35mm (Old school)

Por acaso essa ideia do tutorial agrada-me bastante. Se pudesses dar alguma informação sobre isso, o pessoal agradecia :p

Não sei é para quando é que poderei montar um estúdio de revelação... mas seja como for, se ficar já a saber como funciona, depois torna-se mais fácil :)

O meu estúdio de revelação é a minha casa de banho, fecho a porta e meto uma toalha por baixo para não passar luz.
Até agora tem dado para tudo.

O custo inicial não é muito elevado. Se comprarem o material no ebay por 50 euros já compram tudo, incluindo químicos, recipientes e tudo mais.
 
Com 50€ monto isso?:eek: Que maravilha.:D Fico à espera do tutorial e não, não tenho qualquer problema em comprar pelo ebay. Já o fiz algumas vezes e gosto bastante até.:p

Por acaso, agora que apontaste o valor, fiquei ainda mais curioso em relação a isto. Se comprar uma máquina barata, arranjar forma de comprar a parte da revelação por 50€, vai ser um espectáculo.:D Já agora, qual o preço médio a que sai cada foto? E mais ainda, é possivel revelar para formatos maiorzitos? :)
 
Bem me parecia.:( Mas mesmo assim até 500€ é aceitável. O que é que é preciso na prática em termos de equipamento para montar um estúdio de revelação completo?! A quanto é que sai cada foto depois?:p
 
Pessoalmente não gosto muito dos rolos da Kodak. Uso o BW400 porque é dos que arranjo mais facilmente, mas o Ilford é bem melhor. Para rolos de cor nada bate a Fuji. Astia, Provia, é o que quiserem... Até o Superia, que é um rolo de consumo, é considerado um bom rolo.
 
Pessoalmente não gosto muito dos rolos da Kodak. Uso o BW400 porque é dos que arranjo mais facilmente, mas o Ilford é bem melhor. Para rolos de cor nada bate a Fuji. Astia, Provia, é o que quiserem... Até o Superia, que é um rolo de consumo, é considerado um bom rolo.

O BW400 não é um verdadeiro rolo de Pb é uma película de negativo de preto e branco para ser
revelado na química C-41 os Kodak T-Max e TRi-X são excelentes filmes que nada têm haver
com o BW400 e rolos de negativo com cores puxadas tens o Kodak Portra 160vc e o mais
recente Kodak ektar 100 que é excelente para sacanear como podes ver neste link

http://www.kodak.com/global/en/professional/products/films/ektar/ektarIndex.jhtml

Mas por acaso uns dos rolos que mais usei a cores na minha vida é o Fuji Reala 100 e o
Fuji Nps 160.
A Pb sempre fui fiel aos Ilfords Hp5 400 e Delta 100 mas de vez enquando dou uma facadinha
na fieldade e lá vai uns T-Max ou Tri-x e adoro o Fuji Across 100 para paisagem.
E já que falas do Fuji Superia das escolhas baratas é o que apresenta melhores resultados
na minha opinião.
Cumprimentos

http://www.photographyboard.net/what-iso-for-fuji-nps-160-2250812.html






 
O BW400 não é um verdadeiro rolo de Pb é uma película de negativo de preto e branco para ser
revelado na química C-41 os Kodak T-Max e TRi-X são excelentes filmes que nada têm haver
com o BW400 e rolos de negativo com cores puxadas tens o Kodak Portra 160vc e o mais
recente Kodak ektar 100 que é excelente para sacanear como podes ver neste link

http://www.kodak.com/global/en/professional/products/films/ektar/ektarIndex.jhtml

Eu sei que o BW400 é para C41, tal como o Ilford XP2 400 Super. É por isso mesmo que os uso. Mas independentemente disso, o Ilford é bem melhor. Já o Portra também não é nada de especial, principalmente o NC (ainda aqui tenho um que não cheguei a gastar).

Mas por acaso uns dos rolos que mais usei a cores na minha vida é o Fuji Reala 100 e o
Fuji Nps 160.
A Pb sempre fui fiel aos Ilfords Hp5 400 e Delta 100 mas de vez enquando dou uma facadinha
na fieldade e lá vai uns T-Max ou Tri-x e adoro o Fuji Across 100 para paisagem.
E já que falas do Fuji Superia das escolhas baratas é o que apresenta melhores resultados
na minha opinião.
Cumprimentos

Sim, das escolhas baratas nem há hipóteses. O Superia chegava inclusive a ter utilizações profissionais de tão bom que era.

