35mm (Old school)

As máquinas russas serem uma boa compra dependem muito dos preços por exemplo no caso das Lubitel se forem acima
dos 60/70€ acho más compras por exemplo no Ebay já arranjas uma Mamya das mais baratas por volta dos 140/160€
e a qualidade não tem nada haver, eu tive uma Lomo lca que se vende usadas na ordem dos 150€ usadas e com uma
Olympus XA ou XA2 que se vendem por 40/50€ se consegue na minha opinião resultados bem mais interessantes.
Eu não pago mais por uma máquina por ser modo e ser cool usar o que me interessa é o resultado final e nada mais
mas tb se acha maquinas russas por bons preços e excelentes modelos há é que saber analisar e escolher bem.
E estas a referir mal a marca é Smena tb se pode é dizer o nome em cirilo(acho que é assim o nome) mas isso
nem sei escrever lol.
Cumpts


Sim é a Smena lol. Tentei dar uma de intelectual e escrevi como lá tava :P. Há lomos e lomos. Algumas valem não por serem cools mas pela imagem com que ficam e pela experiência em si. Mas há outras que são uma miséria. Mas sim, concordo contigo.
 
Eu tenho uma Olympus OM-20 e 3 Nikon's F601, F801 e uma FM2 a Olympus tenho há venda
a F601 até fita cola têm mas ainda trabalha acho impensável não ter máquinas de rolos
principalmente para processo cruzado(x-pro) e para preto e branco que é das maneiras que
mais fotos tiro actualmente.
Máquina preferida de sempre Nikon F3 e hei-de voltar a ter uma.
Cumpts

Acabei de juntar uma Nikon F90X há familia :002:
Cumpts
 
Boas. Vim desenterrar este tópico porque me pareceu o mais adequado à minha dúvida.

Tenho uma máquina analógica (uma Praktica qualquer coisa - não me recordo do modelo) cá por casa perdida e tencionava tirar umas fotos com a dita cuja... mas rolos não é muito a minha especialidade. Como tal, gostava que me dessem umas opiniões acerca de rolos P&B. A sensibilidade não precisa de ser muito alta, já que em princípio vão ser usados em exterior.

Agradeço desde já as sugestões :)
 
Sem saber o que vais fotografar posso te indicar Ilford DELTA 100 ou kodak T-MAX 100
são rolos com grão fino eu como gosto de ver grão uso o Ilford HP5 PLUS 400 como rolo todo
o terreno, para paisagem gosto muito do FUJI ACROSS 100 é mais dificil de encontrar só em lojas
especializadas em fotografia e nas boas :D
Mas escolhendo rolos ou Ilford ou Kodak já sais bem servido.
Cumprimentos
 
Thanks aos dois.


Quanto ao que vou fotografar... acho que vai ser de tudo excepto paisagens, mesmo numa de experimentar. E digo excepto paisagens porque a máquina tem duas lentes; uma 50mm e uma 70-210, logo paisagens é pra esquecer :p

Não tenho experiência nenhuma a fotografar com rolos, daí que não precise de nada muito XPTO, mas queria alguma coisa com uma qualidade aceitável.

Vou procurar esses então. Obrigado.
 
Última edição:
felicia&Cabrita, sendo tu do porto, junto ao Rivoli, na Baixa.

Hm, okay. Muito obrigado. Vou passar lá assim que der.

PS: Não sou exactamente do Porto, apesar de dizer isso no perfil, mas estudo cá e como tal passo mais tempo aqui que propriamente em casa :D

Eu gosto do T-MAX 400. Nem é pela velocidade, gosto do ruído.

Já não compro faz um tempo no entanto.

Também já andei por aí a ler que, para começar, os 400 são os mais aconselháveis porque permitem mais margem de erro e não comprometem a qualidade da imagem. Mas como não percebo praticamente nada de revelação de filmes, não tenho exactamente uma opinião formada sobre isto.
 
Última edição:
Ilford HP5+ 400 é o que uso na minha Leica M2. Gosto muito deste filme.

Quando fazemos um encontro só de maquinas analógicas?

Abraço
 
Após ler as vossas sugestões, acabei por ficar com duas opções: Ilford Delta 100 e Ilford HP5 Plus. Para tirar as dúvidas, fui ao flickr e pesquisei fotos com ambos os filmes... Fiquei apaixonado pelo Delta 100 :eek:. Adorei o contraste e provavelmente vou comprá-lo hoje :D

Sei que é mais restritivo que o HP5 em termos de luminosidade, mas vai ser mesmo pra usar em outdoors, penso que não deve haver problema.

