3d Arquitectura [iniciação]

Começando pelo fim:

E em relação ao que disses-te:
"dizer qual é o melhor programa é um bocado dificil, tudo depende do teu à-vontade com os programas... há quem faça coisas no Paint que outros nao fazem em Photoshop..."

Isso não é bem assim. Aprender paint ou photoshop não vao dar os mesmo resultados num futuro proximo. A linda bergkvist pode pegar no paint e fazer uma obra de arte, mas de certesa que no photoshop os trabalhos dela são muito melhores.

Não fui eu que disse isso, mas quem o disse já explicou o que queria dizer e concordo em absoluto. Apesar de o 3ds Max ser imcomparavelmente melhor que o Sketch Up, um expert em Sketch Up pode fazer bem que melhor que um habilidoso em 3ds Max...

Exacto é preciso disponibilidade e dedicação. Nunca disse o contrario. E referi sempre o tempo. Mas não é impossivel.

Então estamos na mesma página... eu também nunca disse que era impossivel, apenas que era preciso muita disponiblilidade e dedicação em função dos resultados pretendidos...

O resto, desculpa mas estás completamente enganado, o que me deixa na duvida se conheces mais trabalho feito por pessoal que não trabalhe no atelier onde trabalhas, ou ande na tua faculdade.

Ora bem, a faculdade já lá vai... quanto ao trabalho, já trabalhei na Austria, na Holanda e agora em Lisboa (brevemente irei para Los Angeles) daí que já tenha visto de tudo... de profissionais com todo o tipo de cursos, a profissionais autididatas... e ambos investiram muitissimas! horas na sua formação...

Conheces o malanjo e as suas habilidades/brincadeiras? Tou a falar no malanjo porque deve ser o mais facil de encontrar...

Se te referes a malanjo.net não conhecia. Mas vejo no site trabalhos bastante bons, uns mais que outros, mas na generalidade bastante bons... Mas atingiu aqueles resultados de um dia para o outro? É lógico que não. Pode muito bem ser autodidata... mas tem lá muitas, muitas horas de aprendizagem e de trabalho investidas...

A questão que por momentos se levantou ( e tendo em conta que o tema principal era para tempos livres) foi que não era possivel aprender Max by them selfs. E a verdade é que conheço muita e mesmo muita gente que o fez. E sim, trabalho com bastante qualidade. E algumas vezes mais do que a que se vê por ai feita por profissionais, inclusivê eu, que trabalhei uns anos em num atelier de design de interiores com Max e que via trabalhalhos de interiores de pessoal que andava a fazer aquilo so por brincadeira e que me encostavam a um canto e outros trabalhos feitos por ditos profissionais que ainda eram piores que os meus. Pois, eu, tal como muitos outros que nao andaram em cursos de 3D e que apenas fazemos habilidades/brincadeiras acabàmos a trabalhar com ele...

Estás confundido... eu nunca disse em resposta ao inorganic que não era possível aprender por ele próprio! Aliás, deixei-lhe uma boa lista de sites de tutorials... O que eu disse - dado que ele disse querer aprender "3d de arquitectura com fins promocionais/comerciais" - foi que para atingir bons resultados (o que é subjectivo e depende dos objectivos de cada um...) era preciso investir muito tempo...
De resto, estamos, mais uma vez, na mesma página... o facto de ter curso de 3ds Max e/ou Photoshop ou não é quase irrelevante! O que eu continuo a dizer é que enquanto qualquer pessoa pode dominar o MS Word com uma semana de aprendizagem, o mesmo não acontece com um programa de 3D... que é um processo longo e continuo exigindo muita disponibilidade...

Penso até que a maioria do pessoal que trabalha em 3D a nivel profissional sem ser relativo a animação é tudo à base de autodidatas.

Depende do nivel de profissionalismo... mas a maioria não são autodidatas.

E alias, duvido muito que apenas com um curso, se saia a ser um "profissional". Com certesa que terá de arranhar muitas mais horas em casa do que as horas passadas num curso de 3D de 50 horas. Não me parece que seja apenas com um curso se ganhe a noção por exemplo de como construir um objecto qualquer objecto simples sem gastar trilioes de poligonos desnecessários ou gastar tempo desnecessário a dàr a volta aos problemas que aparecem durante um projecto. Dá perfeitamente para ver pelas galerias dos alunos desses cursos que ainda estão bem fresquinhos. O trabalho feito em casa, auto-didata tem de ser muito tambem.

