3D Printing em Portugal

Jonas69

Power Member
Gostava de saber se existe, ou alguém conhece uma loja/site/serviço em Portugal onde fornecemos o nosso modelo digital e eles o imprimam em 3D :)

Um exemplo de uma impressão em 3D:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=8_vloWVgf0o#t=50s


Queria também que tivesse uma boa qualidade de impressão, algo como isto:

__________________Modelo Digital 3D__________________________ ______Impressão 3D:
792269_10151912487061917_338013638_o.jpg
 
Última edição:
com essa qualidade nao sei.

Mas sei que a ESAD das Caldas da Rainha tem uma maquina de impressao 3d, e uma empresa na Marinha Grande tambem. só nao me lembro do nome da empresa.
 
Já deverá haver várias empresas por aí fora com esta tecnologia. Na Marinha Grande existe a Distrim2 (haverá tb outras). 3D printers com possibilidade de imprimir em diversas cores é que não serão tantas. Há ainda outras possibilidades tipo sla e sls. O sla (estereolitografia laser) permite dar acabamento posterior como polir e pintar. Agora isto é um tipo de brincadeira caro e que normalmente apenas é usado para fins profissionais. Se precisares de mais alguma info, dispõe.
 
com essa qualidade nao sei.

Mas sei que a ESAD das Caldas da Rainha tem uma maquina de impressao 3d, e uma empresa na Marinha Grande tambem. só nao me lembro do nome da empresa.
Sim, deve haver várias no país, sei que coimbra também tem algumas.

offtopic :P
isto nao tem nada a ver com o the big bang theory? :p
Nada a ver :P

Já deverá haver várias empresas por aí fora com esta tecnologia. Na Marinha Grande existe a Distrim2 (haverá tb outras). 3D printers com possibilidade de imprimir em diversas cores é que não serão tantas. Há ainda outras possibilidades tipo sla e sls. O sla (estereolitografia laser) permite dar acabamento posterior como polir e pintar. Agora isto é um tipo de brincadeira caro e que normalmente apenas é usado para fins profissionais. Se precisares de mais alguma info, dispõe.
Amanhã pesquiso com mais calma esses empresas.
Num site estrangeiro simulei o preço de um objecto com mais ou menos 6 x 8 x 4 cm, com o material mais barato, sem cores por 15,28 € + portes. Pode-se escolher vários materiais, desde arenito o tal mais barato, até prata Glossy a 326,90 € :P
Um preço excelente eu diria :wow: Não sei se posso pôr aqui o site.
 
Última edição:
Sim, fiz o upload do ficheiro em *.dae e o cálculo do preço é automático, é feito por um programa, não sei que cálculos faz, o objecto é um simples coração. Portanto o preço não é definitivamente o final, o pessoal de lá deve ter que avaliar o objecto e dizer se é possível ou não de o imprimir.

Lembrei-me agora, falha minha, esqueci-me que tinha que pôr no objecto densidade, removi-a porque o ficheiro estava a ficar muito grande para fazer o upload rápidamente. Sendo assim o objecto deve ficar sensivelmente a 7,64 x 2 = 15,28 €.
Vou editar o post em cima para não haver confusões.

Um vídeo tutorial de como se deve ter o objecto antes de fazer o upload e a compra do produto final:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZnCf-5G7DYc
 
Última edição:
Boas Pessoal.

Eu tenho uma impressora 3D! dentro de 2 meses que é o tempo de chegar ca o material que encomendei vou fazer peças dessas em PLA E ABS.

Jonas, para teres uma replica perfeita pintada so tens hipoteses com uma impressora da Z-Corp que é mesmo de prototipagem quase final.
As Z-Corp são impressoras a pó de plastico que têm um adaptador de impressora na ponta. Elas conseguem imprimir com qualidade fotográfica sobre a peça.
Mas uma Z-Corp é uma impressora de 70mil € para cima por isso as peças resultantes são caras e que saiba só há uma empresa ca em portugal com elas que é no Porto e são os representantes da marca.
Procura por z-corp printer porto e deves encontrar.

De resto tens 2 tipos de impressão.
As de filamento e as dlp.

As dlp têm um acabamento liso quase vidrado mas não imprime cores e o material custa o dobro das de filamento.
As de filamento criam a peça com layers de 0.2mm o que resulta numa peça micro-estriadas, mas nada que uma lixa de agua não tire ou caso faças em abs, podes alisar com acetona. Elas podem imprimir até 3 cores, mudando a meio da impressão o filamento.

Tens de saber qual é o método que te imprimem e se vem com os acabamentos feitos. As DLP e as de filamento têm de levar pontos de apoio na peça que depois tens de cortar com o X-Acto e lixar.

Como tas a ver as impressoras não imprimem perfeito a primeira e leva trabalho minucioso para ficar perfeito, o que me faz achar um pouco muito barato o preço que tens.

Se fores mandar imprimir fora aconcelhava-te mandares imprimir pela autodesk no serviço deles chamado 123D.

Eu quando tiver tudo operacional eu dou o toque aqui para quem quiser imprimir umas peças.
A minha é de filamento podes encontrar exemplos dela se procurares por prusa i3.
A minha já é uma versão melhorada para ter mais precisão.

Até la aconselho-te a ler sobre os diferentes tipos e características. a peças que simplesmente não dão para ser impressas em determinados tipos de maquinas.

