3d Arquitectura [iniciação]

inorganic

Membro
Boas pessoal,

Quero começar a investir algum do meu tempo livre a aprender 3d - sobretudo para 3d de arquitectura com fins promocionais/comerciais.

Pelo que tenho lido, os programas mais indicados são o 3d Studio e o sketchup (este último mais para a parte da modelação) e como motor de render o VRay. Corrijam-me se estou enganado.

Agora, como não sei por onde começar, gostaria que me indicassem alguns sites de referência com tutoriais, ou mesmo livros... Basicamente, tudo o que necessito para começar a aprender. Esta é uma área que me atrai, mas ao mesmo tempo para quem está de fora é tanta a informação e complexidade das coisas que penso ser necessária uma orientação. Tal como se fosse um puto a aprender a andar de bicicleta.

Obrigado.
 
Programas para 3d existem muitos, muitos mesmo! pelo que é importante fazer uma escolha consciente na altura de decider em qual investir...

Assim á partida pode-se dizer que os mais comuns entre arquitectos são:

Autodesk 3ds Max
Permite uma boa interactividade com os outros programas da Autodesk, é aquele para o qual existem mais recursos disponiveis e é de longe o mais utilizado a nível global. Curva de aprendizagem média/longa. Na maioria dos casos é a melhor opção.

Autodesk Maya
Também da Autodesk, o Maya, tendo algumas semelhanças com o 3ds Max e sendo mais direcionado para a industria cinematográfica, é também utilizado por alguns arquitectos que procuram uma maior facilidade de manipulação de formas mais orgânicas como Greg Lynn. Curva de aprendizagem longa. Deve ser uma escolha muito bem ponderada.

Maxon Cinema 4D
Com mais adeptos no universo de utilizadores Mac - disponivel também para Windows - o Cinema 4D tem-se assumido como um dos principais rivais do 3ds Max pela 'friendly interface' e por permitir alcançar excelentes resultados. Curva de aprendizagem curta/média. Pode ser uma optima escolha.

Rhinoceros 3D
Muito utilizado na Holanda permite também bons resultados. Curva de aprendizagem média/longa. Não é uma escolha muito obvia.

Sketch Up
Caracteriza-se pela intuitividade/facilidade da sua utilização, e pela rapidez com que se conseguem resultados. Em crescendo de popularidade nos ultimos anos, não permite resultados tão avançados como qualquer um dos referidos anteriormente, ainda assim pode ser surpreendente. Curva de aprendizagem curta/média. Pode ser uma optima escolha.


A escolha correcta depende muito dos objectivos pretendidos.

Para qualquer um destes programas, em que a sua complexidade é sempre substancial, deve-se começar a subir a escada por baixo! Isto é: não vale a pena começar por ver um video qualquer no YouTube em que se faz uma imagem toda xpto! quando não se sabe o que se está a fazer... Deve-se começar por conhecer o programa, a interface, os comandos e perceber como tudo funciona... nunca começar pelo telhado! por muito tentador que isso seja...

Tutorials

Lynda.com (3ds Max / Maya / Cinema 4D / Sketch Up)
TheGnomonWorkshop.com (3ds Max / Maya)
Gnomonology.com (3ds Max / Maya)
DigitalTutors.com (3ds Max / Maya)
VTC.com (3ds Max / Maya / Cinema 4D / Rhino 3D)
Evermotion.org (3ds Max / Maya / Rhino 3D)

Para começar os tutorials LYNDA são os melhores...
 
Se o objectivo é arquitectura, sugiro que vás para o que é mais usado em arquitectura. sendo o max o que tem mais ajuda na net, sobretudo ao nivel de arquitectura e vray é o que acaba por ter uma curva de aprendizagem mais pequena.
Max com vray (o mental que vem com o proprio max já está muito melhor do qeu era e já começa a haver muita gente a usar em detrimento do vray)

Para alé dos links acima, os videos do 3dbuzz são muito bons também e são gratis

E outra coisa é a interacção com o cad, que não sei qual é o nivel dela com os outros programas, mas com o max é bastante boa
 
Última edição:
Se eu estivesse nao tua posição não complicava. O Revit faz tudo o que queres. Ao não ser que decidades fazer uma produção cinematográfica de um projecto... LOL
Agora para uma apresentação comercial, chega e sobra. tens um tudo em 1 muito completo e sem problemas de compatibilidades entre softwares. Modelas até ao pormenor do parafuso.