Já agora, para quem gosta de grão à séria, ainda devem encontrar alguns Agfa por aí.
 
O Portra 160vc a asa 100 fica com umas cores maravilhosas mas são gostos para mim esses rolos
tipo o BW w o XP2 não me servem os pretos não são mesmo pretos e os brancos idem mas mais
uma vez depende dos gostos eu gosto do PB contrastado e esses para mim tem pouco contraste
gosto tanto de contrastes que a PB não dispenso o uso de filtros.
Agfa's tenho ainda 30 CT Precisa 100 dos antigos e já fora de prazo há uns bons anos para X-Pro
mas cada vez fotografo mesmo quase só a PB e geralmente uso o HP5 para uso geral desde os 400 aos 1600 asa e serve muito bem para o que quero e a um preço porreiro :001:
Cumprimentos
 
Bem, acabei por comprar o Ilford Delta 100 e decidi vir aqui partilhar a minha experiência de ontem a tirar fotos com a analógica que andava por cá perdida (é uma Praktica B200, já agora).
Acontece que a máquina não era usada há anos...e estava sem pilhas. Resultado: funcionava tudo na perfeição...excepto o metering. Ou seja, a medição de luz teve de ser feita a olhómetro e eu desconfio que as fotos estejam uma desgraça lol.
Só vou saber se tenho um bom olho pra medir luz quando as mandar revelar (mas desconfio que não :p)

Ainda assim, o saldo foi bastante positivo. Depois de acabar com o rolo, fui pegar na 350D e achei a máquina pequeníssima. O viewfinder então pareceu-me tão estranho e pequeno que nem parecia que estava a segurar uma SLR. Qualquer dia ainda me converto ao filme de vez :007:
 
Não levaste a 350D para servir de fotómetro? Nem que fosse só para a primeira foto, o resto ia tudo corrido na mesma exposição.
 
Não levaste a 350D para servir de fotómetro? Nem que fosse só para a primeira foto, o resto ia tudo corrido na mesma exposição.

A maria foi comigo e andou a fotografar com a 350D. Aproveitei-me dela para fazer a medição em duas ou três fotos, no início. Mas depois ela ia pra um lado, eu ia pra outro e não dava pra estar sempre à espera da medição dela :p. E também não podia usar sempre a mesma exposição que usei na primeira porque fotografei em condições de luz variadas. Não só porque começámos às 19h15 e acabámos cerca de uma hora depois mas também porque andei a fotografar contra o sol, com o sol ao lado, com o sol nas costas, enfim... de todos os ângulos possíveis.

Mas serviu pra eu ir treinando o olho para estas coisas. Eu até acho piada.
 
Pessoalmente não gosto muito dos rolos da Kodak. Uso o BW400 porque é dos que arranjo mais facilmente, mas o Ilford é bem melhor. Para rolos de cor nada bate a Fuji. Astia, Provia, é o que quiserem... Até o Superia, que é um rolo de consumo, é considerado um bom rolo.


Sabem indicar-me onde é que posso comprar rolos KODAK( preto e branco-35mm) a 400 ASA - TX aqui no Porto? com prazos de validade quase ninguem vende isso :(
 
Sabem indicar-me onde é que posso comprar rolos KODAK( preto e branco-35mm) a 400 ASA - TX aqui no Porto? com prazos de validade quase ninguem vende isso :(

Na ***** é capaz de haver. Agora o site parece não estar a funcionar (não me sai da página inicial de maneira nenhuma :confused:), mas eu já comprei lá Ilford...e acho que vi lá Kodak também.
 
Na ***** é capaz de haver. Agora o site parece não estar a funcionar (não me sai da página inicial de maneira nenhuma :confused:), mas eu já comprei lá Ilford...e acho que vi lá Kodak também.

ilford tambem acho q ate seria melhor...mas precisava disso ate 4ª feira :( será q lá tambem tem tanques de revelação? aquilo tem sede no Porto ?
 
Back
Topo