Windows Vista 32 bits vs 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

Status
Fechado a novas mensagens.
Hum... Não notei nada de anormal... :S Nem tão pouco dei pela diferença no não uso da memória virtual... Noto que mesmo agora, sem o readyboost, continua-me a aparecer informação referente ao paging file.

Sistema sem page: http://picasaweb.google.com/sousamiguel/DropBox?authkey=qxiNk6EsLSo#5257126580751585682
Sistema com page: http://picasaweb.google.com/sousamiguel/DropBox?authkey=qxiNk6EsLSo#5257126646154997858
O que tu anulaste foi a criação de memória virtual no disco rígido mas penso que o Vista a cria na própria memória física do sistema. Se for esse o caso então os ficheiros são carregados para a ram mas a ram tem uma latência bem menor que um disco rígido.
 
Hum... Não notei nada de anormal... :S Nem tão pouco dei pela diferença no não uso da memória virtual... Noto que mesmo agora, sem o readyboost, continua-me a aparecer informação referente ao paging file.

Sistema sem page: http://picasaweb.google.com/sousamiguel/DropBox?authkey=qxiNk6EsLSo#5257126580751585682
Sistema com page: http://picasaweb.google.com/sousamiguel/DropBox?authkey=qxiNk6EsLSo#5257126646154997858
eu nao sei porque.. mas acho que era preciso fazer mais nao sei o que para desligar tudo por completo...

tenho de ver isso melhor.. agora estou aterrado :)
Essa do spyware não percebo... eu nunca apanhei nada assim sem querer. A única coisa que já me entrou pelo PC a dentro foi o Blaster no XP SP0 e SP1... depois do SP2 nunca mais! E sim o prefetch dá uma ligeira vantagem ao Vista!

Tenho que ver se desactivo mais um serviço ou outro no Vista (só me sobram os de compatibilidade que são 2 ou 3, os de rede não mexo porque uso rede wireless e tenho rede domestica não quero lixar aquilo).
não entrando muito em OT... sao problemas de alguns sistemas nlited... ;)
 
Mas qual é o vosso problema de o Vista gastar mais memória?

Vocês compram muita memória para a terem livre ou para a usarem? O Vista faz um gerenciamento de memória muito superior ao XP.

Como disse o colega aí em cima, sempre que o sistema precisa de memória para outra aplicação, ela é libertada.
Infelizmente isso é uma meia-verdade falaciosa que a Microsoft conseguiu vender com sucesso.

Conheço 3 vantagens do Vista em relação ao Windows 2000 até 2003 SP1:
- Retarda mais a paginação para disco, ou seja, escritas para pagefile.sys
- Antecipa a busca de paginas de disco para memoria, lê do pagefile.sys antes do utilizador chamar de volta um programa e ele ter que "tocar" essa informação. Em vez de esperar pelo disco, já esta em paginas de memoria de baixa prioridade. Por isso é que há aquela historia de responder + depressa quando se chama um prog que estava minimizado, depois de um disk scan qualquer (antivirus, anti-spyware, indices, defrag, etc...).
- Antecipa a busca de ficheiros de disco.

Os 2 ultimos são componentes do SuperFetch. O 1º, se não estou enganado pode ser configurado desde o Windows 2000 com a instrução NtSetSystemInformation(?)

Agora bloatware é bloatware. Se temos um programa que antes usava 10MB de memória privada e agora em .Net ocupa 30, então não há milagres. Se os serviços e programas estão a correr, então precisam dela, não se liberta. O Aero ocupa ~60 MB + memoria de video. A base de dados de paginas de memoria do Superfetch pode ocupar 50. O indexador tb ocupa um bocado e enche a cache de disco de porcaria quando está a buscar a ler ficheiros. Como se recupera?
 
Agora bloatware é bloatware. Se temos um programa que antes usava 10MB de memória privada e agora em .Net ocupa 30, então não há milagres. Se os serviços e programas estão a correr, então precisam dela, não se liberta. O Aero ocupa ~60 MB + memoria de video. A base de dados de paginas de memoria do Superfetch pode ocupar 50. O indexador tb ocupa um bocado e enche a cache de disco de porcaria quando está a buscar a ler ficheiros. Como se recupera?

Mas é óbvio que para se ter mais umas coisitas extras é preciso sacrificar espaço. Quem não precisar ou não achar útil qlq um desses componentes pode muito bem desligá-los.
 
Mas é óbvio que para se ter mais umas coisitas extras é preciso sacrificar espaço. Quem não precisar ou não achar útil qlq um desses componentes pode muito bem desligá-los.
Claro :) Mas então as vantagens do Vista esfumam-se um bocado, depende.
O que os "salvou" foi o descalabro dos preços da memória. Eu paguei 180€ por 2GB de ValueRAM DDR2, agora custa quê, 50€ ?
 
Boas,
Este tópico na minha opinião já está extensivamente debatido e já não há muito mais a debater.
Como tal, e se não houver mais nenhuma informação nova e concreta, este irá ser fechado.

Cumprimentos
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo