[3D]Mostra os teus trabalhos!

acredita que com uma base segura em 2D, fazes maravilhas em 3D :)
eu por acaso agora estou muito ferrugento... mas foi assim que aprendi...

alias comecei em AutoCAD, depois passei uma planta em 2D do autocad para o 3DS, e comecei a modelar em 3D, em poucas horas tinha uma casa feita (exterior)

e depois foi sempre a modelar o interior! ficou excelente :p
mas todos os renders que tinha perderam-se no Big Boom :D quando o meu disco (literalmente) ardeu :x


Sem usar os recursos do cad para MAX, que e que ganhaste em usar primeiro 2D?
A minha irma e q usa cad.
 
a projecção 2D permitiu me um estudo muito melhor do que fazer logo em 3D...

já falaram antes em blueprints, whitepapers... isso é feito em CAD (2D) ;)
 
c1t1z3n, bons modelos.

muddymind, sim, sou eu.

Isso dos programas 3D, o melhor é instalares a demo da maioria e veres queal deles te orientas melhor. Tens o Maya, 3Ds Max, C4D, Softimage XSI, Lightwave, Modo, Blender. Há mais, é uma questão de ver em foruns estranjeiros com o que é que se trabalha. Mas penso qeu estes são os principais. Zbrush e mudbox, penso que não faz sentido olhar para já. Ou então sim...

Depois há uns aspecto que eu considero bastante importante que é a quantidade de material absorvivel que há na net para se aprender. O Max tem uma carrada de problemas, principalmente com estabilidade, mas é o mais usado na galaxia, oq ue faz com que haja milhares de milhoes de tutoriais e aulas em video pela net fora.
Dos outros porgramas conheço pouco. Já usei C4D e Maya, embora tenha perdido mais tempo com o Maya que o C4D. Muitos dizem que o C4D é mais simples de trabalhar e mais rápido. Pelo que leio tanto o Maya como o XSI são talvez os meis completos que por ai andam. O Maya é bastante complexo.
Dos outros não sei nada. Nunca os usei.
Tanto o Zbrush como o Mudbox("""""enganei-me e inicialmente escrevi Blender"""""") são de Sculpt, funcionam de modo diferente dos normais e embora tenham a abilidade de fazer algo que os outros não fazem tão bem, (sculpt e painting) Não são tão completos.

Axo que o melhor é mesmo pegares neles e veres qual é que achas que tem o UI mais bonito :)
Não vás é para terragens, bryces, etc.

Em relação ao 2D, no meu ponto de vista, penso que não é um factor importante. Acho mais importante ter noções artisticas em geral.
 
Última edição:
muddymind, sim, sou eu.

Então posta aí umas imagens pois se bem me lembro até tinhas uns trabalhitos bem engraçados ;)

Tanto o Zbrush como o Blender são de Sculpt, funcionam de modo diferente dos normais e embora tenham a abilidade de fazer algo que os outros não fazem tão bem, (sculpt e painting) Não são tão completos.

Oh amigo, tem lá calma que o sculpt no blender é um dos muitos modos (e um dos últimos a aparecer :P). O grande problema é mesmo a interface que muita gente se queixa mas a verdade seja dita, quando se aprende a velocidade de modelação é simplesmente abismal relativamente ao 3dsmax que usei durante muitos anos. Outra coisa muito vantajosa em relação a 3dsmax é a sua estabilidade e o facto de abrir em 3s (ainda me lembro quando com o max4 demorava 45s a abrir o prog e com o max7 (último que usei) demorava cerca de 1m e 15s nos meus pc's da altura).

aqui estão as features de vários programas para que não se enganem :P

blender

XSI

3d studio max


maya

cinema 4D

lightwave

Modo

rhino3d


z-brush

mudbox

Aqui fica também um comparativo de vários programas embora avise já que tal tipo de comparação nunca poderá servir para dizer qual é melhor ou pior pois no final o que interessa é mesmo o workflow que cada um tem com cada programa que é altamente subjectivo :P Relativamente aos tutorials acho que nos dias de hoje já não podemos escolher o software por aí porque simplesmente todos já têm paletes e paletes de tutorials espalhados pela net :P

Relativamente ao que foi dito anteriormente sobre começar por 2D eu concordo +\-. O 2D que falo não é CAD e nem nada que se parece mas sim algo mais rudimentar como um papel e lápis. Isto é fundamental para se ir ganhando caule em proporções e disposições de tudo em geral ;)

[]
 
Épa, enganei-me! Granda erro! Queria escrever Mudbox e escrevi Blender!

