c1t1z3n, bons modelos.
muddymind, sim, sou eu.
Isso dos programas 3D, o melhor é instalares a demo da maioria e veres queal deles te orientas melhor. Tens o Maya, 3Ds Max, C4D, Softimage XSI, Lightwave, Modo, Blender. Há mais, é uma questão de ver em foruns estranjeiros com o que é que se trabalha. Mas penso qeu estes são os principais. Zbrush e mudbox, penso que não faz sentido olhar para já. Ou então sim...
Depois há uns aspecto que eu considero bastante importante que é a quantidade de material absorvivel que há na net para se aprender. O Max tem uma carrada de problemas, principalmente com estabilidade, mas é o mais usado na galaxia, oq ue faz com que haja milhares de milhoes de tutoriais e aulas em video pela net fora.
Dos outros porgramas conheço pouco. Já usei C4D e Maya, embora tenha perdido mais tempo com o Maya que o C4D. Muitos dizem que o C4D é mais simples de trabalhar e mais rápido. Pelo que leio tanto o Maya como o XSI são talvez os meis completos que por ai andam. O Maya é bastante complexo.
Dos outros não sei nada. Nunca os usei.
Tanto o Zbrush como o Mudbox("""""enganei-me e inicialmente escrevi Blender"""""") são de Sculpt, funcionam de modo diferente dos normais e embora tenham a abilidade de fazer algo que os outros não fazem tão bem, (sculpt e painting) Não são tão completos.
Axo que o melhor é mesmo pegares neles e veres qual é que achas que tem o UI mais bonito
Não vás é para terragens, bryces, etc.
Em relação ao 2D, no meu ponto de vista, penso que não é um factor importante. Acho mais importante ter noções artisticas em geral.