[3G_Tutorial] Huawei Card E620/E220

Prodigy

Suspenso
Tenho visto bastantes pessoas a pedirem auxilio, como colocarem a placa 3G a funcionar em Linux. Visto que a adesão a este tipo de serviço, é bastante grande em Portugal.
Com este tutorial basiado em vários sites de pesquisa e de testes que efectuei em distros como (Fedora Core 6, Ubuntu 6.10, 7.04 Alpha 5, Gentoo, Slackware 10.1/10.2, Back|track 2 beta, Mandriva 2007 e em todas funcionaram com alguma paciencia)

Pedi a alguns amigos as seguintes placas USB e PCMCIA, e algumas que já tinha para testar também:

1.Huawei Card E620
2.Huawei Card E220

Em breve tutorial, para placas Option e Novatel, e como partilhar a internet através destes dispositivos.

O primeiro passo é copiar o que está no "code" e na consola em modo "su" editar o ficheiro wvdial.conf, colar e guardar.

Alterar os campos Username(93xxxxxxx), Password(xxxx) e PIN(Init1 = AT+CPIN=ColocarPin), respectivamente a cada utilizador.

Para Alterar a APN, consoante o ISP:

[Dialer myapn]

Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","myconnection" (No caso do Kanguru)

Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","internet.vodafone.pt" (No caso da vodafone)

Não é obrigatório utilizar quem não estiver muito à vontade.

internet - selecionar internet APN
internetvpn - Selecionar a internetvpn APN
myapn - selecionar a APN
384k,144k,64k - Selecionar a velocidade da ligação 3G
2gonly - GPRS Apenas
3gonly - 3G Apenas

Código:
# Editar o wvdial.conf que está na directoria /etc
# Prodigy

[Dialer Defaults]

Phone = *99***1#
Username = username
Password = password
Stupid Mode = 1
Dial Command = ATDT

[Dialer pin]

Init1 = AT+CPIN=1234

[Dialer huewai_e620]

Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 460800
Init2 = ATZ
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

[Dialer huewai_e220]

Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 460800
Init2 = ATZ
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

[Dialer 2gonly]

Init4 = AT+COPS=0,0,"ISP",0

[Dialer 3gonly]

Init4 = AT+COPS=0,0,"ISP",2

[Dialer internet]

Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","internet"

[Dialer internetvpn]

Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","internetvpn"

[Dialer myapn]

Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","myapn"

[Dialer 384k]

Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,384,64,384
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,384,64,384

[Dialer 144k]

Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,144,64,144
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,144,64,144

[Dialer 64k]

Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,64,64,64
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,64,64,64
Huawei E620

Para configurar a Huawei E620, temos que seguir os seguintes passos:

Para inciar o serviço necessário para funcionamento das placas PCMCIA

Código:
/etc/init.d/pcmcia start
Antes de inserir a placa, para verificar o que acontece quando a inserimos

Código:
tail -f /var/log/messages
Depois se inserir a placa, para verificar se a detectou

Código:
ls -a /dev/ttyUSB0
ou

Código:
find /dev | grep ttyUSB0
Se tiveremos output, vamos verificar o "vendor" e product"

Código:
lsusb
Deveremos obter o seguinte: 0x12d1 | 0x1001

Para remover e actualizar o "usbserial" digitamos o seguinte na consola.

Código:
rmmod usbserial && modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1001
Agora deverá estar a funcionar, para estabelecermos ligação

Código:
wvdial huewai_e620
Se for necessário enviar o PIN

Código:
wvdial pin huewai_e620
Para utilizar as opções de limitação, ou utilizar APN, podemos por exemplo colocar o seguinte

Código:
wvdial pin huewai_e620 internet 3gonly 384k
Huawei E220

Antes de ligarmos o modem, para verificar-mos se detecta o dispositivo

Código:
tail -f /var/log/messages
Ligamos o modem via USB, e deverá detectar o "USB Storage" dependendo das distros.

Código:
find /dev | grep ttyUSB*
Deverá detectar apenas o "ttyUSB0"

Código:
rmmod usb-storage && modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003
Aguardamos alguns segundos e exectuamos novamente:

Código:
find /dev | grep ttyUSB*
Já deverá aparecer:

ttyUSB0
ttyUSB1
ttyUSB2

Caso assim seja, está tudo OK, basta estabelecer ligação PPP.