Procura reders feitos pleo Revit a ver se é o que procuras.
 
dizer qual é o melhor programa é um bocado dificil, tudo depende do teu à-vontade com os programas... há quem faça coisas no Paint que outros nao fazem em Photoshop...

mas agora falando de experiência própria e do que fui vendo na faculdade e no atelier onde estou a trabalhar posso-te dizer que obténs muito bons resultados conjugando uma base feita em CAD (AutoCAD, ArchiCAD, seja o que for...) com 3D Studio ou mesmo com Rhino (melhor para modelaçao de terrenos. mas também te digo que tudo o que se faz aqui no atelier para concursos parte de um render muito simples de 3D Studio e acaba com tratamento em Photoshop, já que o tempo que perdes a ajustar luzes, perspectivas e afins no 3D fazes logo no Photoshop, inserindo o "objecto" num ambiente real.

mas como disse antes, isto é só a minha experiência...
 
dizer qual é o melhor programa é um bocado dificil, tudo depende do teu à-vontade com os programas... há quem faça coisas no Paint que outros nao fazem em Photoshop...

mas agora falando de experiência própria e do que fui vendo na faculdade e no atelier onde estou a trabalhar posso-te dizer que obténs muito bons resultados conjugando uma base feita em CAD (AutoCAD, ArchiCAD, seja o que for...) com 3D Studio ou mesmo com Rhino (melhor para modelaçao de terrenos. mas também te digo que tudo o que se faz aqui no atelier para concursos parte de um render muito simples de 3D Studio e acaba com tratamento em Photoshop, já que o tempo que perdes a ajustar luzes, perspectivas e afins no 3D fazes logo no Photoshop, inserindo o "objecto" num ambiente real.

mas como disse antes, isto é só a minha experiência...

Não é só a tua experiência... é a realidade.
O programa de 3D - qualquer que ele seja e por muito bem que o utilizador o domine - não faz tudo sozinho! O processo mais comum é CAD 2D (AutoCAD / ...) + CAD 3D (3ds Max / ...) + Graphics Editing (Photoshop / ...).


e já agora:

Quero começar a investir algum do meu tempo livre a aprender 3d - sobretudo para 3d de arquitectura com fins promocionais/comerciais.

Não é para te desencorajar mas nenhum destes programas - á excepção de talvez o Sketch Up - se aprende nos tempos livres... para se atingirem resultados minimamente satisfatórios é necessário investir muito, mesmo muito tempo! na sua aprendizagem...
 
Não é para te desencorajar mas nenhum destes programas - á excepção de talvez o Sketch Up - se aprende nos tempos livres... para se atingirem resultados minimamente satisfatórios é necessário investir muito, mesmo muito tempo! na sua aprendizagem...

Isso não é verdade.
A maioria do pessoal que conheço (eu inclusivé) aprendeu a trabalhar com Max, photoshop etc nos tempos livres. É preciso dispender tempo, sim, mas não é nada de impossivel, muito pelo contrario, com a quantidade de informação a nivel de aprendizagem que há espalhado por essa net fora, é cada vez mais facil.

Edit: - É obvio que se tem de ter gosto pelo que se está a fazer. A fazer fretes não se aprende nada não.
 
Última edição:
Acho que a questao nao se prende com o tempo, mas sim com os objectivos. Se tens um objectivo vais procurando as técnicas que te vao permitir criar a "imagem" que queres.

Aprender por aprender é que me parece um bocado difícil.

O truque quanto a mim é depois de uma familiarizaçao com o software procurar seguir tutoriais algo elaborados, porque mais do que saber como funcionam as ferramentas do programa é preciso saber o que fazer com elas.
 
