Windows Vista 32 bits vs 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

Status
Fechado a novas mensagens.
há aqui gente que deve ter computadores muito estranhos, os pcs que tenho com vista funcionam todos lindamente, seja o 32bit no portátil ou o 64 bit no desktop. e o raid0 no desktop tem uma performance fantástica.

Sim, nesta altura é preciso ter em conta que existe o gajo que fala mal de uma coisa "porque sim" ou porque "é fixe falar mal do Vista" e o gajo que sabe do que está a falar e descreve certas situações que nos deixam na dúvida.

Eu sou maluco o suficiente para pôr essa questão em pratos limpos.
 
Estou 100 por cento de acordo contigo!
Digo mais umas coisas: Tenho o jogo Race 07 e no Vista o loading do jogo é uma coisa que mais parece uma valente tortura ao ponto de pensar "mas o pc entrou em crash????" não fosse o facto de a luz de actividade do Disco estar acesa......
Depois de estar finalmente carregado vou ao menu das configurações dos controles e qual não é o meu espanto ao ver que é preciso largos MINUTOS até o menu aparecer!!!!! :zzz: O pior é que apesar de o ponteiro do rato se mover não consigo aceder a nada dele: Mudar controles por exemplo e isso durante mais uns quantos MINUTOS!
O jogo até funciona sem problemas: joga-se sem stress mas aquela cena toda de loadings é de deitar um gajo para o chão....E isso num sistema RAID 0 de dois discos rápidos como são os Hitchi de 80 GB de prato unico!

É evidente que o Vista não está preparado para Power Users que usam o pc para jogar, como eu, e sabe-se como os jogos actuais são altamente exigentes de recursos e muitas vezes mal optimizados....
O Vista quando saiu sem updates e sem sp 1 era um bicho pesado e os jogos funcionavam muito mal nele....Só com o sp 1 é que passaram a funcionar direito sem aqueles soluços de vez em quando e parragens esquisitas em plena acção.
Contudo é evidente que o xp para os jogos continua a ser rei e senhor! vou enviar um mail para a microsoft a criticar a politica errada em torno da criação do vista e vou postar um artigo num dos maiores fóruns mundiais acerca do vista e o seu desempenho da gestão errada da Ram.

De regresso ao mundo do xp e é com alivio que, passando meses e meses com vista, que o faço! Agora sim é velocidade, acção, cor e luzes!!! E nem me venham dizer que o vista é mais "bonito e etc...." porque para que raios quero eu BELEZA??? Eu quero é VELOCIDADE! Quero correr os meus jogos favoritos nas melhores condições! Sem stress! Vista? Só daqui a dois ANOS! E com garantias de que já faz uma boa gestão de ram e que aproveita melhor um sistema RAID.

Adeus mundo vista! Tenho dito :)


Isso que falas do Race 07, eu tenho o GTR Evolution que é basicamente o mesmo jogo só que com os addons dos carros e pistas, e o jogo é muito rápido no loadings, posso também confirmar que fifa 09, alone in the dark, counter strike source, funcionam todos muito bem, até o worms 4 que é antigo funciona perfeitamente!
 
O meu pequeno contriburo, sem flames:

Usei o Ultimate 64 SP1 e actualmente o XP PRO Sp3.

Gostei imenso do V64, mas, no meu caso, 2G de Ram, ao fim de uns dias, entopem, ou entram em colapso.

Sou um user que tem o PC ligado, dias seguido, em que o mesmo tem de sacar, jogar, navegar, descomprimir e gravar...

Isto aos fins de uns dias, no Vista, fica lento...

No XP nota-se menos, e parece que o reiniciei apenas a umas horas atrás.

Apenas por isso, prefiro o XP.

Qd meter 4G, reconsidero o Vista64, que repito, nada tenho a apontar, excepto o acima descrito.

Cumps,
 
Estou 100 por cento de acordo contigo!
Digo mais umas coisas: Tenho o jogo Race 07 e no Vista o loading do jogo é uma coisa que mais parece uma valente tortura ao ponto de pensar "mas o pc entrou em crash????" não fosse o facto de a luz de actividade do Disco estar acesa......
Depois de estar finalmente carregado vou ao menu das configurações dos controles e qual não é o meu espanto ao ver que é preciso largos MINUTOS até o menu aparecer!!!!! :zzz:

Vais-me desculpar, mas isso não tem nada a ver com o Vista, alguma coisa de errado se passa aí, tenho esse mesmo jogo em Vista 64bit e funciona muito bem, não tenho essa lentidão que descreves.


