37 mil pessoas abandonam TV por cabo num ano

JoaoGM

Power Member
Portugueses optam cada vez mais por outras plataformas

O número de assinantes de serviços de televisão por cabo recuou 2,5 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo para 1,46 milhões de portugueses. Ou seja, segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), houve uma quebra de 37 mil assinantes face ao primeiro trimestre de 2008.

Já em relação ao trimestre anterior, a descida foi de 1,1 por cento, ou seja mais 16 mil assinantes do que os registados nos meses de Janeiro e Março deste ano.

Todos os principais operadores viram a sua base de clientes diminuir, com excepção da Zon/TV Cabo Portugal e de alguns operadores de muito pequena dimensão.

«Os operadores que mais contribuíram para este resultado foram a Cabovisão, TVTel e ZON Madeira. Esta redução do número de assinantes de TV por cabo poderá, nalguns casos, ter sido resultado de substituição entre plataformas de acesso ao serviço», justifica a Anacom em comunicado.

42% já detêm serviços digitais

Apesar da redução do número de assinantes no cabo, continua a crescer a quantidade de pessoas que beneficiam do formato digital. São já cerca de 619 mil os que assinam este tipo de serviços, ou seja 42% do total de assinantes de televisão por cabo.

A região de Lisboa congrega metade destes assinantes, enquanto a região Norte concentra um quarto dos mesmos. No entanto, é na Madeira que a proporção de assinantes em formato digital, em termos da totalidade de assinantes, atinge a maior penetração (68% na Madeira).
O grupo Zon/TV Cabo continua a deter a quota de assinantes de TV por subscrição mais elevada: 70,1%, menos 1,1 pontos percentuais do que no período anterior. A PT Comunicações é, desde o último trimestre, o segundo maior operador de TV por subscrição (16,5% dos assinantes), tendo aumentado a sua quota em 2,9 pontos.

O terceiro mais operador é a Cabovisão, com uma quota de 11,7%.

Apesar desta quebra, o número total de assinantes do serviço de TV por subscrição atingiu 2,3 milhões no final do primeiro trimestre deste ano, mais 39 mil que entre Outubro e Dezembro de 2008 e mais 257 mil do que no período homólogo.

FONTE
 
Kredu, custa-me a acreditar que essa percentagem seja só dos clientes da Cabovisão, da TVTel e da ZON Madeira...
A ZON TVCabo pode ter conseguido agarrar muitos clientes novos e aos outros dando-lhes promoções para ficarem fidelizados mais 1 ou 2 anos mas eu pergunto... e aqueles todos que já se mudaram para a concorrência? Especialmente para o MEO. Será que não contam?
 
Kredu, custa-me a acreditar que essa percentagem seja só dos clientes da Cabovisão, da TVTel e da ZON Madeira...
A ZON TVCabo pode ter conseguido agarrar muitos clientes novos e aos outros dando-lhes promoções para ficarem fidelizados mais 1 ou 2 anos mas eu pergunto... e aqueles todos que já se mudaram para a concorrência? Especialmente para o MEO. Será que não contam?
Não contam para o quê?
 
Os clientes da ZON que mudaram para o MEO.
Para os que desistiram dos serviços de tv por cabo há 2 cenários possíveis: mudaram para a concorrência, PT incluída, ou não subscreveram qq outro serviço de tv paga. Embora não seja possível apurar o número de clientes que migraram da ZON para a PT através dos números revelados por este estudo, esse número (de clientes que saiu da ZON para a PT) já estará incluído nas perdas.
 
Não me parece que nestes números estejam incluidos os serviços satélite, onde a perda da Zon para a Meo foi bem maior.
 
Todos os principais operadores viram a sua base de clientes diminuir, com excepção da Zon/TV Cabo Portugal e de alguns operadores de muito pequena dimensão.
Se os operadores por cabo perderam clientes, mas a TVCABO aumentou, de onde surge essa conversa sobre as boxes? Quem perdeu mais foi a cabovisao, acho eu.
É caso para dizer: RTFA! :P
 
Se os operadores por cabo perderam clientes, mas a TVCABO aumentou, de onde surge essa conversa sobre as boxes? Quem perdeu mais foi a cabovisao, acho eu.
É caso para dizer: RTFA! :P
O número de clientes da ZON efectivamente aumentou. Mas é interessante analisar o Quadro 7 do estudo sem os número da TVtel, Bragatel e Pluricanal.
 