Mais uma vez estamos na mesma pagina. Independentemente de fazer um curso ou não, são precisas muitas, muitas horas de trabalho... daí eu ter posto reservas quanto a aprender nos tempos livres...

E sinceramente para arquitectura... a maioria dos projectos não são complicados de modelar e texturizar.

Isso é um pouco redutor... depende dos projectos e do tipo de imagem que se pretende... já trabalhei em projectos que... OMG!!! que quebra-cabeças...

Quando eu falo em 'trabalho profissional' refiro-me a imagens do calibre das que são feitas por exemplo pela LUXIGON www.luxigon.com. Naturalmente que este não será um patamar de exigência que todos pretendam alcançar... Mas actualmete esta é também uma das formas de um atelier de arquitectura passar uma imagem de profissionalismo...

Desculpa tar a dizer isto e não tenho intensões algumas de tar a armar confusão.

Eu muito menos!
Mas é sempre bom trocar umas ideias...
:lol:
 
Eu respondi o que respondi com base no que aqui escreves-te.

E o que eu queria dizer é que para se conseguir um trabalho profissional não basta aprender umas coisas nos tempos livres!

E fiquei a pensar o que achavas que seria mais necessário para se chegar a esse nivel? Curso de 3D para arquitectura como ha na the edge por exemplo? Esse tipo de curto é relativamente recente e curso de Vray mais ainda.

Isto porque estamos em portugal e não estamos lá fora. E do que se vê, os cursos 3D cá dentro, são um pouco diferentes dos cursos lá fora.

E quando falei de autodidatas que acabam a trabalhar na area, falei a nivel nacional apenas. Lá fora não sei como é. Até porque os cursos 3D ca são relativamente recentes e já cá anda gente a trabalhar em 3D à muitos anos. Para não falar de que são cursos muito caros.

Trabalhas-te nesses sitios sempre a nivel de 3D ou apenas em arquitectura?


Mesmo assim, tive a ver o trabalho da luxigon e continu-o a achar que mesmo nos tempos a livres a aprender Max ou outro, é possivel chegar ao nivel de alguns trabalhos da luxigon. Do que vi da luxigon, tem alguns trabalhos realmente bons, mas outros nem por isso e há até alguns que de bom calibre não têm muito. Mas isso pode ser de mim, que pessoalmente não sou fã de 3D para arquitectura. Mas achei a maioria das imagens muito baças e algumas delas com demasiados efeitos pós render que escondem muita coisa. Por exemplo esta:
http://www.luxigon.com/cache/images__a23.jpg_420.jpg e como esta há umas tantas outras, como esta que pessoalmente não acho muito boa:
http://www.luxigon.com/cache/images__a8.jpg_420.jpg
No entanto esta está muito boa:
http://www.luxigon.com/cache/images__a5.jpg_420.jpg
tal como esta:
http://www.luxigon.com/albums/images/c11.jpg
Concertesa que conheces a arqui300 http://www.arqui300.com/arqui300pt.html. Acho o trabalho deles muito mais apelativo e profissional muito sinceramente.

Acho sim , que para a nivel de 3D para arquitectura atingir niveis como o do Viktor Fretyán http://radicjoe.cgsociety.org/gallery/737188/ e por e por exemplo Omar http://www.omarstudio.com/album0.html é provavel que para alem de se vnder a alma ao diabo, tenha de ser ter um outro nivel de experiencia que não se ganha sosinho em casa. Mas também se meter o patamar de profissionalismo apenas ao nivel destes trabalhos, então so um pequeno grupo é que pode passar a ser-se chamado de profissional ou de ter bons trabalhos.
Mas continu-o na minha de que mesmo nos tempos livres é possivel chegar a um nivel muito bom, mas mesmo muito bom. Se leva anos ou não é que ja depende de cada um.

