Windows Vista 32 bits vs 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

Status
Fechado a novas mensagens.

CoisaX

Power Member
Boas,

Apesar de o assunto dos "4gb" de memória estar incluido no Belo Sticky do Vista, preciso de ver o assunto mais aprofundado pelos gurus do TZ:

Agora que estou com upgrade feito, Vista Business instalado, e deveras satisfeito, o problema da memória assola-me todos os dias: "Mas porquê?" Sim, tenho 4 x 1 GB e por acaso já pensei em atirar um dimm janela fora e gritar "morre"... mas a culpa nem foi do dimm. Como resolver o problema? Será que a solução mais provável ( passar para 64 bits ) é a unica e até mesmo a melhor solução?

Com 32 Bits, desde da própria Microsoft até ao mais infimo forum sobre o assunto, diz que 32 bits acaba e morre nos 3.326 MB. Até aqui tudo bem, mas a complicação começa aqui -> PAE . Sinceramente já o fiz em Windows 2003 Servers 32 Bits, e o que apenas vejo é que cosmética, pois o sistema diz "3,9 GB" mas a memória usada é de 3.326 MB. Com PAE, também li que é preciso que o processador e board o suportem, tal como é necessário outras alterações, mas no fundo o que o PAE faz de concreto? Se a memória disponivel para trabalhar é a mesma... o que este modo faz? Ou quando não o tenho, a tal memoria que os dispositivos usam é retirada dos 3.326?

Ok, avançemos para os 64 bits, mas as aplicações que uso são 32 bits.. Mais uma vez, a board e processador têm que suportar correctamente os OS a 64 Bits, porque senão, voltamos ao velho problema dos 3 e tal... Outra agravante, mas esta oriunda de conversas de café, é de que posso correr aplicações 32 bits plenamente em OS 64 bits mas elas iram correr mais lentamente. Além do "trabalho" dos drivers posso ficar mais limitado do que fico perdendo 700 e tal megas de ram, mais ainda que estou sujeito a não ultrapassar os 3,5 GB...

Por fim, tudo bem... se o problema é os 4 GB, vamos esquece-los... ora bem, dual channel, dimm pareados... hmm não há dimms de 3 GB, nem posso ter 3 dimm's em dual... ups!! Infelizmente a solução de hardware ainda me atira a fasquia mais para baixo... 2 GB.

Opiniões e Factos do lado dos 32 bits e dos 64 bits?

E informo que desde que "tropecei" no superfetch e na indexação ( ajustada ) do Vista já não vivo sem as duas, e que com barra lateral e aero faz um consumo de 1 GB de ram e 2,5 GB de cache. Acho que apneas o STALKER e o seu famoso limite de 2GB é que se espalha nesta configuração.
 
Última edição pelo moderador:
Que bela hora escolhes te para por esta duvida em cima da mesa :p

tenho de pedir desculpa porque estava planeado uma thread com toda a info que pedes aqui, mas pela falta de tempo para tal nunca foi realizada..

Vamos então começar pelo principio, e o principio é o básico.
O básico é o simples facto que os sistemas 32bits, pura e simplesmente não podem endereçar os 4Gb totalmente para o Sistema. Não é problema do Vista, não é problema do XP, mas de todos os SOs 32bits...

Aproveito e esclareço já que apesar de "não teres os 4Gb" o dual channel está lá :)

então é assim, é verdade que perdes uma quantidade X de RAM, mas também é verdade que se subires para um sistema de 64bits o consumo desta aumenta, e pela leitura do seguinte guia, é referido o facto de que é questionável até que ponto 64bits + 4Gb, para uma pessoa que não faça proveito de aplicações 64 bits, é uma boa opção..

até porque apesar de agora "termos os 4Gb", vais ter menos memoria livre (ou seja igual a que tinhas com os 3.3/3.5Gb), porque simplesmente os programas 64bits, têm um footprint maior, programar em 64bits significa que o tamanho das aplicações vão aumentar o seu conteúdo de integrais e afins, conhecimentos dos quais não domino, porque não sou programador :p.


Mas a que se deve a limitação dos 3.5Gb? Ora bem um registo em 32-bit significa que podem ser endereçados 232 valores. Ou seja 4 294 967 296 bytes (aka 4Gb). Porém uma quantidade X destes bytes é endereçada para o sistema, para componentes, desdes os slots PCI/AGP/PCI-E, até dispositivos IDE, SATA, etc.

