1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

3Dfx Voodoo 5 6000. Aquela besta que nunca saiu...

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por Crusher, 13 de Maio de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 3417)

1. Crusher

Crusher Power Member

Nem sei se encaixa por cá o tópico, mas isto é hardware. :D

http://www.x86-secret.com/pics/divers/v56k/LQ_v56k_front.jpg
    http://www.x86-secret.com/pics/divers/v56k/LQ_v56k_back.jpg

O aspecto é impressionante para quem ainda desconhecia e aliás faz ainda frente em tamanho com gráficas actuais... mas o que me fez criar o tópico é isto:

A Voodoo 4 tinha um chip VSA-100; a V5 5500 tinha 2 chips e a V5 6000 4 chips. Outra review mais completa pode ser vista aqui:

http://www.sudhian.com/index.php?/articles/show/413

Como se pode observar, a placa mesmo com 4 GPUs escalava "out the box" o que é impressionante quando hoje em dia o SLI da Nvidia assim como o Crossfire da ATI depende dos drivers para que funcionem.

2. Make.Love

Make.Love Banido

desculpa la, mas isto ja é respost. :P Lembro-me a 100% ver isto na Techzone :P

btw... sempre gostei das 3dfx :D

3. AdrianoFigueira

AdrianoFigueira Power Member

eu ja usei Vodoo 4...e ficava feliz quando lia no setup do ragnarok: check for Vodoo 3 users...yay i got 4!!! XDDDDDD

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Depois, a voodoo fechou as portas e os engenheiros foram para a ATI e para a Nvidia.... enfim, o resto é historia.

Ja a ATI rage 128 tambem tinha 2 GPU's, mas não tinha suporte para directx.... enfim, outra historia triste.....

....e antes de tudo isso, já as Voodoo 2 com 8 ou 12Mb podiam funcionar em SLI.... isto no barramento PCI!!!!!

essas imagens trazem recordações de outros tempos.....

Última edição: 13 de Maio de 2008
  5. Ainda tive duas Voodoo 2 8Mb da Diamond (que fazia os melhores modem 56k que tive) em SLI, mas quando apareceu o formato AGP estreei-o com nVidia e nunca mais tive 3dfx, mas no seu tempo deram-me muitas horas de jogo. O que durou pouco tempo no computador e foi rapidamente vendida foi a Power VR. Acho que foi com esta placa que joguei o 1º Tomb Raider

6. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Pois, no meu rig "old school" ainda tenho lá uma V5 5500 espetada já de um tamanho considerável

7. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Isso não é bem assim... não te esqueças que o VSA-100 não tem T&L logo apenas faz rasterizer (que escala de forma quase linear) e depende imenso do processador... Nem tudo são rosas :P

8. DMH

DMH 1st Folding then Sex

E nem precisa de ailmentação a mais a não ser o slot(ou precisa??:p)

9. possessed

precisa, tem lá mais um molex igual ao dos discos.

10. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Havia uma versão que trazia mesmo um transformador externo igual ao dos portáteis :lol:

EDIT:
    Aqui está (está+\- a meio... não pus a imagem directamente pois o server não deixa)...

11. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Perdia para a single GPU 2 Ultra:-D

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

movido para benchmarks

13. possessed

podias era ter deixado o link q tive de dar uso ao search :D

tive de volta do animalzinho:

tá lá a data para não enganar ninguém

14. Crusher

Crusher Power Member

Ainda há tempos andava um membro aqui do fórum a vender uma Voodoo 5 5500... depois de uns contactos com ele, e quando parecia tudo certo, nunca mais me contactou. :(

Por acaso nunca tive uma 3Dfx. A 5500 até tinha interesse já que foi a última placa que atingiu as lojas, antes da 3Dfx ter sido adquirido pela Nvidia. Ficava como placa de colecção.

Já agora tens a caixa original dela? :D

EDIT: Um K6-III? Coisa rara também!

15. possessed

a caixa não a tenho, comprei-a em segunda mão no eBay.

quanto ao cpu só viste metade. Aquilo é um K6-III+ que ainda é mais raro. é de 0.18 micron ao invés dos 0.25 micron dos K6-III e já tinha PowerNow!

Raro também ali é a motherboard, uma Epox EP-MVP3G2 com 1MB de cache L3 on board :D

uma coisa boa da voodoo5 é a compatibilidade com todos executáveis glide que encontrei até hoje. As voodoo2, banshee, voodoo3 tinham alguns problemas com os executáveis da voodoo original. Agora a V5 5500 come tudo.

Aquele rig tens uns joguinhos como é o caso do Carmageddon, Ignition, Turok que não há direct3d que faça o mesmo que ter aquilo em glide

Última edição: 14 de Maio de 2008
  16. Crusher

Crusher Power Member

Material de primeira! :D

Estou a montar uma maquina desse estilo... se bem que é um sistema que dá para 2 CPUs Skt 370 e que suporta memória DDR... só me faltava uma gráfica desse estilo. Ou arranjo um SLI de Voodoo2 mas pelo teu relato seria preferível uma Voodoo5.

17. possessed

18. Jasy

Jasy Power Member

Partilhar esta Página