32/64Bits e 2linhas

G85

Power Member
Antes de mais quero agradecer a quem se disponibilizou em perder uns minutos a visualizar este tópico. Agora vamos à dúvida:


Tenho questionado várias pessoas que se dizem entendidos de informática, e até agora ainda não consegui que algum me desse uma resposta com convicção e estou com esperanças que desta vez, neste excelente forum, me dissolvam de uma vez por todas, todas as dúvidas que existem na minha cabeça e dos outros tantos a quem perguntei e apartir daquele momento ficaram confusos.

1ª Parte:
Para instalar um windows/linux 64bits é obrigatório ter um processador com essas configurações (que suporte 64bits)?

- Se sim: Existe a possíbilidade de existir incompatibilidade com determinados processadores com determinados SO's a 64 bits?

- Se não: Então isso quer dizer que podemos usar um processador de 32bits num sistema operativo de 64bits certo? Seja ele qual for? mesmo um P4 1.4 (por exemplo)?

Caso se tenha um processador de 64 bits ele suporta todo o tipo de sistemas operativos que sejam de 64bits e 32bits? sem excepção ou incompatibilidades quer de uma parte ou de outra (SO ou CPU)?

Resumo: Daqui pretendo saber se posso usar SO 64bits num processador de 32 e vice versa, sejam eles qual for (SO e CPU).
2ª parte:
Como se sabe os Sistemas operativos agora estão a ser desenvolvidos para processadores a dual core e quem sabe quad core, visto que já se avisinham para o ano que vem, então o que pretendo saber é se:

Existe a possibilidade de um processador de um só núcleo de 32 ou 64 bits funcionará num SO concebido a 2 linhas, como por exemplo o vista que em princípio sairá em breve.
Caso alguém tenha paciência, ficava grato que fosse claro e conciso na resposta e que desenvolve-se mais um tópico que com certeza irá ajudar a dissolver várias dúvidas aos utilizadores da techzone.

Cumps ;)
 
Última edição:
bem, mal vi o titulo do topico vi logo que eras tu...

eu n fikei confuso, simplesmente quando tento explicar-te impoes as tuas teorias que nunca mais acabam e baralhas tudo :)

mais uma vez: podes usar um SO 32bits num cpu de 64bits obviamente, vemos isso todos os dias e o mesmo se passa nas minhas máquinas, mas como tal nao teras o proveito de uma plataforma 64 bits

Edit:

o termo "2 linhas" não sei a que te referes..
 
Última edição:
G85 disse:
Antes de mais quero agradecer a quem se disponibilizou em perder uns minutos a visualizar este tópico. Agora vamos à dúvida:


Tenho questionado várias pessoas que se dizem entendidos de informática, e até agora ainda não consegui que algum me desse uma resposta com convicção e estou com esperanças que desta vez, neste excelente forum, me dissolvam de uma vez por todas, todas as dúvidas que existem na minha cabeça e dos outros tantos a quem perguntei e apartir daquele momento ficaram confusos.

1ª Parte:
Para instalar um windows/linux 64bits é obrigatório ter um processador com essas configurações (que suporte 64bits)?

- Se sim: Existe a possíbilidade de existir incompatibilidade com determinados processadores com determinados SO's a 64 bits?

- Se não: Então isso quer dizer que podemos usar um processador de 32bits num sistema operativo de 64bits certo? Seja ele qual for? mesmo um P4 1.4 (por exemplo)?

Caso se tenha um processador de 64 bits ele suporta todo o tipo de sistemas operativos que sejam de 64bits e 32bits? sem excepção ou incompatibilidades quer de uma parte ou de outra (SO ou CPU)?

Resumo: Daqui pretendo saber se posso usar SO 64bits num processador de 32 e vice versa, sejam eles qual for (SO e CPU).
2ª parte:
Como se sabe os Sistemas operativos agora estão a ser desenvolvidos para processadores a dual core e quem sabe quad core, visto que já se avisinham para o ano que vem, então o que pretendo saber é se:

Existe a possibilidade de um processador de um só núcleo de 32 ou 64 bits funcionará num SO concebido a 2 linhas, como por exemplo o vista que em princípio sairá em breve.
Caso alguém tenha paciência, ficava grato que fosse claro e conciso na resposta e que desenvolve-se mais um tópico que com certeza irá ajudar a dissolver várias dúvidas aos utilizadores da techzone.

Cumps ;)

Para instalares um SO 64bits convem ser um cpu que tenha essa arquitectura porque se nao nao tens o maximo desemprenho desse SO.