Código:
wvdial huawei_e220
Para enviar o PIN:

Código:
wvdial pin huawei_e220
Verificar ligação

Código:
route -n
Notas, Problemas e situações relevantes

Tive alguns problemas no Fedora core 6, convém actualizar o kernel para o, ou acima de kernel-2.6.19*, tive alguns problemas com versões do anteriores do kernel, convém actualizar em todas as distros, para correcto funcionamento.


Código:
yum -y update kernel
No caso de termos mais dispositivos USB, poderá ser atribuido ao modem o ttyUSB1 e não ttyUSB0, e ai teremos que alterar o campo em baixo, no wvdial.conf

[Dialer huewai_e220]

Modem = /dev/ttyUSB1

Em todos os casos, depois de detectados os dispositivos também podemos utilizar as ferramentas do Gnome, KDE, para gerir a ligação.

17-Março: Alguns problemas no Fedora Core 6, tive que colocar o Sim Card num telemóvel e tirar a proteção PIN e consegui estabelecer ligação sem enviar o PIN, porque dava a indicação que o comando era desconhecido. (AT+CPIN=1234)

18-Março: Suse 10 -> OK

24-Março: Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","internet.vodafone.pt" APN Vodafone

--------------------------------------------------------------------------------------------


Ou então solução Oficial da Vodafone

3G : Vodafone Mobile Connect Card Para Linux!
 
Última edição pelo moderador:
Simples simples

Boa noite.
Relativamente à configuração da placa USB e220 em UBUNTU 7.04, devo ter tido muita sorte.
Está a bombar perfeitamente, e só estou a utilizar o UBUNTU em modo LiveCD.
Nem foi preciso fazer nada do que foi descrito acima. (talvez tenha sido apenas sorte... mas experimentem), o que fiz, já tinha visto num tuturial feito por um portugues, não me lembro em que site, mas creio que tenha sido no wikiUbuntu.
Explicando o processo que utilizei, passo a enunciar. (atenção que estou a usar a versão em inglês por ser mais fácil encontrar ajuda na net para esta lingua, entretanto traduzi os menus, não sei se estão com a designação correcta).
1. Sistema>Preferencias>Informação de Hardware
Aqui, procurem a placa Huawei, e vejam que está identificada duas ou três vezes, logo na primeira, confirmem o endereço da porta USB em que se encontra (no meu caso, /dev/ttyUSB0)
2. Sistema>Administração>Rede
Aqui activem a opção MODEM
Vão às propriedades
No separador GERAL:
Permitir esta ligação: activado
Numero de telefone: *99***1#
Username: myconnection
No separador MODEM
Porta do Modem: /dev/ttyUSB0 (ou aonde viram o placa ligada em 1.)
Tipo de marcação (dial type): Impulsos
Volume: Off
No separador OPÇÕES
Todas as caixas ligadas.

Só experimentei no UBUNTO 7.04, expero que para voçês funcione.
Também está a reconhecer a placa como dispositivo de armazenamento em massa.

Outra informação de relevo é que tenho o firmware da placa actualizado (ultima actualização em MAI07). Quando estiver de novo em Windows (tenho de voltar, pelo menos durante uns tempos... compreendão), coloco o link para actualizarem o firmware, mas creio que já o colocaram neste forum.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
 
Kanguru Optimus+Huawei E220 em Linux

Boas!
Peço desculpa pelo meu mal português porque sou da Ucrânia. Eu sou novato em Linux, mas consegui pôr trabalhar meu Kanguru de Optimus no Mandriva. È MESMO SIMPLES!!! Ainda sem muita experiência no Linux!
O meu distributivo: Mandriva Linux 2007.1 Spring versão em CD. Modem: USB Huawei E220. O este método pode trabalhar e nos outros distributivos.

Eu fazia assim:
1. È necessário visitar a pagina de internet: http://oozie.fm.interia.pl/pro/huawei-e220/
Ali encontrei um package: huawei.tar.bz2, com modulo que faz útil o winmodem Huawei E220 para Linux (não sou para Mandriva, mas também para: openSUSE 10.2, SUSE 10.1, Fedora Core 5 with 2.6.15 kernel, Ubuntu 6.06, Ubuntu 7.04!!!). Essa pagina (em inglês, eu não falo mas percebi…) também tem todas instruções necessárias (simples!) e ainda mais.