E o que não falta é miudos por ai que por hobbie so fazem trabalhos 3D de interiores e casinhas. E quando se gosta do que se faz, ha vontade de aprender sempre mais. Conheço pessoal que aprendeu nos tempos livres e acabou a trabalhar, se o nosso trabalho é suficientemente profissional ou não já não sei. Penso que até uma dessas pessoas trabalha na arqui300.

O malanjo é um gajo super dedicado e que gosta de fazer o que faz e por isso hoje vemos anuncios na tv com o dedo dele lá. Eu conheço outros trabalhos dele, assim como trabalhos de outros, mesmo a nivel de arquitectura e que são trabalhos muitos bons e que demonstram conhecimento 3D a nivel do que se vê nesses sites.

Quando falei sobre modelação para arquitectura, disse a maioria e não todos os trabalhos. É bem possivel que haja trabalhos bastante complexos. Mas por exemplo, trabalhos como este
http://www.malanjo.net/graphics_stuff/SpecialOne/The_Special_One.jpg
necessita de muito mais estudo do que a maioria dos trabalhos de arch que se vê por ai.
Tou a falar da maioria, não de todos.
Mas claro, que leva alguns tempo até se atingir tal nivel, mas pode-se atinjir apenas em tempos livres. Se leva um ano ou 10 anos é que já depende decada um. Mas com o que anda por ai na net... já não é preciso muito tempo, desde que se goste. Como disse depende se o tempo gasto com o programa é uma hora por mês, ou se se tá agarrado a um trabalho até às 6 da manha e vamos dormir a pensar no trabalho que ainda falta fazer ou no modo como resolvemos o problema X ou Y.

Agora, se disse-se que se podia aprender a trabalhar com 3d a um bom nivel e a nivel satisfatorio em 6 meses nos tempos livres... é que era mentira. Eu hoje pego em trabalhos feitos à uns tempos mesmo a nivel profissional e jasus! Só asneirada!
 
@foxymophandlema

Bom, se calhar já depende do tempo livre que cada um tem... no meu caso de certeza que não daria para chegar muito longe porque já há alguns anos que nem sei bem o que é isso de tempo livre!

Na minha opinião e pela experincia que tenho para se chegar a esse nivel é preciso sobretudo muita dedicação! Independentemente de se ser autodidata ou tipo de curso que se faça... o que verdadeiramente me parece importante é adormecer e acordar a pensar no 3D! E claro, há detalhes que fazem toda a diferença e que só veem com a experiência...

(pelo que quem já lá andou me disse, os cursos na the-edge são bons... caros, sem dúvida!!! mas bons...)

Em todos os ateliers trabalhei como Arquitecto. No entanto já fiz muitos 3D...

No que toca á LUXIGON vou ter de discordar. Não se chega ao nivel deles a aprender nos tempos livres... a não ser que se tenha o tempo todo livre! e mesmo assim são precisos alguns anos...

Concordo que a imagem do Annenberg Center do está um pouco esquesita... mas não faço ideia do que se terá passado, talvez o Joshua a quisesse assim! Já quanto á do Museum Plaza não posso discordar mais... acho-a muito, muito boa!!! É preciso ter em conta que a ideia não é ser o mais realista possível, fazendo como que uma fotografia, mas sim ilustrar/visualizar o projecto. E um belo exemplo disso mesmo é esta do Philharmonic Hall que de realista não tem nada e que eu acho simplesmente fabulosa!!! Não é por acaso que alguns dos principais clientes deles são OMA, MVRDV, REX, ....

Sim, o trabalho da arqui300 é bom. A generalidade dos projectos que eles apresentam não me entusiasma nada... mas o trabalho deles é bom e bastante profissional.

O nivel do Viktor Fretyán é semelhante ao da LUXIGON a diferença está basicamente no tipo de arquitectura que representam e com o que pretendem das imagens... mas em termos de qualidade são ambos 'World-Class'...

Não vale a pena comparar este trabalho do Malanjo com um de arquitectura porque não tem nada a ver... são realidades completamente diferentes. E não estou a valorizar ou desvalorizar um ou outro... até porque esse trabalho está muito bom! mas não tem rigorosamente nada a ver com arquitectura.

Já a quantidade de informação actualmente disponivel na net é um bom incentivo a quem se queira iniciar no 3ds Max. Os recursos - tutorials, models, textures, plug-ins, ... - são quase ilimitados...

