• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

3080 ti ou rx 6900 xt

urui

Power Member
Boas, como o título indica, pergunta simples.Apenas entre estas 2 placas Quala melhor gráfica a escolher neste momento para gaming, rtx 3080 ti ou rx 6900 xt, não tendo em conta os valores atuais...qualquer uma das duas me fica ao mesmo preço. Digam a vossa opinião com vantagens e desvantagens.
 
se nao quiseres muito o tema de raytracing, ou dlss (que a AMD tambem terá brevemente) eventualmente ia pela 6900xt.. segundo a techpowerup, é a melhor placa, mas qualquer uma delas vais muito bem servido, e mesmo contra mim falo, que tenho a 3080. Optei por esta, pois a nvidia está melhor implementada no mercado em GPU, e as tecnologias que tem actualmente fizeram ditar a escolha.... mas espera por mais opinioes.
 
Última edição:
neste momento, acho que devias escolher a que te aparecer a melhor preço. Ficas bem servido com qualquer uma das duas, pelo que a escolha acertada será pela mais barata (na minha opinião)
 
Para mim a 3080ti, porque:

- a performance deverá ser ligeiramente superior, em média (mas por pouco, este é o ponto que faz menos diferença)
- tem DLSS, que agora não faz muita diferença mas daqui a 2-3 anos vai ajudar a subir os fps em jogos mais pesados.
- em RT não tem comparação.
- tem NVENC, que é uma feature muito útil para streaming

A 6900xt tem USB-C (algumas)

Nota: A recomendação é dada com base no pressuposto que arranjas as duas exactamente pelo mesmo preço.
 
Neste momento, tanto o DLSS como o RAY TRACING podem estar tremidos e não serem um argumento muito forte.

A AMD já mostrou o seu "DLSS", feito por software, e que aparentemente é aberto a todas as gráficas (testaram com uma gtx 1060). Em fazendo o que prometem, o "DLSS" tem os dias contados pois deixa de ser necessário "hardware" específico uma vez que a tecnologia da AMD é aberta a todas as plataformas.

Relativamente ao Ray Tracing, o Unreal Engine 5 com o seu "Lumen", pelo menos no que toca a iluminação, já deve ter deixado a Nvidia a suar do bigode. A única coisa que AINDA não se consegue competir é os reflexos RT, mas penso ser uma questão de tempo.

Resumindo e baralhando, à parte dos relfexos do RAY TRACING, tudo o resto que a Nvidia apresentara como trunfos que fazerem as RTX como gráficas especiais e "necessárias" está meio tremido, e a 6900XT penso eu, em rasterização pura chega a ter vantagem sobre a 3090.

Posto isto, e sendo apenas para jogar, reitero o que disse. Eu agarrava a mais barata que encontrasse. Garantidamente ficas bem servido com ambas.
 
Obrigado a todos, a eleita foi uma ASUS TUF 6900 gaming OC, o stock não estava fácil nem a variedade de modelos, mas até ao momento estou super satisfeito.
Sem fazer fazer rigorosamente nada os clocks que seriam no máximo de 2340, estão nos 2500, creio que tive sorte no silicon. A única coisa que lhe posso apontar é o coil whine em jogos como o red dead 2...
 
@urui desculpa "desenterrar" este tópico, mas estou com a mesma dúvida que tu tiveste e bastante inclinado para a RX 6900 XT. Como está a ser a experiência e se sentes falta de alguma tecnologia que só exista no lado da Nvidia (DLSS, Cuda, RTX Voice, etc.)?

Acho que a única coisa que me faz ainda estar na dúvida é precisamente estes "extra-features" da Nvidia.
 
Boas... é uma dúvida que continua ahahah, eu explico, tive a 6900 e gostei e estava satisfeito, mas ela tinha um coil whine enorme e acabei por trocar por uma 3080 ti, não por ser melhor ou pior, apenas por não haver stock de mais 6900, se estou satisfeito? Estou, mal seria com uma 3080 ti....mas não te posso ser mais sincero se te disser que a 6900 me vai deixar sempre o bichinho. Como me disseram a mim, não tens como errar com qualquer uma das duas
 
Back
Topo