2. Em princípio a toda trabalha tem dois passos:
a) Dawnload (pode ser no Windows) e instalar o package huawei.tar.bz2 do saite no seu computador (para passar o ficheiro para Linux utilizamos diskette, pen ou CD).
b) Ajustar a rede pelo Wizard correspondente no “Painel de Controlo” de Mandriva, isso já em regime gráfico em Mandriva e muito simples!

Então, quando eu já tinha o ficheiro huawei.tar.bz2, fiz em "shell" seguinte:

// passamos para sitio onde esta o nosso ficheiro, em meu caso foi o pen:
[guest@localhost ~]$ cd /media/disk/
// dearquivamos o nosso ficheiro;
[guest@localhost disk]$ tar xjvf huawei.tar.bz2
huawei/
huawei/conf/
huawei/conf/huawei-e220
huawei/conf/wvdial-huawei.conf
huawei/conf/huawei-e220.chat
huawei/Makefile
huawei/files/
huawei/files/huawei-mobile.sh
huawei/files/99-huawei.rules
huawei/PROVIDERS
huawei/README
huawei/VERSION

// passamos para o ficheiro huawei;
[guest@localhost disk]$ cd huawei
// e vamos a instalar
[guest@localhost huawei]$ su
Password:
[root@localhost huawei]# make

//Vai se apresentar os helps como instalar:

HUAWEI E220 Linux help by OOZIE
=================================
Usage:
make install_suse / make uninstall_suse (to remove)
- tested on openSUSE 10.2, SUSE 10.1
make install_fedora / make uninstall_fedora
- tested on Fedora Core 5 with 2.6.15 kernel
make install_ubuntu / make uninstall_ubuntu
- tested on Ubuntu 6.06, Ubuntu 7.04
make install_mandriva / make uninstall_mandriva
- tested on Mandriva Free2007Spring kernel 2.6.17

make config / make remove_config
- this will only copy/remove the configuration files
make generic_install / make generic_uninstall
- If your system is not listed above try the generic option.
In fact, it's what the other options do more or less :)
Linux / kernel 2.6.17-13mdvlegacy

//então, em caso de Mandriva fazemos:

[root@localhost huawei]# make install_mandriva
cp files/99-huawei.rules /etc/udev/rules.d/
cp files/huawei-mobile.sh /lib/udev/
udevcontrol reload_rules

//Atenção, vai ser apresentadas as instruções como passar ao ajustar a rede!

Go ahead and replug your HUAWEI modem.

-> After you do this, go to Mandriva Control Centre, Network&Internet,
Analog Phone, Manual choice -> choose /dev/ttyUSB0, dont choose any
provider, just proceed with NEXT, evetually type the following:

Connection name: Your-Provider
Phone number : *99#
Login ID : ppp (can be whatever)
Password : ppp (can be whatever)
Authentication : CHAP

Keep clicking on NEXT and you shall be connected soon ;)

Pronto! O módulo está instalado. É melhor reiniciar o computador e modem deve ser identificado e piscar com luz azul!

2.2 Passamos ajustar a rede:
Fazemos tudo CERTO com nos instruções em cima. Vamos para "Centro de Controlo" de Mandriva, todo em regime gráfico e é complicado enganar-se.
Ou seja: Sistema – Configure o seu computador – Rede e Internet – Configurar nova interface de rede. Atenção! Escolhemos: o Modem de telefone analógico (NÃO é: …/GPRS/3G)!
Não vou escrever muito porque a minha interface é ucraniana, veja lá com esta no português. Ajustamos Manualmente, Porta: /dev/ttyUSB0, não escolhemos nem um providor. Em qualquer caso na janela correspondente eu coloquei: Nome de conecção: Kangurufixo, Num de telefone: *99#, Login ID – fiz em branco, Password – fiz em branco, Autenticação: CHAP.
Nos restas janelas tudo em posição – Automático.
Ligar – “SIM”. Yaaaa! Já estou no Internet!!!!!!!!!

