1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

32 vs 64, nanómetros...

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por geotito, 12 de Setembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 798)

  1. geotito

    geotito Power Member

    Bem pessoal queria esclarecer umas dúvidas... que podem e não estar relacionadas com windows e afins.
    Um processador de 64 bits trabalha a 2^64=... isso tem alguma coisa a ver com nanómetros e códigos binários. Ou seja a os transistores representam os números 0 e 1 que agrupados em conjuntos de 8 formam um byte. Ora a tendência é pa diminuirem os nanómetros, aumentarem os transistores e os bytes. Ora mais nanómeros, mais "compilação" de códigos binários e mais operações efectuados no processador.

    2^64=... ---> número de operações efectuadas pelo processador...

    Agradecendo desde já toda a atenção dispensada!
     
  2. 64 bits é a dimensão do bus de endereçamento do processador. Não tem nada a ver com o número de operações efectuadas.
     
  3. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Grande salganhada que vai para aí hehe
    Um processador é um conjunto de pequenas unidades, como por exemplo a ALU (arithmetical-logical unit) interligadas entre si através de um bus.
    Imagina um bus como um conjunto de fios em paralelo que ligam um dispositivo a outro.
    O facto de um processador ter 64 bits não se relaciona com o número de transistores que tem, mas sim com o tamanho do bus e de registos internos do processador (registos sao pequenas memórias temporarias onde se guardam valores).

    Espero ter sido explícito.
    Cumprimentos.
     
  4. geotito

    geotito Power Member

    OK, mas como é que o tamanho de bus é igual a 2^64=..... Quando falamos em Ghz do processador, referimo-nos que as partículas de silício do processador vibram um x número de vezes por segundo o que melhora o desempenho do cpu (e das suas três unidades: aritmética; lógica e de controlo).. E aqui? Velocidade de endereçamento... significa especificamente o quê?
     
  5. greatbunzinni

    greatbunzinni Power Member

    Não tem absolutamente nada a ver com velocidade. O bit é uma unidade que mede quantidades de informação.

    No que diz respeito a processadores, a coisa varia bastante de arquitectura para arquitectura. No caso da arquitectura AMD64 (ou, como a intel quer chamar, x86-64), duma forma demasiado resumida significa que o processador usa internamente elementos de memória de 64 bits em vez de 32 bits. Depois também traz outras coisas boas como a disponibilidade no processador do dobro desses elementos de memória e a capacidade de suportar ainda mais memória.

    Mas depois a arquitectura AMD64 traz coisas que não dependem dessa mudança de memória mas que não existiam no mundo x86. Coisas como mais uma série de instrucções, o bit de não-execução e mais outras coisas.

    Por isso, e resumindo ainda mais, se realmente quiseres saber qual é a diferença entre 32 e 64 bits, a diferença principal é que passas a poder usar mais que 4GB de RAM. O resto, apesar de ser útil, perde-se um bocado na irrelevância para o utilizador comum.
     

Partilhar esta Página