Mais uma vez, muito obrigado pelas sugestões e boas fotos :)
 
Às vezes passa-me pela cabeça comprar uma SLR de rolo e montar um estúdio de revelação aqui em casa.:p A verdade seja dita, em digital não se imprime nada e fazer/revelar as nossas próprias fotos tem de ser outra coisa, dará certamente aquele ar "autêntico" à experiência:D Tem de ficar mais barato. A quanto ficará cada foto revelada assim, já com preço do rolo lá metido?

Agora as minhas questões já que do mundo dos 35mm não percebo nada ou quase nada. Gostava de me manter na Nikon para quem sabe partilhar umas lentes com o meu sistema digital. Eventualmente se souberem de soluções de boa qualidade de outras marcas, façam favor de dizer.

Já vi que a Nikon F5 é um maquinão mas também é algo caro. Que máquina recomendariam? Lentes vão-se depois comprando no ebay, tem piada assim.:p

E em relação à parte de revelação. Para alem de um quarto com luz vermelha preciso de quê? Em quanto ficaria esta parte da brincadeira? Ando mesmo inclinado para isto sob o ponto de vista da fotografia artistica a preto e branco. :)

Quem quiser dar dicas, eu agradeço!

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Às vezes passa-me pela cabeça comprar uma SLR de rolo e montar um estúdio de revelação aqui em casa.:p A verdade seja dita, em digital não se imprime nada e fazer/revelar as nossas próprias fotos tem de ser outra coisa, dará certamente aquele ar "autêntico" à experiência:D Tem de ficar mais barato. A quanto ficará cada foto revelada assim, já com preço do rolo lá metido?

Agora as minhas questões já que do mundo dos 35mm não percebo nada ou quase nada. Gostava de me manter na Nikon para quem sabe partilhar umas lentes com o meu sistema digital. Eventualmente se souberem de soluções de boa qualidade de outras marcas, façam favor de dizer.

Já vi que a Nikon F5 é um maquinão mas também é algo caro. Que máquina recomendariam? Lentes vão-se depois comprando no ebay, tem piada assim.:p

E em relação à parte de revelação. Para alem de um quarto com luz vermelha preciso de quê? Em quanto ficaria esta parte da brincadeira? Ando mesmo inclinado para isto sob o ponto de vista da fotografia artistica a preto e branco. :)

Quem quiser dar dicas, eu agradeço!

Cumps,
michael c
Pelo que disseste eu aconselharia uma Nikon FM2 arranjas já a bons preços e é uma máquina
fabulosa um pequeno tanque de guerra que nunca deixa ficar mal tenho uma com 20 anos e
nunca se portou mal e arranjas lentes aos pontapés no Ebay, se quiseres algo com auto-focus
a f100 é uma escolha muito boa e se quiseres poupar um pouco a Nikon F90X tb é uma excelente
máquina.
Indiquei tudo Nikon pq é o que uso e pq foi a marca que referiste, mas só para teres outras
escolhas posso te indicar as Olympus OM que as lentes são fabulosas e tb se arranjam pelo
Ebay facilmente eu da Olympus tenho só uma OM20 com a Zuiko 50mm e digo-te quando
quero algo leve pequeno e com uma boa lente 50mm é sempre a minha escolha é a única
máquina que tenho não nikon pelo seu tamanho e excelente qualidade.
Cumprimentos
 
Após ler as vossas sugestões, acabei por ficar com duas opções: Ilford Delta 100 e Ilford HP5 Plus. Para tirar as dúvidas, fui ao flickr e pesquisei fotos com ambos os filmes... Fiquei apaixonado pelo Delta 100 :eek:. Adorei o contraste e provavelmente vou comprá-lo hoje :D

Sei que é mais restritivo que o HP5 em termos de luminosidade, mas vai ser mesmo pra usar em outdoors, penso que não deve haver problema.

Mais uma vez, muito obrigado pelas sugestões e boas fotos :)
Experimenta algo pelos 400 asa se o dia tiver bastantes nuvens e pouca luminosidade
os 100 asa podem te limitar ao nivel de aberturas e velocidades principalmente para o fim da tarde
penso que não vais usar mais do que um rolo por dia e o 400 asa deixa-te mais margem de manobra.
Cumpts
 
Fico contente por haver pessoal a querer experimentar o filme.