@sandro_g

Acho esta, apesar de simples, particularmente bem conseguida...
Se puderes deixar mais algumas ou dar o link do atelier, gostava de ver mais alguma coisa.

Se puder mais tarde deixo cá alguma coisa minha...
 
só para reforçar a ideia que o jason_wandell deixou, avaliar um render/imagem de arquitectura é muito complicado sem conhecer o projecto e muito menos sem conhecer a intenção com que a imagem é apresentada, daí ter dito antes que para chegar a um bom resultado num render de arquitectura não precisas de dominar o 3D, Photoshop e afins. E os renders da Luxigon que aparentemente parecem menos conseguidos podem, conhecendo o projecto, fazer todo o sentido.


seja como for falo como "habilidoso", porque curso de 3D ou Photoshop não tenho nenhum e o que fui aprendendo foi mais por necessidade do que por diversão, mas isso já é outra história que quem trabalha em arquitectura percebe bem...

@ jason

www.xvstudio.com

quanto à imagem que comentaste, só tenho pena de a foto que usei como base não ser a melhor, e obrigado pelo comentário.
 
Porra, cada vez ando mais descontente com o opera, agora desligou-se do nada e perdi tudo o que tinha escrito, mas basicamente era mais ou menos o que o sandro_g disse. Eu não sou muito virado para esse tipo de trabalhos e possivelmente temos maneiras de ver diferentes, e neste caso eu estou em desvantagem. Não sou porque não tenho qualquer formação de arquitectura, a minha area é multimédia, como também todo o trabalho que tenho a nivel profissional é de interiores ( embora não goste muito como já tinha dito).

Eu não estava a comparar o trabalho do malanjo com um trabalho de arquitectura directamente. O que queria dizer é que há tecnicas usadas ali que normalmente não se uma em arch, como normal maps, cavitys, trabalho de textura com varias camadas por ai fora.

E quando disse que era mais facil, também estava a ter como exemplo os meus trabalhos de interiores, onde o grande problema era a iluminação e não a modelação. De vez em quando lá caia do ceu ter de fazer uma cadeira toda rocócó.

Mas por exemplo este jipe que fiz deu-me mais trabalho que qualuqer outro a nivel profissional que tenha feito.
http://i38.tinypic.com/5u4qaa.jpg
http://fc67.deviantart.com/fs38/f/2008/336/1/0/UMM_by_foxymophandlema.jpg

e o que tenho a nivel profissional e não pessoal anda à base disto:
http://i35.tinypic.com/2je2utf.jpg
http://s5.tinypic.com/20at0me.jpg
http://i39.tinypic.com/142u3ro.jpg
http://s5.tinypic.com/xehb8w.jpg

não são nada de por ai além e tenho perfeita noção disso.
no entanto como disse não sou grande fã o que não me mtiva muito a estudar mais sobre o assunto, como a iluminação etc.
Sou muito mais da onda do tipo de trabalho como tenho ai em cima do jipe, ou destes:
http://i38.tinypic.com/5u4qaa.jpg
http://www.zbrushcentral.com/zbc/attachment.php?attachmentid=130266
http://i490.photobucket.com/albums/rr268/foxymop_2008/pppp.jpg
http://i490.photobucket.com/albums/rr268/foxymop_2008/rr.jpg
http://i26.tinypic.com/23tkpd1.jpg
http://i43.tinypic.com/ir6qtt.jpg
http://fc03.deviantart.com/fs34/f/2008/304/f/e/hunt_for_the_boogeyman_by_foxymophandlema.jpg
Estes acima já foram todos feitos a nivel pessoal, não sei se estes já entram no nivel satisfatorio ou não, mas acho que não estão maus. Por isso, e dependendo do tempo que se tem, mesmo não atingindo o nivel dos melhores é possivel atingir bons resultados. Os meus trabalhos não estão geniais, mas acho que já são um pouco além de habilidades e brincadeiras embora os faça por isso mesmo, brincadeira. E começei a brincar com o max em 2005 e arranjei trabalho practicamente com uma mascote para o concurso de mascotes do oceanario de 2005 :P http://s5.tinypic.com/2a94rhz.jpg(pronto, o boneco até tava giro (mas so tive direito a exposição, não ganhei :P)(obvio que tinha mais trabalhos para mostrar :P e meti-me no zbrush mais a serio o ano passado. No entanto não passo propriamente os dias com a cabeça enfiada no computador, muito plo contrario. O que tenho feito é tentado sempre procurar a informação que acho que é a melhor. Por exemplo, no inicio não perdi tempo com tutoriais escritos, porque percebi que não me iam levar a lado nenhum e passei logo para os videos, como por exemplo, os videos da Lynda, cgacademy e 3dbuzz que me deram um bom empurrão.
Mas nem falo por mim que sou um bocado manco nisto ainda porque também sou um bocado preguiçoso e o PC as vezes nao ajuda, mas o que não que falta é pessoal por ai que se metem nisto por brincadeira e ao fim de uns anos tão uns verdadeiros cromos como o malanjo que já tem no corriculo muita coisa (uma delas é são os anuncios da chipicau) e que não deve faltar muito para ir la para fora. Assim como ele há mais pessoal a dar-lhe bem.