O max continua a patinar na instabilidade. Tou a trabalhar com 2009 à duas semanas, não me tem dado tantos problemas como o 9 que era a versão que tinha antes, mas mesmo assim, já me deu alguns problemas embora, tenha notado que deixei de ter tantos erros depois de ter metido mais memoria.

Em relação ao 2D, é isso.
 
Última edição:
Relativamente ao que foi dito anteriormente sobre começar por 2D eu concordo +\-. O 2D que falo não é CAD e nem nada que se parece mas sim algo mais rudimentar como um papel e lápis. Isto é fundamental para se ir ganhando caule em proporções e disposições de tudo em geral ;)

[]

se quiseres ir mesmo as "origens" :p
A verdade é que sempre tive uma ligeira queda para o desenho e poucos eram os meus problemas quanto a proporções.

Ainda assim, claro que é muito da minha opinião pessoal, senti me melhor a fazer uma transição assim, 2D -> 3D.. claro que pode não se aplicar a todos os casos
 
Épa, enganei-me! Granda erro! Queria escrever Mudbox e escrevi Blender!

O max continua a patinar na instabilidade. Tou a trabalhar com 2009 à duas semanas, não me tem dado tantos problemas como o 9 que era a versão que tinha antes, mas mesmo assim, já me deu alguns problemas embora, tenha notado que deixei de ter tantos erros depois de ter metido mais memoria.

Em relação ao 2D, é isso.

O max 2009 tem uma cena toda pipi das vistas ja reparaste? O cubo, etc :p Tudo pipi
 
O max 2009 tem uma cena toda pipi das vistas ja reparaste? O cubo, etc :p Tudo pipi
Sim, sei, tem umas cenas novas, mas ainda so fiz um trabalho nele que foi bastante simples, por isso não explorei muito as cenas novas.

muddymind, estes ultimos dias voltei a trabalhar um modelo antigo. Está muito work in progress, mas deixo aqui umas imagens então. Hoje tive a trabalhar no corpo.
59599449vu3.jpg


Obj :-
180px-Wolverine_003.gif
 
Última edição:
Parabens a todos pelos trabalhos. É de facto engraçado onde se pode chegar com uns tutoriais. Acho que mais importante que os programas são so conseitos básicos de modelação, iluminação, etc.

Não que eu perceba alguma coisa de 3D, mas é assim que vejo as coisas. Confesso que já experimentei Maya há alguns anos e, apesar de muito complexo, pareceu-me uma programa realmente muito poderoso. C4D tambem experimentei há uns tempos, realmente a interface pareceu-me na altura mais simples comparativamente ao Maya. Falta mesmo só experimentar o 3D Studio Max porque gostaria de me dedicar a um dos três.:p

Gostaria realmente de aprender muito sobre esta área porque me daria um jeitaço por vezes saber a nível médio umas coisas de 3D. Para fazer apresentações de trabalhos gráficos então seria um mimo.:D

Bem, pelo menos tenho a certeza que já existe aqui um tópico com malta que eu posso chatear quando realmente me iniciar no 3D.:p

Ao pessoal mais experiente aqui, deixo uma sugestão que poderá ajudar muita gente. Façam um tutorial para os primeiros passos, quem gosta de C4D faça para esse programa, quem gosta de 3Dstudio que faça para o mesmo. Assim, ficaria bem mais fácil para pessoas como eu, que gostariam de se inciar na área, começar. É que de facto existe muita informação sobre isto na net. Mas fazer os tutoriais certos no momento oportuno pode ser um grande empurrão.;)

Cumps,
michael c
 
Maya.. de todos os que experimentei e usei, foi o que tive mais "problemas".. não era definitivamente para o modo como estava habituado a trabalhar com o max :p ainda que há quem diga que não são muito diferentes..
já agora, quem conhece um programa muito levezinho, mas muito poderoso para o seu fim (que tende a ser edição/criação de modelos para jogos) que é o Zanoza Modeler?

btw foxymophandlema
muito bom :)
 