Em relação ás imcopatiblidades sinceramnete desconheço apenas nao tens é a maxima performance.

Em principio poderas usar o 1.4ghz já que desconheço imcompatibilidaes com ele.

Em resumo sim.

Em relação á2º parte penso que sim isso aplica-se por exmeplo nos jogos tb existem jogos que sao escritos para dual core e afins e funcionam sem problemas em single.
 
G85 disse:
Antes de mais quero agradecer a quem se disponibilizou em perder uns minutos a visualizar este tópico. Agora vamos à dúvida:


Tenho questionado várias pessoas que se dizem entendidos de informática, e até agora ainda não consegui que algum me desse uma resposta com convicção e estou com esperanças que desta vez, neste excelente forum, me dissolvam de uma vez por todas, todas as dúvidas que existem na minha cabeça e dos outros tantos a quem perguntei e apartir daquele momento ficaram confusos.

1ª Parte:
Para instalar um windows/linux 64bits é obrigatório ter um processador com essas configurações (que suporte 64bits)?

- Se sim: Existe a possíbilidade de existir incompatibilidade com determinados processadores com determinados SO's a 64 bits?

- Se não: Então isso quer dizer que podemos usar um processador de 32bits num sistema operativo de 64bits certo? Seja ele qual for? mesmo um P4 1.4 (por exemplo)?

Caso se tenha um processador de 64 bits ele suporta todo o tipo de sistemas operativos que sejam de 64bits e 32bits? sem excepção ou incompatibilidades quer de uma parte ou de outra (SO ou CPU)?

Resumo: Daqui pretendo saber se posso usar SO 64bits num processador de 32 e vice versa, sejam eles qual for (SO e CPU).
2ª parte:
Como se sabe os Sistemas operativos agora estão a ser desenvolvidos para processadores a dual core e quem sabe quad core, visto que já se avisinham para o ano que vem, então o que pretendo saber é se:

Existe a possibilidade de um processador de um só núcleo de 32 ou 64 bits funcionará num SO concebido a 2 linhas, como por exemplo o vista que em princípio sairá em breve.
Caso alguém tenha paciência, ficava grato que fosse claro e conciso na resposta e que desenvolve-se mais um tópico que com certeza irá ajudar a dissolver várias dúvidas aos utilizadores da techzone.

Cumps ;)

Vai praí uma grande confusão... :)

Para instalar o wxp64bits precisas de um CPU de x86 64bits (AMD64 e EM64T):

System requirements
* Supported processors: AMD Athlon 64, AMD Opteron, Intel Xeon with Intel EM64T support, Intel Pentium 4 with Intel EM64T support
* 256 MB RAM
* 1.5 GB available hard-disk space
* Super VGA (800x600) or higher resolution video card
* CD-ROM or DVD drive
* Keyboard and Microsoft Mouse or compatible pointing device

Actualmente até o XP Professional suporta "multi-processor" e um SO não é desenvolvido para suportar apenas dual/quad CPU's, estes são desenvolvidos para suportar n (este n acho que não pode ser qualquer número) processadores e claro que um SO (pelo menos os mais convecionais) com capacidade de utilizar mais que um CPU também funciona com apenas um.

PS: Ahhh e não dá para utilizares o teu P4 1.4 num SO 64bits.
 
Última edição:
BlueBird disse:
Vai praí uma grande confusão... :)

Para instalar o wxp64bits precisas de um CPU de x86 64bits (AMD64 e EM64T):



Actualmente até o XP Professional suporta "multi-processor" e um SO não é desenvolvido para suportar apenas dual/quad CPU's, estes são desenvolvidos para suportar n processadores e claro que um SO (pelo menos os mais convecionais) com capacidade de utilizar mais que um CPU também funciona com apenas um.

PS: Ahhh e não dá para utilizares o teu P4 1.4 num SO 64bits.

Pronto então eu estava enganado:joker: na parte do 64bit com processador 32bit;)
 
isso era o que eu dizia, até pq no site da MS na parte para adquirir o trial do XP64 bits vem la a dizer as especificacoes requeridas:

System requirements
* Supported processors: AMD Athlon 64, AMD Opteron, Intel Xeon with Intel EM64T support, Intel Pentium 4 with Intel EM64T support
* 256 MB RAM
* 1.5 GB available hard-disk space
* Super VGA (800x600) or higher resolution video card
* CD-ROM or DVD drive
* Keyboard and Microsoft Mouse or compatible pointing device
 
se queres tanto esclarecer esta duvida devia ler livros e não perguntar a pessoas e continuar com a duvida...
e dps estamos num forum e n numa missa...:P
 
Back
Topo