32 Vs 64 Bits

Katus

Power Member
Boas, tenho umas duvidas que gostaria que me ajudassem a esclarecer, se possível :

Que diferenças existem entre sistemas Operativos de 32 e 64 Bits, isto é quais as vantagens ou desvantagens ?

A nível de programas/ Jogos dão para ser instalados nos sistemas 64 Bits ? sem qualquer problemas ?

Desculpem a Ignorância

Obrigado
 
o sistema 64 bits tem sempre vantagens sobre o 32 bits, primeiro tem a ver com a quantidade de ram instalada que neste momento com o 32bits é de 4 gb no 64 bits é mais, não sei quanto, e além disso uma aplicação 64 bits permite processar o dobro de inormação que uma 32. normalmente o sistema 64bits é retrocompatível no que diz respeito a aplicações, no entanto podes ter a certeza que irão existir muitas aplicações que não poderão ser executas por não reconhecerem a programação do windows 64bits ou o tipo de procesador. isso já acontece com determindas aplicações no XP que em principio deveriam funcionar mas tal não acontece
 
Só para esclarecer que 32bits dá para 4GB de RAM (2^32=4294967296/(1024/1024/1024)=4Gb), portanto 64bits dá 2^64=17179869184Gb/1024=16777216Tb. Isto é, 64bits dá para muita memória. um pouco mais do que os 640kB que o Bill Gaitas dizia que chegava....
Quanto à melhoria de passar de 32 para 64bits não está só no espaço de endereçamento também os cpus têm novos registos e outras funcionalidades que podem ser usadas. Mas deixo isso para os entendidos explicarem.......
 
TEoricamente sistemas de 64bits deviam de ser melhores, mas não sei se é por causa da complexidade ou falta de interesse, penso que há pouco desenvolvimento de plataformas e programas a funcionar a 100% a 64bits. btw, o windows vista é full optimized para 64 bits?
 
pelo menos na rc1 nao era. Havia por ex o explorer.exe a correr em 32bits. Na final ja nao sei...
Convem salientar que estrutura do win xp x86 e x64 são diferentes. Daí alguns programas nao serem compatíveis. Por lado pode-se dizer ser "mais seguro" por outro pode haver problemas com alguns programas, que nao foram testados em x64. E o habitual software gratuito (especial/ firewall's) por ex, á borla, nepias. Interagem com kernel, nao suportando x64.
 
Back
Topo