sandro_g, Barcelona? Também quero! :P
 
Última edição:
@sandro_g

Normalmente é assim que as coisas funcionam... comeca-se nos 3D na faculdade e por necessidade! Numa altura em que não há muita disponibilidade para um curso de 3D...

Na imagem a foto até que não é má... as únicas coisas que eu alterava eram a relva da proposta que apesar de estar com a tonalidade certa está demasiado 'artificial'... e as figuras humanas que raramente ficam bem em cinza/preto/branco e que, na minha opinião, dariam uma outra vida á imagem se fossem a cores como esta. Mas mesmo assim mantenho a minha ideia inicial de que está bastante bem conseguida! e claro que com os prazos dos concursos para cumprir nem sempre chegamos onde queremos...

Aproveita bem o estágio que pelo que vi do site o atelier faz arquitectura interessante...
Já para não falar em Barcelona, que apesar de nunca aí ter estado imagino que seja uma cidade magnifica!!!

@foxymophandlema

Claro que existem muitas técnicas no trabalho do Malanjo que não se usam em arquitectura daí eu dizer que não vale a pena comparar... mas lá que ele é bom, lá isso é! e ele se quisesse não teria dificuldades de maior em fazer Arch Visualization...

Pelo que vejo do teu trabalho - da mascote de 2005 ao jipe - nota-se uma clara evolução... e mesmo os interiores estão num nivel satisfatório, não profissional... mas bastante satisfatório! E digo mais, no patamar onde estás não seria muito dificil dar o salto para um nivel superior, mas se, como dizes, não gostas muito dos interiores... então já é mais dificil! Mas falando do jipe, dá para ver que já 'subiste grande parte da montanha' (eu é com cada analogia... eheheh) e agora continuando com o mesmo entusiasmo com que chegaste até aqui 'facilmente' darás o salto para um nivel bem superior... mas faz o que gostas, porque se não gostas de trabalhar nos interiores então estás quase que a perder tempo com eles...

A mascote até que está catita... mas nota-se que os teus conhecimentos ainda eram bem limitados naquela altura! Se fosse hoje, o mesmo boneco seria bem diferente... Já pensaste em refaze-lo? Era capaz de ser interessante...
 
@jason

falei na foto por estar desproporcionada, se reparares bem os paralelos do lado direito sao gigantes, mas isso deve-se ao facto de o "chefe" querer fazer coisas que nao sabe, como tirar fotografias, fazer panorâmicas. e quanto às pessoas estou completamente de acordo contigo, era essa a minha intençao (um pouco como as imagens dos RCR), mas mais uma vez o "homem" queria fantasmas e fantasmas foram...

@foxy

o UMM está b r u t a l ...
 
@jason

falei na foto por estar desproporcionada, se reparares bem os paralelos do lado direito sao gigantes, mas isso deve-se ao facto de o "chefe" querer fazer coisas que nao sabe, como tirar fotografias, fazer panorâmicas. e quanto às pessoas estou completamente de acordo contigo, era essa a minha intençao (um pouco como as imagens dos RCR), mas mais uma vez o "homem" queria fantasmas e fantasmas foram...

@foxy

o UMM está b r u t a l ...