Aconselho a fazerem as vossas próprias revelações, sai mais barato e é muito mais divertido. Podem comprar os materiais no ebay sai mais barato. Se tiverem duvidas nao me importo de fazer um pequeno tutorial de como faço a minha revelação.

Depois podem levar o rolo a uma loja de fotografia ou arranjam um scanner/impressora ou mesmo um ampliador.

Se quiserem uma maquina boa para começar e barata aconselho a Pentax ME Super(Atenção que a ME normal não tem modo manual) Arranjam barata no ebay normalmente vem com lentes pentax 50mm 1.7 ou 1.4. Uso uma e gosto muito dos resultados. No entando se a vossa intenção for uma cena mais a serio comprem uma Leica ou uma Contax. Mas atenção que o preço das lentes são proibitivos.
Se não quiserem fazer grandes prints uma Pentax ME Super ou uma Olympus OM-1 faz bem o trabalho.

Podem sempre comprar maquinas mais recentes com Auto-Focus. Arranja-se algumas a bom preço.

Abraço
 
Pelo que disseste eu aconselharia uma Nikon FM2 arranjas já a bons preços e é uma máquina
fabulosa um pequeno tanque de guerra que nunca deixa ficar mal tenho uma com 20 anos e
nunca se portou mal e arranjas lentes aos pontapés no Ebay, se quiseres algo com auto-focus
a f100 é uma escolha muito boa e se quiseres poupar um pouco a Nikon F90X tb é uma excelente
máquina.
Indiquei tudo Nikon pq é o que uso e pq foi a marca que referiste, mas só para teres outras
escolhas posso te indicar as Olympus OM que as lentes são fabulosas e tb se arranjam pelo
Ebay facilmente eu da Olympus tenho só uma OM20 com a Zuiko 50mm e digo-te quando
quero algo leve pequeno e com uma boa lente 50mm é sempre a minha escolha é a única
máquina que tenho não nikon pelo seu tamanho e excelente qualidade.
Cumprimentos

Obrigado pelas dicas! Estarei atento a isso. Pode ser que consiga comprar uma dessas.

Fico contente por haver pessoal a querer experimentar o filme.

Aconselho a fazerem as vossas próprias revelações, sai mais barato e é muito mais divertido. Podem comprar os materiais no ebay sai mais barato. Se tiverem duvidas nao me importo de fazer um pequeno tutorial de como faço a minha revelação.

Depois podem levar o rolo a uma loja de fotografia ou arranjam um scanner/impressora ou mesmo um ampliador.

Se quiserem uma maquina boa para começar e barata aconselho a Pentax ME Super(Atenção que a ME normal não tem modo manual) Arranjam barata no ebay normalmente vem com lentes pentax 50mm 1.7 ou 1.4. Uso uma e gosto muito dos resultados. No entando se a vossa intenção for uma cena mais a serio comprem uma Leica ou uma Contax. Mas atenção que o preço das lentes são proibitivos.
Se não quiserem fazer grandes prints uma Pentax ME Super ou uma Olympus OM-1 faz bem o trabalho.

Podem sempre comprar maquinas mais recentes com Auto-Focus. Arranja-se algumas a bom preço.

Abraço

Se fizesses o tutorial é que era de homem.:D E então se deixasses links para comprar essas coisas necessárias, isso é que era um mimo.:p Grande parte delas estará no ebay certo?! :)
 
Se fizesses o tutorial é que era de homem.:D E então se deixasses links para comprar essas coisas necessárias, isso é que era um mimo.:p Grande parte delas estará no ebay certo?! :)

Faço o tutorial no fim de semana que hoje já é tarde para andar a revelar rolos :)

O material podes comprar todo no ebay, se não te sentires À vontade podes sempre tentar no fórum ff ou em lojas de material em segunda mão.

Eu costumo comprar numa loja em inglaterra material em segunda mão, se quiseres posso saber se eles tem algum material que te interesse.

Abraço
 
Por acaso essa ideia do tutorial agrada-me bastante. Se pudesses dar alguma informação sobre isso, o pessoal agradecia :p

Não sei é para quando é que poderei montar um estúdio de revelação... mas seja como for, se ficar já a saber como funciona, depois torna-se mais fácil :)
 
Back
Topo