ATENÇÃO! Antes de fazer isso no vosso computador deve ser instalado: utilitário “make” (make-3.81-1mdv2007.0.i586.rpm, que no meu caso não fio instalado e "shell" não sabia de comando - make, mas isso acontece raro).
E também package wvdial-1.54.0-4mdk.i586.rpm (e ainda mais: db1-1.85-12mdk.i586.rpm + libwvstreams3.74-3.74.0-7mdv2007.1.i586.rpm – para satisfazer dependências). Tudo encontrei no: http://rpm.pbone.net/ (usa “advanced search” para procurar package mesmo para Mandriva!).
Pode ser que para você isso - não vai ser preciso (por exemplo, em causa de um versão Mandriva no DVD). Experimenta!
Boa sorte!
 
Tenho um Huawei E220 da Vodafone e não consigo instalar as drivers nem configurar a conta. O que devo fazer para ter net?
Obrigado
PS: Ainda só estou a usar o Linux há 2 dias, portanto gostaria que me explicassem detlhadamente os pormenores.
Obrigado mais uma vez.

Depois de ver o artigo na wikipedia encontrei isto. Acho que pode ajudar. Decerto há mais artigos ;)

EDIT: então aqui fica:
É tudo informação um bocado dispersa, eu sei, mas vai tentando seguir os manuais. Se tiveres alguma dúvida num tópico concreto depois podes perguntar que tentaremos ajudar :)
 
Proponho uma solução alternativa: usar o programa da Vodafone para estes efeitos.

Caso não funcione, tens que ter em atenção que esse guia é para kernels < 2.6.20. Se usas Ubuntu 7.10, é natural que o teu kernel seja superior. Logo, vais ter que modificar o processo. Tens aqui um guia:

Primeiro fazer download de este programa: http://oozie.fm.interia.pl/src/huawei.tar.bz2
Para aqueles que utilizam Linux Kernel 2.6.20 e mais recente, nao é necessário instalar dev regra mas so o config file.
Passo 1. Meter o cartao pin num telemovel e desactivar o pedido de pin, para nao ser mais pedido, pode tambem o fazer com o Vodafone Mobile Connect Lite num PC com Windows
Passo 2. Voltar a meter o cartao dentro da conect box e ligar numa entrada USB de vosso sistema Linux (da em varias distribucoes)
Passo 3. Extrair o ficheiro huawei.tar.bz2 no Desktop
Passo 4. Abrir consola e mudar do diretorio para o huawei que voçe extraiu > cd Desktop/huawei
Passo 5. Se o seu Kernel é 2.6.20 ou superior, na consola enquanto root fazer o comando > sudo make config
PS. Se o seu Kernel foi abaixo de 2.6.20 na consola enquanto root fazer o comando > sudo make install_ubuntu (ou outro comando para outra distribuçao leia Makefile)
Passo 6. Para se ligar na internet na consola fazer o comando > sudo wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf
PS. Se nao der á primeira vez simplismente reiniciar e depois fazer o comando na consola (para ubuntu) > sudo wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf
para suse por exemplo será > su wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf etc para outras distribuçoes

* Este manual foi escrito por pedro_o_jugoslavo mas o programa de configuraçao foi escrito por oozie http://thewinningmove.blogspot.com/2007/06/huawei-e220-hsdpa-3g-modem-in-linux.html
 
Opensuse 10.3

Amigos,

Parabéns antes de mais ao autor Prodigy pelo excelente post!

Experimentei na versão OpenSuSE 10.3 64 bits que tenho no meu HP o Huawei 220 e a única coisa que me deu foi um erro no pppd fácil de resolver.

Dá o mesmo erro tanto no wvdial como no kppp, pppd[xxxxx]: unrecognized option 'passwordfd'

A única coisa que fiz foi colocar no ficheiro:

/etc/ppp/peers/wvdial
na primeira linha o plugin que dá problemas:

plugin passwordfd.so

salvar o ficheiro e tá a andar!

Se repararem todos os ficheiros de peers (ppp, kppp q é um link a ppp, pppoe ... etc ) têm a referência ao plugin menos o do wvdial.

de resto utilizo o kppp para fazer a ligação:
A configuração que tenho é a mesma sugerida pelo Prodigy:

ligo o modem à ficha usb.

faço lsusb até aparecer a linha adicional do modem que não tem comentários mas mostra:

usb 004 Device 012: ID 12d1:1003

faço

ifdown eth0

(para acabar com a ligação LAN)

depois faço o comando

rmmod usb-storage && modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003

e tá andar ...

a config do kppp é fácil:

Configuração do Kppp:


Accounts, por exemplo vodafone_1

- num a marcar:

*99***1#

Authentication: PAP/CHAP

- IP

Só fazer check a
Dynamic

- Gateway

Default gateway
Check: assign the default route to this gateway

- DNS

Automatic

check: Disable existing DNS servers


--->> MODEM!!!

