1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[3G_Tutorial] Novatel Merlin U630

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por mad16v, 29 de Junho de 2007. (Respostas: 0; Visualizações: 700)

1. mad16v

mad16v Power Member

TMN Option 3G (Ubuntu, Kubuntu, debian-like)

Também eu sou um possuidor da placa pcmcia TMN Option 3g 384kbs, e tive grande "luta" para a conseguir colocar a funcionar. Mas actualmente funciona muito bem e deixo aqui as configurações para a colocar a funcionar através de WVDIAL.

Comprovado no Ubuntu, Kubuntu, LinuxMint.....

Abrir o modo de consola e digitar:

GNOME
    KDE
    e inserir o seguinte código:
    Se tiverem o PIN do cartão activo deixem ficar tudo como está alterando o código 9999 para o vosso respectivo PIN.

Se não tiverem o PIN activo retirem o código:

Depois é salvar o ficheiro, e está tudo pronto.

Agora sempre que queiram ter NET através da placa TMN Option 3g, basta inserir a placa na respectiva slot, abrir uma janela de consola e digitar:

Irá aparecer bastante texto, e assim que aparecer a atribuição dos IP primário e secundário, já têm NET. Minimizem a janela de consola enquanto precisarem da NET, e quando quiserem terminar a ligação de NET basta digitar na respectiva janela.

No entanto convém confirmarem a auto-detecção da placa. Antes de inserir a placa na slot pcmcia, abram o System Log para confirmarem que o modem foi instalado em:

Já tentei transferir estas definições para o modo GUI (gnome-ppp, etc...) e nunca funcionou. No entanto através de consola, tem funcionado sempre a 120%.... pois consigo velocidades superiores aos 384Kbs que a placa teoricamente permite.

Considero-me bastante "verde" no que toca a Linux, no entanto se tiverem dúvidas sobre isto e que eu possa ajudar é só dizerem.

Cumps a todos
    Bruno Vaz

Partilhar esta Página