No inicio quando se estipulou a utilização dos sistemas de 32-bits era fácil pensar que 4Gb seriam valores exorbitantes! Afinal os pcs usavam 64Mb ou menos de RAM!

Contudo hoje em dia, com o diminuendo do preço das RAMS, 4Gb é tão possível como o sol nascer amanha de manha! De forma que se tiveram de redesenhar a estratégia para que a tecnologia continua se a progredir. Eis que surge os 64bits (264 = 7.2 biliões de gigabytes, 16.8 milhões de terabytes, ou 16 exabytes de RAM)

Porém não penses que este seja o limite real hoje em dia! porque ninguém vai ter 7.2 biliões de Gigas de RAM! os limites andam nos 128Gb +/-, penso que até há motherboards que já se aguentem com mais, mas para já não é necessário..

Para já é o que as horas permitem...
mais questões, serão respondidas amanha :p
 
Aproveito e esclareço já que apesar de "não teres os 4Gb" o dual channel está lá :)

Sim, mas a minha dúvida prendia-se com uma configuração de 3 dimm's ( 3 x 1GB ) em 4 slots. Aí já não será possível manter a memória em dual, ou depende da motherboard?

Mas a que se deve a limitação dos 3.5Gb? Ora bem um registo em 32-bit significa que podem ser endereçados 232 valores. Ou seja 4 294 967 296 bytes (aka 4Gb). Porém uma quantidade X destes bytes é endereçada para o sistema, para componentes, desdes os slots PCI/AGP/PCI-E, até dispositivos IDE, SATA, etc.

Essa reserva é Fixa. Ou seja, em sistemas 32 bits, com 4 GB de memória, ficam logo endereçados os 512 MB e pode ir até 1 GB. Agora, se eu tiver um sistema de 2GB, ele apenas reserva à medida do que necessita? Se um sistema tiver uma placa gráfica de 512 MB, ele enderença nos 768 MB que o OS 32 Bits "não vê"? É preciso alguma alteração a nível de bios/OS para que o enderençamento seja feito dessa maneira? A Memória definida no "AGP Aperture SIze" é definida nestes range não usado?

Porque ter 4GB, com placas de 512 MB, etc, o desperdicio é praticamente nulo, e a passagem para um sistema 64 Bits poderia-se revelar pior opção.

Desde já obrigado pela disponibilidade fora de horas xD [/quote]
 
Vamos então começar pelo principio, e o principio é o básico.
O básico é o simples facto que os sistemas 32bits, pura e simplesmente não podem endereçar os 4Gb totalmente para o Sistema. Não é problema do Vista, não é problema do XP, mas de todos os SOs 32bits...

Errado.
Qualquer sistema operativo 32bit consegue endereçar no máximo 4GB de RAM. A limitação está na motherboard. Repara, a board tem um bus de 32bit, esse bus vai ser usado em parte por todos os periféricos ligados à board e assim não sobra "bits" para endereçar os 4GB de RAM. (32bit = 4GB ram max) Por isso existem boards com 36bit ou mais para que qualquer sistema operativo a 32bit enderece todos os 4GB e assim sobram 4bit para endereçar o resto dos periféricos.
 
O básico é o simples facto que os sistemas 32bits, pura e simplesmente não podem endereçar os 4Gb totalmente para o Sistema. Não é problema do Vista, não é problema do XP, mas de todos os SOs 32bits...
Actually esta afirmação está errada.

Qualquer SO de 32bits pode usar mais memória endereçável que o seu limite usando técnicas de virtualização e paginação de memória.

Não sei quanto ao windows mas o Linux (e creio que os *BSD) já utiliza estas técnicas há muitos anos.
 
Errado.
Qualquer sistema operativo 32bit consegue endereçar no máximo 4GB de RAM. A limitação está na motherboard. Repara, a board tem um bus de 32bit, esse bus vai ser usado em parte por todos os periféricos ligados à board e assim não sobra "bits" para endereçar os 4GB de RAM. (32bit = 4GB ram max) Por isso existem boards com 36bit ou mais para que qualquer sistema operativo a 32bit enderece todos os 4GB e assim sobram 4bit para endereçar o resto dos periféricos.

Como saber que boards/chipsets suportam os "36 bits"? Ou será que só temos essa boards em produtos "Servidor?"
 