Isto agora conta pouco sao numeros do passado, cada vez e mais dificil os operadores engarem os clientes a vender gato por lebre, daqui a 1 ano quando o MEO fibra ja estiver bem implementado entao ai falamos..hehe
 
O número de clientes da ZON efectivamente aumentou. Mas é interessante analisar o Quadro 7 do estudo sem os número da TVtel, Bragatel e Pluricanal.

E o que tem isso ??? o numero de assinantes de serviços de TV tem vindo a subir em flecha com a entrada dos operadores de IPTV + Fibra + Artelecom. :rolleyes:

No final do primeiro trimestre de 2009 (1T09), a soma dos alojamentos cablados por todos os operadores era de 4,3 milhões1 (vd. Quadro 1), mais 25 mil alojamentos do que no trimestre anterior e mais 163 mil do que em igual período do ano anterior.

O crescimento verificado reflecte a expansão da rede do Grupo ZON/TV Cabo sobretudo nas regiões Norte e Lisboa.

Vê no mapa:

graf8_acesso_internet1trimestre2009.gif


Aonde a PT(meo) anda a crescer é basicamente FORA da região de Lisboa e Norte(aka Porto/Minho). :confused:
 
E o que tem isso ???
Nada. É um facto e foi em resposta ao krunch. Claro que os clientes e rede das operadoras adquiridas passam a fazer parte dos activos da empresa e devem ser contabilizados como tal.
o numero de assinantes de serviços de TV tem vindo a subir em flecha com a entrada dos operadores de IPTV + Fibra + Artelecom. :rolleyes:
Sim. Já me tinha apercebido.
Aonde a PT(meo) anda a crescer é basicamente FORA da região de Lisboa e Norte(aka Porto/Minho). :confused:
Analisando os quadros 3 e 4 do estudo fico com a sensação de que não é bem assim.
 
Meo Sucks ... ou não.

Depende do que estivermos a falar.

IPTV ou sat ???
Net boa ou má
Etc e tal

A piada dsito tudo é que a malta esquece-se que o "mau" da TVCabo era "geral" da PT ... agora parece que o MEO é só maravilhas e a ZON é só desgraças.




Especialmente quando se tem em metade do pais "fio" que com 1Mbit é só o sinal do ADSL a cair ... tendo a outra metade do pais Cabo a 8/18MBits "ah e tal" a 90% da v.max. :rolleyes:


Quantas pessoas passaram a Ter IPTV , satelite e mesmo fibra nas zonas aonde o CABO era rei e senhor anteriormente (leia-se o unico a dar TV) ???

Um bolo a dividir por mais do que um já não fica todo pro mesmo ... mesmo quando aumentas o tamanho do bolo.
 
Na minha experiência com MEO.
Não tenho TS, o trafego é mesmo ilimitado. A net anda sempre na velocidade máxima (testes feitos em ftp's nacionais, speedtests, etc...) E mais importante de tudo...

Em quase um ano de serviço a net foi-se abaixo apenas 3 vezes! Na ZON isso era a média mensal... E isso sim, faz toda a diferença no meu caso ;-)
 
Também os mandei pastar agora televisão Artelecom e internet Vodafone duplex Adsl .

Graças a deus os meus dias de sofrimento acabaram.
 
Na minha experiência com MEO.
Não tenho TS, o trafego é mesmo ilimitado. A net anda sempre na velocidade máxima (testes feitos em ftp's nacionais, speedtests, etc...) E mais importante de tudo...

Em quase um ano de serviço a net foi-se abaixo apenas 3 vezes! Na ZON isso era a média mensal... E isso sim, faz toda a diferença no meu caso ;-)

Depende das zonas ... :rolleyes:


E tomem cuidado ... "eles andem ai":

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=429112
 
De facto as boxs da zon são uma valente treta... enfim!

Subescrevo... Ainda ontem, ia ver a gravação do Fast and the Furious que gravei do AXN HD durante o fim de semana. Vi metade da gravação, depois desliguei a box, quando voltei a tarde, a gravação tinha desaparecido do menu de gravações feitas. Para já não falar que se mudar de canal enquanto faço gravações, ou alterar o volume do som, as gravações param. (isto sem falar dos bloqueios e reinicios constantes).

Alem disso esta história dos clientes vip (Lisboa, Porto e Coimbra) não me convence de maneira nenhuma.
 
Back
Topo