguas azuis, mas atenção que os resultados são serão bem visiveis em slide e não em papel. Um ND ou skylight usava-se mais era mesmo para proteger a lente, os resultados praticos eram com dizia o outro "fraquinhos, fraquinhos". Se for para um digital esquece isso, investe num curso de photoshop e tira imagens em RAW. Em relação aos truques e efeitos talvez aqui vejas alguma coisa que te interesse entra aqui http://www.sony.pt/article/2008/11/curso-de-fotografia-tecnicas-basicas-e-avancadas e depois escolhe escola de fotografia. É simples mas no meu ver quem dominar estas técnicas tem 70% do trabalho feito.

Um abraço
 
Última edição:
uh?! e impossivel simular digitalmente o efeito de um polarizador...

e o ND e indespensavel em certas situacoes (p exemplo a k referi atras) e nunca para proteger a lente, p isso seria o UV ou o skylight (k ja meche ligeiramente nos tons)
 
Sim, é impossível simular digitalmente um polarizador ou um warm polarizer, como muita gente afirma noutros foruns. Que basta alterar o WB, bla bla bla. Literalmente errado quem pensa isto.
 
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