Última edição:
Maya.. de todos os que experimentei e usei, foi o que tive mais "problemas".. não era definitivamente para o modo como estava habituado a trabalhar com o max ainda que há quem diga que não são muito diferentes..
já agora, quem conhece um programa muito levezinho, mas muito poderoso para o seu fim (que tende a ser edição/criação de modelos para jogos) que é o Zanoza Modeler?

btw foxymophandlema
muito bom :)

Nao conheço mas posta ai o q fizeste lá, to curioso :x2:
 
Brutal, vai postando a evolução. Vai ser engraçado ver isso.:p É claro que isso já te deve ter levado um tempão a modelar, mas vais lá.:p

Cumps,
michael c

Provavelmente não vai passar daqui, Já não tenho computador para mais. O zbrush já se ta so a queixar com falta de memoria (tenho 3 gigas mesmo assim...) e ainda não vou nem a meio do modelo. Por isso, ou o pai natal me dá uma worlstation da NASA ou isto pára aqui. Já perco mais tempo a reiniciar o Zbrush do que a trabalhar. E assim é complicado trabalhor e neste momento não me convem tar a comprar um maquinão outra forma seria instalar o XP 64 por causa da memoria aproveitada, mas isso ia trazer algumas consequencias xatas. É mau porque é um travão À evolução, mas tenho para aqui trabalhos que não levam zbrush e que ainda estão para acabar.
 
Provavelmente não vai passar daqui, Já não tenho computador para mais. O zbrush já se ta so a queixar com falta de memoria (tenho 3 gigas mesmo assim...) e ainda não vou nem a meio do modelo. Por isso, ou o pai natal me dá uma worlstation da NASA ou isto pára aqui. Já perco mais tempo a reiniciar o Zbrush do que a trabalhar. E assim é complicado trabalhor e neste momento não me convem tar a comprar um maquinão outra forma seria instalar o XP 64 por causa da memoria aproveitada, mas isso ia trazer algumas consequencias xatas. É mau porque é um travão À evolução, mas tenho para aqui trabalhos que não levam zbrush e que ainda estão para acabar.

Que pena...estar limitado pela máquina é complicado realmente. Por exemplo, achas que com a minha máquina (ver my system) te safavas? Tenho 6GB e Vista X64 instalado. A gráfica com uns truques pelos vistos poderia virar uma FIREGL V7350 o que para 3D é bom. Seria máquina para te desenrascares ou nem por isso? Pergunto porque de facto tenho pena se o meu PC não for suficiente e porque actualmente montares um sistema como o meu ou superior é relativamente barato.

Cumps,
michael c
 
o problema deve ser a memoria.. no vosso caso é que compensava mesmo, bem mais no caso dele, fazer Overclock.. para 3D é de facto o melhor.. :)
 
Tenho um portatil com um T5500 com 3 gigas de ram DDR2 e com uma Go 7300. ( só leva no max 4 gigas)
Tenho um Amd 2.0 com 1 giga de ram DDR com uma ti200.

Ou seja, não tou muito bem servido. Talvez lá para fevereiro talvez compre um maquinão. Já só me vai faltar pagar um semestre da faculdade por isso já tou mais seguro.

Em relação ao Vista 64, vai-me aproveitar os 3 gigas directamente para os programas ao contrario do xp 32 que limita os programas a 2 gigas ( excepto fazendo o 3GB swith) mas para além de 3D trabalho com mais uma carrada de programas que pelo que vi, muitos colegas meus da faculdade tiveram problemas com o vista e os programas que usamos e nenhum deles usa agora o vista. Por isso fiquei um pouco de pé atras com o vista, por isso, devo ir mais para o xp 64.

Quanto melhor for a máquina melhor se trabalha, mas no 3D, a utilização da potencia de um computador é dependente do nivel a que se trabalha. Inicialmente não se puxa muito pela máquina, depois quando se começa a saber fazer umas coisas, começa-se a trabalhar com trilioes de poligonos e ai é que a vaca começa a tossir. Michael C, a tua máquina é bastante boa. As minhas é que são bastante fraquinhas.

Eu vou ver se consigo arranjar aqui um mode de dar a volta a isto e contornar o problema. Como vou fazer render final no 3D Max, dá para trabalhar por partes no Zbrush, mas claro que poder trabalhar com o modelo completo era muito melhor e mais rápido.

Mas claro que o bom bom era ter uma workstation como as Apexx 8 da Boxx que levam 256 gigas de ram! HEheeh
 
Back
Topo