Bom, é obvio que tudo depende dos resultados pretendidos, mas para se atingirem bons resultados é preciso bastante disponibilidade e dedicação... o 3ds Max não é o MS Word! No entanto, e uma vez mais, tudo depende do objectivo que se pretende atingir! Saber fazer umas brincadeiras/habilidades é uma coisa, fazer um trabalho profissional é outra. E o que eu queria dizer é que para se conseguir um trabalho profissional não basta aprender umas coisas nos tempos livres! Pode-se muito bem ser autodidata (com a ajuda de tutorials) mas é preciso tempo...
Exacto é preciso disponibilidade e dedicação. Nunca disse o contrario. E referi sempre o tempo. Mas não é impossivel.
O resto, desculpa mas estás completamente enganado, o que me deixa na duvida se conheces mais trabalho feito por pessoal que não trabalhe no atelier onde trabalhas, ou ande na tua faculdade.
Conheces o malanjo e as suas habilidades/brincadeiras? Tou a falar no malanjo porque deve ser o mais facil de encontrar...
Desculpa tar a dizer isto e não tenho intensões algumas de tar a armar confusão.
Eu sei bem que o max não é o word, não estou propriamente a cuspir para o ar. Não abri ontem o max e vim aqui mandar uma posta de pescada com muitas vezes se faz.
A questão que por momentos se levantou ( e tendo em conta que o tema principal era para tempos livres) foi que não era possivel aprender Max by them selfs.
E a verdade é que conheço muita e mesmo muita gente que o fez. E sim, trabalho com bastante qualidade. E algumas vezes mais do que a que se vê por ai feita por profissionais, inclusivê eu, que trabalhei uns anos em num atelier de design de interiores com Max e que via trabalhalhos de interiores de pessoal que andava a fazer aquilo so por brincadeira e que me encostavam a um canto e outros trabalhos feitos por ditos profissionais que ainda eram piores que os meus. Pois, eu, tal como muitos outros que nao andaram em cursos de 3D e que apenas fazemos habilidades/brincadeiras acabàmos a trabalhar com ele...
Penso até que a maioria do pessoal que trabalha em 3D a nivel profissional sem ser relativo a animação é tudo à base de autodidatas.
E alias, duvido muito que apenas com um curso, se saia a ser um "profissional". Com certesa que terá de arranhar muitas mais horas em casa do que as horas passadas num curso de 3D de 50 horas. Não me parece que seja apenas com um curso se ganhe a noção por exemplo de como construir um objecto qualquer objecto simples sem gastar trilioes de poligonos desnecessários ou gastar tempo desnecessário a dàr a volta aos problemas que aparecem durante um projecto. Dá perfeitamente para ver pelas galerias dos alunos desses cursos que ainda estão bem fresquinhos.
O trabalho feito em casa, auto-didata tem de ser muito tambem.
Alias, entrevistas para trabalho a nivel de 3D so querem ver do que és capaz de fazer e em quanto tempo, quer tenhas curso ou não.
Não estou a dizer que curso não ajuda, obvio que ajuda, mas não é necessário ter curso nenhum para se aprender a trabalhar bem com um software 3D. É preciso é gostar, dedicação e tempo.
E sinceramente para arquitectura... a maioria dos projectos não são complicados de modelar e texturizar.
É preciso é saber o que procurar. O que não falta é cds e dvds com practicamente aulas sobre o assunto.
E em relação ao que disses-te:
"dizer qual é o melhor programa é um bocado dificil, tudo depende do teu à-vontade com os programas... há quem faça coisas no Paint que outros nao fazem em Photoshop..."
Isso não é bem assim. Aprender paint ou photoshop não vao dar os mesmo resultados num futuro proximo. A linda bergkvist pode pegar no paint e fazer uma obra de arte, mas de certesa que no photoshop os trabalhos dela são muito melhores.