Windows Vista 32 bits vs 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

Status
Fechado a novas mensagens.
Não sei como tenho essa opção, mas tanto a BIOS como o Windows reconheciam os 4GB, o problema era que a placa de TV não funcionava correctamente com essa quantidade de RAM e por isso tive de tirar 1GB. Com 3 ela funciona correctamente.

De todas maneiras vou ver isso no BIOS.

PS: a minha BIOS é a mais recente mas não vi essa opção. Que nome terá na Gigabyte?
 
Última edição:
Malta li qualquer coisa em diagonal neste post que me levou a uma opção que tenho na minha BIOS, memory remaping? O que é que isto me permite fazer? Ter uso total dos 4GB de RAM que possuo?
 
Problemas de compatibilidade de controladores induzidos pelo modo PAE

Problemas de compatibilidade de controladores com a prevenção de execução de dados (DEP, data execution prevention) são normalmente induzidos pelo modo PAE.

Nota: a PAE só é necessária em computadores com processadores que suportem DEP aplicada por hardware.

Por si só, a DEP pode criar problemas de compatibilidade com controladores que gerem código ou utilizem outras técnicas para gerar código executável em tempo real. Muitos controladores com este comportamento teriam sido corrigidos, uma vez que a DEP está sempre activa para controladores que sejam carregados em versões de 64 bits do Windows. Por este motivo, não é garantido que todos os controladores tenham sido actualizados. No entanto, existem poucos controladores que utilizam estas técnicas, e não é expectável que a DEP, por si só, provoque muitos problemas de compatibilidade de controladores.

O principal objectivo do controlador consiste em executar o modo PAE em computadores de 32 bits. O modo PAE permite que os processadores enderecem mais do que 4 GB de memória. A principal diferença entre os esquemas de paginação de memória PAE e não-PAE reside no nível adicional de paginação necessário no modo PAE. O modo PAE requer 3 níveis de paginação em vez de 2.

Alguns controladores poderão não ser carregados se a PAE estiver activada, uma vez que o dispositivo poderá não conseguir efectuar o endereçamento de 64 bits ou os controladores poderão presumir que o modo PAE requer mais do que 4 GB de RAM. Tais controladores esperam receber sempre endereços de 64 bits quando em modo PAE, e que eles ou os respectivos dispositivos conseguem interpretar o endereço.

Outros controladores poderão ser carregados no modo PAE, mas provocam instabilidade do sistema modificando directamente entradas de tabela de páginas (PTEs, page table entries) do sistema. Estes controladores esperam PTEs de 32 bits mas, em vez disso, recebem PTEs de 64 bits no modo PAE.

O maior problema de compatibilidade com a PAE envolve transferências de acesso directo à memória (DMA, direct memory access) e atribuição de registos de mapas. Muitos dispositivos que suportam DMA, normalmente adaptadores de 32 bits, não conseguem efectuar endereçamento físico de 64 bits. Quando estes dispositivos funcionam no modo de 32 bits, conseguem endereçar todo o espaço de endereços físico. No modo PAE, podem existir dados num endereço físico superior a 4 GB. Para permitir que dispositivos com estas restrições funcionem neste cenário, a família Windows 2000 Server e versões posteriores do Windows fornecem dupla colocação em memória intermédia para a transacção DMA. A família Windows 2000 Server e versões posteriores do Windows fazem-no fornecendo um endereço de 32 bits indicado por um registo de mapa. O dispositivo pode efectuar a transacção DMA para o endereço de 32 bits e o kernel copia a memória para o endereço de 64 bits fornecido ao controlador. Quando o sistema funciona com a PAE desactivada, os controladores de dispositivos de 32 bits nunca necessitam que os respectivos registos de mapa sejam suportados por memória real. Isto significa que não é necessária a dupla colocação em memória intermédia, dado que todos os dispositivos estão contidos no espaço de endereçamento de 32 bits. Com base em testes de controladores de dispositivos de 32 bits em computadores baseados em processadores de 64 bits, é expectável que a maioria dos controladores com capacidades de DMA testados em clientes esperem registos de mapa ilimitados.

Para obter informações adicionais sobre alterações de funcionalidade no Windows XP SP2, visite o seguinte Web site da Microsoft:http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/winxppro/maintain/sp2mempr.mspx

http://support.microsoft.com/kb/888137
 
Segundo esse artigo os problemas originam de dispositivos que apenas podem utilizar DMA's de 32-bit (DMA serve para uma situação de I/O em que o dispositivo acede directamente à memória sem ser necessário a intervenção do processador e melhorando a performance do sistema) mas que mesmo assim muitos desses problemas são resolvidos através de um endereço de 32 bits indicado por um registo de mapa (assim os dispositivos utilizam um endereço de 32-bit e posteriormente este é convertido através do mapa).

Pois bem, o que acontece é que os dispositivos que realmente têm esse problema irão tê-lo da mesma forma num ambiente de 64-bit o que me leva a querer que isso se refere a dispositivos já com alguma idade ou de má concepção e que em caso geral isso não deve ocorrer com grande frequência já que o maior factor de limitação do PAE irá ser mesmo o suporte para esta extensão por parte do processador e da board :P
 
vista e os 4 gb

essa board reconheçe 4 gb a p5kpl, deves ter uma opçao nao bios na configuraçao do chipset
que diz memory remmaping ,se estiver activa reconheçe a nivel de hardware,depois entao
eu colocaria os 64 bits
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo