Xbox 360 e MEO thomson: o pesadelo

peymai

Power Member
Boas!
Já existem diversos tópicos parecidos, mas penso que nenhum retratou uma situação idêntica à minha, e daí abrir um novo.

Tenho uma XBOX360 já com 2 anitos que queria ligar à rede local, e eventualmente ao Live. Por outro lado, sou cliente MEO, e tenho um "router" Thomson 787.
Depois de me ter passado a estupefacção inicial sobre o facto de a consola não ter hardware wireless nativo, e de o acessório para isso, que devia custar 10 euros, custar 70, resolvi primeiro tentar a ligação por cabo, que me causou nova estupefacção com o absurdo da dificuldade da ligação comparando, por exemplo, à wii, onde bastam 10 segundos para tudo funcionar correctamente.
Para a ligação utilizei um cabo não cruzado de 15 metros, que liguei da porta ethernet do router à da consola.

Primeiro, tentei as definições automáticas. Neste modo, nenhum dos testes funcionava, e o ip que a consola ia buscar (pelo menos aparecia debaixo da definição automática) era estranho à range do router, bem como a gateway e a subnet mak (255.255.0.0, ao invés da 255.255.255.0 da rede). Assim, fiz a configuração manual, dando um ip dentro da range "admitida" pelo router, a gateway correcta, e coloquei como servers de dns a própria gateway (acabei também por experimentar os dados dos servers meo, com igual insucesso).
Fosse de que forma fosse, não liga. O router descobre-me a consola, marca um dispositivo com aquele ip na porta em que efectivamente está ligada, mas os testes da xbox falham normalmente. Aliás: 95% do tempo a consola é dada como inactiva, ao contrário dos restantes dispositivos.

Nos testes na consola, feitos primeiro com recurso ao antigo dashboard (acabei por fazer a actualização offline, que nada resolveu), a consola falhava o ip cerca de 70 % das vezes, não se conseguindo ligar à rede. Normalmente, dizia que a gateway não respodia. De vez em quando, lá passava esse teste (nunca percebi porquê...) mas empancava no dns. E daí nunca passou.
Não sei sinceramente o que poderá estar mal. Se bem que o router não deixa grande margem para alterações de configuração. Agora o que é estranhíssimo é o facto de os testes darem resultados diferentes com intervalos de segundos, e sem que nenhuma modificação seja efectuada.

Já andei a ler n tópicos e artigos, e nenhuma spolução diferente achei. Já liguei para o MEO (não dão suporte a consolas... mas às vezes lá há pessoal que ajuda e vai dando umas ideias...) e para o número de atendimento da Xbox (atendem da Alemanha, logo nem sequer sabem o que é o MEO, e limitam-se a debitar os guias disponíveis na página. Qualquer coisa diferente, dizem que depois ligam...)

Assim, pergunto: Alguém tem alguma ideia? Há casos semelhantes? Qualquer sugestão é bem vinda. Tenho a impressão que vu acabar por comprar a porra do adaptador wireless (comprar é favor... se eles me assaltassem acho que levava menos a mal...) mas também já li que há imensos problemas.

Agradeço desde já a paciência tanto pela leitura como por eventuais respostas.
 
E substituir o router por 1 melhor?
Linksys nunca me deu problemas, quanto ao wireless, se dá problemas com o router agora, também vai dar por wireless, já que o router é o mesmo.
 
Boas,

Eu pedi um router wireless à netcabo e eles deram-me...

Liguei a xbox 360 ao router com um cabo de rede cruzado... E voilá!

Agora até acedo aos conteúdos do portátil via wireless através do router...
 
Obrigado pelas respostas.

O router na verdade é uma gateway do MEO, que serve também para a TV. Logo, não o posso trocar.
Mas todas as outra ligações que já fiz ao router, wireless ou cable, correram bem. É a primeira vez que tenho problemas.
 
Obrigado pelas respostas.

O router na verdade é uma gateway do MEO, que serve também para a TV. Logo, não o posso trocar.
Mas todas as outra ligações que já fiz ao router, wireless ou cable, correram bem. É a primeira vez que tenho problemas.

Já experimentaste na secção "Caixa de Ferramentas" do router habilitar a xBox na parte da "Partilha de Jogos e Aplicações"?

Pode ser que ajude a consola a poder ligar-se.
Ela não te aparece no router? O cabo está bom? Troca de cabo. Ela tem de se ligar. Não tem nada a ver com o router ser A ou B ou ser Meo ou NetRabo. Rede é rede e mai nada.
 
Já experimentaste na secção "Caixa de Ferramentas" do router habilitar a xBox na parte da "Partilha de Jogos e Aplicações"?

Pode ser que ajude a consola a poder ligar-se.
Ela não te aparece no router? O cabo está bom? Troca de cabo. Ela tem de se ligar. Não tem nada a ver com o router ser A ou B ou ser Meo ou NetRabo. Rede é rede e mai nada.
Por acaso pode ser do router, até porque há inúmeros router incompatíveis com o live, basta ir a pagina da xbox ver.
 
Não te metas nisso do wireless.... a partida vai dar ao mesmo....
Não estou a ver o facto de ser por fio ou sem fio mudar alguma coisa... a não ser que a porta ethernet da tua xbox esteja avariada. Qualquer router compativel ou imcompativel deveria te dar acesso ao live nem que seja em NAT strict.

1º Tenta testar a tua xbox em casa de um amigo com outro router... ver se o problema n é da 360.

2º Tenta verificar se o teu cabo de 15 m funciona com um pc ou um portatil... se n der troca o cabo.

3º Tenta usar outra porta rj45 no router.

4º Se tiveres um Pc em casa tenta ligar com esse cabo, e põe o ip a ser atribuido por DHCP ver o que dá (ver se o teu pc passa a ter o comportamento da xbox) (abre uma janela dos e faz ipconfig para ver o IP/gateway e dns atribuido automaticamente).
Se o teu pc funcionar correctamente com esse cabo, então provavelmente a porta ethernet da tua 360 está avarida.

4 º Se o pc tb n ligar ....verifica o DHCP no teu router, ver se está activo ou não... tenta também ver se não tens mais nenhum dispositivo que esteja a fazer dhcp tb (impressora de rede por ex).

5º verifica se o DNS do teu router está activo, se não estiver(ou n tiveres a opção) tens de colocar o DHCP server do router a distribuir os DNS da meo . Ou se usares um IP manual na xbox coloca os DNS da meo em vez do IP do Router/gateway.

6º se quiseres manda-me uma PM que eu te ajudo por msn.
 
Última edição:
A questão da imcompatibilidade dos router penso que será só para conseguir um NAT open... para conseguir um NAT strict a partido qq router deveria dar... Eu parece-me pela descrição que ele nem isso consegue ...
 
Tenta fazer o que o schon disse, mas antes, verifica se não estás a ligar a X360 a uma porta que esteja reservada para IPTV. Isso pode explicar o facto de intermitentemente passar nos testes de IP.
 
Eu também tenho MEO e não conseguia meter a consola em Open NAT. Ao fim de muitos testes, a solução passou por colocar a consola em DHCP.

Por alguma razão (que desconheço), o port forwarding não funcionava se a consola estivesse com IP fixo. É estranho, porque todos os outros terminais da rede estão com IP fixo sem qualquer tipo de problema.
 
Boas!
Eu tenho o mesmo hardware e ligado por cabo e a xbox 3m dhcp funciona às maravilhas.
O Cabo deve ser CROSSOVER, senão o erro é quase certo.
Maf
 
Boas!
Eu tenho o mesmo hardware e ligado por cabo e a xbox 3m dhcp funciona às maravilhas.
O Cabo deve ser CROSSOVER, senão o erro é quase certo.
Maf

A xbox 360 não precisa de cabo crossover, as placas de rede recentes ja fazem a comutação automatica, e os router tambem fazem isso.
 
Penso que já tenho mais umas coisitas para testar, e logo à noite já o irei fazer.

Mas vamos lá tentar despistar mais uns problemas. Não faço citações para não tornar isto enorme... mas vamos ver se consigo "responder" a todos:

A minha aposta principal passou a ser do cabo. Tenho lá um daqueles analisadores de redes da treta, e vou ver se aquilo está bom (até porque fui eu que cravei as fichas...:nocom8le:). Agora julgo que o cabo não deverá ser crossover, uma vez que liga a xbox ao router. E a verdade é que na pág. do router eu vejo que ele reconhece a xbox como dispositivo ligado a um determinado ip, que eu configuro na consola (acho que é 192.168.1.100)
A hipótese a seguir é então a avaria da porta ethernet da consola. E aí será melhor o wireless...
Eu não tenho ninguém com consolas destas ligadas, mas vou pedir ao meu vizinho que me deixe experimentar em casa dele.

Quanto ao dhcp, está activo. Se eu ligar qualquer coisa ao router, ele atribui-lhe correctamente ip.

O uPNp está habilitado tanto no router como no computador que normalmente utilizo. Embora tenha xp, instalei aquele addon que permite habilitá-lo. O que me levanta mais uma questão: tal como no vista, eu não deveria ser notificado no computador cada vez que um elemento se liga à rede e o uPNP o reconhece?

Efectivamente, não tenho ainda problemas de NAT, porque o erro acontece antes de chegar a essa parte. Mas tive o cuidado de adicionar a exclusão de xbo live à firewall (o router tem essa opção para abrir as portas que o XBL precisa de forma "automática").

O router tem 4 portas ethernet. penso que não são reservadas, mas já tentei em várias, sempre com o mesmo resultado.

Não percebi o que quer dizer "meter a consola em dhcp". Se possível, explica-me lá um pouquito disso, que pode ser um teste interessante.

Mais uma vez, obrigado a todos!
 
Tenho o mesmo hardware que tu, o mesmo router na Meo IPTV, e tenho bem mais de 15 metros de cabo porque estou a usar os de origem de casa, o sistema ITED.

A consola só teve problemas a ligar porque não abri as portas devidas, e era só em algumas vezes! Tinha de reiniciar a consola e lá se ligava ao Live.

Eu recomendava-te a abrir manualmente estas portas:

  • UDP 88
  • UDP 3074
  • TCP 3074
Depois confirmar os IP's que atribuíste na consola, se tens como DNS ou Gateway o IP do router. No meu tenho tudo IP's fixos e funciona tudo 5 estrelas!

Boa sorte.

Abraço
 
Boas!
ESTÁ RESOLVIDO!

Substituí o cabo e nada. Por isso, desliguei o dhcp no router, e fiz-lhe reset. foi só inserir os dados todos outra vez.
De certeza que era alguma coisa que estava a bloquear aquilo.
De tal forma que até se ligou sem querer!
Obrigado a todos, e podem fechar.
 
Tenho o mesmo hardware que tu, o mesmo router na Meo IPTV, e tenho bem mais de 15 metros de cabo porque estou a usar os de origem de casa, o sistema ITED.

A consola só teve problemas a ligar porque não abri as portas devidas, e era só em algumas vezes! Tinha de reiniciar a consola e lá se ligava ao Live.

Eu recomendava-te a abrir manualmente estas portas:

  • UDP 88
  • UDP 3074
  • TCP 3074
Depois confirmar os IP's que atribuíste na consola, se tens como DNS ou Gateway o IP do router. No meu tenho tudo IP's fixos e funciona tudo 5 estrelas!

Boa sorte.

Abraço

E como abro as portas no Router? Não percebo nada da configuração deste router...
 
vais à xbox e vês qual é o ip que ela tem. depois vais ao router do meo e clickas em: dere doméstica > dispositivos. vais ter uma lista de dispositivos e com o respectivo ip ao lado. basicamente clickas no dispositivo que tem o ip da xbox e dps clickas em configurar em cima e basicamente fazes o que está na imagem.

picture1ihi.png
 
Back
Topo