Sim, nesta altura é preciso ter em conta que existe o gajo que fala mal de uma coisa "porque sim" ou porque "é fixe falar mal do Vista" e o gajo que sabe do que está a falar e descreve certas situações que nos deixam na dúvida.

Eu sou maluco o suficiente para pôr essa questão em pratos limpos.

Isso é uma grande verdade, hoje em dia fala-se mal porque é Microsoft e porque está um pouco na moda ser anti-Vista, mas pronto, cada um tem o direito de pensar como quer. :-D


Quanto ao assunto do tópico em si, até há relativamente pouco tempo (coisa de 3 meses), usava o XP, mudei para o Vista 64bit mais naquela de experimentar e neste momento é me impensável voltar para o XP, tenho muito mais rapidez (iniciar, encerrar, abrir todo o tipo de programas, desde o simples word a aplicações mais pesadas).
 
Vais-me desculpar, mas isso não tem nada a ver com o Vista, alguma coisa de errado se passa aí, tenho esse mesmo jogo em Vista 64bit e funciona muito bem, não tenho essa lentidão que descreves.

Eu também sinto o sistema bastante rápido em todas as situações, e os jogos melhoraram com os últimos drivers da nvidia. Mas o único teste que fiz há meses com o XP foi uma coisa muito breve. Notei as coisas mais lentas (e aborrecidas) mas não foi uma coisa aprofundada.

Uma coisa garanto, no meu Eee 1000H (com XP SP3) tenho tido mais erros que no Vista.

Isso é uma grande verdade, hoje em dia fala-se mal porque é Microsoft e porque está um pouco na moda ser anti-Vista, mas pronto, cada um tem o direito de pensar como quer :-D

Direito de ser parvos? também!

Quanto ao assunto do tópico em si, até há relativamente pouco tempo (coisa de 3 meses), usava o XP, mudei para o Vista 64bit mais naquela de experimentar e neste momento é me impensável voltar para o XP, tenho muito mais rapidez (iniciar, encerrar, abrir todo o tipo de programas, desde o simples word a aplicações mais pesadas).

Vou ter isso em conta.
 
Eu faço 250 FPS. pode-se considerar normal?

Achas que com o vista x86 poderia ter mais desempenho?

cumps

Como eu tenho overclock na placa gráfica, é normal... Penso que com o Vista 32 bits seria igual, sendo que só com XP é que poderias conseguir mais mas seria no máximo 10 fps a mais no teste, até porque 200 e tal fps é mais que bom, para mim 30+ já é bom. :lol: E é melhor parar com o offtopic!
 
eu quando tive Raid 0 no Vista não tinha qualquer slowdown que descrevem aqui, basta terem os drivers do controlador actualizado pq os dos cds de drivers podem nao ser os mais eficazes da altura que os fizeram

outra coisa que pode estar a causar isso é o vosso antivirus ter opçoes a mais activadas, as vezes basta o Active Scanning com demasiadas opçoes activadas, não se esqueçam se o Vista esta sempre a ler e a escrever a Cache o vosso Antivirus esta a verificar Sempre isso tudo e o resultado é :002:

quem tem problemas experimente desactivar o active scan ou mesmo o antivirus por completo e experimente a ver se notam diferenças
 
Antes de mais pessoal, acabou o OFFTOPIC
a thread é sobre a performance das duas arquitecturas e o facto de valer a pena ou não o uso de uma ou outra com 4Gb ou mais de ram.

Desde já, digo vos também, se não hoje, amanha vou instalar o XP. Tou a preparar um CD do XP, tweaked e tudo; depois vou fazer uns testes, e então colocarei um artigo sobre tal. Então ai podemos todos debater sobre tal :)
 
Malta, não queria tar a criar outro topico sobre um assunto que está a ser debatido aqui, por isto exponho as minhas duvidas.

O meu próximo PC deverá ter 6 ou 8Gb de DDR2. O meu S.O predilecto é o Xp e tão cedo não gostava de ir para vista... Mas...