Asta pessoal! Qualquer duvida apitem!
 
Boas Pessoal.

Eu tenho uma impressora 3D! dentro de 2 meses que é o tempo de chegar ca o material que encomendei vou fazer peças dessas em PLA E ABS.

Jonas, para teres uma replica perfeita pintada so tens hipoteses com uma impressora da Z-Corp que é mesmo de prototipagem quase final.
As Z-Corp são impressoras a pó de plastico que têm um adaptador de impressora na ponta. Elas conseguem imprimir com qualidade fotográfica sobre a peça.
Mas uma Z-Corp é uma impressora de 70mil € para cima por isso as peças resultantes são caras e que saiba só há uma empresa ca em portugal com elas que é no Porto e são os representantes da marca.
Procura por z-corp printer porto e deves encontrar.

De resto tens 2 tipos de impressão.
As de filamento e as dlp.

As dlp têm um acabamento liso quase vidrado mas não imprime cores e o material custa o dobro das de filamento.
As de filamento criam a peça com layers de 0.2mm o que resulta numa peça micro-estriadas, mas nada que uma lixa de agua não tire ou caso faças em abs, podes alisar com acetona. Elas podem imprimir até 3 cores, mudando a meio da impressão o filamento.

Tens de saber qual é o método que te imprimem e se vem com os acabamentos feitos. As DLP e as de filamento têm de levar pontos de apoio na peça que depois tens de cortar com o X-Acto e lixar.

Como tas a ver as impressoras não imprimem perfeito a primeira e leva trabalho minucioso para ficar perfeito, o que me faz achar um pouco muito barato o preço que tens.

Se fores mandar imprimir fora aconcelhava-te mandares imprimir pela autodesk no serviço deles chamado 123D.

Eu quando tiver tudo operacional eu dou o toque aqui para quem quiser imprimir umas peças.
A minha é de filamento podes encontrar exemplos dela se procurares por prusa i3.
A minha já é uma versão melhorada para ter mais precisão.

Até la aconselho-te a ler sobre os diferentes tipos e características. a peças que simplesmente não dão para ser impressas em determinados tipos de maquinas.

Asta pessoal! Qualquer duvida apitem!

Boas

Também estou a pensar construir uma, estava a pensar na huxley, podes dizer-me porque escolheste o modelo prusa? De onde mandaste vir? Quanto custou? 2 meses à espera...?
 
Boas Também estou a pensar construir uma, estava a pensar na huxley, podes dizer-me porque escolheste o modelo prusa? De onde mandaste vir? Quanto custou? 2 meses à espera...?
Boas. Eu construi uma Prusa i3 com os planos originais do joseph prusa. Fui a berlim tirar um curso de construção de impressoras. Podes ver o que ando a fazer com ela. ve aqui é a minha pagina https://www.facebook.com/Hello3dprintingworld Eu vou vender formações onde constróis tu a tua propria maquina, eu so forneço as peças todos e ensino-te como montar e os erros comuns e como evita-los ou resolve-los. Até ao fim do mês que vem já tenho preços, tou so a espera da confirmação do preço dos nozzles porque mandei vir os de ceramica que são os melhores e falta-me calcular quanto sai A impressora a imprimir até 3 cores diferentes.Sinceramente opta sempre por construir a tua. A verdade é que estas maquinas dão todas alguns problemas e se leres os supports das maquinas comercializadas ves que o pessoal chega a esperar meses por peças. As que constrois tu como a prusa é feita com peças standart e arduino, logo caso estragues alguma coisa no mesmo dia tens a peça de substituição ou no maximo em cinco - no caso da ramps que é um integrado de arduino.A prusa é assim, e quem a desenvolveu foi um dos engenheiros da makerbot por isso podes contar com uma qualidade equivalente. Eu tava para comprar a makerbot, o que me fez optar por esta foi mesmo a facilidade de arranjar peças, a qualidade da impressão e o facto de n ter caixa o que torna mais facil fazeres os upgrades
 
Última edição:
Boas Pessoal,

Antes de mais peço desculpa por ser um pouco offtopic, mas não sabia onde colocar e aproveito este topico para o fazer.


Então é o seguinte, procuro alguém capaz de construir através de um modelo 3D, uma coisa que tenho em mente.
De Realçar que tenho o modelo 3D praticamente pronto, com medidas reais e etc.
Se possível gostava que fosse feito em ABS, visto ser o material mais barato, no entanto preciso é de alguém que me faça o que pretendo utilizando algum material que não se torne muito dispendioso.


Já agora, se souberem de empresas que façam deste tipo de trabalhos na vossa zona digam, que assim eu entro em contacto com eles.


Aguardo Respostas
Os Melhores Cumprimentos
Dark_Wolf
 
excelente trabalho dude mas pára de construir a mendel, isso já esta desatualizado. O hardware manteve-se mas a estrutura mudou e a diferença nos resultados é bem grande. Procura a itineration 3.
 
Boas Pessoal,

Tenho umas duvidas, se puderem ajudar agradecia.

Então é o seguinte, ja tenho os modelos 3d prontos e exportei para stl e tal, no entanto a minha duvida prende.se pelo seguinte, é preciso ter em conta as espessuras nos desenhos 3d ou basta fazer as faces e depois quando for na altura de impressão existe um parâmetro para definir a espessura?

Aguardo Resposta
Cumps
Dark_Wolf
 
Back
Topo