Errado.
Qualquer sistema operativo 32bit consegue endereçar no máximo 4GB de RAM. A limitação está na motherboard. Repara, a board tem um bus de 32bit, esse bus vai ser usado em parte por todos os periféricos ligados à board e assim não sobra "bits" para endereçar os 4GB de RAM. (32bit = 4GB ram max) Por isso existem boards com 36bit ou mais para que qualquer sistema operativo a 32bit enderece todos os 4GB e assim sobram 4bit para endereçar o resto dos periféricos.
Err eu referi Sistema (operativo) :p
por isso estás a dar me razão

visto que um X nº vai para os dispositivos
Actually esta afirmação está errada.

Qualquer SO de 32bits pode usar mais memória endereçável que o seu limite usando técnicas de virtualização e paginação de memória.

Não sei quanto ao windows mas o Linux (e creio que os *BSD) já utiliza estas técnicas há muitos anos.
2000 Server 32bits que ia até os 32Gb se não estou em erro..
eu sei disso.. porém não queria alongar muito para esse campo visto estarmos a tratar de sistemas 32/64Bits "caseiros"..
Sim, mas a minha dúvida prendia-se com uma configuração de 3 dimm's ( 3 x 1GB ) em 4 slots. Aí já não será possível manter a memória em dual, ou depende da motherboard?[/quote]
tecnicamente sim.. 2( 1Gb ) + 2( 512 Mb)




Essa reserva é Fixa. Ou seja, em sistemas 32 bits, com 4 GB de memória, ficam logo endereçados os 512 MB e pode ir até 1 GB. Agora, se eu tiver um sistema de 2GB, ele apenas reserva à medida do que necessita? Se um sistema tiver uma placa gráfica de 512 MB, ele enderença nos 768 MB que o OS 32 Bits "não vê"? É preciso alguma alteração a nível de bios/OS para que o enderençamento seja feito dessa maneira? A Memória definida no "AGP Aperture SIze" é definida nestes range não usado?
atenção! não é a mesma coisa.. o que endereçado não é a memoria em si, mas os recursos do sistema..
isto muito básicamente mesmo muito básico
tens 32bits, vais tirando X para o dispositivo Y, outros X para o dispositivo Z.. o que "sobra" vai ser dado á memoria.. mas nunca vai conseguir "ler" a quantidade de 4Gb.. lê o post do lightMC
 
Última edição:
Agora pergunto eu: Ao usar o vista de 64 Bits a minha memória, DDR 400, de 4 GB é totalmente usada pelo Sistema operativo ou pelos programas quando caso disso? Ou a minha board impede que isso aconteça tanto em 32 Bits como em 64 Bits?
 
Agora pergunto eu: Ao usar o vista de 64 Bits a minha memória, DDR 400, de 4 GB é totalmente usada pelo Sistema operativo ou pelos programas quando caso disso? Ou a minha board impede que isso aconteça tanto em 32 Bits como em 64 Bits?

Ainda quero ouvir a opinião dos especilistas, mas pelo que li, no numero mágico do "4 GB" , nos OS's 64 bits, teremos que:

- Ter um chipset que endereça até 8 GB de memória
- Um Processador que suporte instruções 64bits
- Bios que suporte "memory remapping"

(Baseado nesta KB da Microsoft)


Edit: Mas mesmo assim, "muitos" dizem o "memory hole" está lá.

Boas,

E se optasses por 2 memórias de 1GB e 2 memórias de 512Mb? Não ficavas com 3GB em 2 kits dual-Channel na mesma?!?

Cumps.

Sinceramente estava habituado aos 4 Gb em Servidores e ao /PAE .. deveria ter pesquisado antes de adquirir os 4 x 1 GB .
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

E se optasses por 2 memórias de 1GB e 2 memórias de 512Mb? Não ficavas com 3GB em 2 kits dual-Channel na mesma?!?

Cumps.
referi em cima que sim em principio é possivel

Ainda quero ouvir a opinião dos especilistas, mas pelo que li, no numero mágico do "4 GB" , nos OS's 64 bits, teremos que:

- Ter um chipset que endereça até 8 GB de memória
- Um Processador que suporte instruções 64bits
- Bios que suporte "memory remapping"

(Baseado nesta KB da Microsoft)


Edit: Mas mesmo assim, "muitos" dizem o "memory hole" está lá.

básicamente desde que sairam CPUs 64bits (P4 com EMT64 e os Athlon64) as suas boards suportavam até 8Gb..

por isso é normal teres um chipset desses :p
de resto o memory remapping na bios vem com essas boards

mas como sabes o SO também tem de ser de 64bits..

se o so for de 32bits e tiveres o memory remapping ligado, o so apenas te vai dar erros e muito dificilmente arranca :)
 
se o so for de 32bits e tiveres o memory remapping ligado, o so apenas te vai dar erros e muito dificilmente arranca :)