Eu sei que para usar os 6 ou 8Gb que vou colocar tenho de ir para um S.O de 64 bits.
Já me disseram que o Vista 64 bits não está mal de todo, mas queria uma opinião vossa, principalmente de que já o usou com mais do que 4Gb de ram.

- Há software que não funciona? Msn/ firefox/ Drivers de gráficas /creative playcenter / Photoshop e afins, funciona tudo?
- Tenho uma Creative X-fi, existem drivers para 64bits? Tenho ouvido falar na inexistência de drivers oficiais da creative para Vista x86/x86_64
- Será que o Vista 64bits me vai chupar a ram toda?? Quero meter "tanta" ram, mas não é para me ser mamada pelo S.O!! E sim, vou jogar um bocado. :D

Thanks!!

Tá visto que a minha questão passou ao lado. Faço um up a ver se alguem me consegue ajudar.
 
Tá visto que a minha questão passou ao lado. Faço um up a ver se alguem me consegue ajudar.

Vista x64 sem dúvida, vais ter um bom boost de performance, o Vista 64bit com 4GB ou mais de memória, literalmente voa, eu notei logo uma diferença incrível.

Quanto às incompatibilidades de software, isso cada vez mais é coisa do passado, ainda há muito o costume de dizer que SO 64bit só dá problemas e gera muitas incompatibilidades, mas hoje em dia, salvo raras excepções, isso não acontece, até a tão mal amada Creative já tem drivers para Vista x86 e x64.

Já uso há 3 ou 4 meses este SO e o único programa que não consegui por a funcionar nesta versão x64 foi o Nero 6 (bem antiguinho), tudo o resto que usava no XP, incluindo jogos e alguns já com bastantes anos, funciona nesta versão a 100%, por isso, não te preocupes.

Aliás, mesmo o software 32bit funciona lindamente no Vista 64bit, já que ele cria pastas independentes, uma para software x86 e outra para x64, a única coisa que não ganhas é o desempenho que os 64bit podem proporcionar, já que, como o software é 32bit, não vai tirar vantagem de estar a funcionar em SO de 64bit.

Quanto à memória, no mínimo com 4GB de ram não vais ter problema nenhum, eu "só" tenho 4GB e mesmo a jogar Crysis Warhead, na grande maioria das vezes, não tenho nem 2GB de ram ocupada no total, por isso, tu com 6GB ou 8GB, vais ter ram para dar e vender. :-D
 
Já agora pergunto se vos acontece o mesmo:

- Tive um problema no desktop 6 feira passada, o winXP, encravava ao ligar a máquina, enquanto passava a barra azul ante de entrar no ambiente windows, parava sempre.

Então resolvi passado uns longos meses meter outra vez o VISTA 64.
Acontece-me é que com o decorrer das horas, a memória ocupado aumenta bastante, chegando aos 81% só a navegar e com um programa nacional P2P a correr.

É normal esses programas ocuparem % enormes de RAM? É que no XP pouco ocupava...mas neste Vista acho mesmo muito....e se eu resolver jogar enquanto saco...rebenta-me com a RAM ?

Por acaso não jogo, pois só tenho (por enquanto) gráfica ONBOARD.

EDIT: e sim tenho 4 G de RAM.
 
Não.

No meu caso com P2P, Media Center, jogos, FF; tudo abrindo, fechando e tal, a RAM anda sempre à volta dos 1200 ou 1400 durante horas.

Humm..será por o sistema ser ainda "fresco" da instalação....só desactivei a barra lateral, de resto não mexi em mais nada, mas mesmo assim acho que essa barra deve ser para ficar.

É que eu ao ligar o programa aquilo ocupa-me por exemplo 40%, passado 3 horas de o deixar ligado, apareço lá, vou ver e já vai entre 70 e 80%, perto dos 3000 e pouco de RAM ocupado.
 
Humm..será por o sistema ser ainda "fresco" da instalação....

Também não. Aquela subida no uso da RAM não é normal.

Eu quando acabo de instalar o Vista (mais SP1 e demais updates) só tiro o suporte para Tablet PC e alguns jogos do Windows que não uso. Tudo o resto deixo como veio, ou seja, não tenho os famosos tweacks (não quer dizer que no teu caso, por falta ou não desses "truques" aquilo esteja a falhar).

Espera mais opiniões, mas tenta ver qual (ou quais) programas estão a consumir (neste caso é o termo) a RAM.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo