Windows Vista 32 bits vs 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

Status
Fechado a novas mensagens.
com licença, primeira participação e uma dúvida:

tenho um note com 4gb de ram, e claro o vista reconhece 3.12 (3.25 qdo reduzo a memoria de video dedicada);

mas o processador é amd, com controlador próprio de memória, endereça em 40-bit (não lembro qto isso dá em bytes)

mesmo com pae habilitado por default e controlador capaz de reconhecer mais memória... nem assim tem como fazer o vista usar efetivamente os 4gb?
 
vista e os 4 gb

e o que estava a dizer, essa board acho estranho deve suportar 4 gb,
mesmo que tenhas so 2 sockets com 1 de 2 gb e 1 de 1 gb, compravas 1 de 2 gb
substituias e vê primeiro essa opçao do memory remmaping.
Eu tenho uma p5b deluxe com 4 sockets e tem essa opçao ,essa board é mais recente.
Claro que compensa, fica mais rapido.
 
Tenho a nítida sensação de que os Vistas, sejam de 32 ou 64 Bits, chupam a ram toda.
Quando estava com o xp o company of Heroes jogo para pc, na altura tinha um loading muito lento com apenas 1 GB de ram ora eu comprei mais 1 GB ficando com 2 GB totais e o jogo levantou voo.

Actualmente com 4 GB de ram, tanto em Vista de 32 e 64 Bits, os jogos na maioria dos casos tem um tempo de loading longo que até mete sono :zzz::zzz:
Algo está errado no vista em termos de optimização da ram! A ram é quase ocupada na totalidade por uma parte que diz: Chache.... Será que o vista cria um cache na ram? Não faz sentido nenhum que no xp os jogos carreguem muito rapidamente e no vista muito lentamente!!!!
Alguém consegue explicar o que se passa?
 
Tenho a nítida sensação de que os Vistas, sejam de 32 ou 64 Bits, chupam a ram toda.
Quando estava com o xp o company of Heroes jogo para pc, na altura tinha um loading muito lento com apenas 1 GB de ram ora eu comprei mais 1 GB ficando com 2 GB totais e o jogo levantou voo.

Actualmente com 4 GB de ram, tanto em Vista de 32 e 64 Bits, os jogos na maioria dos casos tem um tempo de loading longo que até mete sono :zzz::zzz:
Algo está errado no vista em termos de optimização da ram! A ram é quase ocupada na totalidade por uma parte que diz: Chache.... Será que o vista cria um cache na ram? Não faz sentido nenhum que no xp os jogos carreguem muito rapidamente e no vista muito lentamente!!!!
Alguém consegue explicar o que se passa?

O Vista realmente faz da RAM uma grande cache, e muitos serviços do Windows gastam mais memória só porque ainda tem RAM livre. Daí que independentemente da quantidade de RAM que tenhas os uso de RAM do Vista anda nos 35%-45%.

Isto tudo é a seguir o conceito de RAM livre é RAM desperdiçada e faz muito sentido até. No entanto nos testes que efectuei, a necessidade de mover a cache para disco caso seja pedida muita RAM de repente atrasa imenso o sistema, coisa que não acontece no XP porque a cache já está na sua maioria em disco. Penso que ainda é preciso melhorar o algoritmo de gestão de memória + Superfetch do Vista. Se aumenta a performance para quem usa meia dúzia de programas não muito pesados para quem faça um uso mais puxado do sistema parece-me que só o atrasa! Por isso é que no Desktop, onde faço coisas mais pesadas, ainda mantenho o XP. Por alguma razão o Windows Server 2008 vem com o Superfetch desligado ainda que use o mesmo kernel do Vista (SP1).
 
Última edição:
isso é porque o Windows Server trabalha com outras cosias de uma forma mais activa com o windows de forma q o superfetch fica um bocado acessório.. tipo o Hyper V.. em q a ram deve é ser usada para a virtualização
 
O Vista realmente faz da RAM uma grande cache, e muitos serviços do Windows gastam mais memória só porque ainda tem RAM livre. Daí que independentemente da quantidade de RAM que tenhas os uso de RAM do Vista anda nos 35%-45%.