/dev/ttyUSB0
Hardware[CRTSCTS0]
Line termination CR
Connection speed 460800
Check use lock file


Panel 2 Modem

Check wait for dial tone before dialing
busy 0sec

nos comandos do modem, como não tenho a PIN deixo o init1 em branco.

init2 ATZ

e o resto básicamente nem lhe mexi era como estava de default ...

depois é só fazer kppp &


Cumps,
Pedro
 
Não sei se é o sitio certo mas para quem usa Ubuntu (e creio que tb serve para qualquer distro based on debian) o novo network manager 0.7 já detecta e permite de forma mto facil configurar a Huawei E220

fica aqui o link para instalar no ubuntu hardy http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=797059

funcionou as mil maravilhas com a minha placa da TMN. E não precisei de alterar a configuração. utilizei a que ele detecta automaticamente :P
 
boas!
alguem consegue m dizer como se configura o modem USB E220 da kanguru no hardy heron?
eu tnho usado pra aceder a net, o o vodafone connect card driver ,e funciona mto bem!mas como agora n consigo configurar o modem n consigo ter ligaçao para tirar os pacotes necessarios para k funcione.nas definiçoes de rede no liveCD do mint,e usando o ubuntu ultimate conseguia configurar,no hardy heron n estou a conseguir!
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Kanguru/Placa_USB_HUAWEI, sigo os passos k estao neste site mas n esta a dar.
kuando ligo o modem começa a luz a piscar,como se estivesse a tentar fazer a ligaçao,mas depois pára.
se alguem m puder ajudar ;)
abraços
 
eu faria se conseguisse ter net!
eu so tnho o o kanguru pra aceder a net,n tenho mais nada.e so consigo ir a net atraves do windows.
 
Ainda estou à espera de saber quando é que a Kanguru, Vodafone e TMN vão ter a decencia de fazer uma versão dos seus softwares para GNU/Linux. A vodafone na nossa vizinha espanha fez, mas lá está, estamos em Portugal, quanto menos se faz menos se quer fazer -.-

Bom tuto, vai de certeza ajudar-me porque tenho um colega com o mesmo problema e que me pediu para resolve-lo ;)
 
Boas, eu tenho FreeBSD 7.1, como faço pra instalar e conseguir acesso a internet com o Huawei E220!? Alguém me pode ajudar ?

cumps
 
Ainda estou à espera de saber quando é que a Kanguru, Vodafone e TMN vão ter a decencia de fazer uma versão dos seus softwares para GNU/Linux. A vodafone na nossa vizinha espanha fez, mas lá está, estamos em Portugal, quanto menos se faz menos se quer fazer -.-

Bom tuto, vai de certeza ajudar-me porque tenho um colega com o mesmo problema e que me pediu para resolve-lo ;)



Já experimentaste utilizar esse da Vodafone de Espanha? De certeza que alterando alguns parâmetros é capaz de funcionar com as placas de cá
 
http://ubuntued.info/2008/02/solucao-para-modem-huawei-e220.html

Depois de tentar todas as alternativas e nenhuma funcionar, foi esta a que me salvou. Apesar de obrigar à instalação de todas essas dependências e de um programa fica tudo a funcionar. O único senão é o firefox e o gestor de redes não detectar uma ligação efectuada então temos de estar sempre a desclikar no "work offline" do firefox...

Pensava que ele trabalharia "out of the box" com o network manager 0.7, mas apareciam-me três vezes o modem no nm 0.7 e nenhuma delas funcionava! :/http://ubuntued.info/2008/02/solucao-para-modem-huawei-e220.html
 
(ajuda) huawei e220 não funciona no ubuntu 8.10

pessoal, meu modem huawei e220 usb não funciona no ubuntu 8.10, diz que a ligação foi terminada. alguma solução?
 
Back
Topo