LOL. Epah..., juro pela minha avó ( ok ela já morreu... o dano do juramento falhado é menor xD )que antes de ler o teu post, fui à Bios e... voilá... tinha o Memory remapping ligado Oo Após "doces leituras", desliguei-o e a única coisa que notei foi o Vista ter voado até ao arranque ( possivelmente psicologico..hmm ), nem ganhos nem perdas na memoria utilizavel ( o meu vista reporta exactamente 3.327 MB ). Vou deixa-lo desligado.
 
ok.. vamos agora tirar conclusões

usas aplicações 64bits? (PHotoshop intensivo, 3dstudioMAX, AutoCAD, ....)
tens o Vista RETAIL, OEM, ou és estudante (licensa MSDNAA) ?
estás a pensar por mais RAM?
 
Se uma board detecta 4 GB bo setup da Bios ela suporta os 4 GB, no caso dos discos rígidos é o mesmo: Tem que detectar o tamanho do disco porque senão só vai detectar menos GB ou então nem detecta o disco. certo?

Agora o SO de 32 Bits não detecta os 4 GB mas com o SP1, pelo que vi por ai, faz com que o Vista de 32 Bits reconheca os 4 GB ora então o SO usa esta ram toda?
 
usas aplicações 64bits? (PHotoshop intensivo, 3dstudioMAX, AutoCAD, ....)

Nada. Pc exclusivamente para jogar, converter umas séries, e internet. Já há muito que deixei de trabalhar com o meu pc xD

tens o Vista RETAIL, OEM, ou és estudante (licensa MSDNAA) ?

Vista Business 32 Bits OEM, Tenho Acesso a diversas licenças da Microsoft, visto o kit da empresa ( Action Pack ) estar registado em meu nome. Poderia facilmente usar a versão 64 bits em Inglês.

estás a pensar por mais RAM?
[/quote]

Escolhi PK5-SE e 4 x 1 GB tendo em mente futuro investimento em board DDR3 e PCI 2.0 ( mantendo processador e gráfica ). Se nessa altura os jogos e OS exigirem acima dos 4 GB...

Cumps
 
Agora o SO de 32 Bits não detecta os 4 GB mas com o SP1, pelo que vi por ai, faz com que o Vista de 32 Bits reconheca os 4 GB ora então o SO usa esta ram toda?

O SP1 faz apenas que a versão 32 Bits reporte a memória total = memória instalada em diversos pontos do Windows. Mas utilizavel para programas continua a ser os 3,3~3,5 GB. Foi mesmo uma correcção para "enganar" os mais leigos....
 
Se uma board detecta 4 GB bo setup da Bios ela suporta os 4 GB, no caso dos discos rígidos é o mesmo: Tem que detectar o tamanho do disco porque senão só vai detectar menos GB ou então nem detecta o disco. certo?

Agora o SO de 32 Bits não detecta os 4 GB mas com o SP1, pelo que vi por ai, faz com que o Vista de 32 Bits reconheca os 4 GB ora então o SO usa esta ram toda?

O SP1 faz apenas que a versão 32 Bits reporte a memória total = memória instalada em diversos pontos do Windows. Mas utilizavel para programas continua a ser os 3,3~3,5 GB. Foi mesmo uma correcção para "enganar" os mais leigos....
exacto.. bem de certa forma.. não engana se perceberes o porque e se lerem a documentação do SP1
Nada. Pc exclusivamente para jogar, converter umas séries, e internet. Já há muito que deixei de trabalhar com o meu pc xD



Vista Business 32 Bits OEM, Tenho Acesso a diversas licenças da Microsoft, visto o kit da empresa ( Action Pack ) estar registado em meu nome. Poderia facilmente usar a versão 64 bits em Inglês.

Escolhi PK5-SE e 4 x 1 GB tendo em mente futuro investimento em board DDR3 e PCI 2.0 ( mantendo processador e gráfica ). Se nessa altura os jogos e OS exigirem acima dos 4 GB...

Cumps[/quote]

Lido isto só te posso dizer, deixa te estar no Vista 32bits.. não te compensa os 64bits
a diferença entre mais memoria e conumo maior de RAM dos programas do windows a 64bits não te ia compensar.. além que tinhas de formatar tudo agora


como nota de referencia, eu por exemplo com 2Gb também "perco" memoria.. quanto?
1Mb :p

em vez dos 2048Mb, tenho 2047.. e na bios tenho la a informação :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo