1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

30 Anos De Atari

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por jmoportugal, 8 de Outubro de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 647)

  1. jmoportugal

    jmoportugal Power Member

    Outubro é o mês de aniversário do Atari 2600, que em 2007 completa 30 anos de existência.

    O videogame, que é fruto de um projeto de codinome Stella, é tido por muitos como o primeiro videogame doméstico, ainda que outros atribuam a façanha ao primeiro Odyssey, da fabricante Magnavox, lançado em 1972.

    O fato é que o Atari 2600 (conhecido em seus primeiros anos como Atari VCS) foi o primeiro videogame a ganhar popularidade e ditar um modelo que é seguido até hoje. Seis gerações depois, os limitados cartuchos foram substituídos por poderosos DVDs e Blu-rays, mas a essência do mercado, de trabalho conjunto entre estúdios terceirizados que cooperam com as fabricantes de consoles, continua basicamente a mesma.

    Em 1977 a Atari não era uma novata no mercado. Fundada cinco anos antes, a companhia distribuiu a primeira versão doméstica do jogo PONG, popular em fliperamas da época, e que a partir de 1975 começou a ganhar notoriedade.

    Porém, foi apenas alguns anos depois que a companhia ganhou fama mundial e estabeleceu um novo padrão. O console, que tinha apenas 128 bytes de memória RAM e era vendido por US$ 199, sendo uma alternativa mais barata que o vício nas máquinas de pinball e primeiros jogos eletrônicos das casas de fliperama, o que deu início a uma mudança brutal no mercado.

    Ainda que possa ser considerada como a segunda geração de videogames domésticos, o Atari participou da primeira geração de grandes clássicos, com o aparecimento de jogos como Pac-Man, Pitfall!, River Raid, Enduro e as primeiras adaptações dos fliperamas para o videogame, que ampliaram a fama de jogos como Space Invaders, por exemplo.

    Os anos se passaram e a indústria cresceu, se transformando em um mercado bilionário com produções de jogos semelhantes às de grandes filmes. Dos 4 kB de armazenamento nos cartuchos para 50 GB de dados em Blu-rays. Dos controles de um botão e um direcional para controles de três direcionais e 12 botões.

    Os títulos que antes custavam pouco para fazer e eram desenvolvidos por apenas um ou dois programadores, hoje, envolvem dezenas de profissionais, anos de produção e um alto investimento.

    Hoje, de sua fabricante restou pouco. A que foi a pioneira e uma das maiores empresas de game um dia, está em dificuldades financeiras e corre para distribuir seus poucos títulos. Os tempos mudaram, mas uma coisa é certa: os jogos da Atari continuam lembrados e inspirando outros jogos 30 anos após seu lançamento, feito que outras poucas empresas conseguiram e conseguirão.

    http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=12426&sec=4


    Ja la vai tanto tempo, como isto anda rápido.
     
  2. manelis

    manelis Power Member

    a primeira consola nao era a magnavox odyssey que tinha o pong?
     
  3. CLPDJ

    CLPDJ Power Member


    pong - http://en.wikipedia.org/wiki/Pong

    o pong foi desepvolvido pela atari em 72 (o seu ano de fundação)

    um dos primeiros jogos 8 e eu acho k ate foi mesmo o primerio foi o spacewar! http://en.wikipedia.org/wiki/Spacewar%21


    BTW: descubri agora um pouco de historia de jogos... o primeiro "jogo" programado foi uma variante do "jogo do galo" em 52; em 58 William Higinbotham criou o primeiro video-jogo de sempre, o "Tennis for two" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Tennis_for_Two ) e so em 62 apareceria o spacewar! (vejam este video no youtube http://br.youtube.com/watch?v=59PMs2Q-5jg...)


    ;)
     
    Última edição: 8 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página