À 10 anos atrás também eu andava com as mesmas dúvidas do que tu. As máquinas, os softwares, a informação disponivel na internet, não eram aquilo que são hoje, de facto hoje em dia temos estas ferramentas muito mais evoluidas e acesso a "carradas" de informação para aprendizagem. Naquele tempo também procurava uma solução para os meus problemas/ambições, todos os dias via colegas de profissão a "brincarem" com o 3DS e com mais ou menos dificuldade lá iam cumprindo os seus trabalhos, mas havia sempre problemas nas compatibilidades dos programas "autocad + 3DS", problemas de iluminação das cenas, tempos de render, etc.
Um dia tive conhecimento do Archicad (Versão 5 salvo erro, programa para arquitectura paramétrico), e comecei a explorar e estudar este software. Depois de muito autodidatismo, muitas horas e dias a ler manuais que ia arranjando em conjunto com um colega de profissão, consegui fazer o meu 1º trabalho 3d e o resultado foi simplesmente fantástico, um ano ou dois mais tarde aparece outro software maravilha Artlantis Render então na sua versão 2 ou 3 foi a cereja no topo do bolo. Desde então tenho tido uma evolução muito grande nesta área com muitos trabalhos realizados ao longo deste tempo ( se passares ou fores de Viseu podes ver alguns trabalhos meus expostos pelas ruas/obras da cidade ).
Há pouco tempo comecei a experimentar Sketchup, que posso dizer que é simplesmente fantástico.
Em suma, modelação em Archicad e Sketchup, renderização em ArtlantisRender, pós-produção ( correção de pequenas coisas, fotomontagens,etc.) Photoshop. Esta é a minha fórmula de sucesso, programas amigáveis do utilizador, com curvas de aprendizagem curtas para os primeiros resultados e depois evoluisse em função do tipo de trabalhos que aparecem pela frente.
 
Acho que a questao nao se prende com o tempo, mas sim com os objectivos. Se tens um objectivo vais procurando as técnicas que te vao permitir criar a "imagem" que queres.

Aprender por aprender é que me parece um bocado difícil.

O truque quanto a mim é depois de uma familiarizaçao com o software procurar seguir tutoriais algo elaborados, porque mais do que saber como funcionam as ferramentas do programa é preciso saber o que fazer com elas.


Concordo plenamente.
 
Como estudante de arquitectura e desenhador aconselho-te a usares o Archicad para fazeres as construções e depois o Artlantis para fazeres renderings
Deixo-vos alguns exemplos de uns trabalhos meus
http://img15.imageshack.us/gal.php?g=accamhjhjhjera6.jpg
http://img17.imageshack.us/gal.php?g=zxcxzczxccopy.png
view013.jpg

image.php

view013.jpg

image.php

image.php


image.php
 
Isso não é verdade.
A maioria do pessoal que conheço (eu inclusivé) aprendeu a trabalhar com Max, photoshop etc nos tempos livres. É preciso dispender tempo, sim, mas não é nada de impossivel, muito pelo contrario, com a quantidade de informação a nivel de aprendizagem que há espalhado por essa net fora, é cada vez mais facil.

Bom, é obvio que tudo depende dos resultados pretendidos, mas para se atingirem bons resultados é preciso bastante disponibilidade e dedicação... o 3ds Max não é o MS Word! No entanto, e uma vez mais, tudo depende do objectivo que se pretende atingir! Saber fazer umas brincadeiras/habilidades é uma coisa, fazer um trabalho profissional é outra. E o que eu queria dizer é que para se conseguir um trabalho profissional não basta aprender umas coisas nos tempos livres! Pode-se muito bem ser autodidata (com a ajuda de tutorials) mas é preciso tempo...
 
Que experiencia tens?
Isto é, há quanto tempo trabalhas com ArchiCAD+Artlantis?

ha ja alguns anos, com cadeiras de CAD onde se aprende o basico. Depois é ocupar muitas horas a trabalhar tanto com um como com outro, aprende-se muitos mais se investigares pela net mas convem teres umas bases solidas, nao te vou dizer que os programas sao faceis nem dificeis, mas sao acessiveis dentro dos possiveis, quantas mais horas "perderes" com o programa mais coisas aprendes, como em qq outro software
 
Bom, é obvio que tudo depende dos resultados pretendidos, mas para se atingirem bons resultados é preciso bastante disponibilidade e dedicação... o 3ds Max não é o MS Word! No entanto, e uma vez mais, tudo depende do objectivo que se pretende atingir! Saber fazer umas brincadeiras/habilidades é uma coisa, fazer um trabalho profissional é outra. E o que eu queria dizer é que para se conseguir um trabalho profissional não basta aprender umas coisas nos tempos livres! Pode-se muito bem ser autodidata (com a ajuda de tutorials) mas é preciso tempo...

Exacto é preciso disponibilidade e dedicação. Nunca disse o contrario. E referi sempre o tempo. Mas não é impossivel.

O resto, desculpa mas estás completamente enganado, o que me deixa na duvida se conheces mais trabalho feito por pessoal que não trabalhe no atelier onde trabalhas, ou ande na tua faculdade.

Conheces o malanjo e as suas habilidades/brincadeiras? Tou a falar no malanjo porque deve ser o mais facil de encontrar...

Desculpa tar a dizer isto e não tenho intensões algumas de tar a armar confusão.