Isto tudo é a seguir o conceito de RAM livre é RAM desperdiçada e faz muito sentido até. No entanto nos testes que efectuei, a necessidade de mover a cache para disco caso seja pedida muita RAM de repente atrasa imenso o sistema, coisa que não acontece no XP porque a cache já está na sua maioria em disco. Penso que ainda é preciso melhorar o algoritmo de gestão de memória + Superfetch do Vista. Se aumenta a performance para quem usa meia dúzia de programas não muito pesados para quem faça um uso mais puxado do sistema parece-me que só o atrasa! Por isso é que no Desktop, onde faço coisas mais pesadas, ainda mantenho o XP. Por alguma razão o Windows Server 2008 vem com o Superfetch desligado ainda que use o mesmo kernel do Vista (SP1).
Só confirmas aquilo que eu escrevi. Acabei de instalar neste momento o Windows xp SP
depois de ter formatado o raid onde tinha o Vista e foi bem evidente a diferença com vantagem para o xp:

- Num raid o Vista mais parece que corre num disco normal sem raid.
-Em raid o xp levanta voo.
-Com o xp a ram está bem melhor e os jogos levantam voo no loading. grande diferença...

A mim está-me a parecer que o Vista ainda está a milhas da perfeição e não dá muito jeito para quem usa o pc para jogos que são muito pesados actualmente...
Para trabalhar o vista está ok mas para jogar é um NÃO!
Ainda por cima um sistema raid no Vista parece algo..... estranho por assim dizer e com o xp levanta voo.....
 
Malta, não queria tar a criar outro topico sobre um assunto que está a ser debatido aqui, por isto exponho as minhas duvidas.

O meu próximo PC deverá ter 6 ou 8Gb de DDR2. O meu S.O predilecto é o Xp e tão cedo não gostava de ir para vista... Mas...

Eu sei que para usar os 6 ou 8Gb que vou colocar tenho de ir para um S.O de 64 bits.
Já me disseram que o Vista 64 bits não está mal de todo, mas queria uma opinião vossa, principalmente de que já o usou com mais do que 4Gb de ram.

- Há software que não funciona? Msn/ firefox/ Drivers de gráficas /creative playcenter / Photoshop e afins, funciona tudo?
- Tenho uma Creative X-fi, existem grafica para 64bits? Tenho ouvido falar na inexistência de drivers oficiais da creative para Vista x86/x86_64
- Será que o Vista 64bits me vai chupar a ram toda?? Quero meter "tanta" ram, mas não é para me ser mamada pelo S.O!! E sim, vou jogar um bocado. :D

Thanks!!
 
Só confirmas aquilo que eu escrevi. Acabei de instalar neste momento o Windows xp SP
depois de ter formatado o raid onde tinha o Vista e foi bem evidente a diferença com vantagem para o xp:

- Num raid o Vista mais parece que corre num disco normal sem raid.
-Em raid o xp levanta voo.
-Com o xp a ram está bem melhor e os jogos levantam voo no loading. grande diferença...

A mim está-me a parecer que o Vista ainda está a milhas da perfeição e não dá muito jeito para quem usa o pc para jogos que são muito pesados actualmente...
Para trabalhar o vista está ok mas para jogar é um NÃO!
Ainda por cima um sistema raid no Vista parece algo..... estranho por assim dizer e com o xp levanta voo.....


Se tu te queixas em RAID imagina eu num disco normal... e ainda pior no portátil com um disco de 4200RPM apenas!! O Vista está optimizado para Web Browsing, IM, Media Player, suites de escritório... mas para trabalho mais pesado e jogos o XP ainda ganha a meu ver!! Basicamente só se alimentares o Vista com quantidades absurdas de RAM (8GB??) é que és capaz de eliminar esse efeito completamente.

Na minha opinião a gestão de memória (incluindo Superfetch) do Vista é uma faca de dois gumes. Se por um lado melhora (um pouco) o lançamento de aplicações, por outro enche a memória de coisas desnecessárias e que têm que ser removidas quando é necessário carregar realmente um programa... quando é algo pequeno ou que está já na cache há melhorias sem duvida, mas se for algo grande (programas que consumam umas poucas centenas de MB) a perda é notória.

Espero que com o Windows 7 o algoritmo seja melhorado de forma a trazer o melhor (tanto quanto possível) dos dois mundos... as vantagens do preload do Vista + vantagens de ter tudo livre pronto a ser ocupado a qualquer segundo, como no XP.
 
Última edição:
Se tu te queixas em RAID imagina eu num disco normal... e ainda pior no portátil com um disco de 4200RPM apenas!! O Vista está optimizado para Web Browsing, IM, Media Player, suites de escritório... mas para trabalho mais pesado e jogos o XP ainda ganha a meu ver!! Basicamente só se alimentares o Vista com quantidades absurdas de RAM (8GB??) é que és capaz de eliminar esse efeito completamente.

Na minha opinião a gestão de memória (incluindo Superfetch) do Vista é uma faca de dois gumes. Se por um lado melhora (um pouco) o lançamento de aplicações, por outro enche a memória de coisas desnecessárias e que têm que ser removidas quando é necessário carregar realmente um programa... quando é algo pequeno ou que está já na cache há melhorias sem duvida, mas se for algo grande (programas que consumam umas poucas centenas de MB) a perda é notória.

