Neste momento, tanto o DLSS como o RAY TRACING podem estar tremidos e não serem um argumento muito forte.
A AMD já mostrou o seu "DLSS", feito por software, e que aparentemente é aberto a todas as gráficas (testaram com uma gtx 1060). Em fazendo o que prometem, o "DLSS" tem os dias contados pois deixa de ser necessário "hardware" específico uma vez que a tecnologia da AMD é aberta a todas as plataformas.
Relativamente ao Ray Tracing, o Unreal Engine 5 com o seu "Lumen", pelo menos no que toca a iluminação, já deve ter deixado a Nvidia a suar do bigode. A única coisa que AINDA não se consegue competir é os reflexos RT, mas penso ser uma questão de tempo.
Resumindo e baralhando, à parte dos relfexos do RAY TRACING, tudo o resto que a Nvidia apresentara como trunfos que fazerem as RTX como gráficas especiais e "necessárias" está meio tremido, e a
6900XT penso eu, em rasterização pura chega a ter vantagem sobre a
3090.
Posto isto, e sendo apenas para jogar, reitero o que disse. Eu agarrava a mais barata que encontrasse. Garantidamente ficas bem servido com ambas.