Eu sei bem que o max não é o word, não estou propriamente a cuspir para o ar. Não abri ontem o max e vim aqui mandar uma posta de pescada com muitas vezes se faz.

A questão que por momentos se levantou ( e tendo em conta que o tema principal era para tempos livres) foi que não era possivel aprender Max by them selfs.
E a verdade é que conheço muita e mesmo muita gente que o fez. E sim, trabalho com bastante qualidade. E algumas vezes mais do que a que se vê por ai feita por profissionais, inclusivê eu, que trabalhei uns anos em num atelier de design de interiores com Max e que via trabalhalhos de interiores de pessoal que andava a fazer aquilo so por brincadeira e que me encostavam a um canto e outros trabalhos feitos por ditos profissionais que ainda eram piores que os meus. Pois, eu, tal como muitos outros que nao andaram em cursos de 3D e que apenas fazemos habilidades/brincadeiras acabàmos a trabalhar com ele...

Penso até que a maioria do pessoal que trabalha em 3D a nivel profissional sem ser relativo a animação é tudo à base de autodidatas.

E alias, duvido muito que apenas com um curso, se saia a ser um "profissional". Com certesa que terá de arranhar muitas mais horas em casa do que as horas passadas num curso de 3D de 50 horas. Não me parece que seja apenas com um curso se ganhe a noção por exemplo de como construir um objecto qualquer objecto simples sem gastar trilioes de poligonos desnecessários ou gastar tempo desnecessário a dàr a volta aos problemas que aparecem durante um projecto. Dá perfeitamente para ver pelas galerias dos alunos desses cursos que ainda estão bem fresquinhos.
O trabalho feito em casa, auto-didata tem de ser muito tambem.
Alias, entrevistas para trabalho a nivel de 3D so querem ver do que és capaz de fazer e em quanto tempo, quer tenhas curso ou não.

Não estou a dizer que curso não ajuda, obvio que ajuda, mas não é necessário ter curso nenhum para se aprender a trabalhar bem com um software 3D. É preciso é gostar, dedicação e tempo.

E sinceramente para arquitectura... a maioria dos projectos não são complicados de modelar e texturizar.

É preciso é saber o que procurar. O que não falta é cds e dvds com practicamente aulas sobre o assunto.

E em relação ao que disses-te:
"dizer qual é o melhor programa é um bocado dificil, tudo depende do teu à-vontade com os programas... há quem faça coisas no Paint que outros nao fazem em Photoshop..."

Isso não é bem assim. Aprender paint ou photoshop não vao dar os mesmo resultados num futuro proximo. A linda bergkvist pode pegar no paint e fazer uma obra de arte, mas de certesa que no photoshop os trabalhos dela são muito melhores.
 
Última edição:
o que eu quis dizer com o "há gente que faz no Paint o que outros nao fazem no Photoshop" tem a ver com o facto de ninguém dominar um programa a 100%, ou seja, quem domine bem o Sketchup consegue chegar a um melhor resultado do que quem dê uns "toques" em 3D Studio.
 
Mais importante que o aspecto do 3D é a ARQUITECTURA. :007:

Mas um bom 3D também vende muito bem, os olhos também comem.
 
o que eu quis dizer com o "há gente que faz no Paint o que outros nao fazem no Photoshop" tem a ver com o facto de ninguém dominar um programa a 100%, ou seja, quem domine bem o Sketchup consegue chegar a um melhor resultado do que quem dê uns "toques" em 3D Studio.

Oh obrigado, isso é como em tudo na vida.

Mais importante que o aspecto do 3D é a ARQUITECTURA. :007:

Mas um bom 3D também vende muito bem, os olhos também comem.
Claro, mas o objectivo do topico era 3D para arquitectura, a comida para os olhos. :)

Mas nunca fiquei a perceber, se quem criou o topico queria fazer cenas na onda dos exteriores ou interiores ou ambos... Secalhar para exteriores e se for mesmo so para isso, alguns dos softwares referidos acima como o archicad ou revit fazem bem o trabalho. Mas nunca trabalhei com eles. A nivel de interiores se se quiser fazer um sofa cheio de mariquices ou algo do genero mais elaborado será facil de fazer? Tipo cadeirões classicos e cenas do genero.
Cenas deste genero:
CHAIRS_-herringbone.jpg

HZH009.jpg

Tou a perguntar porque realmente nunca trabalhei com revit, mas ja vi algumas imagens de interiores. Mas não tenho ideia de como é a mnivel de modelação mais complexa.
 
Última edição:
Back
Topo