35mm (Old school)

Um gajo tá sempre a aprender, não sabia que Rangefinder era uma categoria diferente de slr.
Obrigado pelos sites Jota.Ce, vou dar uma olhada.
Desmontar isto dá-me um bocado de medo de estragar alguma coisa de forma definitiva nos mecanismos, e também não tenho ferramentas adequadas.

Aqui há tempos experimentei utilizar um rolo a preto e branco, já o acabei e agora vou ter que o levar a Faro para o revelarem lá porque por aqui dizem-me que não conseguem.
Estou ansioso por ver os resultados, espero que não tenha estragado muitas :P
 
Última edição:
Já tenho a Olympus OM10 comigo.
Não chegou a 35 euros com portes. Corpo , 50mm , as duas cases (a que envolve a máquina e a que apenas envolve a base do corpo) , strap original e até já vinha com as pilhas.

Testei a máquina (sem rolo) e parece-me perfeitamente funcional por enquanto e nada emperrada. Praticamente imaculada, apenas com um pouco de poeira aqui e ali. Como é obvio apesar de ter testado tudo não sei como está o meter e o selamento da luz mas de resto deu-me a sensação que estava tudo 100% operacional.

Amanhã posto umas fotografias na thread das aquisições recentes.

Aproveito para perguntar se vale a pena fazer revelações/digitalização na ***** , sendo que é um sitio onde tenho fácil acesso. Mas tenho algum receio no descuido do processo de revelação e dos resultados da digitalização.
 
Última edição:
Aproveito para perguntar se vale a pena fazer revelações/digitalização na ***** , sendo que é um sitio onde tenho fácil acesso. Mas tenho algum receio no descuido do processo de revelação e dos resultados da digitalização.
Depende mais de quem o faz do que do sítio/máquina. Mas para digitalização para apenas ver em casa qualquer um pode chegar (até com um scanner em casa, se o tiveres). Para imprimir o cuidado devia ser outro.
 
Depende mais de quem o faz do que do sítio/máquina. Mas para digitalização para apenas ver em casa qualquer um pode chegar (até com um scanner em casa, se o tiveres). Para imprimir o cuidado devia ser outro.

Queria digitalizar directamente do negativo, não tenho nenhum scanner para esse efeito mas se não me engano a ***** também tem esse serviço para além da revelação.
 
Sim, já reparei que sim. Ou pelo menos faz sentido. Até porque (já o podia ter feito) a fotometro muda de posição se mexer na abertura. E, sim, é uma lente AI.

EDIT: Há alguma razão para a parte central (focus) ficar preta? Sinceramente pouco percebo disto...
 
Última edição:
No centro é suposto a imagem não ficar alinhada a não ser que esteja focada. Deves ver algo tipo isto:
18a.jpg


O que queres dizer com ficar preta?

Entretanto dá uma vista de olhos neste site, tens uma explicação detalhada do funcionamento da máquina: p://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonfmseries/fm2n/fm2manual/index1.htm
 
Sim, sei como trabalhar com ela, não sei é como é que a coisa funciona "por dentro" para perceber este tipo de coisas. Às vezes (ainda nao dei com a situaçao exacta) ou uma das metades ou as duas ficam completamente escuras

EDIT: parece que é com aberturas pequenas.
 
Back
Topo