Os "fantasmas" é que estão completamente fora de escala e não obedecem à perspectiva, por acaso gosto da figura humana representada assim.

Já agora és arquitecto?
 
Os "fantasmas" é que estão completamente fora de escala e não obedecem à perspectiva, por acaso gosto da figura humana representada assim.

Já agora és arquitecto?


é mesmo a fotografia... é uma panorâmica mal feita e de fotografias mal tiradas ( e na altura não houve tempo nem paciência para corrigir o erro ), o que faz com que tanto as pessoas como o edifício pareçam fora de escala. quanto às pessoas prefiro "reais" com alguma transparência e blur, mas isso é mais uma opinião pessoal... e depende da imagem que estás a produzir.


e ainda não sou arquitecto, estou a acabar o estágio e falta-me a prova final, mais 6 mesitos...se tudo correr bem
 
@foxy

o UMM está b r u t a l ...

Thanks!

Entretanto, lembrei-me de outro "animal" no que toca a arch viz. Alex Roman http://thirdseventh.cgsociety.org/gallery/641516/ Do que conheço dele, apenas conheço trabalhos de arch, não sei como é ele a nivel de modelação, mas em termos de iluminação, texturização e pós-produção o homem domina por completo. E deve ter uma bela render farm... É outro a seguir também tal como o Viktor e o Omar.
 
@sandro_g

Normalmente é assim que as coisas funcionam... comeca-se nos 3D na faculdade e por necessidade! Numa altura em que não há muita disponibilidade para um curso de 3D...

Na imagem a foto até que não é má... as únicas coisas que eu alterava eram a relva da proposta que apesar de estar com a tonalidade certa está demasiado 'artificial'... e as figuras humanas que raramente ficam bem em cinza/preto/branco e que, na minha opinião, dariam uma outra vida á imagem se fossem a cores como esta. Mas mesmo assim mantenho a minha ideia inicial de que está bastante bem conseguida! e claro que com os prazos dos concursos para cumprir nem sempre chegamos onde queremos...

Aproveita bem o estágio que pelo que vi do site o atelier faz arquitectura interessante...
Já para não falar em Barcelona, que apesar de nunca aí ter estado imagino que seja uma cidade magnifica!!!


o problema da relva não é a tonalidade, mas sim o facto de apenas ser textura.. não ter propriamente "relva"... Um motor de render como o Kerkythea que é o que estou mais familiarizado (assim como outros)permite que escolhas 1 textura e apliques um modelo directamente (neste caso seria relva) o que dá logo outro ar.. quanto às pessoas... Realmente para mostrar uma imagem destas, colocar pessoas assim faz com que fiquem muito "mortiças" uma vez que tens uma imagem tão realista e depois apenas existem silhuetas... Eu até gosto bastante de usar pessoas a preto e branco, acho que dá um ar sóbrio uma vez que estão lá, mas a atenção é toda puxada para a intervenção, mas lá está, fotos mesmo de pessoas e não apenas silhuetas. Isto claro, quando a ideia não é o hiper realismo do render.

e aproveita o estágio, eu próprio estou à procura, e infelizmente não poderei ir para fora, pois a minha ideia foi sempre ir para barcelona =/

abraços

edit: ah! quanto a ferramentas, comecem a prestar atenção ao MODO da Luxology... é simplesmente de ficar maluco... eu próprio estou a reunir material para começar a aprender a interface do mesmo.. Porque por exemplo, a nível de renders, bem.. ver para crer.. Simplesmente colossal!! Penso não haver nenhum motor de render tão bem optimizado para multi-cores como aquele =P
 
Última edição:
Multi-cores?... como assim?

ora bem, imagina que usas um quadcore, durante o render vais ver constantemente 4 quadradinhos, estando cada um a tratar de uma parte da imagem... a imagem é dividida praticamente numa quadricula... e depois cada core trata de um quadrado, apos tratar desse quadrado passa ao proximo quadrado disponível a ser tratado... Bem, só mesmo vendo os testes, porque a velocidade deste motor de render é simplesmente absurda

foi precisamente isso que eu disse...

sim, entendi mal.. No entanto como não disseste o porque parecer demasiado artificial tomei então a iniciativa de dizer o pq.

cumps
 
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