Espero que com o Windows 7 o algoritmo seja melhorado de forma a trazer o melhor (tanto quanto possível) dos dois mundos... as vantagens do preload do Vista + vantagens de ter tudo livre pronto a ser ocupado a qualquer segundo, como no XP.
Estou 100 por cento de acordo contigo!
Digo mais umas coisas: Tenho o jogo Race 07 e no Vista o loading do jogo é uma coisa que mais parece uma valente tortura ao ponto de pensar "mas o pc entrou em crash????" não fosse o facto de a luz de actividade do Disco estar acesa......
Depois de estar finalmente carregado vou ao menu das configurações dos controles e qual não é o meu espanto ao ver que é preciso largos MINUTOS até o menu aparecer!!!!! :zzz: O pior é que apesar de o ponteiro do rato se mover não consigo aceder a nada dele: Mudar controles por exemplo e isso durante mais uns quantos MINUTOS!
O jogo até funciona sem problemas: joga-se sem stress mas aquela cena toda de loadings é de deitar um gajo para o chão....E isso num sistema RAID 0 de dois discos rápidos como são os Hitchi de 80 GB de prato unico!

É evidente que o Vista não está preparado para Power Users que usam o pc para jogar, como eu, e sabe-se como os jogos actuais são altamente exigentes de recursos e muitas vezes mal optimizados....
O Vista quando saiu sem updates e sem sp 1 era um bicho pesado e os jogos funcionavam muito mal nele....Só com o sp 1 é que passaram a funcionar direito sem aqueles soluços de vez em quando e parragens esquisitas em plena acção.
Contudo é evidente que o xp para os jogos continua a ser rei e senhor! vou enviar um mail para a microsoft a criticar a politica errada em torno da criação do vista e vou postar um artigo num dos maiores fóruns mundiais acerca do vista e o seu desempenho da gestão errada da Ram.

De regresso ao mundo do xp e é com alivio que, passando meses e meses com vista, que o faço! Agora sim é velocidade, acção, cor e luzes!!! E nem me venham dizer que o vista é mais "bonito e etc...." porque para que raios quero eu BELEZA??? Eu quero é VELOCIDADE! Quero correr os meus jogos favoritos nas melhores condições! Sem stress! Vista? Só daqui a dois ANOS! E com garantias de que já faz uma boa gestão de ram e que aproveita melhor um sistema RAID.

Adeus mundo vista! Tenho dito :)
 
Desde sempre que sou adepto do Vista (64bits) e sempre segui com atenção os posts do PoolMania (muitas vezes estivemos em sintonia relativamente ao Vista) e estes posts dele deixaram-me no mínimo pensativo... atenção, estou super satisfeito com o Vista e felizmente tenho um bom computador que me permite desfrutar de tudo mas... como seria com o XP? E isto tudo porque confio no que ele diz. Não é um puto com cabeça oca como muitos que andam por aí a postar contra X, Y ou Z sem dar razões válidas, é um dos users cuja opinião mais respeito.

Sinceramente não sei o que fazer... hum. Umas Frames mais no Flight Simulator X davam jeito. Sou maluco o suficiente para formatar e voltar ao XP por uns dias para testar tudo e no fim dizer me qual dos dois estou melhor. Tenho meses de Vista neste sistema assim que tenho uma (excelente) opinião sobre o SO mas, repito... como seria com o XP?
 
há aqui gente que deve ter computadores muito estranhos, os pcs que tenho com vista funcionam todos lindamente, seja o 32bit no portátil ou o 64 bit no desktop. e o raid0 no desktop tem uma performance fantástica.
 
Desde sempre que sou adepto do Vista (64bits) e sempre segui com atenção os posts do PoolMania (muitas vezes estivemos em sintonia relativamente ao Vista) e estes posts dele deixaram-me no mínimo pensativo... atenção, estou super satisfeito com o Vista e felizmente tenho um bom computador que me permite desfrutar de tudo mas... como seria com o XP? E isto tudo porque confio no que ele diz. Não é um puto com cabeça oca como muitos que andam por aí a postar contra X, Y ou Z sem dar razões válidas, é um dos users cuja opinião mais respeito.

Sinceramente não sei o que fazer... hum. Umas Frames mais no Flight Simulator X davam jeito. Sou maluco o suficiente para formatar e voltar ao XP por uns dias para testar tudo e no fim dizer me qual dos dois estou melhor. Tenho meses de Vista neste sistema assim que tenho uma (excelente) opinião sobre o SO mas, repito... como seria com o XP?


É desse respeito que tenho pelo PoolMania que vejo que realmente não sou apenas eu que vejo (ou pelo menos parece que sim...) certas cenas de errado com o Vista!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo